Last Vegas (2013) - Jon Turteltaub

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Last Vegas (2013) - Jon Turteltaub

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Um grupo de reformados são convidados por um dos amigos mais mulherengos a participar na sua festa de despedida de solteiro na cidade do pecado: Las Vegas!

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Last Vegas (2013) - Jon Turteltaub

Post by rui sousa »

Last Vegas: O passado e o presente da amizade

Para quem achava que Robert de Niro, Michael Douglas, Morgan Freeman e Kevin Kline já não tinham nada para nos oferecer, eis que chega um filme que contraria esse preconceito: Last Vegas – Despedida de Arromba é o encontro cinematográfico entre quatro grandes lendas de Hollywood, que nos faz rir e pensar no envelhecimento e no poder das grandes amizades.
Billy vai casar e convida três grandes amigos de longa data para a sua despedida de solteiro em Las Vegas. No reencontro entre os quatro, que se conhecem desde os tempos de juventude, todos se apercebem dos efeitos do envelhecimento e da passagem do tempo nas suas vidas. Cada um dos quatro amigos seguiu rumos diferentes nas suas vidas e, apesar da longa duração desta amizade, existem ainda algumas feridas que o tempo não ajudou a sarar…
Last Vegas é um filme para divertir o espectador com o divertimento dos quatro grandes atores que protagonizam esta história que, mesmo parecendo semelhante a tantos outros filmes do género que os EUA produzem a cada ano, faz a diferença pela nova abordagem e pela qualidade das interpretações. Iniciando com uma pequena cena de abertura, em que vemos os quatro amigos nos seus tempos de juventude, e passando logo para o tempo presente – cinquenta e oito anos depois -, Last Vegas prova ser não só um filme cómico que está bem conseguido, como consegue ser também uma reflexão inteligente e cativante sobre a passagem do tempo e os problemas que acontecem a toda e qualquer amizade.
Realizado por Jon Turteltaub (responsável por alguns blockbusters americanos que lucraram bastante nas bilheteiras, como os dois filmes da saga O Tesouro e um terceiro volume em preparação) e com argumento de Dan Fogelman (autor dos argumentos dos dois filmes de Carros, da Disney e dos estúdios PIXAR), este filme traz uma nova abordagem às típicas comédias americanas, juntando este elenco de luxo para uma situação vulgar, mas que com as suas presenças ganha toda uma nova invulgaridade.
As personagens de Last Vegas não querem renegar-se à sua idade e às condições físicas em que a mesma os deixou, e o filme serve, por isso, não só para brincar com os próprios atores e com a idade a que eles chegaram, como também para nos inquietar sobre a questão do envelhecimento. Será que nos damos conta que, apesar da idade, as pessoas não querem perder a sua própria liberdade e o gosto que têm pelas alegrias que a vida lhes proporciona?
Esta longa-metragem é, por isso, uma mistura entre a comédia e o drama, com as diferentes formas de encarar a velhice que nos são apresentadas, e que nos tocam ou nos fazem rir sem nos darmos verdadeiramente conta do significado de cada gesto e de cada atitude das personagens. Não estamos a ver, em Last Vegas, apenas uma comédia de domingo à tarde, sensaborona, esquecível e completamente irrelevante. É que, ao contrário do que muitos críticos americanos apontaram, esta não se trata de uma versão de A Ressaca com atores mais velhos. Felizmente, Last Vegas tem muito que se lhe diga, e isso não abrange apenas o seu tom irreverente e divertido.
Sendo um completo e sensacional cartão de visita às atrações (e seduções) que a cidade de Los Angeles pode proporcionar aos seus visitantes, e mesmo que possua algumas piadas mais simplistas e convencionais, é impossível não gostar dos papéis e das características das personagens dos quatro gigantes atores que protagonizam esta fita. Com muitas brincadeiras e alguma seriedade (eis a fórmula para se aproveitar a vida ao máximo!), Last Vegas tem também uma candura e um espírito que lhe tiram o estatuto de simples comédia banal e “pipoqueira”.
As mesmas fórmulas cinematográficas utilizadas pelo filme ganham um novo prestígio e uma vida diferente com este excecional elenco, auxiliado também pelas caricatas e emocionantes cenas do argumento (algumas delas estão escritas de uma forma brilhante), nesta bela surpresa de Hollywood (que quando quer, ainda consegue surpreender os espectadores) que vem trazer também uma lufada de ar fresco às carreiras dos seus intérpretes.
Last Vegas é um filme simples e bonito que nos fascina pela química espantosa entre os seus atores e pelo espírito alegre e profundo que traz aos seus espectadores. Há filmes que são obras primas intemporais, e depois há estas obras que, não sendo perfeitas, nos conseguem tocar em partes escondidas do nosso coração, e na nossa rebeldia interior, que queremos tanto esconder das pessoas que nos rodeiam.
Mais do que uma comédia salpicada de drama que serve bom entretenimento e cuja duração voa num instante, quando saímos da sala de Cinema, uma coisa é certa: percebemos que a idade, e as circunstâncias mais ou menos boas com que nos deparamos durante a nossa existência, não nos conseguem tirar a alma.

7.5/10
In http://www.espalhafactos.com/2013/11/06 ... a-amizade/
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Last Vegas (2013) - Jon Turteltaub

Post by Grande Guru »

Nada de novo, é prevísivel e só mto a espaços me fez esboçar um sorriso de alguma situação mais engraçada.

Dá para entreter, mas n mais q isso.
Post Reply