Liberation / Освобождение (1971) - Yuri Ozerov / Julius Kun

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Jimmy, as legendas são oficiais, são ficheiros que foram carregados junto com o video (função nova do youtube acho), não se trata da função transcrever audio, que não interessa a ninguêm. Infelizmente o último dos filmes tem as legendas adiantadas vários segundos, o que é um problema e é pena porque este é o melhor filme da série, passado todo em berlin, e o único que conheço que mostra certos pormenores, das primeiras tentativas de cessar fogo, e mostra os soldados russos a usarem os tuneis do metro.

Update: No site oficial da Mosfilm, as legendas estão correctas (inglês ou francês), aqui fica o link para o ultimo filme:

http://cinema.mosfilm.ru/Film.aspx?id=a ... 65d321d45c
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by paupau »

Alguém tem experiencia de como fica a imagem sacando daqui do tube para ver num media center? Come-se ou fica execrável? Tenho pouca paciência para ver um filme no pc, mas fiquei mesmo curioso para ver isto, tem bom aspecto realmente. Das potências cinematográfics mundiais, sou completamente ignorante no que diz respeito à Rússia, raramente saem títulos com legendas, é tudo edições da Ruscico que só saem os títulos principais no ocidente...É um mundo a descobrir realmente.

Sugestões sobre WWII:
Trilogia da Guerra do Wajda - os seus primeiros filmes - Generation, Kanal e Cinzas e Diamantes. O único com recriações bélicas é o Kanal (excelentes por sinal) e relata a fuga de vários cidadãos pela rede de esgotos, o Generation é sobre a resistência polaca e o Cinzas e Diamantes o último dia de combate e o primeiro de liberdade, com uma interpretação do James Dean polaco, o Cibulski. São os três magníficos filmes, e relatam factos pouco conhecidos.

Arpa Birmanesa e Fires on the Plain do Kon Ichikawa - O primeiro mais lírico, o segundo do mais gritty e cru que existe. A Arpa é preciso é suspender a descrença em soldados cantores...se o fizerem, espera-vos um autêntico tesouro.

Condição Humana do Kobayashi - Este é um mega épico, 3 filmes de +3h, sobre um burocrata de baixo nível chamado Kaji que é enviado para gerir uma mina na Manchúria, em que os Chineses são escravizados pelos Japoneses e lentamente vai-se ver envolvido pelo horror da guerra, neste caso contra os russos. Vale a pena ver.

Já falei destes filmes anteriormente e vou repetir-me sempre que o tema venha à baila, não devem ser muito conhecidos, e são interessantes pois mostram outros conflitos além do D Day, e foram feitos por países do outro lado da barricada alguns deles...
Se há tema tratado à exaustão é este, pode-se quase escolher a faceta/ zona geográfica/ país que realizou, que há uma obra boa à espera de ser visionada:
Argentina/Canadá: Battle of River Plate e 49th Parallel, da dupla Powell e Pressburger, que ainda têm o I'll meet by moonlight, passado na Grécia (uns furos abaixo, mas bem interessante, com o Dirk Bogarde acho)
Resistência Francesa: Exército das Sombras e Le Silence de la Mer, ambos do Melville, ou mesmo o Coubeau do Clouzout.

E se ainda quisermos alargar um pouco o conceito, temos por exemplo o Alemanha Ano Zero do Rossellini, filmado em Berlim meses apenas o término da guerra, é um documentário autêntico sobre a vida no pós guerra.

Túmulo dos Pirilampos, outra obra prima sobre o tema, nuff said. Desconheço os filmes russos sobre a WII, como As Garças Estão a Voar, e gostava de rever o Idi i simotri, e conhecer mais alguns. E depois há os filmes USA, cujos preferidos são o Patton e Thin Red Line. Ah, não suporto o $#$"#"$#(/( do Ryan.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

paupau wrote:Alguém tem experiencia de como fica a imagem sacando daqui do tube para ver num media center? Come-se ou fica execrável? Tenho pouca paciência para ver um filme no pc, mas fiquei mesmo curioso para ver isto, tem bom aspecto realmente. Das potências cinematográfics mundiais, sou completamente ignorante no que diz respeito à Rússia, raramente saem títulos com legendas, é tudo edições da Ruscico que só saem os títulos principais no ocidente...É um mundo a descobrir realmente.

A qualidade dos filmes da mosfilm, tanto no site deles, como no youtube é tipo divx (ficheiros de 1 Gb), tecnicamente podes sacar do youtube (formato mp4 q os mediacenters não leêm, pelo menos os q tenho), com o plugin downloadhelper do firefox, mas ficas sem legendas, que é o proprio utube q as tá a processar, no site da mosfilm as legendas parecem-me integradas no filme, mas o download helper nao funciona aí. A mosfilm cobra por download de um filme cerca de 2,20 US dollars (nao sei em euros) (tamanho do ficheiro variavel de 800 MB a 5 Gb), suponho q seja divx standard, mas nao sei, no entanto nao vendem dvd's...

Há outros sites para ver filmes, além do youtube, que terão os filmes noutro formato, podes tentar procurar.

Eu tenho o PC ligado a televisao de 32" por hdmi, e a imagem é optima, desisti dos mediacenters há muito devido a lerem poucos codecs e a nao terem opcoes de esticar imagem como eu quero, uso um 2º conjunto de rato e teclado sem fios para comandar aquilo, alías deixei de usar o leitor de dvd de mesa e uso antes o PC para ver DVD's na televisão (melhor qualidade, tudo digital), há um ano por 150 euros comprava-se um PC novo e por mais 40 uma placa grafica com saida hdmi, agora estará mais barato. O meu sistema é bom para ver telediscos no youtube (ao contrario das TV's com youtube integrado q não têm teclado e é dificil escrever qq coisa) e é bom para este tipo de sites em questão com online streaming. Deixo aqui esta ideia para alternativa.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Tirei umas imagens:

Image
Esta é do filme III.

Image
Esta também.

Image
Filme V: Cá está o combate dentro do metro de Berlin que tinha referido, eles levam um canhão anti-tanque pra dentro do metro :twisted: .

Image
Filme V: Tentativa de rendição dos alemães.

Image
Filme I: Batalha de tanques filmada por avião.

Espero que gostem das imagens, que acham delas? :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

paupau wrote:Alguém tem experiencia de como fica a imagem sacando daqui do tube para ver num media center? Come-se ou fica execrável? Tenho pouca paciência para ver um filme no pc, mas fiquei mesmo curioso para ver isto, tem bom aspecto realmente. Das potências cinematográfics mundiais, sou completamente ignorante no que diz respeito à Rússia, raramente saem títulos com legendas, é tudo edições da Ruscico que só saem os títulos principais no ocidente...É um mundo a descobrir realmente.

Sugestões sobre WWII:
Trilogia da Guerra do Wajda - os seus primeiros filmes - Generation, Kanal e Cinzas e Diamantes. O único com recriações bélicas é o Kanal (excelentes por sinal) e relata a fuga de vários cidadãos pela rede de esgotos, o Generation é sobre a resistência polaca e o Cinzas e Diamantes o último dia de combate e o primeiro de liberdade, com uma interpretação do James Dean polaco, o Cibulski. São os três magníficos filmes, e relatam factos pouco conhecidos.

Arpa Birmanesa e Fires on the Plain do Kon Ichikawa - O primeiro mais lírico, o segundo do mais gritty e cru que existe. A Arpa é preciso é suspender a descrença em soldados cantores...se o fizerem, espera-vos um autêntico tesouro.

Condição Humana do Kobayashi - Este é um mega épico, 3 filmes de +3h, sobre um burocrata de baixo nível chamado Kaji que é enviado para gerir uma mina na Manchúria, em que os Chineses são escravizados pelos Japoneses e lentamente vai-se ver envolvido pelo horror da guerra, neste caso contra os russos. Vale a pena ver.

Já falei destes filmes anteriormente e vou repetir-me sempre que o tema venha à baila, não devem ser muito conhecidos, e são interessantes pois mostram outros conflitos além do D Day, e foram feitos por países do outro lado da barricada alguns deles...
Se há tema tratado à exaustão é este, pode-se quase escolher a faceta/ zona geográfica/ país que realizou, que há uma obra boa à espera de ser visionada:
Argentina/Canadá: Battle of River Plate e 49th Parallel, da dupla Powell e Pressburger, que ainda têm o I'll meet by moonlight, passado na Grécia (uns furos abaixo, mas bem interessante, com o Dirk Bogarde acho)
Resistência Francesa: Exército das Sombras e Le Silence de la Mer, ambos do Melville, ou mesmo o Coubeau do Clouzout.

E se ainda quisermos alargar um pouco o conceito, temos por exemplo o Alemanha Ano Zero do Rossellini, filmado em Berlim meses apenas o término da guerra, é um documentário autêntico sobre a vida no pós guerra.

Túmulo dos Pirilampos, outra obra prima sobre o tema, nuff said. Desconheço os filmes russos sobre a WII, como As Garças Estão a Voar, e gostava de rever o Idi i simotri, e conhecer mais alguns. E depois há os filmes USA, cujos preferidos são o Patton e Thin Red Line. Ah, não suporto o $#$"#"$#(/( do Ryan.

Já vi alguns destes filmes (e tenho basicamente a mesma opinião que tu - essenciais!), mas descansa, paupau, que as tuas sugestões não estão a cair em saco roto, pelo menos comigo. salut-) salut-) salut-)

---

Ontem à conversa com um amigo veio à baila a dicotomia do Eastwood sobre o ataque a Iwo Jima e é estranho como é que ainda ninguém se lembrou de a mencionar aqui. A perspectiva é única, já que, sem renunciar ao espectáculo bélico, varre transversalmente as duas nações ali em conflito, quer do ponto de vista militar, quer do ponto de vista social - com as crenças e expectativas de quase todas as classes a virem ao de cima. Ainda por cima, são duas narrativas que se interceptam em determinados momentos, permitindo um olhar verdadeiro sobre o "outro lado" das coisas. Se não é, no conjunto, uma obra-prima, anda lá muito perto.

---

Entretanto já vi o primeiro episódio deste Liberation. No essencial, ficou bastante abaixo das expectativas. Com encenação representativa da(s) batalha(s), parece-me que cumpre a função (aproximando-se de um documentário), mas falha em quase tudo o resto, e, de forma mais incomodativa, no detalhe do combate ao nível do soldado. Para dar um exemplo, zona da batalha é apresentada primeiro num mapa, no centro táctico e operacional, onde são discutidas as possíveis estratégias, mais tarde temos panorâmicas aéreas das vagas de tanques e infantaria (alemãs) a avançarem pelo terreno, até às primeiras linhas de defesa russas, nas trincheiras. A encenação de tudo isto pode estar histórica e tecnicamente correcta, e ter sido feita à conta de efectivos/peças reais dispostos no terreno (ok, dá para ver os modelos quase ao pormenor), mas quando começam as batalhas fica uma profunda sensação de irrealismo, já que os tanques a arder não parecem ter sido atingidos por obuses - vêem-se muitos tanques a disparar, mas raramente se vê um impacto real, já que os outros tanques-alvo, em vez de aparecerem destroçados na zona frontal ou lateral (zona de impacto), não, é sempre na parte de trás que ficam a arder (e esses focos de incêndio parecem ter sido exactamente produzidos artificialmente, por alguém que os acendeu quase à mão) . Dito isto, emoção nas cenas de batalha é quase zero - o contraste é mesmo absoluto com os outros filmes que entretanto foram aqui mencionados. As batalhas campais entre soldados também denunciam quase todas a encenação teatral, parecem exactamente isso: encenações. Depois temos as personagens: os altos comandos cumprem os papéis sem grande problema, mas os soldados (aqueles que têm falas), a não ser que voltem a aparecer mais tarde, não têm tempo de participação suficiente para sequer os conhecermos, e quando começam a morrer e a sofrer no auge do combate, não movem um pingo de empatia. São como que figurantes num documentário. A realização, na mesma proporção, é quase amadora - as perspectivas das câmaras, a montagem, o ritmo - tudo bastante frouxo e monótono. Finalmente, a fotografia. Vê-se bem enquanto está a preto e branco, mas quando muda para cores fica mau, dá uma sensação semelhante àquelas séries de TV dos anos 60/70, parece que passaram uma borracha pelo negativo que fez desaparecer a vivacidade, o contraste e o brilho.

Vou continuar com os restantes, mas sem grande entusiasmo - mais para ficar a conhecer do que propriamente pelo prazer, penso.

A título de comparação, e pegando na "referência do segmento", o Saving Private Ryan, na cena final do ataque à vila são utilizados dois tanques alemães (salvo erro). Mesmo antes de entrarem em cena já conseguimos ouvir distintamente o som e o poderio dos motores diesel, sentir a trepidação que estes provocam, e o ver reflexo nos nervos dos soldados que aguardam o ataque - de tal forma que, como espectadores, sentimos também tensão e medo pelo horror iminente. É um artifício talvez simplista, mas demonstra savoir-faire artístico e uma preocupação ínfima pelo detalhe e realismo. Transmite emoção. Para além de tudo o resto, é isto que está em falta iminente no Liberation.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:4) Neste primeiro filme há uma cena, que começa aos 1h15m, filmada de dentro de um tanque, e dá pra perceber que estão a disparar munições verdadeiras, pelo menos vê-se o rasto, ou então são efeitos especiais muito bons, os figurantes aliás eram soldados do exercito vermelho, e não actores.
Esta foi das poucas sequências que me surpreendeu - até porque, como tu, fiquei a tentar perceber se aquilo era "live amunition" ou efeitos especiais.

No ano passado estreou cá um Portugal um filme passado todo dentro de um tanque (se bem me lembro, há apenas duas cenas quer são filmadas de fora). Chama-se Lebanon, e se gostas de realismo gráfico, és capaz de apreciar. Passou relativamente despercebido e é muito pouco comercial (tendo em conta a noção "hollywoodistica" do termo :mrgreen: ), mas está muito bem feito.

Ainda a propósito de cinema desta região, outro "filme de guerra" incontornável é Valsa com Bashir - embora aqui, o registo, seja a animação.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Samwise, obrigado pelos comentários, és o 1º aqui do forum a ver o filme e comentar. Concordo absolutamente com tudo o que disseste, basicamente é o melhor filme da 2ª guerra mundial em termos de quantidade de veiculos e homens no terreno, mas é o pior em termos de representação e direcção, salvo as cenas com os líderes (hitler, mussolini, stalin, roosevelt e churchill) que, acho excelentes. Isto só pode ser visto mesmo por fãs do género. Atenção que o 1º é o pior, e todos os defeitos que apontaste são melhorados (mas não eliminados) nos filmes seguintes, em especial a qualidade de imagem.

O 5º filme é espectacular e vale a pena continuares a veres os outros até chegar a esse, é a recompensa yes-)

Eu senti o mesmo que tu, e ainda por cima senti aborrecimento nos filmes II e III, mas não conseguia parar de ver, pq a tomada de berlim era irresitivel para mim.

Coisas interessantes que irão aparecer, na respectiva ordem temporal, e não na que enuncio:

a) Toda a operação valquiria (assassinato de hitler) em detalhe (conforme o filme com o mesmo nome, que comprei recentemente em promocao no Jumbo).

b) O resgate de Mussolini.

c) Muito do que aparece no filme "A queda", e tudo muito bem feito.

d) ligação telefonica entre o bunker nazi e o posto de comando sovietico, adorei esta sub-historia.

Já agora o que achaste das cenas iniciais naquele 1º bunker com a porta blindada motorizada e as insígnias nas cadeiras? Foi a 1ª vez q vi esse tipo de pormenores num filme.

Editado:

Já agora, em relação ao "A Queda" fiquei encantado quando vi o trailer e documentario, num programa de cinema da sic ou tvi, antes de estrear, em particular a parte filmada na rua com o soldado da 3ª idade e o soldado criança (os velhos e os novos da Volkstrumm), a mexerem no panzerfaust (rocket anti-tank), mas quando vi o filme foi a desilusão, nao mostravam quase nada passado ao ar livre (combate em berlin) nem as rendicoes e negociacoes. Ao menos este Liberation Film V, mostra tudo o q eu esperava ver no da queda, e não desilude, muito pelo contrário :-) E foi feito uns 35 anos antes...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Em relação às vossas sugestões não tenho comentado, primeiro pq, para minha surpresa, desconheço muitos dos títulos, e o meu objectivo era mesmo esse tomar nota de recomendações de apreciadores de filmes de guerra, reparei que alguem referiu a batalha no rio de prata, que é fiel à historia veridica e gostei bastante, é um filme já antigo sobre uma batalha naval, O motivo pelo qual não gostei do soldado ryan, foi dito pelo Grande Guru, embora os acontecimentos em volta sejam interessantes, a história principal não tem grande interesse, para isso a serie do spielberg é muito melhor (adorei).

Deixo aqui algumas impressões minhas, boas e más, lista algo incompleta, sobre alguns filmes da segunda guerra, é o que me vem à cabeça de momento:

- Tal como "A queda" fiquei desiludido com a produção japonesa do couraçado yamato, o trailer parece bom, mas o filme parece-me oco. (Nota: O ano passado perguntei a um oficial da marinha portuguesa como se diz battleship em portugues e ele nao sabia, só este ano lá descobri que era couraçado, mais alguém q não sabia?)
Deixo aqui o trailer, mas não se deixem seduzir, o filme precisava de ter o dobro da duração, e terem explorado mais o lado dramático e humano da honra e dever que se vivia no japão daquela era, e deviam ter dado mais ênfase à importancia militar do mais potente vaso de guerra alguma vez construido, deveria estar mais enquadrado no que se estava a passar na guerra do pacifico:

http://www.youtube.com/watch?v=R0JLpzRn ... re=related

- Pearl Harbour: O filme é uma estupidez de hollywood, mais semelhante ao "Independence Day" do que a um filme de guerra.
- Dos filmes antigos, o meu preferido é"A Ponte sobre Remaggen".
- Dos filmes recentes adoro a primeira parte do "Inimigo às Portas" mas o resto aborrece-me.
- A minha cena preferida, embora não seja dum filme de guerra, conforme eu descrevi no inicio desta discussao (estou a fazer batota), é na lista de schindler, quando aparece o soldado russo a cavalo e grita "You have been Liberateeeedddd!!! By the Soviet Armyyyy", não sei porquê, mas deliro em ouvir o gajo dizer isso, com aquele sotaque. :D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote: Já agora o que achaste das cenas iniciais naquele 1º bunker com a porta blindada motorizada e as insígnias nas cadeiras? Foi a 1ª vez q vi esse tipo de pormenores num filme.
Isto já é areia demais para a minha camioneta. :mrgreen:

Não te acompanho a esse nível de análise no detalhe. Por um lado não sou conhecedor (nem nada que se pareça), e por outro não são bem esses detalhes que me captam a atenção num filme.
Já agora, em relação ao "A Queda" fiquei encantado quando vi o trailer e documentario, num programa de cinema da sic ou tvi, antes de estrear, em particular a parte filmada na rua com o soldado da 3ª idade e o soldado criança (os velhos e os novos da Volkstrumm), a mexerem no panzerfaust (rocket anti-tank), mas quando vi o filme foi a desilusão, nao mostravam quase nada passado ao ar livre (combate em berlin) nem as rendicoes e negociacoes. Ao menos este Liberation Film V, mostra tudo o q eu esperava ver no da queda, e não desilude, muito pelo contrário :-) E foi feito uns 35 anos antes...
Pois, o "A Queda" é tudo menos um filme bélico. A intenção passa por humanizar o mais possível a figura de Hitler - e nesse sentido está bastante bem "executado". :mrgreen: Gosto imenso da interpretação do Ganz.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

Já agora, sim, concordo, o Pearl Harbour, é um filme fraquinho, mas a nível bélico/aeronáutico está bem recheado - só por essas cenas vale (valeu) a pena ir ao cinema.

E deixo uma sugestão para seguir no futuro:

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Pois, o "A Queda" é tudo menos um filme bélico. A intenção passa por humanizar o mais possível a figura de Hitler - e nesse sentido está bastante bem "executado". :mrgreen: Gosto imenso da interpretação do Ganz.
Hehe, mas o resultado são aqueles videos no you tube a fazerem paródia com legendas erradas :lol:

Tou curioso para ler a tua opinião quando tiveres visto o filme V do Liberation, e fazeres a comparação com "A Queda"...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Samwise, em relação à sugestão do Redtails, vi o trailer, isto é baseado na mesma história doutro filme, o The Tuskegee Airmen de 1995:

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Tuskegee_Airmen

Tenho em VHS, e é um bom filme, desde a recruta até as cenas de combate aéreo com aviões verdadeiros, nem fazia ideia q fosse um telefilme, conforme o q diz no wikipedia, a mim pareceu-me um bom filme de cinema.

Já este Redtails parece um desenho animado ou jogo de computador, eu pessoalmente não gosto de sequencias de acção todas feitas com animações de computador, mas são gostos pessoais, e ainda por cima é feito pela Lucasfilm, esperava melhor deles, a nível de efeitos especiais. No entanto a história verídica em que se baseia é interessante, e vale a pena conhecer, para quem ainda não tenha visto a versão de 1995.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JRibeiro »

Existem outras formas de ver estes 6 filmes sem ser através do Youtube, quem quiser pode descarrega-los do mais conhecido tracker de torrents sueco, vem com legendas portuguesas
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
kubrick
Especialista
Especialista
Posts: 1054
Joined: March 13th, 2010, 12:18 am

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by kubrick »

No meu TOP está:

1º Apocalypse Now
2º Platoon
3º Full Metal Jacket
4º Saving Private Ryan

Depois não sei onde colocar o "Johnny Got His Gun"... Não me parece um filme de guerra, mas um drama tal como o "The Deer Hunter".

"A Queda" foi um dos 10+ da última década para mim!
Last edited by kubrick on September 7th, 2011, 1:34 pm, edited 1 time in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

Platton? (Patton + Platoon?) :mrgreen:

Ainda ninguém mencionou a 1º Guerra Mundial nem os mais recentes conflitos no médio oriente... (e a Bigelow tem um filme explosivo, em todos os sentidos da palavra, que merece um lugar entre os grandes)

Do Kubrick, apesar de gostar muito do Full Metal Jacket, prefiro de longe o Paths of Glory (que é bem capaz de ser o filme que mais gosto dele logo a seguir ao 2001 e ao Barry Lyndon) e, num outro registo, o Dr. Strangelove.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply