Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel K...

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel K...

Post by JoséMiguel »

Planeta das Tempestades*
Image
Ficção Científica/Aventura (78 min) - Título Original: "Планета Бурь"
*Título português inexistente ou desconhecido.

Data de Estreia: 14 de Abril de 1962 (URSS)
Realização: Pavel Klushantsev

Sinopse:
Filme soviético de ficção científica ao estilo do Júlio Verne, baseado na então hipótese científica séria, de que Vénus teria uma atmosfera semelhante à da Terra promordial, e de que uma expedição tripulada seria possível. Segundo Stanley Kubrick e George Lucas, não teria sido possível, na altura, fazerem os filmes "2001" e "Star Wars", se não tivessem copiado as técnicas pioneiras dos filmes de Pavel Klushantsev.

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0056352/
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Planeta_Bur
Trailer amador:


Opinião:

É extremamente difícil escrever um texto sobre este filme, a informação disponível é muita, tanto do lado americano como do russo. Felizmente ambas as versões são complementares e não se contradizem, por isso irei combinar os dois lados da história, e acrescentar o ângulo científico (histórico). O filme é um marco no cinema, e possui grande qualidade a vários níveis, incluindo os efeitos especiais antiquados (mas não todos) que podem sugerir erradamente que o Planeta das Tempestades seja um filme de série B, ou infantil/imaturo.

Image

A produção do filme em 1961, coincide com o ínicio do programa espacial soviético das sondas Venera (1961-1983), altura em que quase nada se sabia sobre Vénus, e as teorias científicas eram contraditórias. Muitos cientistas sérios acreditavam que o planeta, oculto por nuvens, possuia uma atmosfera semelhante ao que foi a Terra primordial, no tempo dos vulcões, selvas e dinossauros. A humanidade, e a comunidade científica em particular, depositava todas as esperanças de encontrar vida extra-terrestre neste Planeta.

Image

Este filme estreou em 14 Abril de 1962, e só no dia 14 de Dezembro de 1962 é recebida a telemetria da sonda orbital norte-americana Mariner 2, que mediu uma temperatura no solo de pelo menos 425º C, deitando por terra a possibilidade de existir vida em Vénus.

http://www.youtube.com/watch?v=zh3ykMZuoz0
Entrevista de 1966, com Carl Sagan a refutar a teoria dos dinossauros em Vénus.

O que se veio a descobrir é que Vénus tem uma atmosfera molhada com núvens como se previa, mas são núvens de ácido sulfúrico concentrado, com uma pressão atmosférica 90 vezes maior que a da Terra, e uma temperatura de 456ºC, nenhuma molécula orgânica pode existir nessas condições, e até as sondas soviéticas Venera foram rapidamente desintegradas, após uma curta transmissão de telemetria.


Fotografia tirada pela Venera 13, em 1 de Março de 1983, desintegrada 127 minutos após aterragem.
(Ver imagem grande no site)
Screenshot courtesy of Mental Landscape LLC - http://www.mentallandscape.com/


Sendo assim, não é válido que um crítico de cinema diga que o Planeta das Tempestades seja errado do ponto de vista científico, à luz da ciência de 1961. Refiro-me aos dinossauros e afins.

Image

Agora que estabeleci a legitimidade da teoria dos dinossauros, já posso falar do filme.

Isto é cinema soviético, podem contar com o habitual respeito pela inteligência dos espectadores, interpretações credíveis, grande esforço e boa vontade da equipa do filme, argumento sólido e lógico, pelo escritor de ficção científica Pavel Klushantsev, efeitos especiais inovadores, consultadoria científica, etc. Não confundam um filme destes com a típica ficção científica ocidental do período, por exemplo os americanos compraram os direitos de distribuição deste filme nos EUA, filmaram umas meninas em bikini, dobraram os diálogos com frases imbecis, sem lógica, apagaram os créditos todos verdadeiros, e criaram falsos créditos com nomes norte-americanos fictícios, e lançaram o filme com um título do estilo "planeta das mulheres pré-históricas". Até o Francis Ford Coppola foi envolvido nestes esquemas, sei que os americanos odiavam os soviéticos, mas ao menos tinham tido um mínimo de dignidade...

Image

Este foi o único filme de ficção do realizador Pavel Klushantsev, que em 1957 tinha feito o documentário de divulgação científica "Caminho para as estrelas", com efeitos especiais pioneiros. Acerca dos dois filmes, o Stanley Kubrick disse que sem eles não teria havido "2001 Odisseia no Espaço", e o George Lucas visitou a URSS nos anos 80 e pediu para se encontrar com Pavel Klushantsev, a quem ele se referiu como o seu "professor" e padrinho do "Star Wars" (versão de 1977, para quem se lembra. Não confundir com os efeitos especiais CGI das versões DVD e Blu-Ray, que não correspondem ao filme original).

Image

Os 2 filmes soviéticos em questão, não possuem a elegância e beleza do 2001 e Star Wars, mas podem ver no filme de 1957, a estação orbital giratória (para gerar gravidade artificial). Já neste Planeta das Tempestades podem ver o carro voador igual ao do Luke Skywalker, à escala, com actores lá dentro, a voar suportado por gruas, com um movimento elástico credível, a simular um hovercar:

Image

Quando a cosmonauta retira as botas magnéticas, podem vê-la a flutuar como no 2001:

Image

Alguns efeitos especiais são ridículos, como os dinossaros, mas no geral gostei de os ver. O que mais gostei foi da personalidade dos personagens, que se comportam como cientistas, e lançam questões filosóficas. A grande queixa do escritor Arthur C. Clarke, autor do 2001, acerca do filme do Kubrick, foi o das personagens se comportarem como soldados e não como cientistas, aqui não existe esse problema e é uma boa oportunidade para entenderem a queixa do escritor do 2001.

O pormenor que menos gostei foi a seguinte frase machista, leiam a legenda do screenshot:

Image

Mais grave ainda foi o comentário ao filme, pela então Ministra da Cultura da URSS, Ekaterina A. Furtseva, que declarou oficialmente que uma mulher cosmonauta não tem o direito de chorar, durante uma missão espacial.

Por último, sugiro a leitura do IMDB que contém poucos mas bons comentários a este filme, incluindo um tipo norte-americano que enquadra este filme na ficção científica da época, tanto norte-americana, como do Bloco de Leste, obviamente um fanático por sci-fi, que sabe bastante.

Image
Um último screenshot interessante, reparem no reflexo do actor no monitor.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel K

Post by JoséMiguel »

Ora bem, como o Ruben (moderador desta secção) me ensinou a redimensionar imagens no fórum, editei a crítica anterior, apenas para aumentar a foto de 1983, tirada pela sonda soviética Venera-13, que se desintegrou duas horas após aterragem em vénus, perante a atmosfera de ácido sulfúrico concentrado, a 90 pressões atmosféricas terrestres, obrigatório ver esta foto aumentada, que repito aqui:




E já agora mais duas fotos da mesma sonda, no período das duas horas, enquanto o ácido sulfurico desfazia o chassis da sonda, e fritava a electrónica...




Ver estas fotos aqui no fórum é um luxo recente, que se calhar há 10 anos atrás seria interdito ao público geral... :wink:

Eu próprio só descobri estas fotos no ano passado, e nunca na vida tinha visto fotografias na superfície do planeta Vénus.

Entretanto a Lenfilmvideo anda a portar-se mal e nunca legendou os filmes no You Tube. É uma empresa externa aos estúdios Lenfilm, com objectivos lucrativos, que comprou os direitos de transmissão no You Tube. Situação oposta aos estúdios Mosfilm, que muito tenho divulgado aqui os filmes oficiais completos, legendados no You Tube, em alta resolução. Por isso não tenho um link oficial gratuito com legendas, para apresentar neste tópico... :-(

Mas o filme é bastante bom do ponto de vista científico e histórico, pelo que mantenho a minha recomendação. :-D
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel K...

Post by JoséMiguel »

Crítica ilustrada + trailer pelo Mr. Bobinsky



Crítica ilustrada: https://indiescifi451.com/2017/03/27/planet-of-storms/
Post Reply