White Sun of the Desert (1970) - Vladimir Motyl

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
White Sun of the Desert (1970) - Vladimir Motyl

Post by JoséMiguel »

- Filme integrado na colecção gratuita dos estúdios Mosfilm, no You Tube -

White Sun of the Desert / Белое солнце пустыни

Título original: Белое солнце пустыни
Título inglês: White Sun of the Desert
País(es) de origem: URSS: Rússia
Data de lançamento: 30 de Março de 1970
Realizador: Vladimir Motyl
Género(s): Eastern*
Duração: 85 min

IMDB / Wikipedia

Apresentação e breve comentário:

Um filme do género Eastern*, criado em co-produção entre os dois maiores estúdios russos, a Mosfilm e a Lenfilm, pela divisão artística de cinema experimental da Mosfilm.

Por um lado é uma tentativa interna de sabotagem e infiltração do cinema soviético, pela corrente ocidental dos géneros Western e Acção, mas por outro lado tornou-se um filme de culto, com tradição do ritual de visualização obrigatória por todos os cosmonautas, antes de partirem para o espaço.

Um filme muito peculiar e de difícil abordagem no Ocidente.

*Género Eastern:

O IMDB tem origem ocidental, pelo que classifica este filme com os três géneros "Action | Adventure | Comedy". Eu discordo disto, porque sendo assim eliminava-se o género "Western" e substituía-se também por "Action | Adventure | Comedy". A dificuldade e a peculiaridade da minha futura crítica, irá tentar definir e justificar que género "Eastern" será este, bem como o porquê de eu ter usado esse género na ficha técnica. Mas felizmente tenho o apoio e concordância da versão inglesa do wikipedia, que define o género do filme como Eastern, e não vai atrás do IMDB.

Até lá, aconselho a leitura da definição no wikipedia, e respectiva diferença entre o "Eastern" (ou "Ostern") vs "Western" e "Red Western":

http://en.wikipedia.org/wiki/Ostern

Trailer amador:

Prémios:

O único prémio que este filme de 1970 ganhou, foi 28 anos depois, já na Federação Russa, após a queda da União Soviética, devido à popularidade. O presidente Boris Yeltsin assinou um decreto a conceder-lhe o prémio especial cinematográfico da Federação Russa, em 1998.

Filme Completo, versão oficial 480p, legendada em inglês:

Nota: Por lapso este filme vem com legendas duplas (hard-coded e por software). Por isso desactivem as legendas CC do You Tube, visto que elas já estão desenhadas no próprio filme.

Opinião e crítica a elaborar mais tarde, em mensagem separada...

Já agora, enquanto eu não pegar neste filme, gostaria de sugerir que espreitassem os primeiros 3 ou 5 minutos da intro do filme completo. Façam de conta que é um trailer/excerto.

É que ao menos posso já comentar essa sequência. Aquilo arranca com uma cena estilo artística-intelectual do cinema francês-alemão de elite, e depois vêm os créditos lindíssimos, com uma música excelente e o personagem a caminhar nas dunas contra-luz. A seguir aos créditos está um tipo enterrado na areia até à cabeça.

Por outro lado, existe o aspecto imbecil a imitar os filmes parvos norte-americanos, é tão imbecil que até achei piada. Não faço mesmo ideia de como irei abordar a crítica deste filme, até preferia que fosse alguém aqui do fórum a dar uma espreitadela e a escrever uma crítica/opinião. :-) Algum voluntário? :lol:
Last edited by JoséMiguel on March 7th, 2014, 5:01 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: White Sun of the Desert (1970) - Vladimir Motyl

Post by JoséMiguel »

Um filme peculiar

Image

Este Eastern sendo um filme parvo, até acaba por ter algum charme.

Pelo que percebi, o género Eastern situa-se na na época do alargamento da "fronteira" russa na Ásia, por volta da revolução de 1917, e tipicamente os maus da fita são os "bandidos" asiáticos. Acho que são filmes de acção com tiros e pancadaria. Mas sinceramente é melhor eu não tentar definir este género, porque não conheço bem.

Já aqui mostrei dois filmes passados nexte contexto, na mesma época e no mesmo local geográfico. Os Treze (1937) será um percurssor do Eastern, mas O Quadragésimo Primeiro (1956) não o é, porque o conflito é entre os exércitos russos branco e vermelho, e não com os bandidos. Os posters abaixo são as minhas novas miniaturas com hiper-link, que vão dar às fichas técnicas respectivas.

A história deste filme é sobre um soldado veterano, que completou o serviço na fronteira russa, e regressa a casa, caminhando sozinho pelo deserto de Karakum. A sua viagem é recheada de contra-tempos, como desenterrar homens enterrados na areia com a cabeça de fora, e ficar responsável pelo harém do chefe dos bandidos.

Image

Destaque para a introdução muito bonita, com boa música e com o herói a caminhar por várias zonas do deserto, em ângulos diferentes. Vale a pena espreitar esta introdução por si só, na versão oficial do filme do You Tube.

Image

Eu não gostei do lado idiota do filme. Aqui aquele realismo e seriedade, que tanto aprecio no cinema de Leste, voa pela janela fora. Portanto os personagens não se comportam de forma credível, o argumento é estúpido, etc.

Mas o género acção também tem de ter direito a ser representado no cinema russo, com todo o esforço e meios de uma co-produção entre a Mosfilm e a Lenfilm, os dois maiores estúdios russos.

Image

Acaba por ser um filme, que apesar do argumento e interpretações imbecis, é bastante bonito de ver e ouvir. A fotografia deste filme não tem de se esconder ou ter medo do Lawrence of Arabia.

O que mais gostei, numa perspectiva de curiosidade histórica, foi do lado exótico do choque entre duas culturas exóticas à 100 anos atrás. O fim da cultura islâmica perante o poderio militar do exército vermelho. Um filme que não é sério nem histórico, mas que dá alguns vislumbres para uma região obscura, como o seguinte cartaz da emancipação da mulher islâmica, imposto à força pela União Soviética, aos territórios anexados/colonizados:

Image

Infelizmente a emancipação da mulher islâmica, é abordada de forma ridícula, como por exemplo elas taparem a cara, levantando a blusa e quase mostrarem o peito:

Image

Ok, confesso que até teve graça. :lol:

Mas eu continuo a preferir filmes sérios, históricos e dramáticos, na abordagem deste tipo de assuntos... são gostos...

Image

A minha classificação: 6/10
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

JoséMiguel wrote:Acaba por ser um filme, que apesar do argumento e interpretações imbecis, é bastante bonito de ver e ouvir. A fotografia deste filme não tem de se esconder ou ter medo do Lawrence of Arabia.
Lol eh-)
Por acaso vi-o a cerca de um ano pois fazia parte de uma lista dos 100 melhores filmes de aventuras do Imdb mas é uma obra bem medíocre.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Elfaria, este filme é realmente fraquinho. Podes contar as vezes que utilizei os adjectivos parvo, estúpido, imbecil e afins. :roll:

Mas se vais embirrar com o pouco que se aproveita, que é a "fotografia", ao menos a citação ficava bem com o screenshot a acompanhar, dentro do contexto:
JoséMiguel wrote:Image

Acaba por ser um filme, que apesar do argumento e interpretações imbecis, é bastante bonito de ver e ouvir. A fotografia deste filme não tem de se esconder ou ter medo do Lawrence of Arabia.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Por acaso até apreciei o feedback. :-D

Mas com tanto para embirrar, foste logo buscar o que não estava à espera, enfim são opiniões e gostos. eh-)

Não sabia bem com falar deste filme, e até já tinha pedido ajuda/opinião... :badgrin:

Post Reply