Cinema e Filmes - Como o mudar?

Sugestões para melhorar o site. Indicação de erros e problemas com as páginas. Outros assuntos relacionados com a DVD Mania.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: February 17th, 2017, 12:21 pm Aqui a minha ideia é diferente do que estarás a pensar. Desde que me tornei DDT... fiquei com acesso à base de dados.
Com algum trabalho (umas 2/3 horas entre experiências e aprendizagem) poderei criar um query que me dá essa informação para que possa passar a mesma para um tópico. (De forma semi automatizada)
Acho que seria útil e mereceria as minhas 2/3 horas de google :)
Agora já sei o que estás a pensar.

Recordo-me de há uns anos atrás, numa board antiga do BBdE, ter uma consola com linha de comando e acesso directo à base de dados. Ainda me diverti a fazer estatísticas de acessos por parte de spammers e a resumir conjuntos de IP's para barrar, entre outras coisas interessantes.

Com uma base de dados relacional e um acesso SQL a coisa faz-se muito bem. Ah, e claro, não esquecer os privilégios "DDT", que ainda estão acima dos de Admin... :-))) :-))) :-)))

Agora... vai-te dar uma lista com uns 500 filmes ou mais... :-?

E há outra questão, que é a actualização evolutiva do tópico.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: February 17th, 2017, 5:33 pm
Agora já sei o que estás a pensar.

Recordo-me de há uns anos atrás, numa board antiga do BBdE, ter uma consola com linha de comando e acesso directo à base de dados. Ainda me diverti a fazer estatísticas de acessos por parte de spammers e a resumir conjuntos de IP's para barrar, entre outras coisas interessantes.

Com uma base de dados relacional e um acesso SQL a coisa faz-se muito bem. Ah, e claro, não esquecer os privilégios "DDT", que ainda estão acima dos de Admin... :-))) :-))) :-)))

Agora... vai-te dar uma lista com uns 500 filmes ou mais... :-?

E há outra questão, que é a actualização evolutiva do tópico.
Sim, tenho acesso à consola da base de dados, e sql para correr.

500... uns 2500...
Mas criando um query em sql, que crie uma tabela... e depois exporto a tabela para uma qq base de dados local (Access) e crio um tópico por exemplo por anos/décadas... onde ficará como indice de tópicos.
A atualização evolutiva... não me parece complexa se pensada de início... Cada tópico tem um numero sequencial, com esse id... posso: 1) Exportar apenas os maiores que o anterior id 2) ou em alternativa localmente fazer esse filtro.
Fosse a base de dados acessível via odbc com access... e seria uns 10 minutos...
Mas tenho aprendido lentamente umas coisas... até os backups já andam a ser feitos de outra forma.
Até no limite posso colocar o indice numa página web debaixo do dominio dvdmania.org... tudo é possível.

Só por curiosidade, quando "recriei" o fórum, a primeira versão que "recriei" foi no meu PC, usando uma versão de php e de mysql a correr como servidor no meu PC. o fórum voava :) e para fazer algumas experiências foi do melhor. Só com o que aprendi nesses dias percebi como teria de fazer depois para me aventurar no servidor de net.
E agora tenho documentado tudo.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: February 17th, 2017, 5:55 pm Sim, tenho acesso à consola da base de dados, e sql para correr.

500... uns 2500...
Tens aqui um problema adicional. Como apresentar esta lista. Mesmo com vários posts sequenciais (imaginando uma separação por quantidade, ou alfabética, por letra inicial, por anos, etc), isto dá uma listagem que nunca mais acaba...
Mas criando um query em sql, que crie uma tabela... e depois exporto a tabela para uma qq base de dados local (Access) e crio um tópico por exemplo por anos/décadas... onde ficará como indice de tópicos.
A atualização evolutiva... não me parece complexa se pensada de início... Cada tópico tem um numero sequencial, com esse id... posso: 1) Exportar apenas os maiores que o anterior id 2) ou em alternativa localmente fazer esse filtro.
Fosse a base de dados acessível via odbc com access... e seria uns 10 minutos...
Ok, estás a pensar em fazer as actualizações sempre a partir de um automatismo de query.

Se só exportares os novos, atendendo ao id, tens depois de os fazer encaixar na sequência que definiste para os outros.

Em alternativa, seria exportares sempre a lista toda, já ordenada pela sequência desejada. Em todo o caso, há sempre aqui algum trabalho que me parece enfadonho...

Com OBDC, até a partir do Excel podias ir buscar os dados (dá muito jeito :mrgreen: ).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: February 17th, 2017, 7:03 pm Com OBDC, até a partir do Excel podias ir buscar os dados (dá muito jeito :mrgreen: ).
Excel é bom para isso, mas o no meu dia a dia... uso o Access há 20 anos...
Sei os milagres que o excel faz, mas Access é Access.

Pena não ser doutorado em SQL... mas está-me a dar vontade...
Com o google, e mais os meus conhecimentos de SQL... acho que conseguirei algo.
https://www.phpbb.com/community/viewtop ... &t=2151353 é já um bom link para começar.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Samwise »

Tens ainda outro desafio complexo, ou trabalhoso: como distinguir tópicos dedicados a filmes de outros tópicos que não o sejam.

Nesse link que apresentas o query está a usar duas tabelas, mas tem outra finalidade. Para aquilo que precisas talvez só necessites de utilizar a tabela de topics, mas não conheço a estrutura da mesma...

---

De Access percebo pouco ou nada, mas em contrapartida uso o Visual FoxPro, que é um produto com bastantes componentes de aproximação (é uma mistura de Access com VB pré .net). O prato do dia do Fox é uma linha de comando que aceita linhas de SQL directas e uma linguagem de manipulação de bases de dados tipo Xbase...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by JoséMiguel »

Eu tenho estado atento a esta questão (de escrever ou não no respectivo tópico), hoje escrevi vários comentários no "último filme que viram" em vez de criar tópicos. Eu estava em contra-relógio, antes que passasse mais tempo de que vi os filmes, e não me deu jeito perder tempo a criar tópicos. Isso não teve nada a ver com a qualidade ou interesse de cada filme. Também escrevi um bocado mais à balda, do que quando crio um tópico (pouco texto, informação minimalista escrita a correr, e screenshots em demasia, sem ter tempo para os escolher).

Mas também houve situações, em que falo de um filme, e a seguir escrevo que a propósito dele, descobri um outro no IMDB, de forma encadeada. Houve outro caso na semana passada em que comparei duas versões da mesma história (2 filmes sobre os aviadores negros). Nesses casos prefiro o "último filme que viram".

Não pensei muito nessa questão, mas não recomendo a existência, por causa dos membros novos ou que participam menos no fórum, que depois ficam com medo de falar de cinema, porque têm medo de quebrar alguma regra que não conhecem, ou porque dá muito trabalho verificar se já existe tópico.

É preferível irem dando um lamiré de vez em quando, como sugestão.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

@José Miguel. Percebo a 100% o teu comentário.
Estou como percebes a tentar arranjar uma forma de simplificar :)

@Samwise...
Sou um nabo... existe uma tabela com o nome de todos os tópicos... já estou a brincar com ela no excel... (estou sem vontade de ligar o pc windows...) 7300 tópicos no cinema e filmes.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by PanterA »

Por acaso sempre foi apanágio meu sempre que existe a thread de um filme que tenha visto, meto lá sempre o meu bitaite. Até diria que não era preciso ser regra, mas sim apenas bom-senso (não no sentido pejorativo).
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Fiz uma pequena experiência para discutirmos...
Lista de tópicos com filmes do ano 2016-2017

Pode ser um tópico índice, pode ser um tópico por ano, pode ser uma página...
Está ordenado alfabeticamente... mas pode ficar com outra ordem.
Posso tentar apanhar o realizador.
Posso tentar apanhar o autor do post.
Posso tentar apanhar o nª de posts.
Enfim, as possibilidades são grandes.
waltsouza wrote: February 14th, 2017, 9:18 am ...
Walsouza... fiz o quote para te chamar a atenção para este tópico.
Opina :)
Vê os posts colocados por aqui, e vamos armar uma discussão construtiva.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Samwise »

Parece-me óptimo, Rui. ****

Estava a tentar perceber como podes limitar os tópicos que se referem a filmes logo no query pela cláusula de "where".

Os tópicos dedicados a filmes têm a data do lançamento no título (pelo menos os mais recentes, não sei até que momento de antiguidade), e também têm um hífen, a separar o realizador. Podes jogar com isso, colocando algo do género no select : [where topicname like '%19%' or topicname like '%20%' or topicname like '%-%'] ... não sei se o operador na cláusula de like é o %, mas ele funciona em várias implementações de SQL que conheço, pelo que há uma boa probabilidade de resultar neste também.

---------


**** - Agora é aperfeiçoar!

Não sei se pretendes manter o modelo de organização por anos e que trabalho é que isso dá na altura de editar o post (imaginando que podes chegar perto de ter 100 anos de cinema representados...).

Está ordenado alfabeticamente... mas pode ficar com outra ordem. ---> Como está parece-me bem.
Posso tentar apanhar o realizador. <---- Já tens lá. Desde que faça parte do título, aparece "automaticamente".
Posso tentar apanhar o autor do post. <---- não vejo grande interesse
Posso tentar apanhar o nª de posts. <---- aqui sim, esta informação pode ter utilidade para quem consulta. Estasticamente, dá para ver o interesse que determinados filmes suscitam em termos participativos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Depois vou mexendo mais.
Neste momento estou só em excel... mas os tópicos que fujam da linha há duas hipóteses :)
1) Edita-se os mesmos para ficarem na linha..
2) Tenta-se arranjar um novo padrão.

Para este início de brincadeira... o excel serve.
Mas, posso depois criar uma lista: Realizador, Ano, Filme | Outra Ano / Filme | Outra com eventual link tb para IMDB (com um link de search dinâmico)
A minha ideia é colocar tudo numa bd access... e depois ter queries que copio para os 3/4 post a criar.
Andava com esta fisgada desde que migrei... só hoje ao ver o post do Inferno me fez de novo o click.

Curiosamente onde via estes tópicos de listas... era nos sites ilegais :mrgreen: que nunca frequentei -pino-
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Mais uma ou outra ideia...

Os tópicos "morreu" sempre achei que deviam ser movidos para um sub-forum. (e dentro do cinema e filmes) e com uma ferramenta destas tenho uma forma fácil de os identificar.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Samwise »

Curiosamente onde via estes tópicos de listas... era nos sites ilegais :mrgreen: que nunca frequentei -pino-
:lol:


---
Com o Access a linkar para a bd do fórum e os queries a trabalhar em cima dessa informação, certo?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by Rui Santos »

Semi certo... Pois obcd ao servidor direto é difícil.
Mas com uma tabela que baixo sempre que quero atualizar e todos os queries a dependerem dessa tabela.

Quando for para atualizar, por exemplo mensalmente... Baixo o ficheiro, e depois é só atualizar os 3/4 tópicos.
Posso inclusivamente fazer testes para ver se vale a pena atualizar todos caso não haja modificações.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema e Filmes - Como o mudar?

Post by drakes »

Parabéns Rui, ficou muito bom a Lista de tópicos com filmes do ano 2015-2017, eu só fixaria se vale uma sugestão.
Post Reply