Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Image

Kin-Dza-Dza! / Кин-дза-дза!
Ficção Científica/Comédia Dramática/Aventura (135 min)

Data de Estreia: 1 de Dezembro de 1986.
Realização: Georgi Daneliya.
Argumento: Georgi Daneliya e Revaz Gabriadze.
Actores Principais: Stanislav Lyubshin, Evgeni Leonov e Yuriy Yakovlev.

Resumo: Este filme, vencedor do prémio especial do júri no Fantasporto, em 1988, retrata as experiências de dois humanos no planeta Pluke. Com um visual Cyberpunk, saído de um videojogo de aventura dos anos 90, e no mesmo tom simples, mas profundo do livro "O Principezinho", tece fortes críticas sociais contra o racismo, ditadura, injustiça, etc., através da redução ao absurdo. Hoje em dia na Rússia e países vizinhos, é considerado por muitos, um filme de culto, e por alguns, a última grande obra do cinema soviético.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0091341/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Kin-dza-dza
Trailer (não oficial):



Hoje descobri um grande filme, que se tornou de imediato um filme de culto para mim, e até o vi 2 vezes seguidas. Não existe nenhum equivalente no cinema, apenas os livro O Principezinho e A Planilândia, bem como os jogos de aventura gráfica do PC CD-ROM do período 1995-2000, tais como The Neverhood, Oddworld e afins.

Começo com esta belíssima montagem de cenas, de cerca de 4 minutos, que encontrei no You Tube:



A música utilizada no clip anterior não pertence ao filme. Referi na sinopse que este ganhou um prémio no Fanstasporto, os outros 2 prémios que ganhou foram o Nika de melhor música e o Nika de melhor som (O Nika é o equivalente directo do Óscar de Hollywood, para o bloco do Pacto de Varsóvia). A música da banda sonora consegue, variando o mesmo tema, passar de um tom absurdo/ridículo, para um tom dramático/trágico, oiçam-na aqui:



Confesso que fiquei traumatizado com 2 filmes soviéticos de ficção científica, que vi recentemente, o "Solaris" e o "Stalker". Se alguém gostaria de saber como seria sci-fi realizada pelo Manoel de Oliveira, tome nota desses 2. Ficção cientíca no estilo europeu experimental-artístico não é para mim. A seguir experimentei este Kin-Dza-Dza!, que apesar de parecer estranho, encaixa no estilo Twilight Zone e Outer Limits.

Devo dizer que a interpretação é do mais alto nível, próxima do nível de Óscar, com alguns dos actores a terem ganho prémios noutros filmes, na categoria de melhor actor. A interpretação pertence à corrente realista, ultra-credível.

A história é acerca de 2 humanos, transportados acidentalmente para um planeta deserto, pós-cataclísmico, em que as cidades são ruínas subterrâneas, de antigos edíficios, agora soterrados pela areia. A tecnologia é mais avançada que a nossa, mas tem um aspecto velho e enferrujado, e baseada em válvulas e engrenagens. Os extraterrestres são iguais aos humanos, mas são telepáticos, e tirando cerca de 10 palavras específicas, usam uma 11º palavra "Koo", que serve para tudo o resto, à semelhança da palavra Estrumpfe (ou Smurf para os mais novos). A maneira como este Koo é pronunciado, pode ter mil e um significados diferentes, e por isso apenas grandes actores da linha realística, são capazes de fazer um filme destes. Julgo que os actores portugueses dos anos 80 não conseguiriam. Sem ofensa a eles e aos fãs, mas são estilos e gostos diferentes.

A redução ao absurso é conseguida através da humilhação a que os humanos se têm de sujeitar, para encaixarem numa sociedade estranha e injusta, e conseguirem regressar à Terra. Os comportamentos bizarros dos aliens, são estranhos à primeira vista, mas tornam-se familiares e lógicos à medida que os personagens humanos (e o espectador) os vão aprendendo. Foi por isto que eu quis ver o filme duas vezes, pois à segunda vez já tinha aprendido a cultura alienígena, e o que me pareceu bizarro e inexplicável ao início, mostrou toda a sua lógica e argumento inteligente. Na 1ª visualização não sabia o que esperar, mas fui ficando cada vez mais curioso, e antes do fim da 1ª parte já estava agarrado e imerso no filme. É um filme de alta qualidade, diferente de todos os outros, com uma experiência única, apenas posso recomendar que não usem a vossa experiência do cinema que conhecem, para verem apenas 10-15 minutos e desistirem, a julgar que o resto do filme é parecido ou previsível.

Os efeitos especiais são primitivos, e minimalistas, mas as paisagens e a fotografia são belíssimas, superiores ao Lawrence Of Arabia, pelo menos na minha opinião.

As imagens que tirei são bastantes, pois não resisti ao visual do filme, irei colocá-las spoiler:
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
ImageImage
Este filme é disponibilizado gratuitamente, via streaming pelos estúdios Mosfilm, com legendas em inglês:

Site da Mosfilm
Canal da Mosfilm no you tube 1ª parte
Canal da Mosfilm no you tube 2ª parte
Last edited by JoséMiguel on December 11th, 2013, 12:02 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Criei um clip, com legendas em inglês (activem o botão CC).

Nesta cena, o engenheiro russo ainda desconfia estar na Terra, declara ser um cidadão da União Soviética e exige que o levem à respectiva embaixada (com arrogância semelhante aos actores norte-americanos que dizem "I'm an American Citizen" nos filmes passados no estrangeiro). Mas cedo descobre que está noutro planeta. :biggrin: :lol:



Na mensagem anterior, actualizei o link do filme no site remodelado da Mosfilm, mas os links do You Tube mantêm-se. Com a remodelação do site perdeu-se a versão de boa qualidade em streaming Silverlight, usada para os meus screenshots (agora o site oficial não faz mais do que redireccionar para a versão de qualidade inferior no You Tube).

Se a Mosfilm entretanto carregar a versão Blu-Ray (que julgo que foi lançada este ano, não percebi bem) no You Tube, eu depois actualizo este tópico.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by Samwise »

José Miguel, já vi este filme.

Gostei, mas com algumas reservas. Consegui ver até ao fim ficar entediado - muito por conta da curiosidade em conhecer mais daquela sociedade alienígena e em saber a forma como os dois viajantes involuntários iriam conseguir safar-se dali para fora.

Gostei do conceito geral do filme, embora pense que a BD fosse o formato ideal para esta história ser narrada. Há muitos momentos narrativos que se arrastam para lá daquilo que seria, a meu ver, necessário.

O que este filme mostra é um espelho da nossa sociedade - dos humanos - através de um vislumbre de uma outra civilização, em que tudo funciona de forma diferente (ou mesmo literalmente ao contrário, como no caso dos edifícios "arranha-céus"), mas que conserva todos os vícios e os podres que nos caracterizam enquanto animais sociais (ou seja, predominantemente egoistas :-))) ). Através de uma série de episódios absurdos (que fazem todo o sentido :wink: ), alguns deles com bastante piada, vemos o nosso duo de protagonistas a cairem em todas as artimanhas possíveis e imaginárias que seriam "aplicadas" da mesma forma se estivessem na terra, tudo para lhes sacarem o ouro - que naquele planeta são os fósforos (don't ask...). Apesar de todas as trapaças e mentiras com que são brindados, este par de humanos consegue ainda assim conservar a característica essencial que os distingue dos extra-terrestres - a compaixão - mesmo que para isso tenham de scarificar os seus próprios interesses. É portanto um filme que critica a eito os nossos vícios, e o nosso sistema de classes e hierarquias, mas ao mesmo tempo que nos celebra enquanto seres emocionalmente inteligentes.

O que não funciona tão bem para a minha sensibilidade é quando a dose de abstracção/metáfora se afasta demasiado daquilo que pretende denunciar, e entra numa encenação algo pateta e grotesca na sua caricatura. Neste filme a coisa não assim tão denunciado a ponto de me fazer desgostar, mas foi esse exagero metafórico (acompanhado de um mau gosto propositado) que me fez detestar um dos primeiros filmes do Werner Herzog, este aqui.

No geral, é um 8/10.
Last edited by Samwise on February 18th, 2015, 11:06 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Muito obrigado pelo excelente comentário, Sam. :-D

Concordo contigo, pois eu também não gostei muito das artes circences da divisão artística do estúdio Mosfilm, usando expressões "à Zé", eu poderia referir-me a elas como macacadas/palhaçadas idiotas, mas vendo o filme como um todo, essa esquisitice é para mim perdoável, pelos vários méritos do filme, incluindo a originalidade em vários campos e do filme ser feito com o coração no lugar certo (faz chamada de atenção e consciencialização moral, de forma inteligente e interessante).

É um trabalho de equipa em que os artistas e técnicos se esforçaram em nome do cinema, e pelo menos o filme não usa a fórmula estagnada/repetiva que aflige os grandes estúdios actuais (incluindo a própria Rússia, Europa e EUA).

Como já disse anteriormente, a ficção científica do cinema russo é muito esquisita, e os poucos casos de abordagem convencional que conheço, ao género da sci-fi no cinema de leste, estão na Polónia e Checoslováquia. :roll:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by Samwise »

Acho que a ironia subjacente ao conceito todo está muito bem imaginada : estamos a observar uma colónia extra-terrestre e a reconhecer e identificar os nossos absurdos civilizacionais um a um - através precisamente de "absurdos gráficos". Portanto, é uma metáfora exposta como que ao contrário, uma ridicularização real pela força das imagens. :mrgreen: (ou seja, tu olhas para o que se está a passar no filme e ris-te do ridículo da situação, só para seres confrontado precisamente com o ridículo "real" da situação - vivemos assim e não há forma de encontrarmos uma solução de consciencialização gerla, que limpe estas tristezas absurdas que dominam a nossa sociedade...)

Estou mesmo a imaginar o Jodorowsky e o Moebius a adaptarem esta história para BD... saint-) (já não é possível, mas fica essa ideia).

José Miguel, gostas de literatura propriamente dita? Tens habitos de leitura neste campo? A proposito deste filme veio-me novamente à memória o The Dispossessed - Os Despojados, de Ursula K. Le Guin, um livro que comentei outro dia com o Gaspar, e que de certa forma penso que irias gostar de ler...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Sam, eu não gosto muito de ler livros, talvez por preguiça ou por preferir outros entreténs como o cinema.

Hoje em dia, no seguimento de algum filme interessante, eu leio muitos pedaçinhos do wikipédia, em que ando aos saltos no meio de hiperlinks, e para algumas críticas que eu escrevi de adaptações cinematográficas de livros, cheguei mesmo a ler a versão inglesa do livro na internet, de quase todo o livro, ou de grandes porções da secção que me interessava.

Quando eu tinha 13-20 anos de idade foi a altura em que li mais livros, e por exemplo andava eu a ler a biografia de Albert Einstein e livros de divulgação científica do Stephen Hawking e companhia, quando peço emprestadas à minha namorada, as escrituras bíblicas do Novo Testamento, Livro das Revelações e Antigo Testamento (deste último, ela só tinha a versão para crianças) que li em poucos dias com a atenção de um aluno de ciências. Queria estar preparado para a próxima vez que as testemunhas de Jeová me tocassem à campaínha, ou para qualquer estupidez que algum religioso viesse a dizer na minha presença. :twisted: A verdade é que até hoje nunca surgiu nenhuma situação em que fosse necessária essa leitura... :-)

Li alguns livros de terror da colecção pêndulo (da minha irmã) como o Frankenstein, Drácula e afins, apenas porque estava muito entediado e não tinha mesmo nada para fazer. Acho que nunca gostei muito de livros que não funcionam bem comigo pelo factor entretenimento e storytelling. Eu ficava mais motivado em ler, quando era movido por curiosidade muito forte, como nos exemplos do parágrafo anterior, em que pretendia saber a mecânica do universo ou esclarecer que história era essa do cristianismo e das religiões... oops:)
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by Gaspar Garção »

Eu como estou entediado e não tenho nada para fazer (além de uma tese), acho que qualquer dia, depois de ver os filmes da Cortina de Leste que o Zé recomendou, vou mesmo é reler o Despojados, o Sam agora deu-me mesmo vontade de o reler, e eu que não gosto nadinha, nadinha de ler... :)
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

O Gaspar, adepto ferrenho de livros de sci-fi, está desiludido comigo à força toda! :lol:

Já agora quando eu tinha 28 anos de idade uma outra namorada emprestou-me o livro "O Principezinho" e disse que eu ia gostar de o ler. Ela tinha razão porque eu gosto muito de questionar as coisas, e é daí que vem a minha comparação deste filme Kin-Dza-Dza com esse livro infantil mundialmente famoso, que só li aos 28 anos de idade mas adorei pelo aspecto de intervenção poliítica e filosófica.

Nunca ouvi falar desse livro "Despojados", mas qualquer dia irei ao wikipédia investigar do que se trata, pois sou muito curioso. :wink:
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by Gaspar Garção »

Eu tenho é de deixar de vir aqui, senão vou ter a pior nota de sempre numa tese de mestrado...lol

Por outro lado, aprendo muito mais e divirto-me muito mais à brava aqui, com vocês, do que encafuado nos livros, por isso, hei-de conseguir convencer-te a ler um livrito dos irmãos Strugatsky, e tarefa das tarefas...a veres o Andrei Rubliov do Tarkovsky!!! :)
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by Samwise »

José Miguel, conhecerás por certo este (e eventualmente a continuação):

Image

salut-) salut-) salut-)

--

Pois, é uma pena que não tenhas mais "queda para a leitura", é um mundo imenso que estás a perder e que complementa enormemente a vertente cinematográfica. Ainda assim, eu percebo muito bem a tua "preguiça", porque eu também sou assim, e para ler tenho de estar num momento propenso, de "paciência prolongada". Neste momento não estou.... :lol: (ando a ler o The Big Screen muito lentamente, 20 págs/dia aprox).

O The Dispossessed trata de uma forma séria (sem patetices circenses) e bastante mais desenvolvida/complexa de algumas das questões temática abordadas superficialmente no Kin-Dza-Dza!, para além de conjugar essas ideias nos pilares estruturais/sociais/politicos que compõem e organizam aquilo que é neste momento a nossa sociedade terrestre (ou seja, preenche todos os espacinhos em branco que o filme deixa por mostrar, tornando o todo num objecto credível e consistente - muito para além das metáforas).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Sam, obrigado por teres colocado o hiperlink para o artigo do wikipédia acerca do livro "The Dispossessed", já topaste que esse é o tipo de link que eu prefiro, como ponto de partida.

Se eu me metesse a ler um livro, esse era bem capaz de surgir nos primeiros lugares. yes-)

Já ouvi falar muito vagamente no "Surely You're Joking, Mr. Feynman!", talvez num rodapé ou bibliografia de um outro livro, mas nem sabia do que se tratava e tive de ir ao wikipédia descobrir. O livro do Feynman que eu li, de leitura obrigatória e constante do programa oficial de uma disciplina de introdução à Mecânica Quântica, foi este:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Feynm ... on_Physics

O gajo tinha jeito para explicar Mecânica Quântica, de modo acessível a qualquer leigo (um miúdo do secundário da área de letras é capaz de entender os princípios da Mecânica Quântica com esse livro).

Aqui está o gajo, em sala de aula, a perguntar aos alunos se quando um filósofo (malta de letras) come um bife, e interroga-se se vê o bife ou vê a luz do bife, e se questiona se o bife existe, ou algo do género, não prestei muita atenção. :lol: Não me apetece pensar nessas coisas agora... :wink:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by JoséMiguel »

Crítica ilustrada + trailer pelo Mr. Bobinsky



Crítica ilustrada: https://indiescifi451.com/2017/03/25/kin-dza-dza/
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Kin-Dza-Dza! (1986) - Georgi Daneliya

Post by rui sousa »

Andava já há muito tempo com vontade de explorar o canal de YouTube da Mosfilm. É de facto um trabalho de verdadeiro serviço público, a disponibilização do seu vasto património no YouTube.

E ao ter ouvido falar deste filme por causa deste post e por causa de um amigo, acabei por o ver hoje. Agora já têm também uma versão em HD num só link, com óptima qualidade de imagem:
https://www.youtube.com/watch?v=EYHv8eJrW2Y

Não consigo agora escrever muito, mas percebi perfeitamente porque é um "filme de culto", e mesmo que não me tenha caído inteiramente no "goto", foi uma viagem divertida e surpreendente. O humor é bem conseguido (se bem que, às tantas, é algo repetitivo), e a crítica social, que me parece também ir directa ao próprio regime russo, está bem esgalhada. Vale a pena espreitar!
Post Reply