The Elephant Man (1980) - David Lynch

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
The Elephant Man (1980) - David Lynch

Post by JoséMiguel »

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/2/27/TheElephantManposter.jpg/215px-TheElephantManposter.jpg

O Homem Elefante
Drama/Histórico/Biografia (124 min)

Data de Estreia: 3 de Outubro de 1980
Realização: David Lynch
Argumento: Christopher De Vore, Eric Bergren, David Lynch, Frederick Treves e Ashley Montagu.
Actores Principais: Anthony Hopkins e John Hurt.

Resumo:
Baseado num caso verídico, ocorrido na Londres vitoriana, um cirurgião acolhe um homem deformado, que tinha sido tratado como um animal e exibido como um monstro de circo.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0080678/

Trailer (Um dos melhores trailers que já vi, altamente recomendado):



Poucos filmes conseguem supreender-me desta forma, na minha opinião trata-se de uma obra prima do cinema, que julgo ser de visualização obrigatória para todos os que gostem de bom cinema, e por isso recomendo-o fortemente. E desta vez tenho muito para dizer.

Gosto de tirar os meus próprios screenshots, pois julgo que uma imagem vale mil palavras: :-D

Imagens:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Depois de ver o filme, consultei o wikipédia, e concluí que o filme respeita a verdade dos factos que relata, por isso a palavra-chave deste filme é biografia não-ficcional, tanto na história como na excelente caracterização do Joseph Merrick.

Este caso foi extensamente documentado na Inglaterra, e encontrei esta foto no wikipédia tirada em 1888:

Image
Curiosamente, existe um bom artigo, escrito na língua portuguesa no wikipédia, acerca deste assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Merrick

Estamos perante um caso, em que a realidade é mais dramática que o cinema, no entanto o filme retrata a história de forma excelente.

O Joseph Merrick está totalmente traumatizado, quando é acolhido no hospital, e os médicos julgam que ele é atrasado mental, aos poucos percebem que ele é uma pessoa inteligente, de grande sensibilidade, e com bom coração. Quando isto é notíciado na imprensa, uma senhora da alta sociedade, fica sensibilizada e vai visitá-lo. Pela primeira vez o homem elefante é tratado como ser humano...

Este filme provoca forte impacto emocional a par com histórias como "A Vida é Bela", a história em si tem semelhanças com o "O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber" ou a série dos anos 80 "A Bela e o Monstro".

Depois de verem o filme, sugiro a leitura da versão inglesa do artigo do wikipédia, que inclui fotografias recentes, tiradas em 2008, dos pertences de Joseph Merrick, que se encontram no museu do Royal London Hospital, poderão ver lá o capuz e boné que ele usava e a miniatura da catedral que ele construiu em cartão.

Até hoje a doença dele permanece um mistério, mesmo após a BBC ter encomendado uma investigação médica em 2002, localizado uma familiar dele, e ter feito análise a ambos os ADN's.

Esta crítica é complementada pelo Rui Sousa, na secção "Qual o ùltimo filme que viram?", do DVD Mania:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php ... 7&p=581510

O Rui faz uma crítica genuína do filme, muito para além das minhas capacidades.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: The Elephant Man (1980) - David Lynch

Post by rui sousa »

Desculpa que te diga José, mas eu acho que acontece mais o contrário. As tuas críticas têm sempre muito mais informação e interesse para ler, as minhas é só encher chouriços... :p

Ver os fotogramas que puseste do filme... Tão bonitos! :)
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm
Re: The Elephant Man (1980) - David Lynch

Post by No Angel »

Bem, fica aqui a minha critica, que tinha posto num outro tópico:

Este filme e a total antitese do Eraserhead. O David Lynch passou de um filme emocionalmente esteril para um dos filmes que mais me tocou e emocionou ate hoje. E dificil descrever este filme, a nao ser que e uma obra prima do cinema e um dos melhores filmes de Lynch. Nao esperava voltar a ver um filme do Lynch que me marcasse tanto como o Mulholland Drive e o Fire Walk With Me, mas este fez-lo, embora de uma forma diferente. Este filme fez despertar em mim emoçoes muito fortes, e proprocionou-me uma das experiencias cinematograficas mais poderosas que ja vivi. E um filme tao belo e tragico e que sem duvida ira ficar guardado no meu coraçao para sempre, e do qual so posso dizer coisas boas. Tudo no filme e de grande qualidade: a cinematografia, as atuaçoes, a banda sonora, a recreaçao da epoca vitoriana, tudo. A unica coisa que nao gostei foi o primeiro nome do Merrick nao ser o correto – ele chamava-se Joseph e nao John – mas esse foi um erro que foi feito pelo medico do Merrick (Frederick Treves) e que foi sendo perpetuado. No mesmo ano em que o filme estreou, foi publicada uma biografia do Merrick que corrige o seu nome e outras coisas que foram deturpadas. Porque e que o medico do Merrick alterou o seu nome, nao faço ideia. De qualquer forma, nao e isso que diminui a qualidade deste grande filme, ate porque um filme desvia-se sempre da realidade para efeitos dramáticos. Mas normalmente isso acontece na historia e nao no nome das personagens. Tirando isso, e um filme praticamente perfeito e que recomendo vivamente! 10/10
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu
Re: The Elephant Man (1980) - David Lynch

Post by PanterA »

Depois da minha 1º visualização nunca mais consegui esquecer o filme. Daqueles que me persegue todos os dias...
:venia:

Post Reply