Filmes passados na época dos Descobrimentos

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

João Ferreira, conta-me lá qual foi o teu raciocínio lógico que te levou a descobrir essa pérola de 1990, em que suponho (especulo) que foi feita com o Uzbequistão a agir de boa fé, com bom know how de Cinema (super-produções históricas soviéticas), com a Itália a agir de má fé, a minar a qualidade das co-produções internacionais, com o cinema marroquino para apoio de realismo, e o cinema espanhol como âncora séria.

Eu era capaz de pagar 20 euros na FNAC (conforme as opções de legendas e idiomas) por um DVD de uma versão restaurada desse filme, mas aposto que não existe... Essa versão do You Tube, sacada de uma cassete VHS em mau estado não me inspira muita confiança, mas provavelmente irei vê-la. :wink: :lol:
João Ferreira
Iniciado
Iniciado
Posts: 128
Joined: January 28th, 2015, 5:35 pm

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by João Ferreira »

JoséMiguel wrote:João Ferreira, conta-me lá qual foi o teu raciocínio lógico que te levou a descobrir essa pérola de 1990, em que suponho (especulo) que foi feita com o Uzbequistão a agir de boa fé, com bom know how de Cinema (super-produções históricas soviéticas), com a Itália a agir de má fé, a minar a qualidade das co-produções internacionais, com o cinema marroquino para apoio de realismo, e o cinema espanhol como âncora séria.

Eu era capaz de pagar 20 euros na FNAC (conforme as opções de legendas e idiomas) por um DVD de uma versão restaurada desse filme, mas aposto que não existe... Essa versão do You Tube, sacada de uma cassete VHS em mau estado não me inspira muita confiança, mas provavelmente irei vê-la. :wink: :lol:
Não sei bem lol, estava a procurar filmes sobre os descobrimentos e descobri um filme que nada tinha a ver com esse mas cujo tema também se enquadra nos descobrimentos procurei pelo link imdb e esse filme estava incluido numa lista com esse tal filme espanhol.
pus o nome no google e pumba tá o filme inteiro no youtube.

Ps: Olha encontrei agora um português que também aborda os mesmos temas
http://www.imdb.com/title/tt0972779/ lol encontro cada coisa, não me parece grande obra mas se alguem souber algo sobre este filme tuga que "apite" :-)))

Também está no youtube e tem menos de uma hora
:-D
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by drakes »

Image

Título Original: La Controverse de Valladolid
Diretor: Jean-Daniel Verhaeghe
Elenco: Jean-Pierre Marielle, Jean-Louis Trintignant, Jean Carmet.
Gênero: Drama |História
País: França
Ano: 1992
imdb: 7,9
duração: 90 minutos.
http://www.imdb.com/title/tt0243192/


Sinopse:
"Spain conquered the seas, found a new world and different realities than the one known in Europe. But a question needed to be answered with what they found in those new territories: do the Indians have souls? The Church, bound to protect and convert the natives and the conquerors who treated them like slaves and thought they were only merchandising, expose their arguments and reasonings at what would be known as the Vallidolid controversy. Between them, there's a cardinal hearing both parts and trying to get reasonable answers from this critical question".
Nota:
- É telefilme.
-Portugal é citado pelo tráfico de negros, ela desde o século XV domina esse comércio via costa dos escravos, no filme golfo da guiné.
- Muitos acham que as questão de um deles estavam nas preocupações de Filipe II de Espanha ou Filipe I de Portugal e Algarve em seu Código.
- O texto preferiu o drama a fidelidade histórica.


Só encontrei enxerto.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

Mais uma vez o nosso amigo Drakes a dar cartas...

Drakes, tu percebeste/adivinhaste logo que eu queria que esse filme fosse incluído aqui neste meu tópico velhinho, e fizeste o favor de criar uma ficha técnica para o filme neste tópico. Fico muito agradecido... salut-) oops:)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

O filme que os cineastas portugueses não querem fazer, má vontade do povo português.

Trailer criado por mim, para o não existente filme que os cineastas infanto-juvenis de Portugal se recusam a fazer, vejam o meu trailer, porque com ele, irei publicamente criticar todas as gerações de cineastas de Portugal, o meu trailer é suporte para eu poder chamar de "palermas" a todos os realizadores e produtores do cinema português, até 2017! Grr:-)

Eu não estou a brincar, pois o meu trailer é superior a toda a produção histórica combinada do cinema de Portugal, dos últimos 100 anos. mau-)



Eu descobri esta produção estrangeira acidentalmente, enquanto preparava um vídeo para o mod "Caveman2Cosmos" do jogo de computador "Civilization IV", para criar a componente audiovisual do "Sea Route to India", maravilha da "Age of Exploration".

Os cineastas que criaram as cenas acima não são os palermas dos cineastas portugueses, que me deixam envergonhado de ser um cidadão português de um país com cinema do 3º mundo.

Para já ainda não irei revelar a fonte e nacionalidade das filmagens que utilizei, filmadas em Lisboa, e irei deixar esse mistério para desafio deste tópico do DVD Mania (mas não para os cineastas portugueses fan-boys da miséria de Hollywood, que criaram aquele filme sci-fi merdoso com o Rutger Hauer, armados em cineastas "putos estúpidos" palermas, esses artistas portugueses são uma ameaça ao cinema de Portugal, pois poderão desviar verbas de fundos europeus, para fazer cinema infantil de merda, algo muito perigoso do ponto de vista cultural).

Versão para o DVD Mania, com Cantigas de Amigo galaico-lusitanas do século XII, e com um negro africano tratado como um príncipe pelo Vasco da Gama, antes da dobragem do Cabo das Tormentas:

Esta versão extended inclui:

- Cripta do Vasco da Gama em Lisboa
- Sequência do povo português intrujar os monarcas da Índia, ao trocar espelhos (tecnologia europeia Hi-Tech) pelas especiarias da pimenta e afins.
- Outras curiosidades... :-)



O desafio será descobrirem que país fez esta produção... Portugal não foi... Esta produção estrangeira mostra pipas de vinho nas caravelas, as pipas de vinho são a imagem de marca internacional da marinha portuguesa, já no tempo do Salazar (anos 60), o estado português encomendou fragatas de guerra aos estrangeiros, e a marinha portuguesa pediu aos construtores navais estrangeiros, para retirarem armamento e munição, de modo a haver espaço para pipas e tonéis de vinho tinto a bordo da armada portuguesa, pois o acesso ao vinho tinto fazia parte do controlo social do ditador Salazar sobre o povo português (Na Roma Antiga era o "Circo e Migalhas"). Estes tipos estrangeiros são bons cineastas ao mostrarem as pipas de vinho tinto a bordo da embarcação do Vasco da Gama. salut-) yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

Resposta ao desafio anterior: Quem fez as sequências cinemáticas do Vasco da Gama?

Essas sequências foram criadas pelo canal alemão ZDF, no documentário de 2002 acerca do Vasco da Gama.

Eu descobri a versão italiana do documentário alemão no You Tube:



Ainda não vi o documentário, mas italiano consigo perceber parcialmente, alemão é que não percebo nada... :-(

O que eu tenho a dizer é o seguinte:

Fico furioso com os cineastas de Portugal, e envergonhado com o cinema do meu país. Já viram a facilidade com que a equipa alemã reconstituiu cinematicamente a viagem do Vasco da Gama? Portugal só não faz um filme acerca dos descobrimentos, devido a muita má vontade de TODOS os realizadores e produtores portugueses, que têm perfeita noção da existência desta lacuna no cinema português, e que em vez de tentarem "limpar a cara" do Cinema do nosso país, insistem em fazerem filmes sobre outros assuntos, muitas vezes com o apoio financeiro de fundos comunitários ou nacionais, porque também as instituições são culpadas de darem dinheiro a cineastas portugueses que se recusam a fazer um filme acerca do Vasco da Gama e o evento diplomático insólito de primeiro contacto entre Portugal e a Índia.

A cinematografia da produção alemã é exactamente como eu gostaria de ver um filme acerca do Vasco da Gama, ela não usa CGI, o enredo é igual aos depoimentos históricos, sem fórmula de Hollywood, as filmagens (Em Portugal ou Espanha, segundo os créditos) parecem simular bem a Lisboa pré-terramoto de 1755, feitas com grande cuidado, respeito e consultadoria de peritos...

Aguardo os vossos comentários e pensamentos sobre estas questões... oops:) :-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

(Dica do technicolor)

Image



https://pt.wikipedia.org/wiki/Njinga,_Rainha_de_Angola
http://www.imdb.com/title/tt3463004/
Dona Ana de Sousa, também conhecida como Ngola Ana Nzinga Mbande, Rainha N'Ginga, Rainha Ginga, rainha Nzinga, Nzinga I, rainha Nzinga Ndongo, Nzinga Mbandi, Nzinga Mbande, Jinga, Singa, Zhinga, Ginga, Ana Nzinga, Ngola Nzinga, Nzinga de Matamba, rainha Nzingha de Ndongo, Ann Nzingha, Nxingha e Mbande Ana Nzingha, nascida Nzinga Mbande Cakombe (c. 1582 — Reino da Matamba, 17 de dezembro de 1663), foi uma rainha (Ngola) dos reinos do Ndongo e de Matamba, no Sudoeste de África, no século XVII. O seu título real na língua kimbundu, Ngola, foi o nome utilizado pelos portugueses para denominar aquela região (Angola).

Image
Ilustração da rainha Nzinga em negociações de paz com o governador português em Luanda em 1657. Na versão inglesa do wikipedia é indicado que esta ilustração foi mesmo feita nesse período.

Nzinga viveu durante um período em que o tráfico de escravos africanos e a consolidação do poder dos portugueses na região estavam a crescer rapidamente. Era filha de Nzinga a Mbande Ngola Kiluaje e de Guenguela Cakombe, e irmã do ngola Ngola Mbandi (o régulo de Matamba), que, tendo se revoltado contra o domínio português em 1618, foi derrotado pelas forças sob o comando de Luís Mendes de Vasconcelos. O seu nome surge nos registos históricos três anos mais tarde, como uma enviada de seu irmão, numa conferência de paz com o governador português de Luanda. Após anos de incursões portuguesas para capturar escravos, e entre batalhas intermitentes, Nzinga negociou um tratado de termos iguais, converteu-se ao cristianismo para fortalecer o tratado e adotou o nome português "dona Ana de Sousa".

No ano subsequente, entretanto, reiniciaram-se as hostilidades. Dois motivos alternativos costumam ser apontados:

Ngola Mbandi teria se revoltado novamente, fazendo grandes ofensas aos portugueses e derrotando as tropas do governador português João Correia de Sousa em 1621. Dona Ana, entretanto, teria permanecido fiel aos portugueses, a quem teria auxiliado por vingança ao assassinato, pelo irmão, de um filho seu. Tendo envenenado o irmão, sucedeu-lhe no poder.

tendo os termos do tratado sido rompidos por Portugal, dona Ana pediu a seu irmão para interceder e lutar contra a invasão portuguesa. Diante da recusa de seu irmão, Nzinga, pessoalmente, formou uma aliança com o povo Jaga, desposando o seu chefe e, subsequentemente, conquistando o reino de Matamba. Ganhou notoriedade durante a guerra por liderar pessoalmente as suas tropas e por ter proibido as suas tropas de a tratarem como "Rainha", preferindo que se dirigissem a ela como "Rei". Em 1635, encontrava-se disponível para formar uma coligação com os reinos do Kongo, Kassanje, Dembos e Kissama.

Como soberana, rompeu os compromissos com Portugal, abandonando a religião católica e praticando uma série de violências não só contra os portugueses, mas também contra as populações tributárias de Portugal na região. O governador de Angola, Fernão de Sousa, moveu-lhe guerra exemplar, derrotando-a em batalha em que lhe matou muita gente e aprisionando-lhe duas irmãs, Cambe e Funge. Estas foram trazidas para Luanda e batizadas, respectivamente com os nomes de Bárbara e Engrácia, tendo retornado em 1623 para Matamba.

A rainha manteve-se em paz por quase duas décadas até que, diante do plano de conquista de Angola por forças da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, percebeu uma nova oportunidade de resistir. Traída eventualmente pelos Jagas, formou uma aliança com os holandeses, que, à época, ocupavam boa parte da Região Nordeste do Brasil. Com o auxílio das forças de Nzinga, os holandeses conseguiram ocupar Luanda de 1641 a 1648.

Em Janeiro de 1647, Gaspar Borges de Madureira derrotou as forças de Nzinga, aprisionando sua irmã, dona Bárbara. Com a reconquista definitiva de Angola pelas forças portuguesas de Salvador Correia de Sá e Benevides, retirou-se para Matamba, onde continuou a resistir.
Ilustração da rainha Nzinga em negociações de paz com o governador português em Luanda em 1657

Em 1657, um grupo de missionários capuchinhos italianos convenceram-na a retornar à fé católica e, então, o governador de Angola, Luís Martins de Sousa Chichorro, restituiu-lhe a irmã, que ainda era mantida cativa.

Em 1659, dona Ana assinou um novo tratado de paz com Portugal. Ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que, ao contrário de outras no continente, não dependia do tráfico de escravos. Dona Ana faleceu de forma pacífica aos oitenta anos de idade, como uma figura admirada e respeitada por Portugal.

Após a sua morte, 7 000 soldados da rainha Ginga foram levados para o Brasil e vendidos como escravos. Os portugueses passaram a controlar a área em 1671. Em certas áreas, Portugal não obteve controle total até o século XX, principalmente devido ao seu tipo de colonização, centrado no litoral.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_de_Sousa
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by drakes »

Ainda a ser lançado:




Diretor: Agustín Díaz Yane
Elenco: José Coronado, Raúl Arévalo, Bárbara Lennie, Óscar Jaenada, Juan José Ballesta, Amaruk Kayshapanta e Antonio Dechent.
Lançamento: 10 de novembro de 2017
http://www.imdb.com/title/tt5162658/
https://es.wikipedia.org/wiki/Oro_(pel%C3%ADcula)

Sinopse:
"ORO" es una aventura de época inspirada en las épicas expediciones de los conquistadores españoles del siglo XVI, Lope de Aguirre y Núñez de Balboa, a través de la selva amazónica en busca de una mítica ciudad que, según se creía, estaba hecha completamente de oro. La película retrata con crudeza la violencia existente tanto en los acontecimientos como en las personalidades de aquellos españoles que se embarcaron en la mayor proeza de la historia como fue el descubrimiento y la conquista de América, y la permanente búsqueda del mítico El Dorado.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by drakes »

JoséMiguel wrote: April 13th, 2013, 10:47 pm Eu gostava imenso de ver um filme português, acerca dos descobrimentos, mas não conheço nenhum, já ouvi dizer que existe um muito antigo, será verdade?
José Miguel, aqui irá ficar mais difícil de se fazer um filme de descobrimento, por que o revisionismo histórico vem forte pela frente, você não consegue montar um filme mostrando o Padre Antonio Vieira sendo um baluarte do escravismo seletivo, como quiseram protestar contra uma estátua em Portugal.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by Rui Santos »

drakes wrote: October 23rd, 2017, 1:03 pm
JoséMiguel wrote: April 13th, 2013, 10:47 pm Eu gostava imenso de ver um filme português, acerca dos descobrimentos, mas não conheço nenhum, já ouvi dizer que existe um muito antigo, será verdade?
José Miguel, aqui irá ficar mais difícil de se fazer um filme de descobrimento, por que o revisionismo histórico vem forte pela frente, você não consegue montar um filme mostrando o Padre Antonio Vieira sendo um baluarte do escravismo seletivo, como quiseram protestar contra uma estátua em Portugal.
A história do processo da estátua foi muito empolada.
Como ouvi num governo sombra (programa de humor televisivo que tem um podcasts excelente) ...
Recomendo-te que vejas este segmento.
http://tviplayer.iol.pt/programa/govern ... bc49b3402e

Mas claro que houve protestos... não sei sequer se seriam 100 pessoas. E se for para começar a lavar o passado, dá para chorar a rir.
Claro que o passado não foi perfeito. Mas na altura era o pensamento dominante. Faz sentido olhar para a historia do séc XVII com os valores morais do séc XXI... aposto que se disserem sim... não conseguem imaginar a vergonha que os vossos tri tri netos terão de nós nesta altura.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by drakes »

Rui Santos wrote: October 24th, 2017, 1:40 am
drakes wrote: October 23rd, 2017, 1:03 pm
JoséMiguel wrote: April 13th, 2013, 10:47 pm Eu gostava imenso de ver um filme português, acerca dos descobrimentos, mas não conheço nenhum, já ouvi dizer que existe um muito antigo, será verdade?
José Miguel, aqui irá ficar mais difícil de se fazer um filme de descobrimento, por que o revisionismo histórico vem forte pela frente, você não consegue montar um filme mostrando o Padre Antonio Vieira sendo um baluarte do escravismo seletivo, como quiseram protestar contra uma estátua em Portugal.
A história do processo da estátua foi muito empolada.
Como ouvi num governo sombra (programa de humor televisivo que tem um podcasts excelente) ...
Recomendo-te que vejas este segmento.
http://tviplayer.iol.pt/programa/govern ... bc49b3402e

Mas claro que houve protestos... não sei sequer se seriam 100 pessoas. E se for para começar a lavar o passado, dá para chorar a rir.
Claro que o passado não foi perfeito. Mas na altura era o pensamento dominante. Faz sentido olhar para a historia do séc XVII com os valores morais do séc XXI... aposto que se disserem sim... não conseguem imaginar a vergonha que os vossos tri tri netos terão de nós nesta altura.
Programa é ótimo :-D .
Eu sou bem crítico quanto ao revisionismo atual vejo só o começo de uma onda, eu mesmo já fui chamado de racista por dizer que gosto de humor negro.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by siroco »

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by JoséMiguel »

Comentário conjunto ao Drakes, Rui Santos e Siroco.

Como sabem, eu adoro o género histórico, já repararam nos tópicos grandes que eu fiz de filmes históricos que me despertaram a atenção? Antes de eu explicar qual a abordagem honesta do filme histórico português sobre os Descobrimentos, que seria muito bem vista pelo Brasil e ex-colónias africanas, e necessária para educar o povo português (de todas as idades), e que eu gostaria de ver, vou deixar aqui um exemplo de um dos meus tópicos grandes mais recentes.

viewtopic.php?f=11&t=51523&p=622320



Porque é que aprendi tanto e gostei tanto deste filme jugoslavo de 1975? Porque quando estava a estudar o tema na wikipedia, deparei-me com esta tabela, que mostra todas as revoltas de camponeses:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_peasant_revolts

Não tinha colocado esse link no meu tópico do filme.

O que se passa é que a Revolução Francesa foi a primeira revolta de camponeses bem sucedida (que conseguiu extinguir a ditadura hereditária da família do Rei/Imperador/Faraó), mas antes existiram muitas outras potenciais "revoluções francesas", que foram esmagadas pela ditadura, como a revolução de 1573, de que nos fala este filme jugoslavo.

O que eu gostaria de ver num futuro filme português acerca dos Descobrimentos, era que mostrasse a verdade ao povo português, em particular aos jovens portugueses de 8-14 anos de idade, e que ao mesmo tempo os povos que foram maltratados pelos nossos antepassados portugueses, sejam do Brasil, Moçambique, Angola, etc. ficassem satisfeitos com um filme português inteligente, sério e honesto a assumir as porcarias que a ditadura monárquica do governo português fez, mundo fora, ao serviço dos reizinhos...

É que os meus livros escolares de História dos anos 1980, continham propaganda fascista do estilo que Portugal foi "espalhar a fé cristã"! Que merda de pouca vergonha vem a ser esta nos manuais escolares do nosso país!? No meu tempo os manuais eram fascistas e diziam essas coisas, as minhas professoras repetiam-no em boa voz, durante a aula...

Não sei como andam os livros escolares de História agora, mas um filme português sobre os Descobrimentos, teria de denunciar o Clero de Portugal e o Vaticano dessa época, enquanto fanáticos de mau carácter, o segundo pilar da ditadura ao lado do pilar da Monarquia por Direito Divino, que para além de explorarem o desgraçado do povo português, que vivia na miséria, ainda tiveram o descaramento de ir fazer mal a outros povos, em nome da ganância e sede de poder. Sabiam que o povo lisboeta passou fome, por causa dos descobrimentos? Isto devia vir nos livros de História, é que os senhores e lordes trouxeram escravos para Lisboa, para fazer o trabalho do povo lisboeta, que ficou sem trabalho e morreu à fome, acham isto bem!? É que quando os manuais escolares falam da riqueza trazida a Portugal, pelos Descobrimentos, essa riqueza era só para a elite do costume (Nobreza e Clero) e causou muita fome e miséria aos restantes 98% dos portugueses.

Enquanto exploradores e navegadores, as viagens de caravelas interessam a todo o mundo, enquanto feitos da humanidade, seja a circum-navegação do globo do Magalhães ou a Ida à Lua em 1969, eu não sou nacionalista e tão pouco me importa que o Fernão de Magalhães seja português e o Neil Armstrong seja norte-americano, mas se a circum-navegação do globo foi feita por um português, então Portugal tem obrigação de fazer um filme de qualidade sobre o tema, pois Portugal será o único país capaz de o fazer, com actores portugueses, e chouriços e presuntos de pata negra pendurados na cozinha da caravela (ou seja lá o que eles comiam), o meu livro de História falava em "biscoitos" e nunca percebi bem o que era isso de comerem bolachas Maria a viagem toda, pois eu estou desconfiado que eles deviam levar chouriços e presuntos, que aguentam muitos meses. E não esquecer a famosa sanita da popa (ou seria proa) da caravela, que era uma tábua de madeira, com um buraco para o cocó cair ao mar, que segundo a minha professora, os marinheiros portugueses tinham vergonha em usar, por estarem a cagar à vista de todos, e que por isso essa invenção portuguesa foi descontinuada (as coisas que eu me lembro do 8º ano de escolaridade... :lol: ).

Eu acho bem que exista diversidade de géneros e abordagens no cinema, pois isso enriquece a 7ª Arte, mas no caso particular de filmes portugueses acerca dos Descobrimentos, por existir uma grave lacuna de filmes sérios em condições, serei o primeiro a criticar e a refilar com qualquer filme que seja de comédia, acção, infanto-juvenil, intelectual ou do raio que o parta, enquanto não existir um filme sério em condições que mostre a verdade que é omitida nos livros escolares portugueses, e que seja do agrado dos brasileiros e africanos. Pois primeiro que venha um cineasta português fazer um filme como deve ser, acerca do Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, etc. e depois então que venham as brincadeiras da acção infanto-juvenil e ensaios intelectuais.

Em relação à sugestão do Siroco, o filme nem estreou, e o IMDB não fornece detalhes e informação sobre o teor do filme, mas já tomei nota e é uma menção obrigatória para este tópico:

http://www.imdb.com/title/tt6697634/
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by siroco »

Zé, aqui já podes ver um bocadinho do que aí vem. Até construiram uma caravela!

https://www.publico.pt/2017/10/06/video ... -661397536
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Filmes no tempo dos Descobrimentos

Post by siroco »

E até já tinha tópico aqui no DVDMania do qual só agora me apercebi. Obrigado Pedro. yes-)

viewtopic.php?f=11&t=52267
Post Reply