Dacii (1967) - Sergiu Nicolaescu

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dacii (1967) - Sergiu Nicolaescu

Post by JoséMiguel »

Dacii

Image

Título original (Roménia): Dacii (Literalmente "Dácios")
Data de lançamento: 9 de Fevereiro de 1967 (Roménia)
Realizador: Sergiu Nicolaescu
Género(s): Histórico, Drama
Duração: 102 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0060482/
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dacii_%28film%29

Sinopse:

Filme histórico acerca da batalha entre o Império Romano e o Reino da Dácia, no ano 86 D.C.

Excerto:




Curiosidades:

Image
Dos vários mapas que encontrei no wikipedia, este parece ser o mais apropriado para os portugueses, para localizar a Dácia. Nota para os nossos antepassados escondidos nas Astúrias (zona não colorida). :wink:

No excerto anterior, um dos estandartes romanos tem um elefante. Trata-se da célebre Legio V Alaudae (ou Quinta Legião, As Cotovias), erguida por Júlio César na Gália, e aniquilada na batalha que este filme re-encena.

Esta Legião Romana combateu os lusitanos:

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Legio_V_Alaudae

O DVD deste filme foi vendido na Roménia, junto com um jornal, ao preço de €1,90 (DVD+jornal). :-?

Alguns factos auto-traduzidos do wikipedia romeno. A tradução é pobre, mas dá para ter uma ideia da consultadoria:

"The film Dacia was a Romanian-French co-production film studio made ​​by Franco-London Film Bucharest. [15] After discussing the script on 6 September 1965 Arts Council, the film went into production phase in autumn 1965. In the film were used more advisers namely military adviser - lt. col. Gheorghe Romanescu, counselors historians - Acad. Prof. Constantin Daicoviciu and Hadrian Daicoviciu adviser wrestling - Lucian Purdea adviser Fencing - Stelian Constantin adviser riding - Dr. John APAHIDEANU adviser dance - Elena Penescu-Liciu adviser for scenography - Prof. Livia Musculiu adviser for machine guns - Eng George Cojocaru.
Filming took place from 11 May to October 1966, were carried out with the Ministry of the Armed Forces of the Socialist Republic of Romania, this being mentioned in the credits end. Outer frames were shot at Buftea , Sarmisegetusa , Stana de Vale , Bucegi and Hârşova and inland Buftea. [7] The first day of shooting was used 2,000 actors and extras. [8]"

Fonte: https://ro.wikipedia.org/wiki/Dacii_(film)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Dacii (1967) - Sergiu Nicolaescu

Post by JoséMiguel »

Império Romano no Cinema de Leste

Image

Sinceramente fiquei um pouco desiludido com o Dacii. Não acho que seja um mau filme, mas o argumento é fraco e a curta duração de 102 minutos é totalmente inapropriada para um filme deste tema.

Habitualmente fico impressionado com os filmes históricos do Cinema de Leste, por exemplo os filmes romenos acerca das guerras com os otomanos, mas não foi o que se passou aqui.

Image

Tecnicamente o filme está bem feito. E de acordo com os historiadores, um terço do que é mostrado está historicamente correcto. Um terço pode não parecer muito (já que dois terços do filme estão historicamente incorrecto), mas esta taxa é superior à esmagadora maioria dos filmes.

O problema é que achei o filme muito incompleto, e a parte ficcional do enredo, muito artificial, cliché e apressada.

Image

Gostei de saber que existiu um Reino chamado Dácia, e de ver todo o trabalho que a equipa do filme teve, para tentar recriar a Dácia Antiga, a nível de roupa, religião, costumes, arquitectura, etc.

E apenas por ter visto o filme, fiquei com vontade de ir ao wikipédia aprender mais. Como filme pedagógico acerca da Dácia, é incontornável. Como filme por si só é fraquinho.

Image

Destaque para as máquinas de assalto romanas, bem como as estratégias e tácticas militares discutidas e mostradas no filme.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Dacii (1967) - Sergiu Nicolaescu

Post by JoséMiguel »

"Hollywood, tens cá disto!?"

:wink:

Montagem musical militar, criada por mim, dedicada à legião romana Legio V Alaudae que conquistou a Lusitânia (100 anos após o guerilheiro Viriato), Gália, etc. e que foi aniquilada na conquista da Dácia (actual Roménia), com citações do wikipedia e diversos emblemas e mapas, que incluem a cidade de Braga (Bracara).



É incrível que a Roménia tenha feito um filme desta qualidade e escala, acerca desta legião romana, apenas por estar do lado de lá da Cortina de Ferro (hehehe... o conceito e modelo de cinema soviético :biggrin: ).

Da França, Canadá e Bélgica, temos o excelente "Druids" de 2001 da altura em que a legião foi criada para derrotar a Gália: https://en.wikipedia.org/wiki/Druids_(film)

Dos EUA, temos a excelente mini-série "Cleopatra" de 1999, que mostra a legião sob o comando do Marco António, no Egipto: https://en.wikipedia.org/wiki/Cleopatra_(miniseries)

De Portugal o que é que temos? :-(

Esta montagem não se trata de um trailer e incide nos aspectos militares, com embelezamento musical adicionado por mim que realça a qualidade técnica do filme. O filme em si não possui uma boa banda sonora... :-(
Post Reply