Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by nimzabo »

Fui ver hoje.
Grande maluquice de filme.
:biggrin:
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Darkav »

Vi em IMAX o Mass Effect da Marvel :p E foi genial!

Foi muito difícil não fazer espectativas para o filme depois de todo o hype que foi sendo construído nos últimos meses. Contudo, foi das raras vezes que o filme correspondeu mesmo às espectativas criadas.

Não tenho por hábito dar pontuações aos filmes no IMDB, embora tenha descoberto hoje que, ao longo dos anos, sem querer, já dei a 249 títulos. Uma coisa que já reparei é que a pontuação dada tende a ser alterada mais tarde, dependendo de como o filme repousa passado algum tempo. De como assenta em nós. Alguns demoram meses, outros anos, e alguns apenas uns dias. Penso que também seja devido a isto que os "clássicos" tenham o peso que têm. Mas isto para dizer que o Guardians of the Galaxy, já subiu 1 ponto desde ontem. Anda algures a pairar entre o 8 e o 9, pertinho do Star Wars, versão bootleg VHS, que vi em 1985. Agora vou ali ouvir mais 70's.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Samwise »

Está aqui o melhor filme da Marvel até à data, por uma larga margem. Um presumível underdog a vários níveis que mete os "topo de gama" num chinelo - e fá-lo com graça, estilo e muita referênciação cultural. Mais do que isso, pega numa fórmula mais que batida dá-lhe um polimento e uma frescura irresistíveis. Os ingredientes certos nas doses certas e com o tempo de cozedura apropriado. Bingo!

Também vi no I-MAX, e não servindo esta segunda experiência para afirmar que fiquei convertido, pareceu-me que não se verificaram as pontos negativos que tinha apontado aquando da revisita ao Jurasic Park. Desta feita, o som estava bem mais baixo e definido (mesmo que mais alto do que normal numa sala de cinema) e a imagem bem nítida e "limpa", mesmo nas sequência mais movimentadas, sem efeitos de arrasto abruptos. Ou seja, foi uma experiência que valeu bem os 10€ do bilhete. O 3D nesta sala fica mais pronunciado e presente do que o normal, e cai bem a um filme deste género.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by THX »

Fui ver ontem, pela segunda vez e num cinema diferente, só que desta vez com a Maria e o herdeiro.
Não existe qualquer dúvida...este filme é um novo "Star Wars", um novo "E.T", um novo "Encontros do terceiro grau"...
Também não tenho dúvida nenhuma que o elenco foi muito bem escolhido, a história está competente e acima de tudo aquelas músicas dos anos 70/80 dão uma vida extra, um enfase ao filme espetacular.

O James Gunn está de muitos parabéns yes-).
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Cabeças »

Também fomos ver e.... adorámos! Mesmo! yes-)

Fiquei mesmo um bocado sem palavras, foi daqueles filmes que nos surpreenderam mesmo! :-)))

E sim... também penso que pode começar uma nova saga!

I am Groot! :biggrin:

Image
Cabeças
Image
User avatar
MIKI_GOL
Fanático
Fanático
Posts: 915
Joined: November 5th, 2000, 11:23 pm
Location: Braga City

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by MIKI_GOL »

Fui ver ontem a noite...

A única coisa que tenho a dizer é que já não me divertia tanto num cinema há muito tempo... E fui com as expectativas em alta...

Tem uma BSO fantástica!!!

9/10

Abraços!!!
Luiz Silva
Are you talking to me???
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Samwise »

DigitalDesperado wrote:Belo trailer. Quanto ao tom, gostei do balanço entre humor e acção séria, que o realizador James Gunn já demonstrou dominar: Quem já viu o "Slither" ou o "Super" sabe do que estou a falar.
Acabei de ver o Slither e tive uma belíssima surpresa. Para quem gosta de filmes de zombies com montes de gore e humor à mistura, não deve haver muito melhor por aí -é um must!

Como sucede no Guardians of the Galaxy, o Gunn recorre a algumas referências culturais de peso e homenageia uma série de obras e autores dentro do género, a começar nos parasitas de Shivers do Cronenberg, passando pelo The Thing do Carpenter, e a (não) terminar no Invasion of the Body Snatchers. Pelo meio ainda se vê a passar numa TV uma obra qualquer da Troma. :mrgreen:

Achei interessante o actor que ele escolheu para fazer de chefe da polícia, o Nathan Fillion, nada mais nada menos que o capitão Mal de Serenety/Firefly, de Joss Whedon... :wink:

Agora vou pegar no Super.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
pmjferreira
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: April 22nd, 2004, 10:25 am

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by pmjferreira »

Não sei se reparaste mas o fundador da Troma ,Lloyd Kaufman tem pequenos cameos no Slither e no Guardians:-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Samwise »

pmjferreira wrote:Não sei se reparaste mas o fundador da Troma ,Lloyd Kaufman tem pequenos cameos no Slither e no Guardians:-)
Não fazia ideia... :-) Reparei foi que o próprio Gunn também se faz aparecer por breves instante, quer no Slither, quer no Super (parece-me que é ele que faz de diabo).

Não apreciei muito este Super. Sei que a ideia é mesmo essa, mas a dose de estupidez com que dotaram as personagens e que envolve a maior parte das situações foi um pouco para além daquilo que consigo engolir. O filme tem alguma boas ideias (o Holy Avenger, e a sequência do sexo no sofá, por exemplo), mas aqui a disparidade entre o bom e mau tem tanta amplitude que me fez torcer um pouco o nariz. Penso um pouco no filme como aquilo que seria uma típica produção da Troma se tivesse orçamento para chegar ao mainstream... uma sensação que desaparece por completo no Guardians of the Galaxy, em que o "mau gosto" deliberado é praticmente inexistente, ou está bastante delimitado e suavizado.

Enquanto estava a ver o filme, pensei que era também uma paródia retorcida ao Kickass, mas entretanto já li que não, apesar das similaridades.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Lorde X »

Vi hoje no cinema o Guardians of the Galaxy e fui vê-lo completamente virgem. :mrgreen:

Nem sequer tinha visto o trailer e pode parecer estranho, mas nada sabia sobre ele. Deliberadamente não tinha lido (e ainda não li enquanto estou a escrever este post. Apenas o farei depois) as mensagens colocadas neste tópico.

Nem sequer era filme que me interessasse, pois julguei estar perante mais uma xaropada de super-herois. Que me desculpem aqueles que apreciam, mas a mim, infelizmente, a idade foi progressivamente retirando a capacidade de me encantar com supermans, hulks, aracnídeos, etc.

Hoje nem sequer era para ver este filme. Aliás, só o vi, pois não consegui chegar a tempo para ver o Sin City II em 3D. E claro, apenas porque vi que no IMDB ele estava muito bem cotado (8.6/10)

Mas que boa surpresa que tive! Desde o início que o filme me cativou e bem surpreendido fiquei quando vi que estava perante um "space opera".

Finalmente, tantos anos depois, voltei a sentir no cinema o mesmo encantamento que senti quando vi os filmes da trilogia inicial do Star Wars. Aliás, pareceu-me que este filme, ou melhor, a BD que lhe subjaz, foi beber muito a essa fonte.

E nunca o filme descarrilou. Mesmo os momentos de humor foram muito bem metidos e muitas vezes é por aí que o filme se estraga. Por outro lado temos personagens bem representados por actores carismáticos. E cenas de acção e visuais que realmente nos deslumbram.

Enquanto via o filme, que no bom sentido pareceu ter uma duração superior à real (pois foram muitos os ambientes em que a história decorreu) estava com receio que a cena final que se avizinhava passasse para o filme seguinte. Ainda bem que tal não sucedeu e que tivemos direito à conclusão da história.

10/10! Espero que venham mais e ao mesmo nível.

PS: agora é que vou ler os anteriores posts deste tópico e estou curioso acerca da opinião dos restantes users... :roll:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Lorde X »

Acabei agora mesmo de ler os post todos deste tópico, e antes de o meu voto de 10/10 ser trucidado, quero voltar a afirmar aquilo que já disse por várias vezes neste fórum.

Eu não consigo comparar alhos com bugalhos! mau-)

Quando classifico um filme, penso sempre no valor que para mim tem dentro do seu gênero cinematográfico. Assim, quando dou o meu voto a um filme de ficção científica, vários elementos não entram para mim na equação: profundidade das personagens, complexidade do enredo, etc.
Para mim relevante é que o filme entretenha, deslumbre a nível visual, nos envolva com os personagens e nos carreie para uma aventura que transcenda a nossa imaginação. Isso este filme faz na perfeição e daí os 10/10. Uma obra prima das Space Operas que recupera o espírito da trilogia original da Star Wars... E tal não é nada fácil. basta lembrar que passaram muitos anos e muitas dezenas (centenas?) de filmes sem o conseguir fazer, nem mesmo a nova trilogia feita pelo George Lucas.

Definitivamente para comprar em Bluray e para rever vezes sem conta! Espero que o realizador que tão bom trabalho fez, continue à frente das sequelas, e que se mantenha inspirado!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by waltsouza »

Eu gostei do filme mas não "morri de amores" por ele, o que no funfo até acaba por ir um pouco contra a corrente que se lê por aqui, em que as opiniões são (quase) todas a dizer muito bem e unãnimes.

Gostei do filme, tecnicamente bem feito, diverte q.b., vê-se bastante bem mas a mim não me chegou a dar algo em que eu ficasse de queixo caído, algum twist marado, alguma coisa fora do comum. Até achei algumas cenas e o teor de algumas piadas um pouco "juvenis" demais para o meu gosto mas como não conheço o material original não quero estar a traçar algum comentário um pouco mais injusto. Não dei o tempo e o meu dinheiro por mal empregue mas não lhe consigo dar mais do que 7 em 10.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Lorde X »

waltsouza wrote: Gostei do filme, tecnicamente bem feito, diverte q.b., vê-se bastante bem mas a mim não me chegou a dar algo em que eu ficasse de queixo caído, algum twist marado, alguma coisa fora do comum.
O Twist marado do Star Wars também não nos foi dado logo no 1º filme. :wink: Não sei nada da história deste, mas se calhar na paternidade do protagonista teremos o tal twist que nos irá deixar de queixo caído...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
bretes
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 335
Joined: September 10th, 2004, 1:37 am

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by bretes »

Sim, já estou a imaginar a cena...

Thanos: Peter, I am your father.
Star-Lord: YESSSS!!!
"Fear is the mind killer..."
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Guardians of the Galaxy (2014) - James Gunn

Post by Darkav »

Embora nos comics já se saiba quem é o pai do Peter Quill (um tipo chamado J’son que é imperador do império Spartoi), o James Gunn já veio dizer que no filme não será o mesmo, mas que já está decidido há algum tempo quem irá ser o pai. Para agitar ainda mais as coisas, ainda disse que o iríamos ver em breve, pelo que se começou logo a especular que poderá aparecer num dos filmes dos Vingadores, Thor ou Capitão América.
Post Reply