Le Plaisir (1952) - Max Ophuls

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Le Plaisir (1952) - Max Ophuls

Post by paupau »

Este filme adapta tres short stories do Maupassant: A mascara, A casa da Madame Tellier e A Modelo, embora grande parte do tempo seja para a historia da Madame Tellier, as outras duas sao bem curtas. Cada uma tem um tema: prazer e juventude, prazer e pureza e prazer e morte.
A mascara trata de um homem que tem por habito frequentar os salões de baile em busca de diversão. A meio de uma dança algo corre mal e vemos que a nossa personagem nao e quem parecia ser. Aqui temos o tema de recuperar a juventude perdida.
A historia da modelo lida com uma modelo (Simone Simon) que posa para pintores e como um deles se apaixona por ela. Mantém uma relação amorosa altamente conflituosa, mas nao se preocupem , como diz o narrador, tudo acaba em casamento. Mas tambem diz que a felicidade nao e alegre.
Mas a chicha do filme e mesmo a historia central, em que acompanhamos alguns dias da Madame Tellier (Dannielle Darrieux, a Madame D.), bem como das suas meninas. E a dona de uma casa de má fama numa cidade de província, que necessita de se ausentar para assistir a Primeira Comunhão de uma familiar.
Assim que partem, toda uma parada de profissões, desde o marinheiro ate ao Juiz do Tribunal de Comercio dão com o nariz na porta. Acabam todos por ir parar ao porto da cidade, onde se aborrecem de morte e acabam por discutir. As meninas sao a cola da união social.
Chegadas a provincia depois de uma hilariante viagem de comboio, quem as recebe? Jean Gabinete, pois claro! Um caatinga maravilhoso que este filme tem. Um homem honesto mas simplorio, a sua espera tem uma carroça com umas cadeiras. Que visão fenomenal este cortejo pelos campos.
O momento da comunhão e uma autentica epifania e e um momento muito belo, que so por si vale a pena ver o filme. No regresso ainda ha tempo para recolher flores numa pequena encosta. Estas passagens fazem lembrar Renoir. O frenesim da famosa câmara móvel de Ophuls abranda um pouco para apreciarmos a natureza com mais calma e apreciar o seu lado bucólico.
So nao classifico de obra prima por ter tres historias e acaba por estragar um pouco a sua estrutura, mas esta parte central do filme e sem duvida uma pequena grande maravilha.
Uma vantagem desta estrutura e termos dois climaxes brutais, o da igreja mais espiritual - apesar da surpresa do interior desta ter saído da Imperatriz Escalarte do Sternberg - e o final da historia da modelo, em que após mais uma discussao
a mulher ameaça suicidar-se, ao que o pintor lhe responde a janela e la em cima. E ai a câmara assume um POV a subir as escadas e a atirar-se da janela ate estilhaçar o telhado em vidro de uma espécie de estufa, tudo sem cortes. Fiquei de bica aberta.
5 filmes vistos do Ophuls, 3 sao obras primas e 2 pelo menos muito bons. Um autor a continuar a explorar. E aquela câmara!
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Le Plaisir (1952) - Max Ophuls

Post by paupau »

RIP Danielle Darrieux
Adeus Madame De

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Post Reply