O Almirante* / (Адмиралъ) (2008) - Andrey Kravchuk
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
O Almirante* / (Адмиралъ) (2008) - Andrey Kravchuk

O Almirante* (Адмиралъ)
*Título português desconhecido, ou inexistente.
Biografia/Histórico/Guerra/Drama (123 min)
Data de Estreia: 9 de Outubro de 2008
Argumento: Zoya Kudrya e Vladimir Valutskiy
Actores Principais: Konstantin Khabenskiy, Elizaveta Boyarskaya e Sergey Bezrukov
Sinopse:
Super-produção histórica, com o apoio e financiamento do Ministério da Cultura Russo, em celebração do 1º centenário do cinema russo. Esta obra acompanha a vida militar, política e amorosa do almirante Aleksandr Vasiliyevich Kolchak, desde a 1ª guerra mundial, quando ascende a comandante supremo da frota do mar negro, passando pela revolução russa de 1917, armistício com a Alemanha, ascenção a comandante supremo do exército branco, durante a guerra civil, até à sua morte, quando é derrotado e fuzilado pelo exército vermelho.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1101026/
Trailer:
Opinião:
Este é um filme recente russo, tecnicamente a par com as melhores super-produções de Hollywood, mas temperado com alguma seriedade e realismo do cinema europeu.
Embora se baseie em factos verídicos, possui bastantes erros históricos, típicos do cinema ocidental, e em completo contraste com o rigor do cinema soviético (extinto). Mas não deixa de ser um excelente filme, dos melhores que vi ultimamente e que recomendo fortemente a todos.
É um filme bastante rico, que engloba um pouco de vários géneros e com um ritmo acelerado, que julgo que agradará a todos. Contém uma história de amor, bailados e etc., várias batalhas, em mar e em terra, de fazer inveja ao filme japonês Couraçado Yamato, ilustra um pouco a disciplina de história do 9º ano ensinada em Portugal, pois tenho vaga ideia de ler algo sobre o exército branco e o exército vermelho, mas não percebi nada na altura. Possui o cinema espectáculo que agrada aos mais jovens, mas não muito jovens, pois tem violência mais forte e perturbadora do que o cinema americano, devido ao realismo, concretamente amputação de pés com gangrena, soldados a ficarem sem pernas, durante a batalha, oficiais a serem executados em Sevastopol, mediante serem atirados à água, amarrados a uma pedra, etc.
Imagens:

Trailer amador, que dá uma melhor ideia do filme:
Cena espectacular da batalha naval, para os fãs do tema:
Re: O Almirante* / (Адмиралъ) (2008) - Andrey Kravchuk
A primeira vez que travei conhecimento com o assunto foi quando li o "Corto Maltese na Sibéria" do Hugo Pratt,JoséMiguel wrote:ilustra um pouco a disciplina de história do 9º ano ensinada em Portugal, pois tenho vaga ideia de ler algo sobre o exército branco e o exército vermelho, mas não percebi nada na altura.

Estou no 12.º ano e dei a matéria da Revolução Russa há bem pouco tempo em História. É um período muito interessante, que mostra todo o processo que levou à criação da URSS. O exército vermelho estava contra o regime czarista e o branco era a favor. E no ano de 1917 deu-se a revolução que terminou com o reinado de Nicolau II e que iniciou a implementação do marxismo-leninismo por Lenine e, mais tarde, prosseguido por Estaline.
-
- DVD Maníaco
Siroco e Rui Sousa, obrigado pelos comentários.
O 9º ano foi quando tive a disciplina de história pela última vez, e já lá vão mais de duas décadas, confesso que no 10º ano fugi da história (decorar coisas), indo para as ciências, no fundo como quem foge à matemática, indo para letras. Admito que era péssimo aluno a história. Mas agora mais velho, adoro filmes históricos, e muitas vezes vou ao wikipédia, aprender mais sobre o assunto.
Foi o caso com este filme, até me dei ao trabalho de utilizar o google chrome, para traduzir para português o arquivo militar russo oficial, que contêm todo o interrogatório, de 9 dias, ao Almirante Kolchak, antes de ser condenado à morte:
http://militera.lib.ru/db/kolchak/index.html
A propósito, este julgamento (não mostrado no filme) dava um excelente filme, por si só.
Uma nota importante em relação à história deste período, quer a ensinada em Portugal, quer a ensinada sob a opressão soviética:
Este filme teria seria proibido, até à queda da URSS, em 1991. Pelos comentários dos cinéfilos russos que vejo pela net, a história do período foi suprimida/adulterada até ao colapso da URSS, e este filme integra-se na corrente de história revisionista, embora sendo um filme contaminado pelo cinema de Hollywood, com erros técnicos e históricos.
Após o sucesso da estreia no cinema, o filme foi extendido a uma mini-série de 500 minutos, transmitida no Canal 1 da TV pública russa. Continuo a não perceber o que se passa em Portugal, parece-me que o filme nunca foi distribuído por cá, nem no cinema, nem em DVD, por isso coloquei o asterisco no título português do filme... (Os direitos de distribuição em Portugal, foram comprados por um grande estúdio norte-americano.)
O 9º ano foi quando tive a disciplina de história pela última vez, e já lá vão mais de duas décadas, confesso que no 10º ano fugi da história (decorar coisas), indo para as ciências, no fundo como quem foge à matemática, indo para letras. Admito que era péssimo aluno a história. Mas agora mais velho, adoro filmes históricos, e muitas vezes vou ao wikipédia, aprender mais sobre o assunto.
Foi o caso com este filme, até me dei ao trabalho de utilizar o google chrome, para traduzir para português o arquivo militar russo oficial, que contêm todo o interrogatório, de 9 dias, ao Almirante Kolchak, antes de ser condenado à morte:
http://militera.lib.ru/db/kolchak/index.html
A propósito, este julgamento (não mostrado no filme) dava um excelente filme, por si só.
Uma nota importante em relação à história deste período, quer a ensinada em Portugal, quer a ensinada sob a opressão soviética:
Este filme teria seria proibido, até à queda da URSS, em 1991. Pelos comentários dos cinéfilos russos que vejo pela net, a história do período foi suprimida/adulterada até ao colapso da URSS, e este filme integra-se na corrente de história revisionista, embora sendo um filme contaminado pelo cinema de Hollywood, com erros técnicos e históricos.
Após o sucesso da estreia no cinema, o filme foi extendido a uma mini-série de 500 minutos, transmitida no Canal 1 da TV pública russa. Continuo a não perceber o que se passa em Portugal, parece-me que o filme nunca foi distribuído por cá, nem no cinema, nem em DVD, por isso coloquei o asterisco no título português do filme... (Os direitos de distribuição em Portugal, foram comprados por um grande estúdio norte-americano.)
Já tinha lido algo (acredito no kinokultura) sobre que existia uma série e o material do filme é a parte, principalmente, do romance dele. Procurando no imdb (1) parece ser daquelas séries russas boas que dificilmente será fácil de encontrar, assim como outras séries Doctor Zhivago etc.
(1) http://www.imdb.com/title/tt1542498/?ref_=nm_flmg_dr_2
O diretor Andrey Kravchuk parece gostar de história, seu próximo filme é Vikings, parece ser um "filmão" épico.
(1) http://www.imdb.com/title/tt1542498/?ref_=nm_flmg_dr_2
O diretor Andrey Kravchuk parece gostar de história, seu próximo filme é Vikings, parece ser um "filmão" épico.
-
- DVD Maníaco
Bom comentário, Drakes.
Não sabia que também existiu uma mini-série com 500 minutos de duração.
A empresa StarMedia possui um canal especial em inglês do You Tube, onde coloca as séries completas legendadas:
https://www.youtube.com/channel/UCuSx-l ... ceGVNHybOw
Mas tirando os documentários da 2ª Guerra e Napoleão, não vi lá nada que me interessasse, pois as séries modernas russas de ficção, que lá metem, parecem as porcarias das telenovelas brasileiras e portuguesas.
Se aparecer alguma empresa russa, com serviço de streaming, a meter lá a série do Almirante, vou logo ver!
Esse filme dos Vikings interessa-me por ser deste realizador, e porque fiquei desiludido com a série de ficção "Vikings" do "canal História".
Não sabia que também existiu uma mini-série com 500 minutos de duração.
A empresa StarMedia possui um canal especial em inglês do You Tube, onde coloca as séries completas legendadas:
https://www.youtube.com/channel/UCuSx-l ... ceGVNHybOw
Mas tirando os documentários da 2ª Guerra e Napoleão, não vi lá nada que me interessasse, pois as séries modernas russas de ficção, que lá metem, parecem as porcarias das telenovelas brasileiras e portuguesas.
Se aparecer alguma empresa russa, com serviço de streaming, a meter lá a série do Almirante, vou logo ver!

Esse filme dos Vikings interessa-me por ser deste realizador, e porque fiquei desiludido com a série de ficção "Vikings" do "canal História".