Liberation / Освобождение (1971) - Yuri Ozerov / Julius Kun

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JoséMiguel
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

samwise, o Dr. Strangelove é mítico, já cá faltava esse ao barulho :badgrin:

O actor é tão bom que a 1ª vez q o vi não percebi q ele tava a desempenhar 6 papeis diferentes e a dialogar com ele proprio salut-)
kubrick
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by kubrick »

Samwise wrote:Platton? (Patton + Platoon?) :mrgreen:
Corrigido. TY! yes-)
JoséMiguel wrote:samwise, o Dr. Strangelove é mítico, já cá faltava esse ao barulho :badgrin:

O actor é tão bom que a 1ª vez q o vi não percebi q ele tava a desempenhar 6 papeis diferentes e a dialogar com ele proprio salut-)
Não foram 3?
paupau
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by paupau »

O paths of glory vi há pouco tempo e e realmente qualquer coisa de maravilhoso, então a cena final e mesmo comovente.

Mas WWI, e aquele que para mim e o melhor filme de guerra de sempre, e o Wooden Crosses do Raymond Bernard. Extremamente realista para a época (e mesmo hoje) e um dos mIs extraordinários finais que já vi, devastador e poético simultaneamente. VEJAM!
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Samwise
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

paupau wrote:O paths of glory vi há pouco tempo e e realmente qualquer coisa de maravilhoso, então a cena final e mesmo comovente.
Os soldados reunidos na taberna a ouviram a rapariga alemã a cantar. Muito bom!

O filme tem um argumento fabuloso, e a realização do Kubrick não só lhe aproveita as forças todas, como lhe dá asas para voos ainda mais altos.
Mas WWI, e aquele que para mim e o melhor filme de guerra de sempre, e o Wooden Crosses do Raymond Bernard. Extremamente realista para a época (e mesmo hoje) e um dos mIs extraordinários finais que já vi, devastador e poético simultaneamente. VEJAM!
Este não vi, mas já me estou a roer de curiosidade. :mrgreen:
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by paupau »

E uma edição Eclipse da Criterion, mas deve haver nos Back channels de certeza. Começa alegremente, com os soldados a beber alegremente e a marchar para a frente com cantorias sobre ameixas e seios e coisas do género, e depois e uma espiral por ali abaixo, ate um final verdadeiramente milagroso, com a futilidade e o custo humano da Guerra literalmente a desfilar a nossa frente.
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

paupau wrote:O paths of glory vi há pouco tempo e e realmente qualquer coisa de maravilhoso, então a cena final e mesmo comovente.
Ainda acerca disto (e não só)...

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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by inverso »

O melhor filme de guerra, e estou a falar de todas as guerras, feito até agora é sem duvida o Apocalypse Now, quem duvidar disso, ou vai em modas do Spielberg (do O Resgate do Soldado Ryan) ou noutros produtos de marketing.

O Apocalypse Now está simplesmente cinco estrelas!!
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

E o documentário sobre o Apocalypse Now, o Hearts of Darkness, filmado pela mulher, à medida que o Coppola ia "desenrascando" o filme, viste?
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by inverso »

Samwise wrote:E o documentário sobre o Apocalypse Now, o Hearts of Darkness, filmado pela mulher, à medida que o Coppola ia "desenrascando" o filme, viste?
:( , mas vou tratar disso, gravei o Apocalypse Now - Redux (com o filho, o original foi com o pai, julgo eu (Sheen)), são três horas e tal deliciosas, apesar de a versão Redux ser muito inferior à original, a imagem está fenomenal, o meu LED está no máximo nesse filme, eu sei que o mostrador é ficticio, duhhhh...

São cenas atrás de cenas de muita emoção, todas bem feitas, ao pormenor.

O Resgate do Soldado Bryan é brilhante mas comercial, o Apocalypse Now só vê quem ama cinema mesmo!!

Lembro-me quando o Rambo passou a primeira vez na TV em Portugal, toda a minha familia (jovens) se reuniu em minha casa para ver o filme... eu adormeci... lololol

Esse documentário a haver deve ser show, só queria saber quantos meses levou o Coppola a rodar o filme... Só os helicopteros.. no ano em que foi feito.. é tudo arrepiante...

No Rambo, que há de especial, uma mota, um ou dois tiros... e os musculos do Stallone... lololol (vcs sabem onde eu quero chegar!)
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by Samwise »

inverso wrote:Esse documentário a haver deve ser show, só queria saber quantos meses levou o Coppola a rodar o filme... Só os helicopteros.. no ano em que foi feito.. é tudo arrepiante...
Arrepiante? Vê o documentário e depois vem cá dizer o que é que é arrepiante. :mrgreen: É que não estás mesmo a ver a coisa...
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by inverso »

existe mesmo, até os filhos entram.. obrigadão, nunca pensei ser verdade, ele ia destruindo a vida dele, vou já ver isso

abraço
JoséMiguel
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Boas,

O que irei dizer não é relacionado directamente com o filme discutido no tópico, mas é relacionado em parte.

É um post sobre a contribuição do exército vermelho nas artes, como já foi referido aqui, novidade para mim e para muitos, tanto estes filmes Liberation, mas ainda mais fortemente os filmes Guerra e Paz, contaram com a participação dos soldados do exército vermelho, muito mais que figurantes baratos e parvos, estes gajos tiveram anos a treinar as cenas com dezenas de milhares de homens em acção, com disciplina militar.

É novidade para mim, como ocidental, pq seria impensável imaginar o exercito americano ao serviço total das producoes de holywood.

Em plena guerra fria nós tínhamos medo do exército vermelho, eu sou lisboeta, e hoje sei que desde que nasci, até completar 12 anos de idade, haviam cerca de dúzia e meia de ICBM's soviéticos apontados a Lisboa, com um raio de morte de 150 km cada um (não são aqueles misseis fatelas de hollywood q so matam uma cidade, são os misseis verdadeiros do final dos anos 60, inicio anos 70)

Li um artigo desclassificado no final dos anos 90, noticia de 1ª pagina da edicao americana da CNN online, em que citava na íntegra um documento escrito pelo governo sovietico a ameaçar Salazar, em que descrevia as capacidades tecnicas dos misseis ( já me pediram pra encontrar o artigo na net e já nao encontro, só escrevendo à CNN, para quem quiser), não foi noticiado em Portugal.

Basicamente, a definição de "raio de morte" (fazia parte da matéria na faculdade, eu era de física :twisted: ) é o alcance da dose letal de raios gama para o ser humano (excepto pessoal escondido em bunkers, não havia em Portugal), portanto, 150 km em redor de Lisboa (Leiria, Évora, Beja), taxa de sobrevivência zero (os Lisboetas morriam logo, os de Leiria e alentejanos brilhavam no escuro 5 semanas a morrer em agonia, os algarvios e portuenses tomavam conta disto tudo :roll: )

Ou seja, e pára aqui a parte negativa nails-) , a URSS, era o inimigo de facto.

A guerra fria acabou há 20 anos, graças a deus que o temido Exército Vermelho, ajudou a 7ª Arte a filmar cenas de batalha no Liberation e Guerra e Paz, e mais recentemente, a entrada no festival de Eurovisão de 2009:



Pois é... o Red Army Choir, tem grande prestígio mundial, equivale a uma Royal Orchestra Inglesa, não é como a banda filarmónica da GNR (sem ofensa).

Quando vejo aqueles soldados e músicos, cantar no coro, 20 anos após o colapso da guerra fria, e denoto alguns já velhinhos, que quicá, terão participado nas filmagens do Liberation nos anos 70, vejo a já não temida farda sovietica "do inimigo", com os chapeuzinhos grandes característicos, e dou graças a deus por não ter havido 3ª Guerra Mundial, e por vê-los a cantar na Eurovisão :biggrin:

Espero que tenham gostado do meu desabafo, porque não passou disso... um desabafo :-D
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by inverso »

Samwise wrote:
inverso wrote:Esse documentário a haver deve ser show, só queria saber quantos meses levou o Coppola a rodar o filme... Só os helicopteros.. no ano em que foi feito.. é tudo arrepiante...
Arrepiante? Vê o documentário e depois vem cá dizer o que é que é arrepiante. :mrgreen: É que não estás mesmo a ver a coisa...
Já vi!!! G E N I A L!

Brilhante
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Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?

Post by JoséMiguel »

Já se passou mais de um ano, em que abri este tópico, e deste então revi os 5 filmes Liberation e conheci muitos outros filmes da indústria soviética. Hoje criei um tópico aqui no fórum, acerca do cinema soviético, e por isso farei uma segunda review mais extensa a este filme, em que usarei várias imagens, que são as mais espectaculares que eu já vi, mas que pelo seu tamanho e quantidade, colocarei em spoiler. Sei que alguns membros do fórum, no ano passado, começaram a ver o primeiro filme e ficaram desmotivados, este é um filme pesado, de longa duração, mas gostava que espreitassem as imagens do 2ª spoiler, talvez fiquem mais motivados, não sei... :roll: Tirei imagens de tanques a esmagarem camionetas a alta velocidade, camionetas-artilharia lança-rockets, travessia do Rio Dnieper barcos e explosões reais, Goebbels a pedir para lhe darem um tiro na cabeça pelas costas, balas verdadeiras a serem disparadas de dentro de um tanque, em primeira pessoa, civis berlinenses a afogarem-se no metro, quando Hitler o manda inundar... Se continuam a preferir os desenhos animados feitos a computador por Hollywood, não sei mais o que fazer... :-( Estes filmes não usam truques de Hollywood...é tudo real.

- Parte II -

Estou a escrever este seguimento à minha crítica, porque gostaria de tentar explicar porque o considero o melhor filme de guerra:

1) Reconstituição histórica.

O realizador Yuri Ozerov solicitou o próprio Marechal Gueorgui Jukov, Comandante-em-chefe das forças armadas soviéticas, durante a 2º Guerra Mundial, para a função de conselheiro militar chefe. O governo proibiu essa escolha, por motivos políticos, e a função foi assumida por Sergei Shtemenko, chefe do estado maior das forças do Pacto de Varsóvia. No entanto Sergei Shtemenko, consultou Jukov às escondidas, e este inclusivé forneceu-lhe o rascunho das suas memórias, que ele estava a escrever.

Para assuntos das forças armadas soviéticas, foram ainda utilizados os consultores Coronel-General Alexander Rodimtsev, Coronel-General do corpo de blindados Grigory Oriol, Tenente-General da aviação Sergei Siniakov e o Vice-Admiral Vladimir Alexeyev.

Do lado polaco foi utilizado o Coronel Zbigniew Załuski e para o lado alemão o ex-major Job von Witzleben.

Peço desculpa se me enganei na tradução das patentes militares e agradeço correcção. A fonte original é wikipédia em inglês e PT-BR.

2) Meios de produção.

Para a reconstituição da batalha de Kursk, o director artístico Alexander Myaghkov teve luz verde para utilizar explosivos e munições verdadeiras. Foram escavados 30 kilómetros de trincheiras e fortificações, utilizados 100 tanques genuínos, 18 aviões, 3.000 soldados e 2.000 peças de artilharia.

Foi construída uma torre de onde o realizador Ozerov supervisionava a batalha, e utilizava um lenço para dar ordem ao exército para rebentamento de explosivos. Um dia ele tava distraído e assoou o nariz com esse lenço, e rebentaram 1500 toneladas de TNT por engano :lol:

3) Envolvimento militar.

Os figurantes do filme, são soldados autênticos do exército vermelho, cedidos pelo governo, assim como os veículos, armamento e sua operação.

4) Duração.

A duração do filme é longa, e por isso repartido em 5 partes, mas aqui o objectivo não é ganhar dinheiro a vender pipocas e refrigerantes no cinema, claramente o filme tem de ter pelo menos esta duração, para retratar os assuntos que foca.

5) Ângulo de abordagem da estratégia militar à grande escala.

Este filme mostra as grandes decisões militares, a serem discutidas e tomadas, de vários países envolvidos, com os generais e os chefes de estado. Por isso a importância do consultores, que referi anteriormente no ponto 1.

6) Cerco a Berlim e captura da cidade (Filmes IV e V).

É o único filme que vi, que mostra realmente o fim da guerra na europa. Há uns anos quando vi o trailer do filme A Queda, julguei que ia ver a queda de Berlim, afinal o filme era apenas sobre a personalidade de Hitler e não sobre a batalha que estava a acontecer em redor.

7) Maturidade na abordagem da guerra.

Enquanto no ocidente os filmes de guerra eram uma coboiada, que glorificavam a guerra e o soldado bom da fita era o herói, neste filme não há heróis, apenas vítimas. No Liberation não se glorifica a guerra, o que se faz é mostrar a tragédia sangrenta, alías acaba com a listagem de mortos de várias nacionalidades europeias.

Julgo que só na década de 1990 é que o cinema do ocidente começou a retratar a guerra de forma mais séria. Nesta perspectiva este filme de 1970 estava um pouco à frente do seu tempo.

- Parte III -

Para finalizar, sou da opinião de que este filme é um bom exemplo (O Guerra e Paz é ainda superior), de como o cinema da União Soviética, há 4 décadas atrás, ultrapassou tudo o que foi feito até hoje, em todo o mundo, a nível de super-produções e espectáculo visual. Isto foi possível, porque um governo de ditadura, colocou recursos, incluindo o exército, à disposição da equipa do filme, e o objectivo não era obter lucros, mas sim fazer um bom filme. Hoje em dia, um estúdio privado, num país democrático, não tem dinheiro nem meios para repetir a dimensão deste filme. No fundo isto é equivalente ao Salazar ter mandado fazer um filme acerca dos descobrimentos portugueses, e para isso ter financiado o filme, mandado construir réplicas à escala, das caravelas e náus, e ter posto a marinha portuguesa à disposição do estúdio. Não aconteceu... mas os russos fizeram isso em dois temas que são orgulho para eles, as derrotas militares de Napoleão e de Hitler. A União Soviética já não existe e agora o estúdio que fez esses filmes é privado, por isso não voltaremos a ver este nível de recursos aplicado a um filme durante as nossas vidas, quem sabe se os nossos bisnetos viverão numa era de paz e prosperidade tecnológica mundial, em que o dinheiro já não existe (ficção científica), e se possam voltar a fazer filmes épicos sem ganância de ganhar/poupar dinheiro, apenas com o objectivo de fazer bom cinema histórico. Até lá ficam aqui algumas imagens com 40 anos, que envergonham Hollywood:
Estive agora a rever o filme I no you tube, e achei graça a um comentário que diz assim: "1:09:40 OMG look at all the thing's on the screen!", alguém que tal como eu ficou de boca aberta a olhar para tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo. O que se passa neste momento do filme é uma técnica de filmagem, com 40 anos, que é novidade no mundo ocidental, que consiste numa filmagem contínua, em que a câmera vai rodando e filmando os acontecimentos à volta, para mostrar o efeito tirei 5 screenshots em ângulos diferentes, espero que gostem:

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Uma outra cena, que é pioneira no cinema, e de grande importância técnica, é a filmagem por dentro e por fora, do tanque nº 13:

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A filmagem interior é feita na perspectiva da 1ª pessoa, e são utilizadas munições verdadeiras, aqui é possível ver o rastro da metralhadora anti-pessoal do tanque, manuseada com a colaboração do exército.

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Na filmagem exterior observa-se o tanque a alta-velocidade, a esmagar uma camioneta, guiado por elementos do exército, ao serviço do estúdio cinematográfico.

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Uma das raras utilizações de filmagens de arquivo reais, tingidas a vermelho, que está muito bem conseguida artisticamente, foi a primeira vez que vi as míticas Katyushas, que julgo serem a primeira utilização de artilharia de rockets na história. As "Catiazinhas" modelos BM-13 e BM-31 eram umas camionetas de caixa aberta, com lança rockets montados, os soldados inimigos ficavam aterrorizados com essa arma, porque as camionetas eram utilizadas em grande número, alinhadas em fileiras, como se vê aqui. Mais tarde os alemães criaram a camioneta-artilharia Nebelweffer, que julgo ser semelhante. Os americanos e ingleses não tinham esta tecnologia dos rockets e por isso não estamos habituados a vê-las nos filmes ocidentais. :wink:

Este é um dos pontos interessantes de ver cinema na perspectiva de leste. Quem é que sabe que foram utilizadas camionetas com lança-rockets na frente oriental em 1943? Parece ficção científica, tecnologia do futuro em 1943? É o problema de só vermos cinema dos anglo-saxónicos. Provavelmente o pessoal associa esse armamento aos conflitos do médio oriente... Na verdade até sei de duas histórias recentes sobre estas Katyushas, que li em 1ª mão, apenas para os interessados nestas coisas:

Há cerca de 10 anos atrás colaborei num fórum relacionado com o jogo de estratégia Pacific General da SSI, onde, através de modding, fazíamos mapas, cenários, e rectificávamos as especificações dos veículos e armamentos. Era pessoal de vários países, e na altura com certa maturidade, na casa dos 40 e 50 anos de idade. Houve um senhor alemão, que contou que o tio dele, soldado da Wermacht, perdeu um olho durante um ataque dos rockets das Katyushas, ficou traumatizado e contava histórias de terror dessas camionetas de artilharia, e que por isso achava que o poder de destruição deste veículo de artilharia estava subvalorizado no jogo.

Isto gerou uma grande discussão, mas o consenso geral dos especialistas foi o de que este lança rockets, não era guiado e os rockets caiam à toa, em sítios imprevisíveis, daí os russos usarem muitas camionetas "Catiazinhas". Para alé disso, os rockets não causavam danos a veículos, serviam mais para assustar a infantaria alemã, o que resultou no caso do tio do senhor alemão que perdeu um olho. :roll:

Ao mesmo tempo, um senhor do fórum, que vivia numa aldeia russa, contou que a aldeia dele tinha uma camioneta dessas no largo da aldeia, convertida em monumento, e que no final dos anos 90 os rockets começaram a fumegar, e tiveram de evacuar a aldeia :-D

O moderador desse fórum era um oficial da marinha norte-americana, licenciado em história, com uma pós-graduação em 2ª Guerra Mundial, em Portugal não temos cursos de história destes... :-?

Eu pessoalmente li estes tópicos em silêncio, e só me tornei colaborador, quando fizeram o cenário da invasão de Portugal, na planeada operação Felix-Isabella. Tive de corrigir o mapa ibérico e pesquisar a composição da marinha, força aérea e exércitos portugueses do ano 1940, mas encontrei os planos de fuga para África do Salazar... :o

Foram bons tempos e diverti-me imenso nessa pequena comunidade internacional, em que nos dáva-mos todos bem e não se falava de política e ideologia, apenas de estratégias militares e do jogo.

Quando fizemos o upgrade do Windows 98 para o Windows XP, deixámos de poder jogar a esse jogo, e a comunidade foi-se... o-(

Partilhei estas histórias para entenderem porque dou importância ao filme mostrar esta artilharia, na imagem que postei. No 1º filme as camionetas estão pouco visíveis nas imagens de arquivos à noite, mas no 2º filme já se pode ver uma fileira destas camionetas alinhadas na margem oriental de um rio. :-D

Se não quiserem ver o filme, mas tiverem curiosidade em observar estas técnicas de filmagem, podem ver o índice de tempo nos meus screenshots, e dar um salto ao you tube. O filme não é perfeito e se calhar têm toda a razão para o criticar, mas julgo que isso não põe em causa o seu mérito na encenação das batalhas. yes-)
- Parte IV -

Tirei alguns snapshots de entre os 5 filmes, que considero bastante interessantes e que incluem o Ministro de Propaganda Goebbels e a Frau Goebbels, a pedirem ao soldado para lhes dar um tiro na nuca, dentro do bunker do Reichstad, a travessia do rio Dniepper, uma espécie de Dia D, filmada em grande escala, e também imagens das 3 classes de artilharia sovietica, e também os civis berlinenses a afogarem-se na estação de metro, porque Hitler mandou indundar o metropolitano, para cortar o acesso subterrâneo ao bunker.
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Camioneta-artilharia Katyusha Lança-rockets na margem oeste do rio Dniepper.

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À Esquerda artilharia convencional de longo alcance, na margem este do Rio. À Direita artilharia auto-locomovida modelo SU-76, de curto alcance, montada em chassis de tanque T-70, em direcção à ponte improvisada.

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Utilização de munições verdadeiras, durante as filmagens.

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Os actores do filme são soldados do exército vermelho, com anos de ensaio e treino para as cenas de reconstituição histórica do filme, são utilizados explosivos reais, como os que vemos aqui. Ou seja as explosões não são efeitos de pirotecnia nem efeitos especiais.

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Goebbels e a esposa a pedirem ao soldado alemão para os matar pelas costas, com um tiro na cabeça.

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Civis alemães, que Hitler mandou afogar.

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Reconstituição do Metro de Berlin, com colaboração do governo da R.D.A.

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Reconstituição de cena histórica no jardim zoológico de Berlim, em que os animais se soltaram. Em contraste com o cinema ocidental, em que Harrison Ford está separado por um vidro da bicharada, no Indiana Jones, aqui os actores estão mesmo a passar ao lado de leões e outros animais (acho que nem sequer são duplos).
JoséMiguel
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Re: Liberation / Освобождение (1971) - Yuri Ozerov / Julius

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