Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Dead End (1937) - 8/10

viewtopic.php?f=11&t=51852#p626577
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by JoséMiguel »

Mansildv, acho não é preciso repetires neste tópico o link, se já comentaste no tópico do filme (o que é preferível). Este tópico é só para quem não tem tempo de comentar no (ou criar) respectivo tópico do filme.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

JoséMiguel wrote: May 5th, 2017, 10:03 pm Mansildv, acho não é preciso repetires neste tópico o link, se já comentaste no tópico do filme (o que é preferível). Este tópico é só para quem não tem tempo de comentar no (ou criar) respectivo tópico do filme.
Só partilho para a informação ficar condensada neste tópico, mas vou começar a publicar apenas no tópico do filme!
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Love in the Afternoon (1972) - 7/10

Um ensaio sobre as relações e maneira como são tratas dentro no casamento, e o pensamento analítico ocasional de um suposto caso de adultério. Desdobra-se particularmente neste tipo de questões, dando sempre os 2 lados da moeda sem nunca ter receio em entrar pelo campo da polémica ou do (não) politicamente correcto.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Num tempo em que a referência são os sucessivos Fast and Furious com himalaias de adrenalina
decidi ir "contra corrente" e revisitar um clássico sobre corridas de F1 nos anos 60 cujo DVD com uma qualidade de imagem invulgar provavelmente das melhores (de clássicos) que já vi, (edição especial dois discos) foi comprado algures num daqueles caixotes que diziam: Filmes a partir de 1€ (e possivelmente, não me recordo mas não terá custado muito mais do que isso) :mrgreen:

Grand Prix / O Grande Prémio (1966) John Frankenheimer

Verdade seja dita, o argumento é algo manhoso (histórias de amores e traições no ambiente glamouroso da F1 e pouco mais) que quase só serve para mostrar cenas e sequências de corridas, em vários circuitos automobilisticos da europa, as quais, se bem que tecnicamente ultrapassadas ainda são de grande espectacularidade. Frankenheimer era na altura um jovem cheio de garra, (tinha acabado de fazer um filme extraordinário: Seconds) bem diferente do veterano que em 1998 dirigiria o pasteloso Ronin com De Niro e recorrendo à tecnologia Super-Panavison/Cinerama filmou os carros de uma forma nunca antes feita ou vista, sublinhada por um excelente trabalho de montagem. Um elenco pleno de vedetas da época de James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand a Toshirô Mifune, Adolfo Celi e Françoise Hardy , uma OST de Maurice Jarre (um grande compositor de melodiosos temas românticos dos 60/70) e a fantástica fotografia de Lionel Lindon, acabaria por ganhar 3 oscares: melhor som, melhores efeitos e melhor montagem (já me esquecia de referir o belíssimo genérico criado por Saul Bass) são os restantes "ingredientes"
O filme, uma super produção da MGM conta ainda com a "figuração" de personalidades importantes do mundo das corridas automobilísticas da época tais como...Jack Brabham, Graham Hill, Jim Clark, Jochen Rindt e Phil Hill... cujas aparições conferem algum grau de autenticidade à fita
Consta também que Steve McQueen teria sido a primeira escolha para o lead role todavia um desacordo com o produtor do filme fez com que McQueen tivesse recusado, prometendo que iria fazer ele próprio o melhor filme sobre corridas de sempre. Cumpriu (parcialmente :wink: ) a promessa cinco anos depois com o mítico Le Mans

E fico por aqui, embora não dando por mal gasto o dinheiro que dei pelo filme nem o tempo passado a vê-lo, ou seja não fiquei indiferente pois recordei os tempos em que fazia noitada para ver as 24 horas de Le Mans em frente à pequena TV a pb e aos domingos não perdia as transmissões dos GPs, mas quem delirou com esta antiguidade foi mesmo o meu pai que o terá visto em estreia num daqueles ecrans gigantes de um velho cinema de Lisboa e recordou com prazer toda uma época em que terá sido muito feliz. IMdB 7,2 eu arredondo para 7/10 :-)))

http://www.imdb.com/title/tt0060472/

Fica o trailler (de um fã) que dá uma ideia...



Edit:

Um "Behind the Scenes" ...que mostra a rodagem algo atribulada

https://www.youtube.com/watch?v=G_gyp8BSYrU&t=353s

Para terminar (pela minha parte) este tema e exclusivamente destinado a quem tiver muito muito interesse no filme recomendo este texto (em inglês)

Grand Prix The Movie: A Complete History

http://www.blu-ray.com/news/?id=6537
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

[Revisto] Prometheus - 8.5/10

Eu acabei agora de o rever. Curioso ou não, gostei ainda mais desta visualização que das restantes que ainda foram algumas. Parece que de alguma forma inconscientemente, se é que se pode resumir assim, consegui abastecer dos erros que eu próprio frisei bastante vezes, e ir ao encontro do óptimo que o filme tem para oferecer nas várias vertentes técnicas como narrativas.

Depois daquele final, continua-me sempre na cabeça que isto devia ser uma missão a 2 aka Shaw/David para o desconhecido. Não sei se seria bom ou mau, mas daqui a 15 dias já se descobre.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Como é que me lembrei disto? Há umas semanas atrás finalmente comecei a ler uma obra extraordinária que no ano passado me tinha sido recomendada pelo Samwise, o "Meridiano de Sangue", e ontem veio-me a cabeça esta raridade (não terá muito ver mas lá mais para frente na leitura confirmarei). Fui ao Tube espreitar por curiosidade pois há muito que não ouvia falar dele e lá está (sem legendas)
(embora conste da completíssima lista que o mansildv colocou no tópico Westerns - Um novo fôlego? há algum tempo)


Dirty Litlle Billy/ A História de um Patife(1972) Stan Dragotti (um expoente do Western revisionista)

Por ter passado a minha infância habituado a uma imagem do Wild West plena de mitos e glória ( o meu western favorito era então o colossal How the West Was Won), confesso que quando vi este kid pela primeira vez, se revelou uma desilusão, (1979?) era ainda um jovem adolescente, mas nunca me saiu da memória e agora, passadas quase quatro décadas (e depois de ter visto filmes como McCabe & Mrs. Miller e Unforgiven ) até o acho interessante... É uma (re)visão do mito de BTK não direi que oposta mas antes complementar à de Peckinpah ou Penn sobre esse mesmo personagem, visão essa, cínica, sórdida, encardida, pressupostamente fedorenta, totalmente amoral e todavia quem sabe... bem mais próxima da hipotética realidade desses tempos. Um filme mal amado e algo estranho, dificil de encontrar e cuja visualização ainda hoje que requer um certo esforço, mas que alguns (poucos) "alienados" como eu acham que vale a pena. Obviamente que os apreciadores dos "verdadeiros" westerns, das duas três, ou "ignoram-no" ou o desprezam o odeiam... ou tudo junto . Assim mesmo, curto e grosso. O pequeno/grande Pollard que já tinha dado nas vistas no Bonnie and Clyde de Penn tendo mesmo sido nomeado para o oscar de melhor actor secundário tem aqui o papel da sua vida criando um personagem com nuances de que variam entre o idiota (o bullying), o meigo ( a prostituta) e o ... insano (o morticínio final) A bela prostituta (uma das muitas soiled doves que fizeram parte da colonização do oeste americano e como tal foram retratadas com dignidade em vários westerns de peso (Unforgiven, Monte Walsh, Heaven's Gate...) é desempenhada pela atriz Lee Purcell e bastante bem... viria no ano seguinte a participar noutro western marginal (mais estilo comédia): Kid Blue com Waren Oates, Dennis Hoper e Peter Boyle... (também o vi lá pelo Tube mas dobrado em espanhol... yuck!)
Ah... já me esquecia, foi a estreia de Dragotti como realizador que posteriormente se dedicaria quase exclusivamente à comédia e também de Nick Nolte em cinema num insignificante papel que embora conste no IMdB nem aparece no genérico do filme.
Azar(?) de Dragotti, 1972 seria um ano de uma boa meia dúzia de westerns de nomes mais sonantes: Bad Company de Robert Benton, The Cowboys de Mark Rydell, The Culpepper Cattle Co. de Dick Richards, Jeremiah Johnson de Sydney Pollack, Ulzana's Raid de Robert Aldrich e ainda When the Legends Die de Stuart Millar (para só citar mesmo meia dúzia :mrgreen: ) e como tal o"pequeno" Billy passaria despercebido. Bom quase ... eis a crítica de A. H. WEILER no NewYorkTimes

http://www.nytimes.com/movie/review?res ... 8388669EDE

E é tudo o que por agora me ocorre sobre este punk (há mais comentários na pagina do IMbD; de Superb and strange, Outstanding revisionist Western a Prairie juvenile delinquent... opiniões)

http://www.imdb.com/title/tt0068487/?ref_=nv_sr_1

O trailler se interessar...

paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by paupau »

Nao conhecia este filme. Como tamgente o que achas do Culpepper? Ja ouco ha uns tempos falar desse e tenho curiosidade.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

paupau wrote: May 10th, 2017, 7:40 pm Nao conhecia este filme. Como tamgente o que achas do Culpepper? Ja ouco ha uns tempos falar desse e tenho curiosidade.
O The Culpepper Cattle Co. (1972)que já não vejo há um tempão não convenceu totalmente, parece estúpido mas embirrei logo com o facto de o trailler do Culpepper colar o Gary Grimes ao seu anterior trabalho no grande sucesso Summer of 42* (1971) e repetir no início quase o texto de fecho do Summer. Era dispensável porque o filme nem é mau (pelo me consigo lembrar dentro do lote "revisionista" consegue ser mais tradicional que o Litlle Billy). Sobre o mesmo tema gostei mais do The Cowboys (do mesmo ano) talvez por o ter visto primeiro. Alem disso Rydel tem mais traquejo que Richards, digo eu... mas vale a pena veres e tirares as tuas próprias conclusões, nada como isso!

Só como curiosidade deixo traillers dos dois filmes com Grimes e +/- o tempo em que são ditas as frases...

https://www.youtube.com/watch?v=TSMFCJDVWms (0:05')

https://www.youtube.com/watch?v=RB41ENZuoRk (2:05')

Eu sei que é TOC meu, que são peanuts, que o filme foi muito bem recebido mas ainda hoje embirro com isso grr-)

* um dos mais belos coming-of-age movies que já vi
Last edited by technicolor on May 11th, 2017, 5:45 pm, edited 3 times in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

technicolor wrote: May 10th, 2017, 1:35 pm Como é que me lembrei disto? Há umas semanas atrás finalmente comecei a ler uma obra extraordinária que no ano passado me tinha sido recomendada pelo Samwise, o "Meridiano de Sangue", e ontem veio-me a cabeça esta raridade (não terá muito ver mas lá mais para frente na leitura confirmarei). Fui ao Tube espreitar por curiosidade pois há muito que não ouvia falar dele e lá está (sem legendas)
(embora conste da completíssima lista que o mansildv colocou no tópico Westerns - Um novo fôlego? há algum tempo)


Dirty Litlle Billy/ A História de um Patife(1972) Stan Dragotti (um expoente do Western revisionista)
Fico contente por teres seguido essa referência remota - até porque o livro é incontornável no género (demolindo e subvertendo tudo o que um dia sustentou esse mesmo género) e obra maior de um dos maiores escritores norte-americanos em actividade.

Já terminaste? (ainda me sinto fustigado pelas cicatrizes de tal leitura... salut-) salut-) salut-) )

Em relação ao filme que sugeres, nunca tinha ouvido falar dele. :oops: I shall investigate...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Samwise wrote: May 10th, 2017, 8:52 pm
technicolor wrote: May 10th, 2017, 1:35 pm Como é que me lembrei disto? Há umas semanas atrás finalmente comecei a ler uma obra extraordinária que no ano passado me tinha sido recomendada pelo Samwise, o "Meridiano de Sangue", e ontem veio-me a cabeça esta raridade (não terá muito ver mas lá mais para frente na leitura confirmarei). Fui ao Tube espreitar por curiosidade pois há muito que não ouvia falar dele e lá está (sem legendas)
(embora conste da completíssima lista que o mansildv colocou no tópico Westerns - Um novo fôlego? há algum tempo)


Dirty Litlle Billy/ A História de um Patife(1972) Stan Dragotti (um expoente do Western revisionista)
Fico contente por teres seguido essa referência remota - até porque o livro é incontornável no género (demolindo e subvertendo tudo o que um dia sustentou esse mesmo género) e obra maior de um dos maiores escritores norte-americanos em actividade.

Já terminaste? (ainda me sinto fustigado pelas cicatrizes de tal leitura... salut-) salut-) salut-) )

Em relação ao filme que sugeres, nunca tinha ouvido falar dele. :oops: I shall investigate...
Demorou mas não estava esquecido (tinha 6 livros à frente :shock: ) e ainda não terminei, só vou no VIII Cap mas estou a adorar, é magnífico e já tenho "cliente" para ele quando o acabar :biggrin:
Quanto ao filme DLB não será um grande filmão mas achei interessante divulgar
(começo a pensar até que é capaz até de parecer já um pouco de show off nails-) da parte de um novato no forum falar destes filmes velhinhos que nem interessarão à maior parte dos foristas ) salut-)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by paupau »

O the Cowboys ja comentei ha uns tempos no forum e gostei bastante, um dos melhores papeis do Wayne.
Falei no culpepper pois lembro-me que saiu um blu no UK e a review do dvdbeaver falou muito bem do filme. Mais um pa watchlist que deve ter umas centenas de certeza...

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

[Revisto] Star Wars: Rogue One - 8/10

Passou exemplarmente no replay value ao contrário do Force Awakens.
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Salgueiro »

Destruction Babies (2016, Japão) [Bluray] - 9/10
Este é um dos filmes mais niilistas que vi! Taira (Yuya Yagira) é um jovem que se encontra num caminho de destruição. O filme começa com ele a dar e a levar porrada até desmaiar. Depois ele levanta-se e volta a lutar com outras pessoas e isto acontece durante os 108 minutos do filme. Várias personagens vão entrando no filme como o irmão de Taira, Shota (Nijiro Murikami), que anda à procura dele desde que saiu de casa e também temos um jovem estudante, Yuya (Masaki Suda), que no início é tímido mas quando se junta a Taira mostra o seu lado mais violento.
O filme nunca desenvolve um enredo e também não há personagens simpáticas, mas é isso que funciona tão bem no filme. Tudo é tão frio, tão horrível, e absolutamente nojento, que acabamos por ficar agarrados ao filme. É duro e difícil de visualizar mas é muito bem feito e tão intenso que merece ser visto.
Não é um filme agradável mas também não é suposto ser. No fim não responde a qualquer questão que o filme possa levantar. É negro, deprimente e um murro no estômago, de cena para cena, até ao final.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Coisa Ruim (2006) Tiago Guedes e Frederico Serra

Bom confesso o que me levou finalmente a ver este filmezinho (o "zinho" é de simpático) foi o ter associado o nome do Rodrigo Guedes de Carvalho como argumentista e... até que nem é tão ruim assim. Andei a pesquisar aqui no forum e li opiniões diversas mas a maioria até benévola e a minha também não é muito má. Podia ser ter sido um filme melhor? podia! ...mas vê-se bem. É claro que não se pode comparar às grandes produções estrangeiras do género mas "colocando-o à escala" pareceu-me uma obra honesta, (um bom telefilme) com muitos outros exemplos do cinema português recente e chamo-o assim sem nenhum intuito depreciativo (cross my heart). Os actores cumprem, uns melhores que outros (destaco os veteranos José Pinto e Elisa Lisboa) a fotografia é ... bonita, faltou talvez uma melhor utilização da cor e da luz em certas cenas para reforçar um pouco mais o clima de medo (do oculto) na povoação (a bela aldeia de Torrozelo), a música "está bem". De resto o ambiente de crendice e superstição que ainda impera em algumas aldeias do norte está bem retratado. E finalmente a realização a quatro mãos de Tiago Guedes e Frederico Serra não resulta mal. Enfim pareceu-me bem melhor que um outro que vi há tempos do qual nem recordo nome mas que foi muito falado por aqui e que contava a história de uma rapariga da cidade que ia para uma aldeia do norte à procura das suas origens (tinha sido abandonada junto a um contentor de lixo bla bla bla). Enfim...gostos e desta ruindade até gostei. Mudando as regras; de 0 a 5 dar-lhe-ia um 3.1 saint-)
Post Reply