Os Treze / Тринадцат (1937) - Mikhail Romm

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Os Treze / Тринадцат (1937) - Mikhail Romm

Post by JoséMiguel »

- Filme integrado na colecção gratuita dos estúdios Mosfilm, no You Tube -

Os Treze

Image

Título original: Тринадцат
Título português: Os Treze
Data de lançamento: 8 de Maio de 1937 (URSS) / 4 de Maio de 2010 (Cinemateca Portuguesa - Portugal)
Realizador: Mikhail Romm
Género(s): Aventura/Guerra
Duração: 82 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0028413/
Wikipédia: http://fr.wikipedia.org/wiki/Les_Treize

Excerto

Image

Nota: Como aparentemente não existe nenhum trailer, em site algum no mundo (pesquisei em círilico e tudo), carreguei um excerto feito por mim. Como resultado da parceria You Tube - Mosfilm, não é possível incorporar excertos e alguns trailers, em páginas da web.

Sinopse:

No tempo da revolução e guerra civil russa, um grupo de dez soldados e dois civis defendem um poço de água, no deserto de Karakum, cercados pelos homens de Shirmat Khan, líder rebelde de muçulmanos da colónia russa do Turquistão, em estado de guerra colonial contra ambas as facções dos exércitos vermelho e branco. O poço está seco, mas os rebeldes não sabem disso. Inspirado no romance inglês Patrol, escrito em 1927 por Philip MacDonald, que por sua vez inspirou o filme de 1943 Sahara, com Humphrey Bogart. Primeira longa-metragem do famoso realizador Mikhail Romm, que foi aluno de Eisenstein e que por sua vez foi o professor de Tarkovsky.

Filme Completo. Versão oficial restaurada em 1985, com resolução de 480p, legendada em inglês:

Last edited by JoséMiguel on October 23rd, 2013, 11:27 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Os Treze / Тринадцат (1937) - Mikhail Romm

Post by JoséMiguel »

Opinião

Este é um filme simples de aventura, mas com imensos contornos curiosos envolventes. Para começar foi um filme feito a pedido pessoal do José Estaline, um ditador sanguinário responsável por genocídios e crimes contra a humanidade. A nível de cinema mandou matar o director dos estúdios, responsável por este filme, perante um pelotão de fuzlilamento em 1938, um anos após o seu lançamento.

Image

O mítico cinema soviético, do qual sou fã, é aquele que surgiu no final da década de 1950, o mesmo que é elogiado e inspirou os realizadores norte-americanos Stanley Kubrick, George Lucas, Francis Ford Coppola, etc. Nenhum cineasta soviético gostava do cinema da era estalinista, e do seu culto de personalidade.

Este filme, embora feito a pedido pessoal do Estaline, que viu a versão de Hollywood The Lost Patrol de 1934, pelo realizador John Ford, não é um filme de propaganda. É uma história simples, mas boa e bem contada, caso contrário nem a Cinemateca Portuguesa teria seleccionado o filme em 2010, nem eu estaria a ter o trabalho de escrever este texto.

No entanto eu sou suspeito, pois sou grande fã do remake Sahara de 1995, da versão Sahara de 1943.

Image
Versão de 1943, inspirada directamente no filme Treze soviético

Image
Versão australiana de 1995, com James Belushi.

A versão australiana é de grande qualidade, possuo o filme em DVD, do qual sou fã. Curiosamente, no wikipédia, não havia póster na versão inglesa, e recorri à edição russa em cirílico, do wikipédia, para obter esta imagem do póster.

Confesso que apenas neste preciso momento, enquanto procurava o póster do Sahara, com o James Belushi, tomei conhecimento que o filme é australiano, e aparentemente não é muito popular junto dos cinéfilos norte-americanos. Até agora eu julgava que o filme era norte-americano.

Image

A versão do John Ford, de 1934, de que o Estaline tanto gostou foi a seguinte:

Image

O Estaline era um ditador/dono do país e podia fazer o que queria (incluindo fuzilar cineastas), neste caso mandou fazer um filme acerca duma história de que ele gostava.

A versão soviética transpõe o livro original inglês, passado na 1ª Guerra Mundial, para o período revolucionário e de guerra colonial russa, circa 1920. Não é um filme de estúdio, pois foi integralmente filmado no deserto de Karakum, a 15 km da capital do Turquistão, embora as pobres condições cinematográficas do período da transição do cinema mudo para os filmes falados, possam fazer parecer que se trata de iluminação de estúdio.

Image

Esta foi a primeira longa-metragem do realizador Mikhail Romm, do qual gostei muito do trabalho no filme 9 dias num ano, acerca de físicos nucleares e do qual já escrevi uma pequena crítica:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=46433

Image

A versão ocidental que conheço (e que adoro) é a de 1995, com o Belushi que, se bem me recordo, não é filme de estúdio, não conheço a versão de 1943 com o Humphrey Bogart, não sei se é filme de estúdio, ou se mandaram mesmo os actores e equipa técnica de avião para o deserto do Sahara (mas duvido, pois foi filmado ainda durante a guerra), neste filme soviético temos condições de deserto e tempestade de areia, conforme a imagem acima.

O filme em si, até nem é nada de especial, e sofre de alguns problemas de "over-drama" na interpretação pelos actores que vinham do cineama mudo. Também não sei se não estarei a gostar demasiado dele, por adorar a versão Sahara de 1995. Mas o filme pertence à colecção gratuita no You Tube dos Estúdios Mosfilm, e ninguém perde dinheiro por ir lá espreitar... :-D

Image

Depois de ver o filme fui investigar história ao wikipédia, aparentemente o Turquistão foi uma colónia russa, semelhante às colónias portuguesas em África (Angola, Moçambique, etc.). Ao contrário das colónias portuguesas, o Turquistão (país muçulmano) declarou Jihad (guerra santa) em 1916, no tempo dos czares, e mais tarde estendida a ambos os exércitos brancos e vermelho, mas os russos eram uma super-potência militar e anularam/oprimiram a rebelião.

Image

Investiguei também o cinema do Turquistão, em particular os estúdios Turkmenfilm. Lamentavelmente, faziam super-produções de grande capacidade, mas com o colapso da URSS, o país entrou no Top 3 dos piores países do mundo, de liberdade de expressão e de imprensa, e os cineastas fugiram todos para outros países. Um país agora sem cinema... ou quase.

O filme chama-se Treze mas só tem 12 personagens do grupo de soldados. O que se passou é que um dos actores era muito famoso, uma espécie de estrela de cinema, estava sempre bêbado e dava mau exemplo aos outros actores. O realizador correu com ele, e o filme ficou apenas com 12 personagens do grupo, mas mantiveram o título.

Image

O responsável pelos estúdios, que lamentavelmente foi fuzilado no ano seguinte, algo relacionado com ter produzido pouca quantidade de filmes e ser um espião inglês a sabotar o cinema soviético, não percebi bem, foi o Boris Zakharovich Shumyatsky:

Image
Boris Zakharovich Shumyatsky, Director-Geral máximo, de todo o cinema soviético. Fuzilado em 19 de Julho de 1938, por motivos cinematográficos pouco claros. Uma das inúmeras vítimas de Estaline.

Para terminar, este filme foi o percursor do estilo Eastern, não confundir com Western ou Red Western. Mais desenvolvimento sobre este estilo futuramente, numa crítica de outro filme... Trailer de um Eastern muito famoso, que até hoje todos os cosmonautas veêm, por tradição, antes de irem para o espaço:

Update: Acabei por entretanto fazer uma crítica: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47913
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Os Treze / Тринадцат (1937) - Mikhail Romm

Post by JoséMiguel »

Estava a tentar escrever a crítica do "Last Man on Earth", mas é um filme muito díficil de analisar... Para desanuviar lembrei-me de que nunca tinha feito legendas para o meu excerto deste "Treze" de 1937.

Traduzi do inglês para português, eu não sei russo nem tão pouco os termos militares portugueses. Traduzi "Half-Colonel" para "Segundo Coronel", alguém é capaz de indicar o termo correcto militar português? :-?

Aqui está o clip com as minhas legendas, que até ficaram engraçadas (é o mesmo da ficha técnica):
Gostava também de mostrar a mesma cena na versão ocidental de 1995 com actor James Belushi dos "Ghost Busters":

O actor que faz de soldado francês do exército da "França Livre" é a minha personagem preferida dessa versão, o tipo que surge ao início a falar com ele é capaz de ser tropa australiana ANZAC (não tenho a certeza).

Ambos os clips retratam a mesma cena com 58 anos de diferença. No caso do remake russo nem sequer ainda tinha rebentado a 2ª Guerra Mundial, que é o pano de fundo para a versão australiana.

São ambos bons filmes do género acção/aventura, possuem uma componente estratégica inteligente e não são filmes de fórmula hollywoodesca aborrecida, apesar de ambos serem remakes. :-D :lol:

Post Reply