Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

Uma pequena introdução

Como alguns daqui já sabem eu sou grande apreciador de filmes de terror.
Dos muitos sub-géneros de terror os filmes Slasher são dos mais conhecidos (genericamente tratam-se de filmes onde um psicopata se entretêm a matar pessoas de forma muito gráfica e violenta, utilizando por vezes armas muito sui generis como um machado, uma moto-serra, um facalhão do mato, etc, etc).

Alguns dos ícones mais famosos deste sub-género são o Jason Voorhees (da série de filmes Sexta-Feira 13), Michael Myers (da série Halloween), LeatherFace (da série Massacre no Texas), Freddy Krueger (da série Pesadelo em Elm Street), entre outros.

Um bocadinho de história

Fala-se que o primeiro filme que toca em alguns pontos que mais tarde iriam dominar o cinema slasher é de 1932, Thirteen Women.
Herschell Gordon Lewis, inventou aquilo que mistura o slasher com o gore, os filmes "Splatter", estava-se em 1963. E assim apareceu o filme Blood Feast. Daí para a frente os italianos também começaram a fazer os seus filmes que mais tarde inspirariam o cinema slasher, os filmes Giallo. Histórias violentas, com mortes graficamente fortes.

Mas é preciso chegar ao ano de 1974 para aparecer o filme que até hoje é oficialmente considerado como o primeiro filme slasher, Black Christmas (que teve direito a um remake há poucos anos).

A década de 70 mas sobretudo a década de 80 do século passado foram muito profícuas em filmes slahers. Floresciam tipo cogumelos e o género começou-se a gastar ao longo dos anos.

As limitações do cinema slasher

De há muitos, muitos anos para cá que o cinema slasher é frequentemente acusado se de estar continuamente a repetir e de não sair muito das habituais convenções do género (um assassino demente, mortes violentas, mulheres bonitas e que preferencialmente que se dispam durante o filme).

A acusação tem razão de ser, uma boa parte dos slashers que foram aparecendo ao longo das décadas não fogem muito deste estereótipo. Contudo nem todos os slashers serão assim tão lineares. Existem filmes slasher que tentam fugir um pouco da repetição de fórmulas, que tentam trazer algo novo, sobretudo através de twists e de reviravoltas na história.

A verdade é que um fã típico de slashers não costuma ser muito exigente: bastam-lhe um assassino convicente, umas mortes porreiras e que no elenco feminino alguém não se esqueça de mostrar umas belas curvas desnudas.

O porquê do slasher merecer um tópico

No meu caso particular eu serei um bocadinho mais exigente. Gosto de slashers que me surpreendam. Gosto de ver um slasher onde sinta uma dose de adrenalina não só pelas mortes bem "confeccionadas" mas sobretudo pelas voltas que o realizador consegue dar ao argumento.

E este tópico vai servir para isso, para falarmos de todos os tipos de slashers, dos mais antigos aos mais recentes, dos mais banais aos mais inventivos ou mais violentos, tendo como meta encontrar um ou outro slasher que seja um bocadinho diferente do habitual e que traga algo novo.

Feita a mini introdução resta-me meter aqui slashers, muitos slashers, desde slashers produzidos por "Majors" norte-americanas, aos independentes, aos low-budget, aos europeus, aos asiáticos, enfim, slahers...

Começo com um slasher sueco que eu já vi com um orçamento minúsculo. Blood Runs Cold (2011). Não foge muito do convencional mas vale a pena ver só para se ter uma ideia de como é possível fazer um slasher minimamente decente com apenas 5.000 dólares, sim leram bem, 5 mil dólares.

Image



Continuamos nos países nórdicos, agora na Noruega, para trazer o Fritt Vilt (2006)

Image



Vê-se muito bem, já deu azo a duas sequelas e para quem gosta do género é relativamente conhecido.

Agora vamos até França para trazer o filme que deu alguma notariedade à carreira de Alexandre Aja, Haute Tension (2003)

Image



E agora um slasher "simpático" que não sendo nada do outro mundo conseguiu entreter-me. Boas interpretações, o argumento é um pouco cliché mas nada que prejudique em muito o filme. Kill Theory (2009)

Image



Mas Hollywood obviamente que volta e meia nos traz os seus slashers. A série de filmes Scream é das mais famosas mas existem outras, como por exemplo I Know What You did Last Summer (1997)

Image

[Youtube]EcWK0M4VMjA&hd[/Youtube]

E para terminar (por agora) um slasher mais clássico mas nem por isso muito conhecido, do início da década de 80 (uma das décadas mais profícuas em slashers, estavam muito na moda na altura) , The Burning (1981)

Image



E pronto, isto foi apenas e somente um primeiro lamiré sobre o cinema slasher. O propósito é a partir daqui começarem a surgir sugestões/recomendações de quem gosta deste sub-género de terror. De slahers mais antigos, mais recentes ou até uma simples amostra do que virá por aí ou do que já aí está... Pessoalmente eu sou grande apreciador dos slashers "low-budget" portanto não se admirem que traga muita coisa nesse âmbito. Como por exemplo Madison County (2011)

Image



Nota:

E assim a partir de hoje a secção "Cinema e Filmes" já tem um tópico dedicado aos filmes slasher. Espero que façamos (para quem gosta) bom uso dele. Isso não invalida que não se possa criar fora daqui um tópico de um filme (slasher). Pessoalmente só irei meter o poster e o trailer de cada filme que trago aqui, o que torna a informação um pouco curta, nem isto pretende tornar-se num tópico de grande confrontação de ideias sobre determinado filme. É apenas o juntar num só sitio de tudo o que possa interessar sobre o cinema slasher.

Nota 2:

O cinema slasher é o primeiro dos tópicos que criei mas não será seguramente o único. A riqueza de alguns sub-géneros de terror "obrigam-me" a que não fique por aqui. Mais novidades a breve trecho... :wink:
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Musicslave »

bom trabalho e bom tópico waltsouza yes-)

também gosto de filmes Slasher, mas obviamente não tanto como tu :-D

destes filmes não conheço nenhum, mas interessei-me pelos suecos. com pouco dinheiro consegue-se muitas vezes fazer algo bom, além de que normalmente gosto de filmes suecos, a imaginação deles no que toca a filmes tende a ser interessante
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by No Angel »

Pensava que o primeiro slasher, ou melhor, a raiz dos slashers modernos, tinha sido o Psycho de Hitchcock...

Tenho muita curiosidade no Haute Tension, parece muito bom.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

No Angel wrote:Pensava que o primeiro slasher, ou melhor, a raiz dos slashers modernos, tinha sido o Psycho de Hitchcock...

Tenho muita curiosidade no Haute Tension, parece muito bom.
Em certa medida tens razão e há até quem o chame de "mãe de todos os slashers" mas ao mesmo tempo há quem veja o filme de Hitchcock como tendo uma história um pouco mais complexa e onde as mortes não estarão assim tão presentes no filme (ao que parece Psycho apenas tem duas mortes ao longo de todo o filme). A ideia mais moderna de slasher, onde as mortes estão mais presentes e que se tornam como o factor central do filme aparece pela primeira vez em 1974 com Black Christmas de Bob Clark. Aproveitado mais tarde por Carpenter em 1978 no filme Halloween e por todos os filmes que lhe são subsequentes.

http://horror-movies.wikia.com/wiki/Slasher_film

E já agora aqui fica o trailer (é mais um teaser) de Black Christmas (1974) de Bob Clark (o mesmo realizador de Porky's por mais estranho que possa parecer).

pedrofokia86
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 390
Joined: March 31st, 2012, 12:26 pm

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by pedrofokia86 »

este black christmas é muito interessante! vi-o na altura como terror natalício e nunca tinha pensado nele como o precursor dos slasher... para mim este papel era assumido pelo halloween em 78, mas relembrando-o mentalmente e com a sua dica creio que mudei a minha opinião.
Net_Holer
Especialista
Especialista
Posts: 1257
Joined: November 24th, 2009, 1:59 am
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Net_Holer »

O tópico e uma boa iniciativa, mas chego à conclusão que não haverá nenhum Slasher que se destaque pela sua qualidade, certo? Talvez o melhor seja o Scream de 96.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

Net_Holer wrote:O tópico e uma boa iniciativa, mas chego à conclusão que não haverá nenhum Slasher que se destaque pela sua qualidade, certo? Talvez o melhor seja o Scream de 96.
O panorama também não é assim tão cinzento e mau. Existem bons slashers que tentam ir um bocadinho mais além do habitual. Não querendo revelar muito posso já adiantar (e quem já o viu saberá ao que me estou a referir) que por exemplo Haute Tension não é de todo um slasher linear.

Dois clássicos do cinema slasher têm a fama de não serem propriamente muito básicos.

Falo de Happy Birthday to Me (1981)

Image





Curtains (1983)

Image




E obviamente que existem mais slashers que tentam, nem que seja por pouco, fugir às convenções do género. Em que o argumento, seja pelo meio, seja pelo fim, tente de alguma forma surpreender. Claro que não podem fugir muito daquilo que é a base do cinema slasher senão deixariam de ser slashers. :wink:
Net_Holer
Especialista
Especialista
Posts: 1257
Joined: November 24th, 2009, 1:59 am
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Net_Holer »

Sim, não digo que não haja alguns que se destaquem pela positiva mas pessoalmente nunca ouvi alguém falar de um grande slasher como acontece em outros géneros em que existem alguns filmes (quase) unanimemente considerados de "topo".

Fiquei curioso com o Black Christmas. Pode ser que veja um dia :)
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

Net_Holer wrote:Sim, não digo que não haja alguns que se destaquem pela positiva mas pessoalmente nunca ouvi alguém falar de um grande slasher como acontece em outros géneros em que existem alguns filmes (quase) unanimemente considerados de "topo".

Fiquei curioso com o Black Christmas. Pode ser que veja um dia :)
Eu como fã de slashers tenho que render-me ás evidências (e acho que falo por todos os fãs de slashers), por melhor que sejam os actores e o argumento de um filme slasher, se o assassino for muito fraco (não for realmente convincente no papel de assassino) e as mortes forem muito mal feitas (ou praticamente em off-screen) esse filme slasher nunca poderá ser considerado de muito bom.

Aquilo que os fãs de slasher querem ver acima de tudo num filme slasher é sangue e mortes bem concebidas e melhor executadas. E quanto mais violentas e sanguinárias, melhor. Isso obviamente que não é tudo mas é aí que a reside boa parte da magia de um slasher.

É como um admirador de filmes de acção ou de artes marciais ir à procura de cenas empolgantes de acção ou de boas cenas e bons executantes de artes marciais. É isso acima de tudo que o faz ver o filme. Tudo o que vier a mais é um (bom) acréscimo.

De certeza que já ouviste falar de Halloween. Ora Halloween é considerado um filme de "topo" dentro do género slasher/suspense. É a partir do filme de John Carpenter que o género floresce e surgem as 1001 imitações. Mas existem outros. Pesadelo em Elm Street de 1984 é considerada por muitos a obra maior de Wes Craven. Maior ainda do que Scream ou os clássicos The Hills Have Eyes ou The Last House on the Left. "Nightmare on Elm Street" é um slasher de "topo", com excelentes efeitos especiais e uma personagem que marcou bastante a década de 80, no que ao terror diz respeito. Ainda me lembro da febre à volta dos filmes do "Freddy Krueger".

E isto só para dar dois exemplos.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

Mais um slasher que deu que falar na altura em que estreou. E não pelas melhores razões. Em 1978 I Spit On Your Grave foi considerado muito forte, foi censurado e teve problemas de distribuição em alguns países.

I Spit On Your Grave (1978)

Image



O Remake...

I Spit On Your Grave (2010)

Image



Já vi os 2 e pessoalmente achei o remake melhor filme.
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Musicslave »

não vi o original, mas o remake do I split é muito interessante, é talvez dos melhores slashers do ultimos anos
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Darkav »

Gostei bastante dos Fritt Vilt, e não sabia que havia um terceiro. Tenho que ver :-D
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

April Fool's Day (1986)

Image

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by Cabeças »

Bom tópico!

Eu pessoalmente não posso dizer que aprecie slashers só por uma razão que até acho gira... para mim isto é que é o verdadeiro horror! nails-)

Dêem-me fantasmas, lobisomens, vampiros, zombies! Adoro! :badgrin: É como se fossem todos meus amigos, sinto-me em casa! É definitivamente o meu jardim! orgulho-)

Mas pessoas a serem cortadas aos bocados... isso sim, faz-me sentir muito pouco confortável! nails-) E acho isto muito interessante, pois só prova como o que é "terror" para uns não o é para outros... e vice-versa. :badgrin:

Por isso, confesso que evito ver este tipo de filmes... não retiro sinceramente prazer deles. No entanto, claro que já vi a saga Saw, a saga do Pesadelo em Elm Street, o Halloween, o Gritos, claro! E também tenho o Texas Chainsaw Massacre, claro! Os dois! :-)))

Confesso que a última saga que vi do género foram todos os filmes do Destino Final... e até gostei. Mas é necessário para mim ver aquilo com um misto de humor, não posso levar aquilo muito a sério, senão fico mesmo pouco à vontade. Consigo em função disso assim perceber também perfeitamente quem fica apavorado com fantasmas, vampiros, etc... Sei qual é a sensação, embora para mim o "detonador" esteja como referi mais ligado a situações físicas. São essas que me impressionam mesmo.

E para quem diz que não aprecia... até acho que já vi as principais sagas todas! É assim a vida de um apreciador de Cinema!

Por acaso andamos há imenso tempo para ver novamente o Pesadelo em Elm Street, acho que é desta! Ah... o velho Freddy!!! orgulho-)

Image
Cabeças
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Slasherland - o tópico do cinema slasher (ontem e hoje)

Post by waltsouza »

Image



O filme em termos de argumento, como muitos slahers, não é nada do outro mundo mas algumas mortes (e respectivos efeitos) estão muito bem conseguidas. Vi a versão 3D no cinema e este filme é responsável por eu ter dado um salto na cadeira, fenómeno muito, muito raro para um rapaz como eu, mais do que vacinado a ver filmes de terror. Merece menção honrosa por esse facto...
Post Reply