Acidente de Caça (1978) - Emil Loteanu

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Acidente de Caça (1978) - Emil Loteanu

Post by JoséMiguel »

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/c/c0/AHuntingAccident1978Poster.jpg/220px-AHuntingAccident1978Poster.jpg
Acidente de Caça - Drama/Romance/Histórico (105 min)

Data de Estreia: 31 de Julho de 1978.
Realização: Emil Loteanu.
Argumento: Anton Chekhov (livro), Emil Loteanu.
Actores Principais: Galina Belyayeva, Oleg Yankovskiy e Kirill Lavrov.

Sinopse:
Adaptação cinematográfica da Short Story escrita por Anton Chekhov no séc. XIX, que mais tarde, após a primeira tradução para a língua inglesa, terá inspirado o estilo de romance policial da escritora Agatha Christie. A personagem principal Olga é uma rapariga de 17 anos, de extraordinária beleza e cobiçada por três homens, filha de um mero empregado, e que se casa por dinheiro com um aristocrata viúvo de 50 anos de idade, Olga quer o melhor de dois mundos e ao mesmo tempo tenta manter uma relação com o homem de quem ela gosta.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0172812/

Este filme põe em causa e ultrapassa a famosa qualidade das produções BBC, em vários aspectos. Gostaria de convidar os leitores a visualizarem este curto trailer de homenagem ao filme, antes de prosseguir:



No cinema soviético, quando se faz a adaptação de um livro, existe o máximo respeito por ele, neste caso a personagem principal Olga uma rapariga de 17 anos, de beleza extraordinária, e cobiçada por três homens, é por sua vez interpretada pela actriz Galina Belyayeva também com 17 anos de idade, também com uma beleza extraordinária e que encaixa na personagem do livro, com o perfeccionismo da cinematografia soviética. Mais ainda... Se a personagem monta a cavalo no livro, então no filme a actriz terá de aprender a montar a cavalo, com a elegância, à vontade e naturalidade mostrada no filme, sem recurso a duplos. É mais um exemplo do realismo do cinema soviético, inexistente no cinema ocidental.

Outros casos de cinema realista neste filme são os seguintes:

1) Câmara montada na carruagem genuína, com actores genuínos, em local exterior genuíno, com paisagem de fundo genuína. Sem recurso a estúdios, pinturas de fundo ou filmagem de fundo.
2) Filmagem ininterrupta da caça aos patos, com cão perdigueiro a entrar no rio e a nado trazer o pato na boca, ainda a mexer as asas.
3) Personagens ciganos, têm etnia cigana, não é como em hollywood em que um personagem chinês é representado por um actor caucasiano, com maquilhagem a esticar as sobrancelhas para parecer chinês. :)

Este filme simplesmente não encaixa no cinema ocidental, nem em 2012 a BBC ou Hollywood são capazes de fazer um filme com esta qualidade... A tecnologia e capacidade existem, o problema é que não arriscam o investimento financeiro. A ironia é que estas superproduções soviéticas, financiadas pelo governo, até deram lucro na altura em que foram feitas. :-?

A diferença entre o profissionalismo do cinema soviético e a imaturidade e falta de competência da indústria de Hollywood dos anos 50-60, pode ser resumida num simples comentário do you tube, que eu li e achei espectacular:

A Mosfilm, tem uma parceria com o you tube, onde disponibiliza os seus filmes em streaming, no filme Anna Karennina, houve um indíviduo que disse que a actriz tinha bigode/buço, de seguida alguém brilhante disse algo assim: "O bigode dela está de acordo com o período histórico em que se insere o filme, o mesmo não acontece com pestanas postiças e maquilhagem dos anos 60, que Hollywood utilizava." Muito bom comentário! :badgrin:

Quanto à história em si, não irei falar dela, pois existe um twist no final, que inspirou a célebre escritora Agatha Cristie no seu estilo policial, embora esta história não seja policial, pois é apenas um romance. Pessoalmente sempre gostei deste cinema histórico, tento ver todas as produções da BBC nesta área, no entanto não tenho jeito para fazer críticas a romances, e assim deixo a porta aberta a outras críticas pelos leitores do fórum... :roll:

A actriz Galina Belyayeva, ainda está no activo, aqui fica o site oficial dela, com o historial de carreira:

http://www.belyaeva.ru/index.php?id=77&fg[id]=28

A título de curiosidade, este filme foi distribuído em Portugal, pela Lusomundo, em 1983.

Imagens:

http://i1139.photobucket.com/albums/n555/josemiguel1975/vlcsnap-2012-11-26-11h05m47s24.png

http://i1139.photobucket.com/albums/n555/josemiguel1975/vlcsnap-2012-11-26-11h09m15s78.png

http://i1139.photobucket.com/albums/n555/josemiguel1975/vlcsnap-2012-11-26-11h12m26s189.png

Link streaming no site oficial dos estúdios Mosfilm, com idioma russo e legendas em inglês:

http://www.cinema.mosfilm.ru/Film.aspx? ... 6e0db156e1

Sei que acabei por não fazer review à história em si, para além da sinopse que escrevi na ficha técnica, mas no fundo estou apenas a despertar a curiosidade aos leitores do fórum, na esperança que vejam o filme e façam aqui uma crítica ou apenas um simples comentário. A história é boa, caso contrário não se teriam dado ao trabalho de a adaptar para o cinema. Não referi que a interpretação, fotografia e guarda-roupa são 5 estrelas, pois julgo que está implícito no trailer que mostrei.

Pelo que vi no feedback internacional, a opinião geral é bastante positiva no ocidente, e do ponto de vista russo li um post de um senhor que diz que tanto a esposa, como a mãe e avó dela, deliram com este filme, e que segundo ele é um filme que marcou três gerações de mulheres na rússia.

De qualquer modo a riqueza do filme está nos pequenos detalhes, pequenas coisas que nem a BBC nem a indústria de Hollywood se dão ao trabalho sequer de tentar fazer bem...
Post Reply