Liberation / Освобождение (1971) - Yuri Ozerov / Julius Kun
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
Liberation / Освобождение (1971) - Yuri Ozerov / Julius Kun
Boas,
Há uns meses vi os 5 filmes de seguida na Net, e parecem-me de longe os melhores filmes feitos até hoje sobre a segunda guerra mundial.
Não estou a comparar com dramas tipo Pianista ou Lista de Schindler, que são excelentes filmes, passados durante a guerra, mas são dramas e não "filmes de guerra".
Tratam-se de 5 filmes, pagos pelo governo soviético, sem fins lucrativos (parece-me, não entendo bem como funcionavam essas coisas daquele lado da cortina de ferro).
Posso dizer que o quinto filme é passado todo dentro de Berlin, de ambos os pontos de vista e engloba a história toda do recente "A Queda", mas muito mais detalhado, mostram os russos a combater dentro das estações de metro, no Zoo de Berlin, um soldado russo vendado a largar bobine de cabo telefónico até dentro do bunker alemão (para ligarem ao posto de comando soviético), etc.
Na minha opinião de fã de filmes de guerra (já vi todos os que consegui por as maos em cima), este supera qualquer coisa que hollywood tenha feito.
Link wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Liberation ... _series%29
Link para os filmes na pagina oficial dos estúdios "Mosfilms" no youtube (têm legendas correctas inglês, se carregarem no icon para isso):
1.1 Film I: The Fire Bulge
http://www.youtube.com/watch?v=wcekvQeH ... ton&wide=1
1.2 Film II: Breakthrough
http://www.youtube.com/watch?v=AgTLjkxw ... re=related
1.3 Film III: Direction of the Main Blow - Part I
http://www.youtube.com/watch?v=O-dbgLHI ... ure=relmfu
1.3 Film III: Direction of the Main Blow - Part II
http://www.youtube.com/watch?v=7iyuc_0h ... ure=relmfu
1.4 Film IV: The Battle of Berlin
http://www.youtube.com/watch?v=-Y1qjl3X ... detailpage
1.5 Film V: The Last Assault
http://www.youtube.com/watch?v=5wV8rRy_ ... ture=feedu
Ultimamente tenho começado a ver cinema soviético na net, já que muita coisa está como domínio público, e estou fascinado, qualquer dia faço um post sobre cinema soviético.
Há uns meses vi os 5 filmes de seguida na Net, e parecem-me de longe os melhores filmes feitos até hoje sobre a segunda guerra mundial.
Não estou a comparar com dramas tipo Pianista ou Lista de Schindler, que são excelentes filmes, passados durante a guerra, mas são dramas e não "filmes de guerra".
Tratam-se de 5 filmes, pagos pelo governo soviético, sem fins lucrativos (parece-me, não entendo bem como funcionavam essas coisas daquele lado da cortina de ferro).
Posso dizer que o quinto filme é passado todo dentro de Berlin, de ambos os pontos de vista e engloba a história toda do recente "A Queda", mas muito mais detalhado, mostram os russos a combater dentro das estações de metro, no Zoo de Berlin, um soldado russo vendado a largar bobine de cabo telefónico até dentro do bunker alemão (para ligarem ao posto de comando soviético), etc.
Na minha opinião de fã de filmes de guerra (já vi todos os que consegui por as maos em cima), este supera qualquer coisa que hollywood tenha feito.
Link wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Liberation ... _series%29
Link para os filmes na pagina oficial dos estúdios "Mosfilms" no youtube (têm legendas correctas inglês, se carregarem no icon para isso):
1.1 Film I: The Fire Bulge
http://www.youtube.com/watch?v=wcekvQeH ... ton&wide=1
1.2 Film II: Breakthrough
http://www.youtube.com/watch?v=AgTLjkxw ... re=related
1.3 Film III: Direction of the Main Blow - Part I
http://www.youtube.com/watch?v=O-dbgLHI ... ure=relmfu
1.3 Film III: Direction of the Main Blow - Part II
http://www.youtube.com/watch?v=7iyuc_0h ... ure=relmfu
1.4 Film IV: The Battle of Berlin
http://www.youtube.com/watch?v=-Y1qjl3X ... detailpage
1.5 Film V: The Last Assault
http://www.youtube.com/watch?v=5wV8rRy_ ... ture=feedu
Ultimamente tenho começado a ver cinema soviético na net, já que muita coisa está como domínio público, e estou fascinado, qualquer dia faço um post sobre cinema soviético.
Last edited by JoséMiguel on April 23rd, 2013, 11:42 pm, edited 3 times in total.
Re: Liberation (1971) - Melhor filme de guerra?
Não vi mas duvido que sejam melhores que o The Thin Red Line ou o Saving Private Ryan.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
-
- DVD Maníaco
Não gostei muito do resgate do soldado ryan, mas o outro q mencionaste nunca vi e adorava ver, pelo q li no imdb, pelo menos tem 3 horas de duração (não gosto de filmes pequenos de 90 minutos feitos pros miudos americanos q comem pipocas no cinema, e com "low attention span").
Criei este tópico, na esperança que os fanáticos dos filmes da segunda guerra, dessem uma vista de olhos no youtube (já que a editora o colocou lá legalmente disponivel, há 2 meses atrás), e que para além de o comentar, discutissem outros do mesmo género.
Acabei de rever o 1º (The Fire Bulge), que retrata a batalha de Kursk, a maior batalha de tanques da história, e embora o filme tenha problemas sérios a nível de direcção e representação, e é um filme muito sério, nada comercial, que só um entusiasta de filmes de guerra aprecia, considero que é o melhor filme de guerra feito até hoje pelo seguinte:
1) Junta o "A Queda", com filmes tipo "O dia mais longo" e "Uma Ponte longe demais", isto é temos o Stalin, hitler, churchill, roosevelt, etc. a olharem pra mapas e discutirem estrategias com os generais, mas também temos uma superprodução com recriação de grandes batalhas.
2) Podemos ver as Katyushas BM13/31 verdadeiras (camionetas de caixa aberta, com lança-rockets) alinhadas a lançar uma barragem, os famosos tanques T-34 e KV-1/85 (acho que eram esses que aparecem, nao tenho a certeza) em acção, e um estilo de filmagem continua, sem truques visuais de hollywood para poupar dinheiro, em que a câmara sobrevoa, durante bastante tempo, sem mudança de plano, uma centena de tanques verdadeiros em acção, é um estilo de cinema que nunca existiu no ocidente, porque ou nunca houve orçamento para isso, ou não tinham o exercito vermelgo a disposicao das filmagens :D
3) Os diálogos são baseados em depoimentos dos próprios militares que estiveram lá, e que ainda estavam vivos em 1971, com censura claro, mas não é especulação fictícia livre de hollywood.
4) Neste primeiro filme há uma cena, que começa aos 1h15m, filmada de dentro de um tanque, e dá pra perceber que estão a disparar munições verdadeiras, pelo menos vê-se o rasto, ou então são efeitos especiais muito bons, os figurantes aliás eram soldados do exercito vermelho, e não actores.
Criei este tópico, na esperança que os fanáticos dos filmes da segunda guerra, dessem uma vista de olhos no youtube (já que a editora o colocou lá legalmente disponivel, há 2 meses atrás), e que para além de o comentar, discutissem outros do mesmo género.
Acabei de rever o 1º (The Fire Bulge), que retrata a batalha de Kursk, a maior batalha de tanques da história, e embora o filme tenha problemas sérios a nível de direcção e representação, e é um filme muito sério, nada comercial, que só um entusiasta de filmes de guerra aprecia, considero que é o melhor filme de guerra feito até hoje pelo seguinte:
1) Junta o "A Queda", com filmes tipo "O dia mais longo" e "Uma Ponte longe demais", isto é temos o Stalin, hitler, churchill, roosevelt, etc. a olharem pra mapas e discutirem estrategias com os generais, mas também temos uma superprodução com recriação de grandes batalhas.
2) Podemos ver as Katyushas BM13/31 verdadeiras (camionetas de caixa aberta, com lança-rockets) alinhadas a lançar uma barragem, os famosos tanques T-34 e KV-1/85 (acho que eram esses que aparecem, nao tenho a certeza) em acção, e um estilo de filmagem continua, sem truques visuais de hollywood para poupar dinheiro, em que a câmara sobrevoa, durante bastante tempo, sem mudança de plano, uma centena de tanques verdadeiros em acção, é um estilo de cinema que nunca existiu no ocidente, porque ou nunca houve orçamento para isso, ou não tinham o exercito vermelgo a disposicao das filmagens :D
3) Os diálogos são baseados em depoimentos dos próprios militares que estiveram lá, e que ainda estavam vivos em 1971, com censura claro, mas não é especulação fictícia livre de hollywood.
4) Neste primeiro filme há uma cena, que começa aos 1h15m, filmada de dentro de um tanque, e dá pra perceber que estão a disparar munições verdadeiras, pelo menos vê-se o rasto, ou então são efeitos especiais muito bons, os figurantes aliás eram soldados do exercito vermelho, e não actores.
Viva JoséMiguel,
Já tinha ouvido falar dessas produções soviéticas que mencionaste, não sabia era que estavam disponíveis no youtube. Obrigado por partilhares - assim que tiver tempo vou ver esses filmes.
Quando falas em filmes de guerra o teu fundamento principal para a definição é terem batalhas e representação intensiva de cenas bélicas, certo? (a minha definição é um pouco mais abrangente - até mais abrangente que a maioria dos foristas que se manifestaram aqui no fórum a propósito do assunto: tem a ver com eventos que se passem durante uma guerra e/ou que tenham sido influenciados por ela de alguma maneira - o Schindler's List cabe nesta noção, assim com o The Deer Hunter, ou o The Ascent, por exemplo - o que não impede, em todo o caso, de os categorizarmos também como dramas, ou comédias, ou o que seja...)
Duas sugestões que faço, considerando as tuas preferências: Cross of iron, de Sam Peckinpah e The Big Red One, de Sam Fuller.
Porque é que não gostaste do Saving Private Ryan? É o filme que tem duas melhores representações de cenas bélicas (a do princípio e a do fim) que vi até agora - estão a milhas de todas as outras. Tens também a série Band of Brothers, que tem uma produção semelhante ao filme...
Já tinha ouvido falar dessas produções soviéticas que mencionaste, não sabia era que estavam disponíveis no youtube. Obrigado por partilhares - assim que tiver tempo vou ver esses filmes.

Quando falas em filmes de guerra o teu fundamento principal para a definição é terem batalhas e representação intensiva de cenas bélicas, certo? (a minha definição é um pouco mais abrangente - até mais abrangente que a maioria dos foristas que se manifestaram aqui no fórum a propósito do assunto: tem a ver com eventos que se passem durante uma guerra e/ou que tenham sido influenciados por ela de alguma maneira - o Schindler's List cabe nesta noção, assim com o The Deer Hunter, ou o The Ascent, por exemplo - o que não impede, em todo o caso, de os categorizarmos também como dramas, ou comédias, ou o que seja...)
Duas sugestões que faço, considerando as tuas preferências: Cross of iron, de Sam Peckinpah e The Big Red One, de Sam Fuller.
Porque é que não gostaste do Saving Private Ryan? É o filme que tem duas melhores representações de cenas bélicas (a do princípio e a do fim) que vi até agora - estão a milhas de todas as outras. Tens também a série Band of Brothers, que tem uma produção semelhante ao filme...
Last edited by Samwise on September 2nd, 2011, 2:14 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Fiquei muito curioso , não gosto é da opção de ver no youtube. Não existem edições em dvd ?
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Vou ver. Adoro a 2ª guerra mundial como fonte de obras cinematográficas e gosto da abordagem puro e duro :)
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
-
- DVD Maníaco
Samwise:
O SPR é uma obra completamente oca, tecnicamente está mto bem feito, mas falta-lhe tudo o resto é o mesmo que um blockbuster com grandes efeitos especiais.
O SPR é uma obra completamente oca, tecnicamente está mto bem feito, mas falta-lhe tudo o resto é o mesmo que um blockbuster com grandes efeitos especiais.
Não conheço, mas penso que dificilmente superam os já citados The Deer Hunter, o The Thin Red Line e talvez o melhor relato dentro de uma companhia... Platoon.
Enigma Files
O The Deer Hunter é um elemento estranho nesta discussão e já estou a lamentar tê-lo mencionado (fi-lo para ilustrar um ponto de vista, relativo à abrangência da expressão "filme de guerra"). O JoséMiguel restringiu, logo de início, a comparação de filmes ao evento da Segunda Grande Guerra e o escopo ao aspecto bélico da encenação. Segundo estas ideias, também o Platoon está fora do baralho (porque, tal como n'O Caçador, a guerra é outra). Já o The Thin Red Line interessa vir à baila (e apesar de não estar propriamente interessado em mostrar batalhas, as que aparecem estão muitíssimo bem filmadas), assim com o Saving Private Ryan.Enigma wrote:Não conheço, mas penso que dificilmente superam os já citados The Deer Hunter, o The Thin Red Line e talvez o melhor relato dentro de uma companhia... Platoon.
No artigo do wiki ainda é mencionado um outro problema: a orientação propagandística soviética, sendo que, se por um lado a obra é fiel nos detalhes técnicos, nos históricos parece querer passar uma realidade diferente.Grande Guru wrote:Samwise:
Em todo o caso, esta produção interessa-me. Tem a ver com a Segunda Grande Guerra e foca o momento em que os ventos mudam a favor dos Aliados, logo após o primeiro sinal do que estava para vir, com a derrota dos alemães em Estalinegrado. É a partir daqui que a Rússia passa à ofensiva, depois de dois anos de recuo territorial contínuo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- DVD Maníaco
Sem querer ferir susceptibilidades, não percebo como se pode considerar o Saving Private Ryan menos que um excelente filme de guerra. Tirando as cenas inicial e final teria sido um filme quase perfeito.
Na categoria "filmes de guerra" coloco o Apocalypse Now no topo, seguido de The Thin Red Line, Platoon, Saving Private Ryan, Full Metal Jacket, o esquecido Tigerland, The Big Red One e Enemy at the Gates. Mas estão a escapar-me os nomes de alguns filmes mais antigos que há muito não revejo.
Na categoria de "filmes afectados pela guerra ou com ela à vista", temos os excelentes "The Deer Hunter", "Biloxi Blues" ou "The Dogs of War".
Há ainda excelentes mini-series como "Gettysburgh" (e a sequela "Gods and Generals"), "Anderssonville" e "North and South", estas três sobre a guerra civil americana.
Na categoria "filmes de guerra" coloco o Apocalypse Now no topo, seguido de The Thin Red Line, Platoon, Saving Private Ryan, Full Metal Jacket, o esquecido Tigerland, The Big Red One e Enemy at the Gates. Mas estão a escapar-me os nomes de alguns filmes mais antigos que há muito não revejo.
Na categoria de "filmes afectados pela guerra ou com ela à vista", temos os excelentes "The Deer Hunter", "Biloxi Blues" ou "The Dogs of War".
Há ainda excelentes mini-series como "Gettysburgh" (e a sequela "Gods and Generals"), "Anderssonville" e "North and South", estas três sobre a guerra civil americana.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Se não se importarem de continuar e modo off-topic, cá vai...

Colocas o Tigerland e o Enemy at the Gates ao nível dos outros? Achei o primeiro bastante convencional e sem nada, em qualquer vertente, que justifique sequer um visionamento. Não é mau, mas também não é bom - é um filme algo desinteressante. O segundo tem boas sequências de batalha também não mostra nada que não tenha sido visto anteriormente (com o Saving Private Ryan em primeiro plano), sendo que a única novidade é mesmo o ponto de vista de um snipper. O Annaud tem melhores filmes...p_alucinado wrote:Na categoria "filmes de guerra" coloco o Apocalypse Now no topo, seguido de The Thin Red Line, Platoon, Saving Private Ryan, Full Metal Jacket, o esquecido Tigerland, The Big Red One e Enemy at the Gates. Mas estão a escapar-me os nomes de alguns filmes mais antigos que há muito não revejo.
Em filme, e sobre esta mesma guerra, temos alguns grandes exemplos: The Birth of a Nation,The Red Badge of Courage e o mais recente Glory.Há ainda excelentes mini-series como "Gettysburgh" (e a sequela "Gods and Generals"), "Anderssonville" e "North and South", estas três sobre a guerra civil americana.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- Entusiasta
E não esquecer a série Band of Brothers que está mesmo muito bem feita
Até agora 1062 DVD
Muito obrigado José Miguel pela dica!
É um tema pelo qual nutro grande interesse, e garantidamente irei ver, apesar de não gostar de ver filmes no pc.
E por falar em filmes russos sobre WWII, recomendo vivamente o Idi i smotri
http://www.imdb.com/title/tt0091251/

É um tema pelo qual nutro grande interesse, e garantidamente irei ver, apesar de não gostar de ver filmes no pc.
E por falar em filmes russos sobre WWII, recomendo vivamente o Idi i smotri
http://www.imdb.com/title/tt0091251/
As legendas dos videos são boas ? (porque aquela função do youtube , de traduções automáticas não está lá muito afinada...num filme destes é capaz de ser um grande problema)
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Também quero agradecer ao José Miguel por ter partilhado esta informação. Desconhecia completamente estes filmes.
-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.