En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Dinamarca, 1766. Caroline Mathilde é casada com Christian VII, um rei louco e incapaz. Caroline, que o grosseiro rei ignora optando por uma vida escandalosa, habitua-se a uma vida tranquila numa Copenhaga repressiva. Quando o rei regressa de uma viagem pela Europa acompanhado de Struensee, o seu novo médico, a rainha Caroline descobre um inesperado aliado no seu reino. A atracção entre os dois desenvolve-se, inicialmente, por causa dos ideais que ambos partilham, mas transforma-se rapidamente num romance clandestino e apaixonado. Comprometido com os ideais iluministas proibidos na Dinamarca, Struensee convence o rei a dar uso ao seu poder até aí inexplorado para destituir a conservadora assembleia política e levar a cabo mudanças drásticas na sociedade dinamarquesa. Enquanto as cortes planeiam o regresso ao poder e a queda da rainha e de Struensee, são reveladas as consequências deste romance e a nação mudará para sempre.


JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by JoséMiguel »

Parece bom.

Rei: "Gosto de beber, gosto de prostitutas de peito grande e gosto de lutar."
Médico: "E que mal tem isso?"

:-)
Asgaard
Iniciado
Iniciado
Posts: 123
Joined: January 16th, 2011, 8:50 pm

Re: En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by Asgaard »

Gostei do deste filme, acho que vale acima de tudo pelo valor histórico se bem que no filme as historia sofreu uns retoques.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by JoséMiguel »

Image

Tive oportunidade de ver este magnífico filme, e aconselho vivamente.

Os acontecimentos verídicos, nele retratado, são ensinados vagamente por alto, no programa oficial de história, no 8º ano de escolaridade, na Dinamarca (matéria de 3 aulas).

O filme lida com o fim do feudalismo na europa, povo vs nobreza, ciência vs religião, etc. É um filme com forte componente ideológica pura, dura e directa.

Uma das cenas que me arrepiou foi, após a dissolução do concelho de ministros, a afixação pública de leis, uma a uma, a terminar com a censura, a proibir a tortura de prisioneiros, proibição de castigos corporais a criados/servos, vacinação gratuita e universal, acesso universal à universidade, criação de orfanatos (até então atiravam-se os bebés vivos para o esgoto ou para o rio), etc.

No final existe outra cena muito arrepiante, mas como os espectadores portugueses não conhecem a história dinamarquesa, seria spoiler da minha parte comentá-la.

Esta é uma típica co-produção histórica europeia, e podem contar com imagens belíssimas.

Um filme a não perder.

Comentário do realizador, acerca do estilo e abordagem cinematográfica do filme: http://files.trustnordisk.com/files/ftp ... tement.pdf

Página oficial: http://www.trustnordisk.com/film/2011-royal-affair

O único senão é que puseram uma actriz bonita no papel de uma rainha histórica com uma aparência física um pouco feia e bizarra (ver retrato no wikipédia). Isto poe em causa o tom histórico do filme.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3219
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by nimzabo »

Eu também gostei bastante, é um bom filme.
Era o meu preferido para o oscar de melhor filme estrangeiro este ano.
Acho que os actores estão muito bem.
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 603
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: En kongelig affære (2012) - Nikolaj Arcel

Post by Evil_Djinn »

Vi ontem este filme em DVD e aproveito a oportunidade para dizer que é lamentável este filme na sua edição nacional vir sem extras, mas fim estamos em Portugal e temos de nos resignar...

Sobre o filme:

Confesso que houve logo duas coisas que me criaram a vontade de assistir a este filme, a primeira é pelo facto de ser um filme baseado em factos históricos e o segundo e por entrar o actor Mads Mikkelsen que cada vez mais aprecio os seus papeis, a primeira vez que vi o trabalho deste senhor foi no James Bond - Casino Royale em que ele fazia o papel do vilão Le Chiffre, este actor parece ter uma certa naturalidade para desempenhar papeis de vilão mas é interessante ver que é um actor versátil e que consegue fazer outro tipo de papeis como é o caso do personagem deste filme, em que ele faz um papel de um médico de província que consegue chegar longe, talvez longe demais.

É dito aqui que este filme não é 100% fiel aos acontecimentos reais, mas no meu entender isso é perfeitamente normal e aceitável, caso contrário provavelmente estaríamos assistir a um documentário.

Se a actriz que faz de rainha não tivesse uma aparência atraente seria mais difícil o público digerir esta história e quem não se lembra da série Tudors, já alguma vez olharam para o retrato do Henrique VIII ?

Recomendo este filme, mais que o tipico filme de amor é um filme sobre ideologias e o crer fazer a diferença. O JoséMiguel fala de um spoiler que se for o que estou a pensar é de facto um pormenor muito interessante na medida como por vezes somos obrigados a regredir ao ponto de partida.
Post Reply