AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Image
O Útimo Neandertal*
*Título português não confirmado.
Histórico/Drama/Aventura (81 min) - "AO, Le Dernier Neandertal"

Data de Estreia: 29 de Setembro de 2010 (França).
Realização: Jacques Malaterre.

Sinopse:
Primeiro filme de ficção do conceituado realizador de documentários Jacques Malaterre, especialista em Pré-História. A história do filme conta a saga de Ao, o último neandertal, na travessia da Europa, rumo à Península Ibérica. Filme baseado em descobertas arqueológicas muito recentes, que sugerem o cruzamento de espécies Neandertal-Humano.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1526578/

Trailer:


Introdução.

Esta magnífica obra-prima do cinema, é um dos melhores filmes que já vi até hoje, e que decerto irei rever muitas vezes. O estilo do filme é o realismo em grande escala, sem CGI (apenas o mínimo possível: 0,01% do filme), com lindíssimas filmagens no terreno, em condições o mais próximas possível da realidade histórica que pretende simular/emular, com interpretações altamente credíveis dos actores, massacrados pelo sacrífico pessoal, necessário para o realismo das filmagens.

Image

Temos ainda um realizador especialista em documentários sobre a pré-história, que pesquisou bastante sobre o tema. Os créditos finais do filme são impressionantes: Academia de Ciências Búlgara, parques naturais por toda a Europa, consultores científicos, pilotos e operadores de câmera de helicópteros, etc. O filme é francês, com co-produção de vários estúdios franceses e de outros países.

Enquadramento histórico e descobertas arqueológicas recentes.

Em Dezembro de 1998, é descoberto em Leiria, o esqueleto de um menino de 4 anos, híbrido Neandertal-Humano, esta descoberta que teve impacto mundial, implica o cruzamento das 2 espécies Homo Sapiens Sapiens e Homo Sapiens Neanderthalensis, na altura gerou polémica, mas mais tarde com análise genética de outros esqueletos, foi comprovada.

Image
Reconstituição do menino de 4 anos, pelos cientistas do Instituto Politécnico de Leiria.

Assim podemos olhar para este filme, como sendo a história dos pais deste menino português.

A espécie humana surgiu em África, e lentamente expandiu-se pelo globo, sendo a única espécie de humanóides não-extinta, o gráfico seguinte mostra a co-existência dos humanos e Neandertals na Europa, os números não são anos, mas sim o número de gerações, anteriores à nossa:

Image
Neandertals em cinzento claro, reparem na Península Ibérica. Fonte: Wikipédia.

Uma das várias hipóteses para explicar a extinção dos Neandertals, é a de que apesar de serem fisicamente mais fortes, resistentes e possivelmente mais inteligentes que os humanos (o cérebro era maior que o nosso), seriam mais pacíficos (tal como algumas espécies de macacos são menos agressivas que outras). Julgo que o filme aposta nesta hipótese. Se isto for verdade, é caso para parar e reflectir acerca da civilização que teríamos hoje, sem as guerras e genocídios da história da humanidade.

Este é um filme profundo e sério, sem dúvida.

Estilo do filme.

O estilo usado aqui, é a continuação e desenvolvimento do estilo realista que, pelo que me apercebi, tem origem no cinema mudo alemão, entre-guerras e foi posteriormente desenvolvido na União Soviética, após a 2ª guerra, até à sua queda. Este estilo é extremamente raro no cinema europeu, mas O Último Neandartal é a sua re-encarnação no séc. XXI, com toda a força. Para efeitos de Cinema Realista, foi criado na Bulgária, um estúdio francês, para produção executiva de cinema realista, chamado Sofilm:

http://www.sofilm.net/en/

Visitem o site e vejam o vídeo de apresentação, com cenas das super-produções, em grande estilo, com muitos extras e meios.

Image

Este "estúdio" é do tipo Anti-Hollywood, pois Hollywood simboliza estúdios e cinema falso/artificial de estúdios. A empresa Sofilm não se destina a esse tipo de cinema, mas sim a filmagens autênticas no terreno, com muitos meios. O ordenado mínimo búlgaro é de 1 euro por hora, por isso é barato contratar milhares de extras, operadores de câmera, carpinteiros e técnicos diversos. Eles têm também acordos com o governo para obter autorização de filmagem, em edifícios históricos, públicos, parques naturais, etc.

O Último Neandertal foi produzido em parceria com a Sofilm.

Opinião.

Adorei o filme, é dos melhores que já vi, tenho pena que não seja mais longo. É o único merecedor e digno de suceder ao grandioso "Guerra do Fogo", realizado por Jean-Jacques Annaud em 1981:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_do_Fogo

Julgo que o filme deve ser de interesse mundial, para toda a gente, embora já saiba que a malta do cinema de Hollywood, vai torcer o nariz ao filme... ainda assim até essa malta pode gostar deste filme, desde que entenda que este é outro estilo de cinema, com o objectivo de conhecer a história dos nossos antepassados, e motivar os espectadores a irem espreitar o que o wikipédia tem a dizer acerca do Homem Neandertal.

Image

Fiquem descansados, que o filme não é aborrecido tipo documentário, ou aborrecido tipo pseudo-intelectual. É um filme "normal" com lógica e aventura, ao estilo das super-produções históricas europeias e soviéticas. O filme não tem é as "macacadas" de Hollywood, que já sei que a maioria das pessoas adora.

Para terem melhor ideia, deixo aqui um segundo trailer, diferente do que postei inicialmente:



Recursos.

Página oficial do filme: http://www.ugcdistribution.fr/ao/le-film/index.php?

Página do filme nos Estúdios Sofilm: http://www.sofilm.net/en/ao-the-last-neanderthal.html

Câmara Municipal de Leiria, O Menino de Lapedo: http://www.cm-leiria.pt/PageGen.aspx?WM ... naId=32792

Dossier de acompanhamento do filme: http://www.ugcdistribution.fr/ao/le-fil ... nement.pdf

Informações das edições Blu-Ray/DVD, e clips making of: http://www.ugcdistribution.fr/ao/le-fil ... vid%C3%A9o

Image
Last edited by JoséMiguel on March 16th, 2013, 2:02 am, edited 1 time in total.
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by katorio »

Ao menino descoberto na zona de Leiria dá-se o nome de Menino do Lapedo.

Só para deixar a informação.

Por acaso já visitei o Centro Interpretativo do Lagar do Velho, inserido numa visita de estudo de uma cadeira do meu curso. Para quem gosta deste género de coisas, aconselho, mesmo pela importância que esta descoberta representa.

PS: não tinha reparado no link para a CM de Leiria, onde aparece a designação "Menino do Lapedo".
Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Katório, obrigado pelo feedback.

Eu fiquei tão fascinado com o filme, que a seguir meti-me a ler tudo e mais um par de botas, acerca do tema. Escrevi o texto, com 30 páginas abertas no Firefox sobre o filme e sobre arqueologia, mas como de costume, quando chega à hora de falar do filme, só aproveito 5% da informação que li, e deixo por dizer muita coisa. Felizmente tive o bom senso de colocar o link da C.M.L. com o nome Lapedo, embora perdido no meio dos links sobre o filme, por isso fizeste bem em chamar a atenção.

É curioso que no wikipédia inglês para Neanderthal, surge logo o Menino de Lapedo, em grande destaque no artigo. :-D Alías ainda estava eu a pesquisar apenas acerca do filme, quando tropecei nesta descoberta portuguesa, de importância mundial. Se não fosse o filme, nem saberia que em Leiria está este património mundial.

O filme é um pouco vago a admitir que a acção se passa em Portugal/Espanha, mas julgo que a filmagem final de helicóptero, a afastar-se da costa em direcção ao Atlântico é indicativa do dos Neandertals encurralados no Sudoeste da Ibéria. Filmaram isto na Bulgária, porque tem um aspecto idêntico ao sul de Portugal e Espanha, mas em estado natural (Para além de motivos financeiros).
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Algumas notas:

Estive a rever o filme, porque havia um pormenor de geografia que não estava a bater certo, mas já descobri o que se passa.

No filme, aparece a legenda francesa a localizar a acção inical na "Sibéria do Norte", mas li no wikipédia que a definição de Sibéria moderna, é diferente da Sibéria histórica usada no filme, a Sibéria a que o filme se refere fica a sul da Filândia, a sudoeste da cidade de São Petersburgo (Leningrado). Portanto na Europa de Leste, e coincide com o zoom do globo da Terra, que o filme faz no início.

Caso contrário, vir da Sibéria, a pé até ao Algarve, era muita fruta... :lol:

Já agora, no segundo trailer do filme, uma das sugestões que o You Tube apresenta, é para a versão completa do filme, caso alguém esteja interessado. :biggrin:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by Cabeças »

Muito obrigado novamente, José Miguel, por mais uma excelente sugestão! :-)

Este é realmente um tipo de filme e de temática que eu adoro, mexe mesmo comigo em termos de imaginário profundo. Tinha lido algo sobre o filme há uns tempos, mas entretanto tinha-me esquecido completamente.

Vou vê-lo no youtube e depois de certeza que comprarei o dvd. Nacional (se sair), ou fora do país de não fizerem edição cá.
Cabeças
Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Não referi uma informação muito importante sobre a lígua do filme, essencial para quem tencione comprar o disco ou ver no You Tube ou sites similares.

Tal como o filme A Guerra do Fogo, os personagens falam com grunhidos e linguagem fictícia, mas a diferença aqui é que existe um narrador e uma narradora, a revelar os pensamentos das duas personagens principais, em certas alturas do filme, mais intenso ao início.

O Blu-Ray para além da faixa audio com narração que o DVD contém, conta ainda com uma 2ª faixa aúdio sem narração, para quem veja o filme pela 2ª vez em diante.

No You Tube, enquanto estava a escolher os trailers, surgiram 2 versões do filme, uma totalmente em francês sem legendas, e outra com a narração dobrada em inglês (e com legendas em romeno), e se calhar há outras versões, não procurei. Reparei foi que a narração dobrada em ingês é péssima e não tem a emoção/ênfase/encanto do original francês.

O site oficial que fala das edições DVD e Blu-Ray, conforme o link que postei, não tem indicação de onde o encomendar, se alguém souber, coloquem a informação aqui.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by Cabeças »

JoséMiguel wrote: O site oficial que fala das edições DVD e Blu-Ray, conforme o link que postei, não tem indicação de onde o encomendar, se alguém souber, coloquem a informação aqui.
http://www.amazon.co.uk/AO-The-Last-Hun ... 843&sr=8-1

http://www.amazon.co.uk/The-Last-Neande ... 843&sr=8-4
Cabeças
Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Comentários complementares:

Na minha crítica, as referências ao Menino de Lapedo e a Portugal, não constam do filme, foi uma liberdade que tomei, pois o filme é vago, mas julgo que faz sentido, se olharem para o mapa do wikipédia. O filme é vago porque refere apenas como "Sibéria do Norte" e "Europa do Sul". A Sibéria do Norte utilizada neste filme, não é a região da Rússia, que conhecemos hoje, o filme refere-se à definição histórica de Sibéria, que corresponde à região da Estónia, na Europa de Leste. O realizador, é especialista em Pré-História e não se apercebeu, por lapso, que os espectadores não fazem ideia deste pormenor. A Sibéria actual não faria sentido nos acontecimentos retratados neste filme.

A minha crítica é bastante incompleta, pois abordei apenas um lado do filme, o lado técnico. Há muito para dizer acerca deste filme a nível psicológico, histórico, emocional, fotografia, drama, pioneirisimo, romance, etc. Deixo estes temas para mais alguém que esteja interessado em falar do filme.

Recordo que sou grande admirador do cinema estilo realista, inventado pelo cinema mudo alemão e fortemente desenvolvido pela União Soviética, por isso o maior elogio que posso fazer a um filme, é este:

Tal como o famoso cientista que disse que apenas viu mais longe, porque se apoiou nos ombros de gigantes, este filme "O Último Neandertal", apoia-se nos pioneiros filmes de montanha alemães, com grande sacrifício e custo pessoal dos actores, expostos a temperaturas negativas, e supera o realismo do gigante soviético, a nível de credibilidade de interpretação, caracterização, e consultadoria técnica.

Por exemplo a actriz principal disse que lhe custou muito a nudez durante as filmagens. O filme é pioneiro no realismo (caracterização e interpretação) da actriz a dar à luz, de posição de cócoras (podem ver isto nos trailers oficiais que coloquei) e a dar de mamar ao bebé recém-nascido. Na França o filme possui uma classificação etária para todos, e noutros países europeus é M/12. É um filme melhor apreciado na Europa, sem os tabús morais e sociais que existem nos países não-europeus. No site oficial podem verificar, que foram organizadas sessões para turmas da escola em França. Este filme tem forte componente histórica e pedagógica, que se calhar só na cultura europeia será entendida e apreciada. Imagino o escândalo que o pioneirismo deste filme cause à cultura anglo-saxónica, eles de certeza não deixarão as crianças ver o filme (M/15 na Austrália), e ainda prendem algum professor que mostre o filme aos alunos, em contraste com a França. Infelizmente e informação no IMDB/wikipédia é escassa, sobre esta questão.

Tendo em conta que este período da História é ensinado em Portugal no 7º ano de escolaridade, penso que M/12 seria a classificação etária apropriada, caso o filme seja comercializado em Portugal e seguindo os poucos exemplos europeus que vi.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Criei agora um clip.

Esta é a versão com idioma francês e legendas em inglês (não vejam a versão com áudio dobrado em inglês, porque sinceramente não presta). Nesta cena o "Ao" o Neandertal ibérico (pode ser português ou espanhol), atravessa a Europa a pé desde a Lituânia. As duas penínsulas da Ibéria e Lituânia foram os útimos redutos e enclaves dos neandertais, cercados pelos humanos. Aqui ele confronta os humanos da região da Alemanha.

Uma cena poderosa a nível de realismo cinematográfico, sem sacrificar aventura e acção... é assim que se cria uma obra-prima do Cinema. salut-) yes-)

PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by PanterA »

Ao ver este post lembrei-me logo deste filme: http://www.imdb.com/title/tt0082484/
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Reparei que foi carregada no You Tube uma versão com o idioma original em francês (que é narrado com grande paixão e elegância pelo próprio realizador Jacques Malaterre), e com legendas CC em inglês e espanhol.

Quem quiser pode aproveitar e dar uma espreitadela, Este filme foi bastante mal-tratado pelas distribuidoras de cinema em todo o mundo, e o resultado é que pouca gente tem conhecimento do filme e teve oportunidade de o ver. O You Tube é sempre imprevisível, hoje o filme pode ser visto legalmente mas amanhã poderá ter sido removido.
Entretanto eu carreguei um clip, que mostra o último neandertal (homo sapiens neanderthalensis) na costa algarvia, estillo o cabo de Sagres, no final da última Idade do Gelo, quando toda a europa estava já sob o domínio dos seres humanos (homo sapiens sapiens), que eram animais selvagens e não tinham descoberto a agricultura, muito antes do conceito de "civilização".

O realizador francês recorreu aos estúdios e locais da europa de leste para recriar Portugal no final da idade do gelo, um português que veja o clip seguinte saberá que não é Portugal. "Close, but no cigar".

O clip está muito bonito com a filmagem de helicóptero a afastar-se para o oceano atlântico, mas é a cena final do filme e por isso é spoiler:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: AO, Le Dernier Neandertal (2010) - Jacques Malaterre

Post by JoséMiguel »

Vídeo criado por mim

Na altura em que criei o tópico para esta excelente obra de cinema, eu ainda não sabia criar montagens de vídeo. A seguinte montagem é a minha maneira de convencer quem ainda não viu o filme (que considero obrigatório). Inclui duas cenas de parto (uma delas com uma mulher neandertal), este vídeo é muito pertinente para o tópico de censura de cinema, pois este filme tem classificação em França "Para todas as Idades", e um país como Portugal é considerado puritano ao lado da França. Poderei mais tarde colocar este mesmo vídeo no tópico da censura para discutir e criticar a classificação etária portuguesa (que já não é a mesma da minha infância dos anos 80).

Espero que gostem, porque o vídeo ficou muito bonito. yes-)

A cena final é passada em Portugal há 30.000 anos trás (mas foi filmada na Europa de Leste).

Post Reply