Dawn Of The Dead (1978) - George Romero
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
Dawn Of The Dead (1978) - George Romero

Zombie, A Maldição dos Mortos-Vivos
Horror (127 min)
Data de Estreia: 2 de Setembro de 1978
Realização: George Romero
Argumento: George Romero
Actores Principais: David Emge, Ken Foree e Scott H. Reiniger
Resumo:
Numa cidade prestes a cair, perante a epidemia dos mortos-vivos, quatro sobreviventes escapam de helicóptero e encontram refúgio num centro comercial.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0077402/
Dawn Of The Dead é o segundo capítulo da saga dos mortos-vivos de George Romero e a sequela directa do Night Of The Living Dead de 1968, em todos os sentidos.
Relembro que foi George Romero quem criou o conceito dos mortos-vivos, inspirado no livro I Am Legend, escrito por Richard Matheson em 1954 (Não confundir com o filme com o mesmo nome, protagonizado por Will Smith, que se trata de um remake inferior e não segue o espírito apocalíptico da obra) e adaptado para o cinema na versão The Last Man On Earth, protagonizado por Vincent Price.
A visão de Romero foi criar uma sequência de filmes, que retratassem cronologicamente as várias etapas, desde o início da epidemia, até ao apocalipse final, em que realmente só resta um homem na Terra , tanto que ele escreveu o rascunho para os 2 primeiros filmes em simultâneo ("Night Of The Living Dead" e "Dawn Of The Dead").
Os filmes de Romero atingiram estatuto de clássicos e filmes de culto, bem como elevado reconhecimento e de forma quase unânime foram e continuam a ser receptores de elogios por parte dos críticos de cinema. No entanto são verdadeiros filmes série B, em todo o sentido, que sofrem com baixo orçamento e actores muito fracos. Irei tentar mostrar como o grande talento de George Romero, tornou filmes de série B em clássicos...
Uma maneira de fazer isso é pegar na excelente série The Walking Dead. Esta série, embora baseada em banda desenhada, é a primeira obra cinematográfica a rivalizar com os filmes do Romero, na verdade é bastante fiel e inspirada neles. A fórmula está lá e desta vez com alta qualidade geral de fotografia, caracterização, interpretações, realização, etc. mas faltam algumas coisas...
Nos dois primeiros filmes do Romero, ele teve grande cuidado em enquadrar a acção dos personagens principais, num contexto alargado. Ele fez isso intercalando sucessivas emissões de TV, com reportagens que mostram soldados e milícias no terreno e debates/entrevistas com peritos, cientistas, etc. Isto é brilhante porque para além de ir avançando pormenores e explicações para o que está a acontecer, no primeiro filme, sente-se a frustração em ver a sociedade a operar normalmente em constraste com a situação de desespero das pessoas barricadas na casa, mas no segundo filme impõe o ritmo do colapso total da civilização.
Nos filmes do Romero estão patentes o drama, desespero, alegria e emoções várias dos personagens, os comportamentos são credíveis e as sensações de apocalipse e colapso da sociedade são transmitidas com sucesso.
Em suma, os filmes do Romero são credíveis e muito completos.
Resta-me descrever o filme em si, irei optar por imagens comentadas:

George Romero teve o cuidado de mostrar as personagens principais do filme, no seu último dia "normal", a exercerem as suas profissões numa cidade prestes a cair, perante a epidemia dos mortos-vivos. É apresentada a última emissão de uma cadeia televisiva comercial, em plenos caos, pois à meia-noite as televisões comerciais sairão do ar, e serão substituídas pela rede governamental de emergência. Em referência ao primeiro filme, a protagonista principal desliga o rodapé com a lista de centros de evacuação, pois a maioria destes centros já caíram...

A polícia ainda a funcionar, cerca um prédio onde os moradores mantinham os familiares mortos-vivos amarrados na cave.

Equipa da S.W.A.T., forças especiais da polícia, a limpar o prédio.

É notória a influência que o Walking Dead foi buscar a esta parte do filme, aqui temos os antigos familiares e amigos, agora já zombies, trancados na cave, tal como no celeiro da segunda temporada, bem como os mânfios hispânicos a defenderem os moradores do prédio, em semelhança à cidade de Atlanta, na primeira temporada.

Os dois colegas da brigada policial S.W.A.T. juntam-se ao seu amigo piloto do helicóptero do trânsito, que junto com a noiva dele irão fugir de helicóptero.

Nesta altura até os polícias fogem...

Durante a fuga o helicóptero sobrevoa a zona rural, ainda sob controle do exército e milícias.

Continuidade com o primeiro filme, mostrando as célebres milícias no campo.

Apesar do baixo orçamento, o realizador ainda consegue interessantes imagens.

O centro comercial, onde se desenrola a acção principal do filme.
Imagens genéricas:

Dedico esta crítica aos fãs da série Walking Dead, a qual é bastante popular e eu próprio acompanho e gosto imenso. Sei que este filme esteve inacessível em Portugal durante duas décadas, e julgo ser pouco conhecido, por isso fica aqui a minha sugestão.

Como última nota, quero indicar que este não é um filme de terror, a abordagem é totalmente diferente do Night of The Living Dead, a razão porque gosto muito dele, é o ambiente e a maneira como retrata os personagens a tentar re-construir a sua vida, barricados no centro comercial.

Esta crítica é o complemento da que fiz, aqui no fórum, acerca do Night Of The Living Dead.
Re: Dawn Of The Dead (1978) - George Romero
É "o" filme de zombies que prefiro e o primeiro que vi!
Quando vi no Cinema tinha 16 anos e fiquei pura e simplesmente em estado de graça. Durante anos, este filme não me saíu do espírito e na altura eu e os meus amigos passávamos horas a debater o que faríamos se aquilo sucedesse. Quase que desejávamos que sucedesse!
Para os que não sabem, há uma edição nacional, que é tão fraquinha que quase passa despercebida. Não tem extras nenhuns e resolveram colocar a palavra "Zombie" em grande plano, possivelmente para chamar a atenção dos que não conhecem o filme. Acho esta opção completamente falha de sentido e a capa horrível. Uma edição que não honra de todo a filme que é e o estatuto que ele tem. No entanto, as legendas portuguesas claro que dão jeito.
http://www.dvdpt.com/z/zombie_o_regress ... _vivos.php
Penso um dia também comprar a edição especial americana, que é segundo penso a mais completa.
Quando vi no Cinema tinha 16 anos e fiquei pura e simplesmente em estado de graça. Durante anos, este filme não me saíu do espírito e na altura eu e os meus amigos passávamos horas a debater o que faríamos se aquilo sucedesse. Quase que desejávamos que sucedesse!

Para os que não sabem, há uma edição nacional, que é tão fraquinha que quase passa despercebida. Não tem extras nenhuns e resolveram colocar a palavra "Zombie" em grande plano, possivelmente para chamar a atenção dos que não conhecem o filme. Acho esta opção completamente falha de sentido e a capa horrível. Uma edição que não honra de todo a filme que é e o estatuto que ele tem. No entanto, as legendas portuguesas claro que dão jeito.
http://www.dvdpt.com/z/zombie_o_regress ... _vivos.php
Penso um dia também comprar a edição especial americana, que é segundo penso a mais completa.
Last edited by Cabeças on January 3rd, 2014, 2:27 am, edited 1 time in total.
Cabeças

-
- DVD Maníaco
Video-crítica, por James Rolfe em 26 de Outubro de 2013
http://cinemassacre.com/2013/10/26/dawn ... dead-1978/
É uma video-crítica espectacular, que recomendo fortemente!
E aconselho também a reportagem no centro comercial, filmada em 2011:
http://cinemassacre.com/2010/07/16/a-tr ... ping-mall/

http://cinemassacre.com/2013/10/26/dawn ... dead-1978/
É uma video-crítica espectacular, que recomendo fortemente!

E aconselho também a reportagem no centro comercial, filmada em 2011:
http://cinemassacre.com/2010/07/16/a-tr ... ping-mall/

Esse foi o título adoptado na versão europeia do filme, e se não fosse o apoio financeiro do Dario Argento em troca da distribuição europeia de uma versão do filme editada pelo próprio com mais música dos Goblin ("Profondo Rosso", "Phenomena", etc), muito provavelmente não seria exibido nas salas de muitos países europeus, incluíndo Portugal.Cabeças wrote:Para os que não sabem, há uma edição nacional, que é tão faquinha que quase passa despercebida. Não tem extras nenhuns e resolveram colocar a palavra "Zombie" em grande plano, possivelmente para chamar a atenção dos que não conhecem o filme. Acho esta opção completamente falha de sentido e a capa horrível. Uma edição que não honra de todo a filme que é e o estatuto que ele tem. No entanto, as legendas portuguesas claro que dão jeito.
Foi lançada em Itália no ano de 1978 com o título "Zombi: L’alba dei Morti Viventi", depois em França como "Zombie: Le Crépuscule des Morts Vivants", "Zombi: El Regreso de los Muertos Vivientes" em Espanha, e por aí fora.
"Fear is the mind killer..."
Já tenho a edição americana há uns tempos e como prometido, coloco aqui as fotografias.
A edição é brutalissima, muito melhor do que eu estava à espera!

Aqui não resisto a mostrar como fica bem (na prateleira de baixo) a box metálica do Superman no meio dos outros super-heróis...

A edição é um digipack muito, muito giro e que penso honra de um modo digníssimo este filme de culto!

Tem até uma revista com a história em banda desenhada!

Uma excelente edição, que aconselho sem reservas aos apreciadores.

A edição é brutalissima, muito melhor do que eu estava à espera!

Aqui não resisto a mostrar como fica bem (na prateleira de baixo) a box metálica do Superman no meio dos outros super-heróis...

A edição é um digipack muito, muito giro e que penso honra de um modo digníssimo este filme de culto!

Tem até uma revista com a história em banda desenhada!

Uma excelente edição, que aconselho sem reservas aos apreciadores.

Cabeças

Uma verdadeira peça de colecção. Parabéns pela aquisição, Cabeças. 

-
- DVD Maníaco
Há dois meses atrás carreguei as minhas duas cenas favoritas no You Tube, na altura andava a considerar criar uma "versão 2" da minha crítica, mantendo o texto e melhorando a formatação dos audio-visuais. Acabei por não o fazer e esqueci-me de mostrar aqui os meus vídeos...
Este primeiro é o helicóptero a sobrevoar as milícias na região rural (continuação do 1º filme), e é o que destaco:
Aterragem do helicóptero no centro comercial:
E o trailer original HD, que na altura não coloquei na ficha técnica.
Gosto dele:

Este primeiro é o helicóptero a sobrevoar as milícias na região rural (continuação do 1º filme), e é o que destaco:
Aterragem do helicóptero no centro comercial:
E o trailer original HD, que na altura não coloquei na ficha técnica.