Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by JoséMiguel »

Bunker Palace Hôtel



Título original: Bunker Palace Hôtel
País(es) de origem: França
Data de lançamento: 14 de Junho de 1989 (França) / 5 de Junho de 2003 (Portugal: estreia limitada)
Realizador: Enki Bilal
Género(s): Ficção Científica / Suspence
Duração: 95 min

IMDB / Wikipedia


Sinopse:

No que aparenta ser um futuro alternativo distante, em que a União Soviética nunca caiu, a elite política de uma ditadura da europa de leste, inicia a evacuação para um "bunker", perante motivos desconhecidos e misteriosos que sugerem uma revolução ou porventura uma guerra nuclear iminente...


Excertos criado por mim:






Curiosidades

Image
Enki Bilal. Autor famoso de banda desenhada de ficção científica.

O Enki Bilal é um artista francês nascido em Belgrado na então Jugoslávia, que se mudou aos 9 anos de idade para Paris. Este filme é uma produção francesa, mas totalmente filmada em Belgrado, com recurso a estúdios, alguns actores, locais e meios técnicos do cinema de leste. A produção é anterior à queda do muro de Berlim, e o filme só estreou em Belgrado em 2004 (segundo o IMDB), já fazendo parte da actual Sérvia.

Mais tarde, em 1996, ele realizou o seu segundo filme Tykho Moon:

Image

Estes dois filmes são companheiros, e devem ser vistos e analisados em conjunto. São passados em futuros alternativos completamente diferentes, mas ambos lidam com estados policiais totalitários.

No primeiro filme o estado totalitário do futuro é no bloco da URSS, e no segundo filme é no bloco da NATO, perante uma França e EUA sob o fascismo. Mas atenção que estes conceitos são apenas sugestões, pois em nenhum dos filmes é sugerido abertamente que a URSS ou a NATO irão cair no fascismo. O mundo criado nos dois filmes é muito afastado da realidade, e não se pode assumir abertamente que a acção se desenrola na URSS ou NATO do futuro...

Um bom exemplo deste distanciamento da realidade são os automóveis...

Image
Tykho Moon (1996) - Automóveis americanos retro dos anos 1970 no que parece ser o sector ocupado pelos norte-americanos de uma cidade de Paris, dividida com um "muro de Berlim".

Image
Bunker Palace Hôtel (1989) - Uma limusine blindada soviética, mas com uma matrícula de alfabeto fictício inexistente, para sugerir o cirílico.

Nenhum dos filmes pode ser considerado uma crítica político-social, devido a este distanciamento da realidade e à componente misteriosa de ambos os filmes, que não dão pistas que sugiram os acontecimentos que levaram aquela sociedade...

Imagem muito peculiar do Tykho Moon (1996):

Image


Opinião:


Uma preciosidade única e original do cinema mundial

Image

Bem...é preciso muita coragem para escrever uma crítica a este filme...

O Bunker Palace Hôtel é um excelente filme, bastante poderoso, mas está de tal modo minado, artilhado e armadilhado pelo génio realizador-argumentista Enki Bilal, que qualquer crítica irá correr mal...

Isto porquê? Porque o Enki Bilal dá vida a um cenário de ficção científica no futuro da URSS, após terem ocorrido n desenvolvimentos, que porventura (ou não) incluem guerras tácticas nucleares locais, entre países vizinhos da europa de leste e/ou o mundo árabe, mas sem interferência das alianças da NATO e Varsóvia, que deixam este país com uma atmosfera contaminada, e à beira de uma revolução, escalar da guerra ou golpe de estado...

Image

Não se percebe como este país da europa de leste chegou a este ponto, não se percebe a conjectura geo-política do presente do filme, basicamente não se percebe muito do que está a acontecer... é tudo um grande mistério...

O filme está minado e artilhado, porque este mistério do enquadramento não é desvendado, e tudo o que escrevi até agora é apenas especulação e suposição...

Image

O que não será especulação, é o enredo do filme, que envolve a evacuação da elite política para um bunker.

Mas este bunker possui um ambiente misterioso, que só no final será desvendado o porquê, por isso classifico este filme de ficção científica nos sub-géneros de mistério e suspence.

Mas realmente nunca é dada a explicação de como aquele país chegou aquele estado, por isso aproveitei os tempos mortos passados no bunker, para tentar imaginar uma explicação lógica que levasse aquele futuro alternativo.

Image

Eu aconselho a verem primeiro o filme Tykho Moon, que é mais próximo do modelo e formato estandarizado de Hollywood. Esse filme já contém o sub-género policial como o Blade Runner, e é melhor aceite na primeira visualização.

Image
Imagem do filme Tykho Moon (1996)

Confesso que gostei mais do Tykho Moon, à primeira visualização. Mas ao ver segunda vez estes dois filmes, dou mais valor ao Bunker Palace Hôtel, que é um filme lento e parado, mas com um ambiente, clima e visual da Europa de Leste do futuro, muito mais elegante e sólido.

Para ser sincero achei o Tykho Moon mais "normal" e equilibrado, e achei que o Bunker Palace Hôtel estava a querer fugir para o cinema intelectual francês. Mas essa foi a primeira impressão em que eu não percebia nada do enquadramento dos dois filmes. Depois de os rever acho o Bunker Palace Hôtel um filme melhor.

Image

A minha classificação: 10/10 (pela originalidade)


O meu conjunto de críticas dos filmes do Enki Bilal no DVD Mania
(Clickem na miniatura para verem)

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by JoséMiguel »

Trailer criado por mim

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by rui sousa »

O Enki Bilal é um dos grandes mestres da BD. Um visionário com uma obra incrível e inigualável na nona arte. Saber que também realizou filmes a partir do seu vasto universo é mais uma das provas do seu génio. Descobri esta faceta do Bilal graças a ti, e vou investigar sobre isso. Obrigado José! salut-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by JoséMiguel »

rui sousa wrote: May 30th, 2017, 3:21 pm O Enki Bilal é um dos grandes mestres da BD. Um visionário com uma obra incrível e inigualável na nona arte. Saber que também realizou filmes a partir do seu vasto universo é mais uma das provas do seu génio. Descobri esta faceta do Bilal graças a ti, e vou investigar sobre isso. Obrigado José! salut-)
Muito obrigado Rui! Segundo eu sub-entendi, na altura em que eu criei os tópicos para os três excelentes filmes do Enki Bilal (nessa altura tu andavas a escrever belas críticas por cá, a bom ritmo), tu ainda não conhecias a B.D. e não fizeste caso dos méritos deste grande realizador e desenhador. Entretanto terás descoberto a bela B.D. e quando eu agora criei o meu primeiro trailer musical para um filme dele, já sabias quem era o homem e o seu nome fez-te logo um click. Terá sido isso...? :-)

Mesmo que não o seja, acho que vais adorar os três filmes, que nada têm a ver um com o outro. Aconselho que comeces pelo Tycho Moon, o filme mais acessível dos três. Quando eu vi este Bunker Palace Hôtel pela primeira vez, fiquei frustrado pela falta de história e desfecho e achei que era um filme pseudo-intelectual, mas passei a adorar o filme após a minha 2ª visualização. O que se passa é que este é o filme mais sério, adulto e erudito (a palavra-chave é mesmo erudito) da obra do Enki Bilal, e que deves deixar para o fim. Pensa neste filme como uma sequela ao Dr. Strangelove do Stanley Kubrick, em que as elites se refugiam num bunker luxuoso, após o fim do mundo.

Irei de seguida criar o meu primeiro trailer musical para o Tycho Moon, filme muito precisado, a nível internacional, de um trailer do Zé! :-D
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote: June 1st, 2017, 3:12 pm
rui sousa wrote: May 30th, 2017, 3:21 pm O Enki Bilal é um dos grandes mestres da BD. Um visionário com uma obra incrível e inigualável na nona arte. Saber que também realizou filmes a partir do seu vasto universo é mais uma das provas do seu génio. Descobri esta faceta do Bilal graças a ti, e vou investigar sobre isso. Obrigado José! salut-)
Muito obrigado Rui! Segundo eu sub-entendi, na altura em que eu criei os tópicos para os três excelentes filmes do Enki Bilal (nessa altura tu andavas a escrever belas críticas por cá, a bom ritmo), tu ainda não conhecias a B.D. e não fizeste caso dos méritos deste grande realizador e desenhador. Entretanto terás descoberto a bela B.D. e quando eu agora criei o meu primeiro trailer musical para um filme dele, já sabias quem era o homem e o seu nome fez-te logo um click. Terá sido isso...? :-)
Por acaso não. Passava mais tempo por aqui (ainda vou postando algumas coisas de vez em quando por aqui) mas ainda não me tinha deparado com os teus tópicos. Conheço o Bilal desde tenra idade! salut-)

Fiquei com imensa vontade de descobrir os filmes. Obrigado! yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by JoséMiguel »

Rui, tenho o meu trailer do Tykho Moon quase finalizado. Usei música vanguarda dos anos 80 adaptada em versão soft pelos Nouvelle Vague e Katie Melua. A tua geração chama retroactivamente a esse género musical de "Gothic Rock", e a minha não gosta do vosso rótulo, porque a designação sempre foi vanguarda ou new wave, e de gótico ou rock isto não tem nada.

Se não houver nenhum problema de copyright no You Tube, irei publicar o meu trailer (muito longo, de duração abusiva, mas tem de ser nestes casos :wink: mas não existem spoilers, porque não há aqui nenhuma fórmula de Hollywood que possa ser "spoilada" :lol: . )
de seguida, no respectivo tópico. Depois dá uma espreitadela e comenta a dizer se gostaste da minha escolha musical para acompanhar as imagens. :-? :o :-(
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote: June 1st, 2017, 4:35 pm Rui, tenho o meu trailer do Tykho Moon quase finalizado. Usei música vanguarda dos anos 80 adaptada em versão soft pelos Nouvelle Vague e Katie Melua. A tua geração chama retroactivamente a esse género musical de "Gothic Rock", e a minha não gosta do vosso rótulo, porque a designação sempre foi vanguarda ou new wave, e de gótico ou rock isto não tem nada.

Se não houver nenhum problema de copyright no You Tube, irei publicar o meu trailer (muito longo, de duração abusiva, mas tem de ser nestes casos :wink: mas não existem spoilers, porque não há aqui nenhuma fórmula de Hollywood que possa ser "spoilada" :lol: . )
de seguida, no respectivo tópico. Depois dá uma espreitadela e comenta a dizer se gostaste da minha escolha musical para acompanhar as imagens. :-? :o :-(

eu não chamo nada a ninguém! :mrgreen:

No YouTube deverão retirar-to rapidamente. Tem cuidado com isso! nails-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

Post by JoséMiguel »

rui sousa wrote: June 10th, 2017, 1:20 pm
JoséMiguel wrote: June 1st, 2017, 4:35 pm Rui, tenho o meu trailer do Tykho Moon quase finalizado. Usei música vanguarda dos anos 80 adaptada em versão soft pelos Nouvelle Vague e Katie Melua. A tua geração chama retroactivamente a esse género musical de "Gothic Rock", e a minha não gosta do vosso rótulo, porque a designação sempre foi vanguarda ou new wave, e de gótico ou rock isto não tem nada.

Se não houver nenhum problema de copyright no You Tube, irei publicar o meu trailer (muito longo, de duração abusiva, mas tem de ser nestes casos :wink: mas não existem spoilers, porque não há aqui nenhuma fórmula de Hollywood que possa ser "spoilada" :lol: . )
de seguida, no respectivo tópico. Depois dá uma espreitadela e comenta a dizer se gostaste da minha escolha musical para acompanhar as imagens. :-? :o :-(

eu não chamo nada a ninguém! :mrgreen:

No YouTube deverão retirar-to rapidamente. Tem cuidado com isso! nails-)
Rui, já vens tarde! :lol: :wink:

Houve mesmo "molho" no You Tube, mas depois recarreguei o meu trailer com música vanguarda /new wave no Vimeo: :twisted:
JoséMiguel wrote: June 1st, 2017, 5:28 pm Trailer musical criado por mim

Neste caso até convém a duração abusiva de 9 minutos, perante a obscuridade deste belo filme. Acho que não coloquei nenhum "spoiler".

Utilizei três músicas de duas bandas modernas, que fazem "covers" suaves da música vanguarda dos anos 80, dos The Cure, Sisters of Mercy e Joy Division, que são os Nouvelle Vague e a Katie Melua. Julgo que este leque musical encaixa que nem uma luva, na corrente desta grande obra artística do Enki Bilal.

No You Tube, o meu vídeo foi bloqueado em todo o mundo pelo "StudioCanal" de França. Tudo bem, são donos do filme, não o promovem e não deixam que mais ninguém o promova no You Tube, ora aqui está um exemplo verídico, em que algum fanático doentio muito endinheirado e detentor de um grande share de acções do grupo francês, não gosta do filme e usa a sua posição de poder, enquanto fetiche pessoal, para proibir qualquer tipo de promoção ao filme, no sentido de impedir o resto das pessoas de conhecerem o filme de que o sujeito doentio não gosta e não quer que os outros vejam. Esse sujeito franciú não tem qualquer interesse comercial em obter lucros com o filme, e aparentemente revela um fanatismo doentio no sentido de impedir qualquer vídeo de promoção ao filme.

Sendo assim carreguei o meu trailer musical promocional no Vimeo, eu que sou um gajo qualquer que até estou a ajudar esse "StudioCanal", mesmo que o big boss francês não queira ver este filme promovido, por um qualquer motivo ideológico pessoal que eu desconheço. Mas isto é bom cinema e tenho de promover o filme.

Post Reply