A Balada Do Soldado / Баллада о солдате (1959) - G. Chukhrai

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

A Balada Do Soldado / Баллада о солдате (1959) - G. Chukhrai

Post by JoséMiguel »

A Balada Do Soldado
Image
Drama/Romance/Guerra (88 min) - Título Original: "Баллада о солдате"

Data de Estreia: 18 de Janeiro de 1974 (Portugal) / 1959 (URSS)
Realização: Grigori Chukhrai

Sinopse:
A história de um jovem soldado russo, morto na 2ª Guerra Mundial, em retrospectiva, durante a sua licença para ir visitar a mãe, na aldeia natal. Filme galardoado com vários prémios internacionais na URSS, EUA, Reino Unido, Dinamarca e Itália, nas categorias de melhor filme e melhor realizador.

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0052600/
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Ballad_of_a_Soldier
Trailer:


Opinião:

Image

Belíssimo filme humano e anti-guerra de 1959. Não é um filme de guerra, embora seja passado durante a 2ª Guerra Mundial. Este é o 2º filme realizado por Grigoriy Chukhray, e já apresentei no fórum o 1º filme dele:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=46754

Este filme mostra o grande estilo do cinema soviético, já na década de 1950, a nível de realismo de cinematografia, realismo de interpretação, realismo de argumento, respeito pelo espectador de outrora de 1959, respeito pelo espectador actual de 2013 e respeito pelo futuro espectador de 2059.

Image

Não existe aqui qualquer tipo de patriotismo, ideologia ou nacionalismo, pelo contrário existe um grande respeito pelo então "inimigo" norte-americano da guerra fria, na cena em que uma sentinela é subornada com uma autêntica lata de ração "luncheon meat", com o texto em inglês, proveniente da ajuda "lend-lease" que os americanos deram à URSS.

A acção começa com a mãe do soldado morto, a olhar para a única estrada que dá acesso à aldeia, enquanto o narrador conta que o soldado russo está enterrado numa terra distante, junto a uma aldeia com um nome estrangeiro.

Image

O filme transita então para a retrospectiva, na única cena de guerra do filme, em que se vê o soldado aterrorizado a fugir de um tanque alemão, a cinematografia é lindíssima. O soldado está desesperado e atira-se ao chão numa trincheira, julgando que vai morrer, quando vê um canhão anti-tanque, e por sorte e mero acaso atinge 2 tanques.

O soldado não é heroi, e quando o general lhe quer dar um louvor e medalha, o soldado pede que em vez disso, o deixe ir a casa uns dias, pois partiu para a guerra sem se despedir da mãe e arranjar o telhado da casa. Esta é a premissa do filme.

Image

Este foi o 1º filme para os dois jovens (estudantes) actores de 18-19 anos, ambos com uma excelente interpretação de máximo realismo e credibilidade. O actor deve ter a mesma idade da personagem que interpreta, conceito do cinema soviético. Por momentos fiquei assustado pela actriz que interpreta a mãe do soldado parecer tão jovem, mas fui ao IMDB verificar, e a actriz tinha mesmo 42 anos, quando o filme foi feito, embora não pareça.

Eu precisei de ver o filme duas vezes, para acompanhar o argumento, pois na primeira vez estava supreendido, em choque, com a cinematografia pioneira de Vladimir Nikolayev e Era Savelyeva, em resposta e desafio ao trabalho de câmara, também pioneiro, do Sergei Urusevsky no "Quando Passam as Cegonhas" (1957) e "o Quadragésimo Primeiro" (1956). Eu já tinha visto o trabalho de câmara do Sergei, mas estes "cameramans" em vez de o imitar, complementaram-no de forma diferente/original.

Image

Atenção que o filme também usa estúdios, incluindo a longa cena no vagão do comboio. No entanto, a maioria das cenas são em condições genuínas, incluindo já em 1959, encenação circular, câmara montada em jipes e comboios, e filmagem imersiva. Temos ainda o bónus de um "stunt", em que num únito take contínuo ininterrupto um jipe intercepta um comboio e o actor vai a correr, saltar para o comboio.

Este é um filme para ver e rever, que envelhece muitíssimo bem, e que apanha o espectador ocidental (português) desprevenido, que quando julga que terá de dar o desconto pela imagem obsoleta dos anos 1950, leva com um balde de água fria, quando vê pela primeira vez técnicas de filmagens originais e ainda não copiadas. Pelo menos foi o meu caso, pois aprecio este estilo de cinema.

E finalmente temos também uma história belíssima e comovente.

Image

Versão gratuita do filme, legendado em inglês, cortesia dos Estúdios Mosfilm:

http://www.youtube.com/watch?v=h0zr877200s

Destactivem as legendas CC, pois estão duplicadas (o filme já tem legendas inglesas "hard-coded" na imagem).
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: A Balada Do Soldado / Баллада о солдате (1959) - G. Chukhrai

Post by mansildv »

Excelente crítica do JoséMiguel.
Concordo com tudo! Confesso que também fiquei deslumbrado com a qualidade do filme!

8.5/10
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: A Balada Do Soldado / Баллада о солдате (1959) - G. Chukhrai

Post by JoséMiguel »

mansildv wrote: March 31st, 2020, 10:14 am Excelente crítica do JoséMiguel.
Concordo com tudo! Confesso que também fiquei deslumbrado com a qualidade do filme!

8.5/10
Obrigado pela participação. :-)

O trailer do gajo polaco chamado "Jaras" já não existe... Esse sujeito era meu colega a criar traileres musicais de filmes, ambos perdemos os nossos canais originais no You Tube, e em seguida o Jaras re-carregou os seus trailers "proibidos" no Vimeo, tal como eu. No Vimeo não há quase nenhum stress com nudez e copyright e por isso fico surpreendido por o trailer dele já não aparecer na ficha técnica... e eu não fiz backup do vídeo do homem...!

Por acaso usei imagens deste filme num clip meu do You Tube, para acompanhar a música americana Mr. Lonely do Bobby Vinton, mas ali o objectivo não era divulgar o filme, e apenas ilustrar a canção:

Post Reply