Nine Days In One Year* (1962) - Mikhail Romm
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Nine Days In One Year* (1962) - Mikhail Romm

Nine Days in One Year* (Девять дней одного года)
* Sem título em português
Drama (111 min)
Data de Estreia: 5 de Março de 1962
País de Origem: URSS: Rússia
Realização: Mikhail Romm
Argumento: Daniil Khrabrovitsky e Mikhail Romm
Actores Principais: Aleksey Batalov, Innokenty Smoktunovsky e Yevgeniy Yevstigneyev
IMDB
Resumo:
Como o título sugere, este filme aborda 9 dias num ano, na vida de um físico nuclear, que realiza pesquisa experimental em reactores de fusão termonuclear e que é exposto a uma dose letal de radiação. A consultadoria científica esteve a cargo do físico Igor Tamm, galardoado com o prémio Nobel da Física em 1958 e criador do reactor de fusão termonuclear Tokamak, utilizado hoje em dia.
Trailer de um canal televisivo russo:
1) Enquadramento do tema do filme.
Este filme, que celebra agora 50 anos, retrata o início da fusão nuclear experimental controlada, que culminou em 2010 no início da construção do ITER, em França, que se trata do maior projecto internacional, à escala planetária, a que a humanidade assistiu, será a primeira central de fusão nuclear viável (que produz mais do que consome), com montagem final do reactor Tokamak e início de operações previsto para o ano 2019, obtenção de plasma ionizado em 2020 (que matou o 1º cientista, no início do filme) e finalmente em 2027 a reacção de fusão entre o Deutério e Trítio (com a libertação dos neutrões referidos no filme), à plena carga nominal.
Citando a organização do ITER:
"By the last quarter of this century, if ITER and DEMO are successful, our world will enter the Age of Fusion—an age when mankind covers a significant part of its energy needs with an inexhaustible, environmentally benign, and universally available resource."
2) Abordagem do filme
Este filme não tem uma abordagem científica, não é uma história de amor e muito menos um filme artístico. Trata-se de um filme de grande qualidade e originalidade, produzido pelo Ministério Cinematográfico da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, com a consultadoria da autoridade máxima mundial sobre o tema, o fìsico Igor Tamm, vencedor de um Nobel da Física e criador do reactor Tokamak, actualmente em construção em França. O filme conta ainda com instalações de pesquisa nucleares pormenorizadas, com o rigor e credibilidade das grandes produções soviéticas.
O filme começa com grande humildade, com uma nota do autor, numa espécie de pedido de desculpas por alguma imprecisão técnica, que possa por ventura ofender algum físico nuclear, e explica que não é uma história sobre ciência, mas sim uma história sobre seres humanos, a imagem de fundo é uma filmagem aérea em aproximação ao centro de pesquisa nuclear, com os créditos a rolarem.
Na primeira cena do filme soam as sirenes de perigo, cientistas correm e trancam grandes portas herméticas blindadas anti-radiação, e vemos o professor e mentor do personagem principal, um homem morto acabado de ser exposto a uma dose de 800 Roentgen, a anunciar feliz que alcançou o estado de plasma ionizado.
3) Opinião
Eu pessoalmente adorei o filme e recomendo a toda a gente, é um filme que mostra os dilemas morais e filosóficos dos cientistas, relacionados com a bomba de hidrogénio, guerra, ameaça nuclear norte-americana, equilíbrio do terror e até já se preocupavam com o aquecimento global.
O objectivo da minha crítica foi mostrar o ângulo científico, aguçar a curiosidade e realçar a importância para a humanidade do trabalho dos personagens do filme, existem bastantes críticas convencionais a este filme, na internet, a começar pelo IMDB, que dizem o que acabei por não dizer.
4) Link
O filme é disponibilizado gratuitamente, via streaming, pela Mosfilm:
Filme completo, legendado em inglês. Canal oficial da Mosfilm no You Tube
5) Sugestões de leitura
Crítica sobre o filme, bastante elaborada, escrita por Anna Fomicheva, em Fevereiro de 2012, em inglês.
Site oficial do projecto ITER.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Nine Days In One Year* (1962) - Mikhail Romm
Update à ficha técnica:
Adicionei o link do filme completo (autorizado) no You Tube, e um trailer.
Fiz também um excerto no Vimeo (cena das sirenes a soaram na central de fusão nuclear):
Adicionei o link do filme completo (autorizado) no You Tube, e um trailer.
Fiz também um excerto no Vimeo (cena das sirenes a soaram na central de fusão nuclear):
Re: Nine Days In One Year* (1962) - Mikhail Romm
Obrigado pela dica e pela partilha José.
Vou colocar este filme na minha lista de visionamentos.
Fiquei interessado.
Vou colocar este filme na minha lista de visionamentos.
Fiquei interessado.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728