Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JRibeiro »

The crew of the Space Battleship Yamato set out on a journey to the planet Iscandar to acquire a device that can heal the ravaged Earth. Space Battleship Yamato is an upcoming live action film adaptation of the original Space Battleship Yamato anime TV series set to be released in Japan during 2010 and currently under production.
Trailer
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by Rocha »

Lembro-me de ver a série de desenhos animados nos anos 80. Gostava bastante daquilo.

Quero ver o filme!
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by Tojal City »

Bons efeitos, não sei porque, mas fez-me lembrar o Galactica. :oops:
E a musica no final, até me dá arrepios na espinha sempre que a oiço.
DaProfezzur
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 234
Joined: November 23rd, 2006, 11:25 am

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by DaProfezzur »

Graças aos deuses que o filme é Japonês e não Americano. Tenho de ver.
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by jimmy »

Este Takashi Yamazaki até tem feito uns filmes de jeito com sucesso no japao. Parece-me um gajo capaz de fazer um filme bem divertido se tiver ao seu dispor meios suficientes.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JRibeiro »

Poster do filme

Image

Mais imagens do filme aqui
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by DarkPhoenix »

Pode ser que construam um Yamato à escala ( :-))) ) como fizeram no ano passado com o Gundam em Odaiba:

Image

Image

Image





Só no Japão...
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by jimmy »

O que eu não me ri com este ultimo vídeo :lol:
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JRibeiro »

O filme estreou em Dezembro do ano passado no Japão, o BR saiu em Junho

‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
redeyes36
Novato
Posts: 22
Joined: December 22nd, 2006, 10:31 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by redeyes36 »

Ja vi o filme adorei fantastico para um japones! Ao nivel de star trek 2009! Nos efeitos quase! na historia é que é simples mas boa!
Queria saber quando sai ca o dvd ou blu ray! estava ntressado nisso!
Alguem sabe!?
User avatar
TrinityA
Fanático
Fanático
Posts: 630
Joined: June 6th, 2001, 2:02 am
Location: Portugal

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by TrinityA »

redeyes36 wrote:Ao nivel de star trek 2009! Nos efeitos quase!
Só não digo que foi o post mais surreal que li aqui porque em 10 anos de dvdmania já li muita coisa...
:-)
Bom, por coincidência acabei de ver o filme e acho que se fosse um filme americano ninguém lhe perdoaria:
- o tom patriótico "em honra do seu pais (aqui o japão)" com a músiquinha épico-xunga por detrás a la michael bay
- os efeitos especias tão CGI que metem nojo, que aqui não metem nojo porque até dão para rir e está tudo bem
- o over-acting, que, como não estamos familiarizados com as culturas orientais, achamos que é assim que as pessoas agem e "ah e tal, eles são mesmo assim"
- a completa falta de coerência e o esticar da "suspension of desbelief". Ok, então é o deboche total, mas depois não vamos dizer que é o star trek... eu sei, o star trek tem os seus esticanços tremendos dentro do seu universo.. mas aqui nem sequer vamos por aí, aqui vale tudo...

Dito isto, como fã de FC gostei de ver o filme, mas depois de rapidamente me ter apercebido que estava a ver uma palhaçada despretensiosa, divertida e uma bela aventura espacial.
Agora que como filme, isolado da eventual mística anterior, é uma nulidade em termos de qualidade das interpretações, dos efeitos especiais, do argumento (e dos buracos neste), na falta de originalidade, e de qualquer espécie de moral da história..
Resumindo, apesar de me chatear a hegemonia americana em termos de super-produções, e principalmente no campo da FC, isso não tem de significar papar tudo o que venha com outro selo de braços estendidos e perder o sentido do valor das coisas, que normalmente temos tão crítico para tudo o que vem do outro lado do Atlântico. :wink:
-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JoséMiguel »

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/1/1e/Space-Battleship-Yamato-poster.jpg
Space Battleship Yamato*
*Título inglês internacional.
Ficção Científica/Drama/Aventura/Acção (131 min) - Título Original: "Space Battleship ヤマト"; Título literal português: ("Couraçado Espacial Yamato")

Data de Estreia: 1 de Dezembro de 2010 (Japão).
Realização: Takashi Yamazaki.

Sinopse:
Primeira adaptação para o cinema, da série de animação de 1974, com o mesmo nome. A acção situa-se no ano de 2199, imediatamente após a destruição total da armada terrestre, perante uma invasão alienígena. O couraçado espacial Yamato, foi construido sob a camuflagem dos destroços do couraçado original, afundado em abril de 1945, mas agora à vista numa Terra sem oceanos, com a superfície inabitável.... Esta nave pretendia evacuar um pequeno grupo de humanos, para propagar a espécie e evitar a extinção total da humanidade, mas a sua missão é desviada à última da hora.

IMDB:http://www.imdb.com/title/tt1477109/
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Batt ... 10_film%29
Trailer:


Opinião:
O Space Battleship Yamato, é adaptação "Live Action" (i.e. com actores) para o cinema, da série de animação japonesa original, de 1974, com o mesmo nome. A base da minha crítica será a comparação entre o filme e as várias encarnações da série, e a forma de como o filme, apesar de fraco, serve para introduzir o universo da série aos fãs de sci-fi, que não o conheçam e que gostarão de o conhecer, após ver o filme.

Image
A nave espacial foi construída secretamente, utilizando a camuflagem dos destroços do couraçado japonês, com o mesmo nome, afundado em Abril de 1945. É por isso que tem sensivelmente o mesmo comprimento e silhueta do vaso de guerra, que a propósito foi o maior jamais construído.

A história do filme é um resumo, muito condensado, da saga da 1ª Época da série de animação, mas com sérias alterações e diferente desfecho. Uma característica da série era a retrospectiva a explicar o passado das personagens, bem desenvolvidas ao longo da temporada, para depois morrerem quase todos, e nalguns casos de forma melodramática, deixando marcas e traumas nos sobreviventes. O filme não possui duração suficiente para isto ser possível, teria de ter 8 horas, apesar de tudo é bem sucedido no melodrama da parte final do filme, que contém algumas das cenas mais tocantes e tristes do cinema, é nessa fase final que o filme é muito bem sucedido, infelizmente nao poderei explicar como e porquê, pois seria spoiler.

Image

Enquanto adaptação cinematográfica, de uma B.D./Animação, é notóriamente diferente (para melhor) do que o cinema de Hollywood, pois parte de desenhos animados não-infantis com grande maturidade. Mas a nível de efeitos especiais CGI, é totalmente inferior à 3ª série televisiva da Galáctica (as duas primeiras séries usavam maquetes e efeitos ópticos). Os efeitos especiais são péssimos, e inferiores aos gráficos dos próprios desenhos animados.

Image
O alcoolismo dos desenhos animados de 1974, continua presente no oficial médico, apenas substituíram o médico por uma médica, mas ela continua a andar pela nave com a garrafa de saké na mão. A RTP 2 autorizou este alcoolismo na sua programação infantil, os americanos puritanos é que ficaram doidos e censuraram a série toda, na versão Star Blazers.

Sinto bastante falta das batalhas espaciais apocalípticas, com grandes armadas e destruição de mundos, nunca o Star Trek ou a Galactica se aproximaram da escala da série de animação, o filme falha por completo neste ponto.


Couraçado espacial Yamato em acção, nas diversas séries e filmes de animação, ao longo dos tempos.

A meu ver, o 2º ponto forte do filme (a seguir ao melodrama da parte final), é a ponte de comando, com encenação circular completa, a 360º, como pano de fundo para as estratégias e decisões militares, sempre agradáveis, mas aquém da série de animação.

Image
Ponte da Yamato.

Em 3º lugar fica o capitão Okita, apenas pelo aspecto visual dele, porque sim e porque aquele chapéu de capitão do séc. XX fica bem numa nave espacial do ano 2199.

Image
Capitão Okita.

Para os fãs de sci-fi que ainda não estejam convencidos a espreitar este filme, relembro que o fenómeno cultural do filme, inclui as várias músicas belíssimas e memoráveis, que até são tocadas em cerimónias da marinha japonesa:


Actualmente o Japão é a unica nação preparada para uma eventual invasão alienígena, pois as suas forças armadas já possuem, pelo menos, a banda sonora.

Em relação à interpretação dos actores, julgo que fizeram um excelente trabalho. Algumas atitudes que poderão parecer estranhas devem-se à emulação do estilo animé.

Image
Cinema em estilo animé ou talvez anúncio a amaciador de cabelo Pantene.

Entretanto quem gostar do filme, e quiser mais e melhor, encontra-se actualmente em produção a novíssima série de luxo Space Battleship Yamato 2199, remake da saga original, com gráficos ultra-modernos, deixo o trailer oficial:

Last edited by JoséMiguel on March 18th, 2013, 3:30 pm, edited 1 time in total.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JRibeiro »

JoséMiguel wrote:Sinto bastante falta das batalhas espaciais apocalípticas, com grandes armadas e destruição de mundos, nunca o Star Trek ou a Galactica se aproximaram da escala da série de animação, o filme falha por completo neste ponto.
Vê o vídeo até ao fim e vais reparar que estavas errado.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JoséMiguel »

JRibeiro, essa montagem do DS9 foi uma boa tentativa, mas eu vi os episódios todos das 7 épocas do DS9, por volta da mesma altura em que vi os episódios todos das 1ªs 3 épocas do SB Yamato. O tipo precisou de condensar 7 épocas do DS9, para simular 1 bom episódio do Yamato. Eu sou fã de ambas as séries.

Aliás, o objectivo da minha crítica ilustrada era que a "malta do Star Trek", espreitasse o filme para decidir se valeria a pena investigar a série de 1974, ou a nova (em que ainda não saíram todos os episódios).

Já a "malta do Star Wars" e "J.J. Trek XI" não irá gostar disto. :twisted:
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Space Battleship Yamato (2010) - Takashi Yamazaki

Post by JRibeiro »

Tens que ver que é muito mais barato mostrar uma batalha épica numa série de animação do que numa série Live action. Nem mesmo a série supra sumo das batalhas espaciais teve sempre grandes batalhas em todos os episódios, era financeiramente impossível

‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Post Reply