O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
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O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
- Filme integrado na colecção gratuita dos estúdios Mosfilm, no You Tube -
O Couraçado Potemkin / Броненосец «Потёмкин»

Título original: Броненосец «Потёмкин»
Título português: O Couraçado Potemkin
País(es) de origem: URSS: Rússia
Data de lançamento: 21 de Dezembro de 1925 (União Soviética) / 19 de Maio de 1974 (Portugal, 3 semanas após a revolução do 25 de Abril)
Realizador: Sergei Eisenstein
Género(s): Histórico, Filme Mudo
Duração: 75 min
IMDB / Wikipedia
Trailer:
Filme completo, versão oficial 480p, restaurada e legendada em inglês:
Comentário pessoal
O "Couraçado Potemkin" é apenas um filme de propaganda tecnicamente bem feito, recomendo antes a "Viagem Espacial", que foi proibido por Estaline e só voltou a ser visto na Perestroika, ficção científica sob o comando de um Físico, que arrasa tecnicamente o "Metropolis" e arrasa cientificamente a maioria do cinema de sci-fi feito até hoje:
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47186
O Couraçado Potemkin / Броненосец «Потёмкин»

Título original: Броненосец «Потёмкин»
Título português: O Couraçado Potemkin
País(es) de origem: URSS: Rússia
Data de lançamento: 21 de Dezembro de 1925 (União Soviética) / 19 de Maio de 1974 (Portugal, 3 semanas após a revolução do 25 de Abril)
Realizador: Sergei Eisenstein
Género(s): Histórico, Filme Mudo
Duração: 75 min
IMDB / Wikipedia
Trailer:
Estilo e conteúdo:
O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida do russo Serguei Eisenstein. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925, o filme parte de um fato histórico de 1905 - rebelião de marinheiros de navio de guerra - para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.
O filme é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de espaço-tempo onde todos os pormenores apresentam um significado a ser apreendido pelo espectador. De forma a transcrever ideias complexas e ideologias profundas, Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Se determinado ideograma significa "telhado" e outro, "esposa", a união dos dois é lida como lar. Desta forma, é o choque entre duas imagens aparentemente díspares que cria o impacto, o sentido a que se quer chegar.
A clássica cena na escadaria de Odessa é a quarta parte do filme. As cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda do Czar. A própria escada já traz, em si, um símbolo da cruel hierárquica social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, cujo carrinho de bebê desce degraus abaixo, é sempre citada como uma das mais famosas da história do cinema.
Eisenstein foi precursor no uso de efeitos especiais, usou contrastes e relações de corte e montagem que ainda hoje servem como base para a realização de filmes experimentais.
Originalmente o filme teve uma partitura especialmente concebida pelo compositor alemão Edmund Meisel, que trabalhou em colaboração com Eisenstein. Com o passar dos anos o filme foi recebendo diversos acompanhamentos musicais, consoante as distribuidoras. Uma das versões mais conhecidas apresenta-o ilustrado pela Sinfonia nº 5 de Dmitri Chostakovitch. Em 2005 o filme ganhou uma versão sonorizada pela dupla britânica Pet Shop Boys em colaboração com a Orquestra Sinfônica de Dresden. Essa versão foi apresentada pela primeira vez ao ar livre na Trafalgar Square, de Londres.
Em uma de suas cenas, o filme The Untouchables (br: Os Intocáveis), de Brian de Palma, de 1987, faz referência à cena da escadaria.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronenosets_Potyomkin, no idioma "brasileiro".
Sinopse
Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronenosets_Potyomkin, no idioma "brasileiro".
Filme completo, versão oficial 480p, restaurada e legendada em inglês:
Comentário pessoal
O "Couraçado Potemkin" é apenas um filme de propaganda tecnicamente bem feito, recomendo antes a "Viagem Espacial", que foi proibido por Estaline e só voltou a ser visto na Perestroika, ficção científica sob o comando de um Físico, que arrasa tecnicamente o "Metropolis" e arrasa cientificamente a maioria do cinema de sci-fi feito até hoje:
http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47186
Last edited by JoséMiguel on November 20th, 2014, 2:30 am, edited 1 time in total.
Re: O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
Mas não estás a considerar a importância histórica, nas vertentes social e política, que o filme teve (tem), nem a dimensão "cinéfila" que a questão da liberdade de expressão trouxe por arrasto. "Propaganda", não deixando de ser um termo que "encaixa" no modelo, não me parece contudo que faça a mínima justiça ao que ali está a ser filmado, de tão redutor que é, e que o filme é muito mais do que um simples panfleto demonstrativo de uma revolta popular face à opressão de um regime.JoséMiguel wrote:O "Couraçado Potemkin" é apenas um filme de propaganda tecnicamente bem feito, recomendo antes a "Viagem Espacial", que foi proibido por Estaline e só voltou a ser visto na Perestroika, ficção científica sob o comando de um Físico, que arrasa tecnicamente o "Metropolis" e arrasa cientificamente a maioria do cinema de sci-fi feito até hoje:
Será que podemos epitetar o "Viagem Espacial" com um "simples filme tecnicamente bem feito"?
E por que não recomendas os dois, e alternativa ao "vejam antes este"? ...

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«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
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Re: O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
Eu compreendo um pouco o 'apenas' pois achei o filme sem grande interesse.
Quando assim acontece apetece ser redutor.
Também concordo com o tecnicamente bem feito.
É um filme que aparece em quase tudo o que são listas dos melhores filmes da história do cinema, mas ao contrário de outros filmes tão antigos, é um vazio de interesse e nem sequer vale como entretenimento. Poderá valer como marco na história do cinema ou mesmo artisticamente pois a cinematografia é excelente (mesmo para os dias de hoje) mas como algo com significado ou sentido vale pouco. É a minha opinião.
Não conheço muitos filmes da mesma altura mas vi por exemplo o The General e o Aurora que ainda hoje têm interesse e são agradáveis de ver. Digo isto para aqueles que pensam que a antiguidade do filme é suficiente para determinar a sua falta de interesse.
O The General, por exemplo, é uma excelente comédia e possivelmente o melhor filme com comboios já feito. São marcantes todas as situações engraçadas que fizeram nas perseguições de comboios.
Quando assim acontece apetece ser redutor.
Também concordo com o tecnicamente bem feito.
É um filme que aparece em quase tudo o que são listas dos melhores filmes da história do cinema, mas ao contrário de outros filmes tão antigos, é um vazio de interesse e nem sequer vale como entretenimento. Poderá valer como marco na história do cinema ou mesmo artisticamente pois a cinematografia é excelente (mesmo para os dias de hoje) mas como algo com significado ou sentido vale pouco. É a minha opinião.
Não conheço muitos filmes da mesma altura mas vi por exemplo o The General e o Aurora que ainda hoje têm interesse e são agradáveis de ver. Digo isto para aqueles que pensam que a antiguidade do filme é suficiente para determinar a sua falta de interesse.
O The General, por exemplo, é uma excelente comédia e possivelmente o melhor filme com comboios já feito. São marcantes todas as situações engraçadas que fizeram nas perseguições de comboios.
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Re: O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
Tens razão Samwise, eu estava só a "puxar a brasa à minha sardinha".
É que fico com pena que o filme de sci-fi, por ter estado proibido dos anos 30 aos anos 80, seja obscuro. Ao passo que este seja muito famoso...

É que fico com pena que o filme de sci-fi, por ter estado proibido dos anos 30 aos anos 80, seja obscuro. Ao passo que este seja muito famoso...

Re: O Couraçado Potemkin (1925) - Sergei Eisenstein
Passou ontem na RTP Memória para quem estiver interessado.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21