Pan Wołodyjowski (1969) - Jerzy Hoffman

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Pan Wołodyjowski (1969) - Jerzy Hoffman

Post by JoséMiguel »

Colonel Wolodyjowski / Pan Wołodyjowski

Image

Título original: Pan Wołodyjowski
Título inglês internacional: Colonel Wolodyjowski
Data de lançamento: 28 de Março de 1969 (Polónia)
Realizador: Jerzy Hoffman
Género(s): Histórico/Drama
Duração: 160 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0064785/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Colonel_Wo ... %28film%29

Trailer (amador):



Sinopse:

Adaptação do terceiro livro da trilogia épica do escritor polaco Henryk Sienkiewicz, galardoado com o prémio Nobel da Literatura em 1905, mais conhecido no ocidente pela sua obra Quo Vadis. Por motivos diplomáticos e históricos, a trilogia foi adaptada para o cinema, por ordem inversa, sendo a segunda parte de 1974, e a primeira parte de 1999, ambos os três filmes, realizados por Jerzy Hoffman.

A história, passada na Europa de Leste do séc. XVII, é um romance ficcional, mas misturada com acontecimentos e figuras históricas. É a época dos Cossacos da Ucrânia, estado-vassalo do Reino da Polónia e Grande Ducado da Lituânia, super potência que englobava também territórios da Bielorússia, Estónia, Letónia, Moldávia, Roménia, Rússia, e Eslováquia.

A Sudeste, os Tártaros da Crimeia, Protectorado do Império Otomano.

A Norte, a fronteira com os avanços do Reino da Suécia.

Este capítulo lida com as invasões otomanas da Commonwealth polaco-lituana.


Prémios:

1969 - Jerzy Hoffman Award of the Minister of Culture and Arts degree
1969 - Jerzy Lipman Award of the Minister of Culture and Arts degree
1969 - George Lutowski Award of the Minister of Culture and Arts degree
1969 - Tadeusz Łomnicki Moscow (IFF) Award for Actor*
1969 - Jerzy Hoffman Golden Duck (awarded by the magazine "Film") for best Polish film, awarded in 1970

*Explicação para os leitores portugueses: Este prémio é o equivalente ao Óscar de melhor actor, antecessor do prémio Nika.

Nota: Tradução automática (Google Chrome) de polaco para inglês. Fonte: http://www.filmpolski.pl/fp/index.php/12443

Curiosidades:

A Trilogia, conforme referida na Polónia, é um marco incontornável e sem precedentes, no Cinema Mundial. Para o efeito criei um guia geral histórico para os três fimes da Trilogia no DVD Mania, com considerações gerais dos três filmes:

Guia histórico da Trilogia de Henryk Sienkiewicz
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Pan Wołodyjowski (1969) - Jerzy Hoffman

Post by JoséMiguel »

Vídeo criado por mim - Cerco da fortificação em estrela de Kamenets, em 1672

Meus amigos, lamento mas o cinema de leste é uma verdadeira lição de História, onde a doutrina norte-americana de Hollywood dos miúdos "punks" traquinas no IMDB, que escrevem "It's just a fucking movie! If you want historical realism, go watch a fucking documentary", irá "com os porcos", quando sou eu a comentar um filme histórico.

Varrendo o lixo das cagadas de Hollywood para fora deste tópico, terei de falar na cidade portuguesa de Elvas. Vejam o que diz a Wikipedia:
Fortificação abaluartada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A fortificação abaluartada é um estilo de fortificação desenvolvido, inicialmente, na Itália, a partir do final do século XV, para fazer frente ao desenvolvimento da artilharia, já capaz de destruir facilmente as altas muralhas dos antigos castelos medievais.

A fortificação abaluartada é também conhecida por outras designações, como "traçado italiano", "fortificação em estrela" ou "fortificação à moderna".

A cidade mais fortificada da Europa é Elvas, em Portugal. A cidade de Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as quais são Património Mundial da Humanidade segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 30 de Junho de 2012.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortifica ... baluartada
No entanto, a geometria da fortificação portuguesa de Elvas, não foi concebida para defender Portugal dos muçulmanos, mas sim dos Castelhanos. Em 1672, já os ibéricos tinham corrido os muçulmanos para fora da Península e empurrado o problema para Leste (a conquista de Ceuta em 1415, foi para criar um escudo entre Portugal e os muçulmanos). É curioso observar a "Vingança do Portuga", pois nos séculos VII-VIII o Imperador romano bizantino de Constantinopla, defendeu tão bem a capital do Império Romano Oriental, que fez com que os árabes invadissem Portugal em 711... Mas Constantinopla (actual Istambul) caiu para os turcos no século XV, e desta vez foram os portugas que, devido à conquista de Ceuta em 1415, empurram os malucos religiosos muçulmanos para a Europa de Leste, os desgraçados dos polacos, lituanos e ucranianos levam com os muçulmanos em cima, neste cerco histórico à fortificação abaluartada de Kamenets (que hoje fica na Ucrânia, mas na época pertencia à Commonwealth polaco-lituana), perdem a batalha e parte da Ucrânia e Polónia fica muçulmana, para não tocar sempre aos portugas e espanhóis essa história de ser pecado comer uma bifana de porco e beber um copo de tinto, em nome de um boneco chamado Alá.

Post Reply