Bananas (1971) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Bananas (1971) - Woody Allen

Post by rui sousa »

Image

«Bananas» é uma comédia anárquica de Woody Allen e um dos seus filmes mais apreciados pela classe humorística portuguesa e americana, ou pelo menos, pelas pessoas aspirantes a tal carreira profissional. Depois de «Take the Money and Run», um falso documentário sobre um assaltante que falha constantemente a cada novo plano que executa, Allen volta à realização ao enveredar por uma sátira total que, para muitos, tem algo de política, mas para o próprio autor, é apenas uma simples comédia. Há quem diga que seja uma homenagem a «Duck Soup», dos irmãos Marx, pelo completo disparate absoluto que reina na história de Allen e de Mickey Rose. Mas aqui vemos também os inícios do neurotismo e da persona cinematográfica que caracterizou o cineasta nos anos seguintes, em projetos marcantes como «Annie Hall», «Manhattan» ou «Hannah e as suas Irmãs» e que, para muita gente, é o homem que, na atualidade, refaz o mesmo gilme todos os anos (nas suas opiniões, Allen limita-se a mudar os atores e o título das fitas. De resto, tudo se mantém). E além disso, «Bananas» é ainda um filme provocante e que foca alguns temas tabus da sociedade americana/mundial. Sendo um filme improvável na forma e na sua estrutura, que possui alguns toques de puro amadorismo e experimentalismo cómicos, «Bananas» não é dos melhores filmes de Woody Allen, mas é uma peça de coleção para os fãs e um momento de surpresa para as pessoas que têm ideias erradas sobre o Woody da atualidade. Talvez agora a classificação de M/18, atribuída ao filme pela distribuidora portuguesa do mesmo, não faça sentido se fizerem o seu visionamento. Mas continua uma obra irreverente e com muito boas ideias, sempre no grande estilo de Woody Allen. A loucura chega a níveis extremos nesta comédia, que parodia televisão, sensacionalismo, relações, amores e política (é inegável dizê-lo, mesmo que não seja de uma forma tão crítica como alguns a pintam). «Bananas» é um daqueles filmes de Woody Allen onde o non-sense, em quantidades moderadas, está bastante presente, tanto na realidade da américa como no sistema totalitário em que a persona do comediante vai parar a páginas tantas da fita. Muito irónico e sarcástico, «Bananas» é uma autêntica rebaldaria cómica, com sketches atrás de sketches guiados por um fio condutor, por vezes levado a exageros "exagerados", mas que é bastante apelativa, desconcertante e imaginativa. Porque antes dos filmes mais complexos, Allen fez coisas parvas (no bom sentido) como este filme e um ou outro que se lhe seguiriam...

O que há em «Bananas» que é verdadeiramente extraordinário são as punchlines de Woody Allen que, aqui, são mais eficazes do que o habitual. Ou pelo menos, para a minha pessoa assim foram. Aqui, o amor é visto de uma forma diferente, mais explícita e distinta da psicologia que caracterizará as investidas cinematográficas posteriores de Allen (e, por consequência, os prémios que recebeu - e que continua a receber - por esse mundo fora), sem pudores ou constrangimentos, explorando o interior dos pensamentos e ideologias da personagem tão preocupante e irritante que é interpretada por Allen. Pecando mais por ter cenas inconsistentes (com gags demasiado curtos e outros que perderam a sua graça por meros erros formais - já para não falar nas demasiadamente notórias e incríveis falhas de sonoplastia), uma realização não muito segura e convicta, e por estar já muito datado visualmente (podia ter sido feito tanta coisa com menos técnicas de filmagens, neste caso específico), «Bananas» é uma reflexão sobre a frustração do ser humano no mundo, e da sua falta de adaptação a muitas situações e a muitos carácteres de outros indivíduos, de uma forma patética e hilariante. É uma farsa, é uma comédia, é uma experiência humorística boa e reveladora do génio de Woody Allen e de tudo o que ele iria fazer daí para a frente. Na política, na vida e no amor, há sempre quem nunca consiga levar a melhor e que acabe por se rir da sua própria condição existencial, ou pelo menos, fazer os outros rir com a mesma. No fim as coisas podem mudar, mas o mundo e as pessoas nunca mudarão, e para nos consolarmos temos sempre a boa e velha gargalhada. Filme satírico mordaz e irreverente, que ridiculariza o ridículo da existência humana, «Bananas» é um filme cheio de energia, que satiriza tudo e todos, da autoria de um senhor que mal sabia o que o esperava no mundo do Cinema. Nada sabia Woody Allen do que estava para vir nas décadas seguintes. Talvez ele pensasse que faria sempre filmes como este. Felizmente ele desenvolveu-se, mas ficam as memórias do passado e o espelho de uma das mais ricas etapas profissionais de um dos mais geniais comediantes da contemporaneidade, tão bem ilustradas em «Bananas».

* * * *
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Já viste o Zelig? E o Annie Hall?
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by rui sousa »

Iap. E mais vinte e três outros filmes do Allen :)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by nimzabo »

:-D
Love and Death portanto também, certo?
Quais os teus preferidos?
(não gostei muito do Meia-Noite em Paris)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by rui sousa »

Esse ainda não vi, é um dos muitos que ainda me faltam :)

O meu preferido, e que considero o melhor do Allen, é o «Hannah e as suas irmãs». Em segundo lugar ponho «Manhattan» e depois «Crimes e Escapadelas», «Match Point» e «Blue Jasmine». :)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by nimzabo »

Qual é que não viste? O Love and Death ou o Meia-Noite em Paris?
(O Love and Death é engraçado)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by rui sousa »

O «Love and Death». O Midnight vi no Cinema e gostei muito! :)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Bananas (1971) - Woody Allen

Post by Cabeças »



Neste segundo filme realizado pelo Woody Allen, nota-se já no genérico uma certa familiaridade em termos de ambiência musical "pré-filme" que na minha opinião se veio a consubstanciar como uma das características dos filmes dele, no sentido de que de algum modo integram imediatamente o mesmo e ajudam extraordinariamente a formar logo uma certa concepção do mesmo. A música "Quiero la Noche", composta por Marvin Hamlish e interpretada em espanhol pelo trio "Yomo Toro" é muito bem adaptada ao filme, e também o acompanha ao longo do mesmo, não se ficando pelo genérico. Achei muita piada a esta música e penso que se adequa muito bem ao ritmo e ambiente do filme!



O filme começa com um golpe de estado na república (imaginária) de S. Marcos, situada na América Latina, onde um ditador é deposto por outro, passando depois para Nova Iorque e uma série de "gags" bem ao estilo dos primórdios do Woody Allen herdados dos seus primeiros tempos na stand-up Comedy. Alguns como por exemplo o do estacionamento do carro são mesmo muito bons! A ligação entre Fielding Mellish (a personagem de Woody) e S. Marcos faz-se quando a voluntária para a causa Nancy (a actriz Louise Lasser) bate à porta de Fielding para procurar apoio. Depois de muitas peripécias, Fielding Mellish acaba como presidente da República de S. Marcos... mas voltará a encontrar Nancy novamente.

Achei muita gira a participação (terá sido a sua 5ª participação num filme) de Sylvester Stallone neste "Bananas", num pequeno papel de arruaceiro:



Há outros momentos muito bons em termos cómicos, na minha opinião, como o depoimento da "Miss América", ou a parte do "tradutor" quando o presidente de S. Marcos é recebido em Nova Iorque. Na parte do julgamento, é visível, na minha opinião e como em tantas outras vezes, a comicidade extrema também em termos físicos de Woody Allen. Muito gira, por exemplo a parte em que faz de interrogador e interrogado, no modo como se movimenta da cadeira de testemunha para o papel de interrogador. Esta comicidade muito própria em termos físicos, faz para mim parte da sua identidade e integra de modo marcante a sua identidade enquanto actor nos filmes que realiza. Tal como a música, é para mim outro dos seus traços identitários. São recorrentes expressões muito engraçadas, por exemplo quando se tenta "armar" perante alguma mulher, com tiques e caretas muito próprios.

Nota-se nestes primeiros filmes que, independentemente de haver uma história a suportá-los, a procura do elemento cómico é preponderante, servido as histórias relativamente simplistas e com um grande grau de inverosimilhança apenas para lhe dar uma estrutura de apoio. Estes são os tais filmes conhecidos como os "early funny ones" por alguns admiradores. Woody acabaria ele próprio por brincar com este facto:



Podem ler uma crítica mais elaborada na "Janela Encantada", escrita por José Carlos Maltez aqui:

https://ajanelaencantada.wordpress.com/ ... anas-1971/

Trailer com algumas informações dadas pelo Woody Allen sobre o filme:



http://www.imdb.com/title/tt0066808/?ref_=nm_flmg_dr_52
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by Cabeças »

Costumo fazer a pesquisa antes de criar um tópico.. não me lembro se desta vez me esqueci ou se não reparei, mas descobri que o Rui Sousa já tinha criado um tópico sobre este filme em 2013. salut-)

De modo que acho que faz sentido que por favor o Rui Santos ou o waltsouza peguem no que escrevi neste, colem no do Rui Sousa e depois apaguem o meu.

O tópico do Rui com o mesmo filme é este:

viewtopic.php?f=11&t=48509&p=594332&hil ... 71#p594332

E as minhas desculpas, caro Rui Sousa oops:)
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by rui sousa »

Cabeças wrote: September 13th, 2017, 11:49 pm Costumo fazer a pesquisa antes de criar um tópico.. não me lembro se desta vez me esqueci ou se não reparei, mas descobri que o Rui Sousa já tinha criado um tópico sobre este filme em 2013. salut-)

De modo que acho que faz sentido que por favor o Rui Santos ou o waltsouza peguem no que escrevi neste, colem no do Rui Sousa e depois apaguem o meu.

O tópico do Rui com o mesmo filme é este:

viewtopic.php?f=11&t=48509&p=594332&hil ... 71#p594332

E as minhas desculpas, caro Rui Sousa oops:)
Já nem me lembrava! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by Rui Santos »

Efetuado :-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by mansildv »

Este Bananas era um dos filmes do Woody Allen que tinha menos presente na memória, talvez por ter visto apenas duas vezes e já há bastante tempo!
É mais um excelente filme, já com uma tentativa de criar uma história mas ainda com preponderância para tiradas e situações cómicas, e como ele acertou neste filme :lol: - 8.5/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Bananas (1971) - Woody Allen

Post by mansildv »

Mantém a nota e continua incrível, tem algumas das melhores tiradas das comédias do Woody :-))) :-)))

8.5/10
Post Reply