Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by PanterA »

! Possíveis spoilers !

Respondendo já à pergunta da praxe, achei-o um pouco, até diria um bocado inferior ao Prometheus. Sim, faço daquela lista restrita de pessoas que cada vez que o revê mais o adora, e este Covenant foi bom sim mas não me encheu as medidas como esperava.

Em primeiro lugar peca logo pela Shaw não fazer parte do elenco principal. Depois de tudo o que vimos acabar daquela maneira, mesmo que isso servisse para um propósito maior, foi tramado quando ela podia ser a próxima Ripley e não a Daniels. Mas seguindo a lógica, e aceitando que ela não ia estar no filme, tudo o que foi explicado à volta dela acaba por aceitável e com os motivos certos. Em segundo, deixaram praticamente de lado toda as temáticas existencialistas como as suas referências que o Prometheus tão bem trouxe. Mesmo não terem uma profundidade imensa, foram inseridas de forma pertinente e sempre a dar aquele sumo a cada cena que víamos. Neste aqui tudo o que era abordado nesse sentido, ou era algo ténue ou em certos casos mesmo banais. Em 3º e último é para os Engenheiros. Não diria que tínhamos que tê-los na maior parte do tempo em leading role, mas para algo que deu a base para toda a trama se desenrolar mais tempo de antena não era mau pensado. E não diria por exemplo saber porque é que eles nos criaram porque isso acaba por ser uma não-questão, mas algo mais civilizacional juntamente com os seus propósitos. Calculo que dificilmente já voltem a eles dessa maneira mas lá está, também isto está cada vez mais é Alien e menos Prometheus.

No resto todo acho que entregou, e aqui sim algo que estava à espera e talvez melhor daquilo que podia imaginar, mesmo exceptuando certos arcs super previsíveis. Têm mais que condições para os próximos serem na mesma onda, mas têm que se esmerar no argumento para não ser vira o disco e toca o mesmo. Depois todo o ambiente, música, efeitos sonoros, efeitos especiais, ost, tudo no ponto. Tirando o CGI que teve bastante abaixo de uma mega produção como esta. Os efeitos práticos sempre top-notch como já tínhamos presenciado, mas o CGI, não sei se foi por o orçamento ter sido inferior ou algo do género mas esteve bastante aquém. Muito mesmo.

Sai do templo com um 7.5/10. Curioso para saber como é que vai ser o replay disto e se me vai viciar tanto como o Prometheus.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by drakes »

Alien é pior que prometeus, o que é um feito, roteiro ruim, personagens mau construídos, não vi nenhuma atuação que gostei, ou seja, pior filme do ano até aqui, nem vou olhar a nota do imdb mas 3.0.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by Cabeças »

Gostei de ler este artigo, aponta algumas razões para o filme ter ficado (como o anterior) aquèm do esperado:

http://www.tasteofcinema.com/2017/5-rea ... lm-so-far/
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by mansildv »

Ridley Scott Says “The Beast Has Almost Run Out” On ‘Alien’

https://theplaylist.net/ridley-scott-al ... -20171107/

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2017/05/alien-covenant-ridley-scott-1199x520.jpg
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by Cabeças »

Vivam,

Aproveitei a promoção da Fnac e comprei o steelbook, ainda não tinha visto o filme. Depois de tantas críticas e de iniciar o visionamento com as expectativas o mais baixo possíveis, fui agradavelmente surpreendido... gostei mesmo do filme!

Impossível replicar nos dias que correm o impacto do primeiro filme. São outros tempos e entretanto já vimos milhares de filmes muito mais avançados em termos tecnológicos. Ou do segundo filme.... um James Cameron é um patamar um bocado à parte. A originalidade do primeiro e a grandiosidade do segundo a estender e a reforçar a saga são ainda hoje o que são e suponho que vão ser sempre: dois grandes filmes de FC contemporâneos que já têm o seu lugar também na História do Cinema futuro.

Mas ainda relativamente ao "Covenant", como referi parti com expectativas muito baixas. Ainda bem que o filme de surpreendeu e agradou, foram duas horas bem passadas. Imagem fabulosa na edição bluray... ainda não vi os extras.

O Michael Fassbender faz "dois" grandes papéis e é responsável a meu ver por grande parte do interesse do filme. O final das "personagens" é um bocado previsível, mas não diminui a meu ver em nada o filme. E deixa a porta aberta para mais um.

A contrapa do steelbook... devia ter sido na minha opinião a capa frontal:

Image

Já o interior da edição é uma agradável surpresa, a fazer segundo penso homenagem (ou pelo menos inspirado) em Giger. salut-)

Image

Vejam o filme sem preconceitos... eu gostei. Não virá a ser um filme de culto, mas gostei muito mais do que do "Prometheus". E fico contente com a edição, gostava de ter o digibook, mas desta vez não foi possível. Mas o steelbook está bastante fixe. :-)
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2566
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by José »

Este achei muito fraco. Prefiro o Prometheus, de longe. Aqui não há personagens com características diferenciadoras entre si, apenas com apontamentos unidimensionais para que tenhamos uma noção geral de personalidade. Depois, acho a realização anónima e o filme cenograficamente paupérrimo, parece uma daquelas produções clandestinas/amadoras cheias de boas intenções em prestar homenagem aos filmes iniciais mas com reduzidos meios de produção, com budget quase inexistente. A história é um "mastiga e cospe" daquilo que já foi feito (e bem!) anteriormente e que já só se torna redundante. Não há uma única cena que se diga memorável, a sensação é que nem parece um filme desta saga. Vê-se e pronto...
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Alien: Covenant - (2017) - Ridley Scott

Post by Ludovico »

A sequela de Prometeus.”Covenant” é a sequela esperada do anterior e, para mim, acaba por ser mais do mesmo, sem tirar nem pôr.É uma extensão lógica e narrativamente sensata e segura de Prometeus.A sequencia inicial promete ser diferente do que se viu nos outros filmes anteriores (e mesmo de Prometeus) mas, passado esse prometedor inicio, o resto deste filme acaba por ser o mais normal possível, o que acaba por haver uma certa pena por ter sido esse o caminho.Não sei se foram os produtores a influenciar o realizador mas Ridley Scott é um realizador que merece outra estima por parte dos estúdios e dos produtores.Covenant também tem boas interpretações e um guionista (John Logan) de craveira.Michael Fassbinder faz um David robot com grande densidade intelectual.É muito convincente e eficaz.A compenente técnica também é muito eficiente com uns bons efeitos especiais que protagonizam os melhores momentos de todo o filme.Quem o viu percebe o que eu digo e muito bem.Mas já a história que o filme conta que é o que devia interessar a Scott não há um rasgo ou golpe de asa que faça o filme elevar a outro patamar narrativo.Há lá vários momentos que parece que esse ato de coragem narrativo vai explodir para bem do espetador.Em grande medida,esses momentos são os que envolvem Fassbinder mas, infelizmente,acabam sempre por não originar nada de importante ou corajoso.Covenant acaba por final ser mais uma aventura no espaço sideral mais um Alien competente e eficaz mas que tinha muito potencial para ser muito melhor mas que não consegue alcançar outros voos narrativos.
Nota:7 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Post Reply