Five (1951) - Arch Oboler

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Five (1951) - Arch Oboler

Post by JoséMiguel »

Cinco Sobreviventes

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Five_%281951_film%29
http://www.imdb.com/title/tt0043539/
Sinopse e curiosidades do wikipédia

Five is an independently made 1951 American black-and-white post-apocalyptic science fiction film produced, directed, and written by Arch Oboler, that stars William Phipps, Susan Douglas Rubes, James Anderson, Charles Lampkin and Earl Lee. The film was distributed by Columbia Pictures. The title refers to the number of survivors of an atomic bomb disaster that appears to have wiped out the rest of the human race while leaving all infrastructure intact.

...

Oboler shot this very low budget feature for $75,000, using as his crew a small group of recent graduates from the University of Southern California film school and starring five (then) unknown actors. Upon its completion, Oboler sold the film to Columbia Pictures for a tidy profit.

...

In a recent review, film critic Sean Axmaker lauded the film, writing, "For all of his budgetary limitations, it's a strikingly atmospheric and handsome film, and Oboler creates an eerie sense of isolation with simple techniques."

in https://en.wikipedia.org/wiki/Five_%281951_film%29
Excerto criado por mim no Vimeo (o detentor do copyright proíbe excertos no You Tube, não só em Portugal, mas também em todos os outros países do mundo, o que eu considero estranho, bizarro e inexplicável para um filme obscuro de 1951):



Eu criei este clip a propósito duma troca de palavras entre mim e o Samwise, em que falávamos acerca dos filmes que vimos na RTP 2 quando éramos crianças. Entretanto já se passou algum tempo e acho que vale a pena criar uma ficha técnica, nem que seja só pelo video.

Não tenciono vir a escrever nenhum texto acerca deste filme e apenas gostaria de frisar duas coisas:

1) Esta cena é a melhor cena do filme, e foi por isso que a escolhi para criar o excerto. Ela não representa a qualidade geral do filme, que é bastante inferior a ela.

2) A cena por sí só está muito à frente do cinema comercial norte-americano da época (1951) e na minha opinião está cinematograficamente também à frente do cinema soviético. Enquanto apreciador do cinema soviético, à primeira vista não conheço nada assim que existisse em 1951, lá para aqueles lados. No entanto, este filme independente norte-americano realmente assemelha-se ao que viria a ser o visual e cinematografia do cinema soviético e da europa de leste daí a 10 anos. E aqui reside a minha curiosidade e fascínio por esta cena do filme, que me traumatizou em criança e quando me deitei só pensava em esqueletos e cadáveres da futura 3ª Guerra Mundial entre a URSS e os EUA. :-? -stop- Posso dizer que esta cena me marcou e por isso é boa. yes-)

Por último, gostaria de ler as vossas opiniões, incluindo as de quem nunca viu nem tenciona ver o filme, sobre a cinematografia deste clip de um filme independente norte-americano de 1951. :-) Se gostam ou não gostam, etc.

Post Reply