Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by Cabeças »

rui sousa wrote:Image

A vida é como Las Vegas, umas vezes em cima, outras vezes em baixo. Mas no fim, é sempre a casa que ganha. E não quer dizer que não te tenhas divertido...

Sempre me interessei, ao ler livros, ver filmes, contemplar certas e determinadas obras de arte, em conseguir compreender qual seria a parte da "realidade" que teria estado metida na feitura desses ditos elementos da nossa cultura e que perfazem a existência de cada um de nós. Para mim é impossível que, para um dado autor ter uma determinada ideia para qualquer coisa, a mesma tenha vindo do nada. Há mais condicionalismos na criação da arte (mesmo quando se trata de obras de pura ficção) do que se possa, à partida, imaginar. E «As Faces de Harry», um dos mais inteligentes, profundos, pessoais e diretos filmes de Woody Allen, é como que uma espécie de reflexão sobre o tema, mostrando que não é por algo sair da cabeça de alguém, com personagens inventadas e imaginação à mistura, que a ficção se deixa de basear (nuns casos, de uma maneira mais identificável, noutros não tanto) em casos verídicos presenciados pelo autor (quer em relação à sua vida pessoal, quer no contacto com as outras pessoas que conheceu ao longo da sua vida, retirando, desta junção de conhecimento e socialização, alguns episódios da memória que, vendo bem, até dão uma boa história).

As personagens das histórias de Harry Block, um escritor de best-sellers interpretado por Woody Allen (que, mais uma vez, como é hábito, escreveu o argumento do filme - que foi nomeado para Oscar), são como, digo eu, as dos filmes do próprio Allen (quer sejam representadas por ele próprio, quer por "special guests", como é o caso de John Cusack em «Balas sobre a Broadway», de Larry David em «Tudo Pode dar Certo», entre outros): tratam-se do autor, em estado de espírito e ideias, mas "um bocadinho disfarçado" (como o próprio Block as caracteriza no filme).. Apenas alguns pormenores mudam, como o nome para o seu alter-ego, e o acrescento de algumas características que tornem mais atrativas a história real agora transformada em ficção. Mas falemos um pouco, então, de Harry Block: trata-se de um escritor que, tal como muitos outros autores que exercem a mesma profissão, tem a mente virada do avesso: bebe, toma comprimidos, teve várias mulheres mas nunca conseguiu, verdadeiramente, tornar-se merecedor de alguma delas, e agravando o facto que as mesmas (e os seus familiares) criarem algumas desavenças com os escritos de Block por serem demasiado colados aos episódios que se sucederam na vida real e esteve em processo de terapia com diversos psiquiatras (começando, desde logo, na sua juventude). Block sofre um bloqueio criativo que o impede de escrever novas histórias, no seu estilo inconfundível que é bastante admirado pelos críticos e pelo público, que se identifica com as personagens criadas pelo autor. E entretanto, a sua antiga universidade (de onde tinha sido expulso) convida-o para uma homenagem à sua vida e à sua obra. E enquanto Harry Block (talvez, como alguns críticos - reais - apontaram, um alter-ego, além de Allen, da personagens Antonius Block, do filme «O Sétimo Selo» de Ingmar Bergman, filme de que Woody Allen é um grande admirador, reservando-lhe um lugar no seu "top 10" pessoal dos melhores filmes de todos os tempos para a Sight And Sound) se vê no meio de todos estes problemas sem solução aparente, acompanhamos as partes da sua vida que influenciaram a criação das suas personagens, chegando o filme a uma parte em que Block vê as suas personagens a interagirem com ele na "sua" realidade, e que o fazem perceber, a pouco e pouco, as coisas que estão erradas na sua existência e no seu modo de agir com as pessoas e consigo mesmo.

«As Faces de Harry» é o filme-resposta para aqueles que se perguntam se os filmes de Woody Allen baseiam-se na sua própria vida, se todas as suas personagens (desde o humorista Alvy Singer, de «Annie Hall», até ao trapaceiro Ray Winkler de «Vigaristas de Bairro», para não ter de mencionar, em jeito de lista, outros trinta e tal alter-egos) são "ele". Woody Allen não responde, diretamente, a essa questão (aliás, basta ver os seus filmes e compará-los a sua vida real), mas mostra, como quase fosse uma espécie de confissão cinematográfica, que tem vários "eus" (não ao jeito, obviamente, de Fernando Pessoa - felizmente!) na ficção que acabam todos por ser a mesma pessoa. E Allen faz isso de uma maneira tão brilhante e cativante que me fez pensar bastante também na forma como vemos e criticamos a arte, assim como nos identificamos ou imitandos certas personagens do mundo do cinema, da televisão ou da literatura, de uma forma que faz parecer que a nossa vida se molda em volta desses nossos "ídolos" do grande ecrã, do ecrã mais pequeno e do papel, que nos alteram a forma de falar, de pensar e de, em certos casos, vestir.

O filme está recheado de grandes estrelas do Cinema Americano que, fazendo aparições mais pequenas ou com uma maior duração, não deixam de marcar a sua presença e deixarem uma memória de distinção de umas entre as outras ao espetador. O argumento de Woody Allen é algo diferente do utilizado noutros filmes do humorista, ao nível da linguagem dos diálogos e das personagens (usando um estilo um pouco mais hardcore - sou o único que faz um pouco de confusão, em certas partes do filme, ouvir Allen soltar um f*ck deliberadamente? É que, pronto, em outros filmes até é normal a sua personagem soltar uma ou outra "f-word", mas aqui é como se atingisse o estado de palavrão de Joe Pesci em «Tudo Bons Rapazes» - não façam comparações, não é esse o objetivo) e das próprias cenas, onde não existe aquele mecanismo da piada sempre imediata das personagens (que Woody Allen tem vindo a utilizar nos seus filmes mais recentes, mas também noutros que "nasceram" antes de «As Faces de Harry») e a história do filme é de uma grande complexidade e profundidade. Para mim, este tornou-se num dos Grandes filmes de toda a vasta carreira de Woody Allen (e que até agora só conheço perto de metade) e que é imprescindível ver, primeiro, pelos fãs do autor e da sua obra, como para quem gosta de variar, de vez em quando para um filme mais inteligente e que nos faça pensar. «As Faces de Harry» é um filme fabuloso que foca o pensamento de Woody Allen e a criação dos seus filmes, sendo também uma reflexão da vida moderna e da escrita na atualidade.

Nota: * * * * 1/2
Vivam, :-)

Para não acharem estranho ter aberto um tópico com uma quote do Rui Sousa, foi só porque revi recentemente também este filme e apetece-me igualmente escrever alguma coisa sobre ele. Mas estava a achar injusto abrir um tópico dedicado e não colocar o que o Rui escreveu, já que é mais uma bela crítica dele e sendo assim, aqui está ela no lugar que merece neste tópico, em primeiro! salut-)

E este facto, de ter aberto este tópico sobre este filme específico do Woody Allen, tenta-me a referir novamente uma opinião que já manifestei anteriormente. É que há muitas críticas, como esta do Rui Sousa que acabam por se "perder" na montanha de posts do tópico do "último filme visto", e que penso mereciam antes figurar num tópico próprio sobre o filme. Não me entendam mal, o tópico dos últimos filmes vistos é interessante e a prova disso é que tem uma participação grande. Mas a meu ver, todos teríamos a ganhar se as criticas de lá, pelo menos as que não fossem "en passant", e fossem completas como a que o Rui Sousa escreveu, fosse também depois colocadas nos tópicos dos filmes. Enfim, é uma sugestão.

O filme é um dos mais cómicos que vi do Woody Allen, embora o tipo de humor seja por vezes um pouco mais hardcore (como o Rui já tinha referido) do que me outros filmes dele. Últimamente não tenho tido muitas oportunidades ou vontade de me rir, mas confesso que esta tirada do Woody Allen em que ele se "lastima", me conseguiu fazer rir um pouco! :biggrin:
"Convidam-me para se homenageado na minha faculdade e apareço com uma puta e um cadáver!"


A prostituta "Cookie" aliás é uma actriz quem o Woody fez rasgados elogios, e a interpretação que faz de prostituta é das mais engraçadas que tive oportunidade de ver, com uma postura e linguagem corporal que marcam alguns dos momentos mais bem conseguidos do filme.

Image

Rever este filme foi um dos momentos altos dos últimos tempos. Foi daquelas coisas... o filme certo no momento certo, na altura certa e com o estado de espírito adequado! :-)

Houve um pormenor que não apreciei muito e que tem a ver com a montagem: no início logo no genérico, existe uma cena (a imagem da chegada de carro) repete-se vezes sem conta e nem apreciei nem consegui compreender o objectivo. Durante o filme, o Woody aliás tem algumas cenas repetidas e estranhas em termos de edição de imagem cujo sentido não consegui perceber, mas que nunca vi em mais nenhum filme dele e que não apreciei.

De resto, é mais uma pérola do Woody! Ele para mim é já um ícone vivo da História do Cinema e uma das mais forte referências do Cinema contemporâneo. É um realizador que considero estar à parte dos outros, pois os filmes que nos oferece em quantidade e qualidade, são intimistas, dramáticos, encantadores, românticos, poéticos, cómicos... e conseguem sempre reinventar-se (o Samwise já tinha referido este aspecto) apesar de focarem mais ou menos sempre o mesmo tipo de questões.

Ainda me faltam bastantes filmes do Woody para ver, apesar de os ter todos. Este facto, paradoxalmente, é para mim um grande motivo de satisfação, não os ter ainda visto todos. É que assim sei que vou reencontrar novamente a mesma sensação de encantamento, de deslumbramento que tenho sempre que visiono um novo filme do Woody Allen! salut-)
Last edited by Cabeças on November 7th, 2017, 12:17 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Image

Deconstructing Harry

Realizador: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Kirstie Alley, Bob Balaban, Billy Crystal, Judy Davis, Hazelle Goodman, Mariel Hemingway, Amy Irving, Julie Kavner, Eric Lloyd, Julia Louis-Dreyfus, Tobey Maguire, Demi Moore, Elisabeth Shue, Stanley Tucci, Robin Williams.

Suffering from writer's block and eagerly awaiting his writing award, Harry Block remembers events from his past and scenes from his best-selling books as characters, real and fictional, come back to haunt him.
Trailer



IMDb / Wikipedia / Rotten Tomatoes
Last edited by mansildv on November 9th, 2017, 11:18 pm, edited 2 times in total.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by Rui Santos »

rui sousa wrote: November 7th, 2017, 6:54 am Já há tópico. :)

viewtopic.php?f=11&t=46351&p=581889&hil ... ry#p581889
Merge efetuado :-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

rui sousa wrote: November 7th, 2017, 6:54 am Já há tópico. :)

viewtopic.php?f=11&t=46351&p=581889&hil ... ry#p581889
Obrigado Rui salut-)
Fiz a pesquisa mas, como falta uma letra no tópico original, não deu qualquer resultado :wink:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by rui sousa »

mansildv wrote: November 7th, 2017, 10:55 am
rui sousa wrote: November 7th, 2017, 6:54 am Já há tópico. :)

viewtopic.php?f=11&t=46351&p=581889&hil ... ry#p581889
Obrigado Rui salut-)
Fiz a pesquisa mas, como falta uma letra no tópico original, não deu qualquer resultado :wink:
Sem problema! yes-)

eu só sabia que havia tópico porque me lembrava de ter escrito qualquer coisa sobre o filme no tópico dos filmes vistos, e depois o Cabeças citou-o para abrir este.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by Cabeças »

mansildv wrote: November 7th, 2017, 10:55 am
rui sousa wrote: November 7th, 2017, 6:54 am Já há tópico. :)

viewtopic.php?f=11&t=46351&p=581889&hil ... ry#p581889
Obrigado Rui salut-)
Fiz a pesquisa mas, como falta uma letra no tópico original, não deu qualquer resultado :wink:
Obrigado, já corrigi :-)
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Rui Santos wrote: November 7th, 2017, 8:54 am Merge efetuado :-)
Desculpa a confusão, faço sempre a pesquisa antes de criar um novo tópico mas não apareceu nada!
Obrigado :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cabeças wrote: November 7th, 2017, 12:19 pm Obrigado, já corrigi :-)
yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Deconstructing Harry (1997) - 9/10

Revi ontem esta pérola e desta vez entra mesmo para o top 10 do Woody!
Argumento fabuloso, desempenhos impecáveis, um grande filme!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Cabeças wrote: November 18th, 2012, 6:26 pm Houve um pormenor que não apreciei muito e que tem a ver com a montagem: no início logo no genérico, existe uma cena (a imagem da chegada de carro) repete-se vezes sem conta e nem apreciei nem consegui compreender o objectivo. Durante o filme, o Woody aliás tem algumas cenas repetidas e estranhas em termos de edição de imagem cujo sentido não consegui perceber, mas que nunca vi em mais nenhum filme dele e que não apreciei.
Deconstructing Harry: Discontinuous Editing as a Narrative Tool

http://jbuchbinder.com/2015/04/16/decon ... tive-tool/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Mais um filme que vai melhorando e crescendo a cada visualização e considero-o mesmo um dos melhores filmes do Woody Allen, com lugar cativo no top 10! É uma obra de arte! - 9.5/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16180
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Deconstructing Harry (1997) - Woody Allen

Post by mansildv »

Continua um dos obrigatórios! yes-)
Dificilmente vai sair do meu top 10 do Woody :-)))

9.5/10
Post Reply