Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by THX »

Vai passando mais vezes por aí...e vai largando de vez em quando uns bitaites desses com sabor a malagueta verde :badgrin: .

Bons filmes..."until the end please!!"
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by Grande Guru »

Achei a ideia base do filme com potencial e aí até aos 45min estava a gostar do desenvolvimento, depois foi-se esvaziando o entusiasmo e dei por mim a desligar-me gradualmente do mesmo. No final das contas fico-me pelo meio termo.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by PanterA »

Eu fiquei bastante contente com ele e não contava com o caminho que o filme tomou. Aliás, e como de costume fui a zeros para o filme, e aquela cena do mesmo dia ser repetido por centenas ou milhares de vezes, agradou-me bastante. Até porque, até ao 1º reset do Tom Cruise já estava a ver isto ser apenas mais um filme de acção entre muitos. Por momentos pensei que já ia ter uma seca hollyodesca de toda o tamanho.

A acção verdadeira ao bom estilo old-school sem andarem com tretas do CGI para tudo que é shot, foi talvez o must see deste filme. Só por esta credibilidade de várias cenas, deu logo outro êxtase e pica para continuar agarrado. E depois tivemos uma premissa que para além de beber de várias fontes, conseguiu fazer o seu bom trabalho de agarrar e entreter. Além que, se ligassem o complicómetro um bocado mais, também não se perdia nada. Conforme foi criticado, a espaços também saturou um bocadito, sim.

Tomara que os blockbusters que saem durante o ano, tivessem metade desta qualidade. Nem tudo era lixo onde em 10 filmes só se aproveitava um ou dois. Gostei!!!

8/10
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by Samwise »

Acerca deste filme, estou mais ou menos como o Lorde X quanto à avaliação final, se bem que o trailer me tivesse deixado, há uns meses, praticamente sem vontade de ver o filme.

Achei uma combinação particularemente feliz e imaginativa de elementos retirados de uma série de filmes-referência no campo da FC de entretenimento. A obra que mais me fez lembrar foi o Aliens, do Cameron (e suspeito que a escolha do Bill Paxton para o elenco teve a ver precisamente com tal referência), mas há também o Starship Troopers, o Matrix, o Elysium e até o Transformers, tudo envolvido num twist prisão-temporal ao género do Groundhog Day, ou do Source Code, que impõe inúmeras repetições de um mesmo dia até os protagonistas conseguirem atingir determinado objectivo.

É um filme carregado de acção, com boas coreografias de combate e efeitos especiais, um design tecno-bélico de encher o olho (com um nível de detalhe impressionante), algum humor, e um punhado de boas interpretações a compor o ramalhete. Foi boa ideia não nos impingirem os clichés românticos habituais em filmes deste género - há ali qualquer coisa, mas não é pura e simplesmente explorada da mesma maneira - deixo um voto de apreciação por esta escolha!

Achei bastante piada à ideia de terem feito o Cruise cumprir "a recruta" à conta do paradoxo de repetição temporal :mrgreen: - ele aprende a combater à custa das repetições do mesmo dia, mas entra em cada um com um pouco de experiência adicional face ao anterior (pode dizer-se que passa de rookie a veterano experiente em menos de 24 horas... :lol: )

--- EDIT - Esqueci-me de mencionar outra particularidade interessante: a guerra neste filme tem um forte paralelismo com a 2ª Guerra Mundial, e com o desembarque aliado nas praias francesa, o Dia D - a acção decorre nos mesmos espaços geográficos e partilha de grandes semelhanças com a carnificina ocorrida durante a invasão da Normandia. Os alienígenas, essa "máquina de combate afinada, eficiente e mecanizada", representam, claro, a alemanha Nazi, e vão expandido os seus domínios territoriais a partir do centro da Europa para a sua periferia...

Uma óptima surpresa.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by THX »

Samwise wrote:--- EDIT - Esqueci-me de mencionar outra particularidade interessante: a guerra neste filme tem um forte paralelismo com a 2ª Guerra Mundial, e com o desembarque aliado nas praias francesa, o Dia D - acção passa-se nos mesmos espaços geográficos e partilha de grandes semelhanças com a carnificina ocorrida durante a invasão. Os alienígenas, essa "máquina de combate afinada, eficiente e mecânica", representam, claro, a alemanha Nazi, e vão expandido os seus domínios territoriais, desde o centro da Europa para a periferia...
Uma óptima surpresa.
Isso do desembarque da Normandia do dia D está nitidamente referenciado no filme. O problema é que para mim isso não foi surpresa nenhuma, uma vez que no próprio trailer já estava bem patente e vincada essa ideia.
Para mim o maior problema foi esse mesmo, o de alguém pegar num episódio da nossa história mundial verdadeira e de o tentar tornar numa coisa nova, seja em livro, seja em filme.

Como já tinha dito anteriormente, isso de "novo" não tem nada, não me impressionou minimamente quando percebi essa vulgar noção de batalha num filme recente de sci-fi.

Por isso mesmo continuo a insistir que para mim o filme poderia ser um 9/10 se não tivesse tomado o rumo que tomou a partir da 2ª parte que levou a um fim muito fraco e principalmente super previsível, e até mesmo cliché.
Havia potência para muito mais.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by PanterA »

* potencial :D

Final cliché como assim? A maneira como acabou, dá para especular sobre tudo e mais alguma coisa. Tenho lido com cada teoria, que me faz lembrar o final do Inception. Além que, e mais uma vez, parece que há uma certa vontade de complicar o que é fácil só para dizer que ele vê "algo mais" que os outros.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by THX »

Final cliché como assim?
Assim :
Ele convoca uma equipa (que já se adivinhava qual seria) com a ajuda da heroína, e depois morrem todos menos ele.
Chega ao seu destino (aka ao covil onde estava o cérebro alienigena escondido) praticamente sozinho e depois de muito esforço consegue destruir o rei dos et's.
Faz-se um rewind/reset automático e ele passa a ser um herói desconhecido para toda a gente, sem louros ou lucros.
Para mim seria muito melhor se ele se sacrificasse no fim morrendo, e depois mostrassem no fim a inauguração de uma estátua ao soldado desconhecido, como parece existir uma na Europa. Mas isso sou eu.
Achei o final do "Detonação" muito melhor nesse aspecto, por ex.
Mesmo assim acho que continua a ser um excelente filme de sci-fi moderno, muito superior ao fraco "Oblivion" por ex.
Por isso o cotei com um 7.5/10
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by PanterA »

Ele morreu. Simplesmente acaba por ir ter com o sangue do Ómega e ter recuado 2 sonos, onde acontece aquele fenómeno do flashback + flashforward onde salva o Mundo e ao mesmo tempo ficaram todos vivos que viveram aquele dia.
Sinceramente isto de cliché não tem nada, mas ok.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by paupau »

Acho que o filme se perde um bocado depois de abandonar a praia, nunca mais reencontra o mesmo sentido de humor, dinâmica e ritmo. O final em Paris então já parecia o Matrix 4, com os "tentáculos" a tentarem entrar na nave. nails-) nails-) Fica um bom filme que desperdiça o seu verdadeiro potencial por não ter a história coesa até ao fim.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by mansildv »

Doug Liman Has a Title In Mind For An ‘Edge of Tomorrow’ Sequel, And It’s Not ‘Edge of Tomorrow 2’

http://www.indiewire.com/2017/05/doug-l ... 201813684/

“We have an amazing story! It’s incredible! Way better than the first film, and I obviously loved the first film,”
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by mansildv »

’Edge of Tomorrow’ Sequel: Doug Liman Hints at New Characters in ‘Smaller’ Film

http://www.indiewire.com/2017/05/edge-o ... 201834582/

http://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2016/10/shutterstock_5510675cw.jpg?w=780
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by mansildv »

‘Edge of Tomorrow 2’ Director Doug Liman Gives Update on the Sequel

http://collider.com/edge-of-tomorrow-2- ... oug-liman/

http://cdn.collider.com/wp-content/uploads/edge-of-tomorrow-slice1.jpg
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Edge of Tomorrow (2014) - Doug Liman

Post by mansildv »

É um daqueles filmes que gosto de rever de vez em quando, mas fico sempre com a ideia que tinha potencial para muito mais.
A ideia é brilhante (a BD é excelente!) e está muito bem executada, peca apenas pelo final, apressado e genérico.

8/10
Post Reply