Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

The Deep End - Até ao Fim (2001), de Scott McGehee e David Seigel
https://www.imdb.com/title/tt0250323/?ref_=nv_sr_srsg_5

Remake do filme de 1949 "The Reckless Moment - Momento de Perdição", realizado por Max Ophüls (que teve por base a obra "The Blank Wall", de Elisabeth Sanxay Holding). Foi o filme onde descobri a excelente Tilda Swinton e estava com receio de o rever, que já não me impactasse tanto como o fez há largos anos, quando o apanhei na TV pela noite dentro. Nada disso, a sua densidade mantém-se por inteiro.

"The Deep End - Até ao Fim" é um neo noir que conta a história de uma mãe que, após encontrar o cadáver de um homem junto à residência da família no Lago Tahoe, decide livrar-se do corpo. Esta reacção instintiva deve-se ao facto dela saber das implicações do filho com a pessoa morta, querendo protegê-lo das investigações policiais. O problema adensa-se quando, pouco tempo depois, alguém lhe bate à porta… O filme é um stress constante, cheio de obstáculos atrás de obstáculos; é o reflexo da força de uma mulher/mãe em prol da protecção de um amor maior e da manutenção de qualquer tipo de normalidade no espaço familiar - mesmo sendo confrontada com circunstâncias extraordinárias que a ultrapassam largamente.

Já na recta final, dou a mão à palmatória ao admitir que perde-se um pouquinho de alguma singularidade e mestria que vinham a ser sustentadas com tanta sagacidade, mas não é nada de tão prejudicial assim; "The Deep End" é um exercício de género sempre muito estimulante e até comovente, com um elenco bastante uniforme.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Pergunta inocente: há alguma razão para haver uma "lista de quarentena" que seja diferente de uma lista sem ser de quarentena?

Quero dizer, eu não mudei de escolhas, não acrescentei ou retirei títulos, não mudei a ordem aos filmes/séries que quero ver, nada. Nada de diferente ao que teria sido sem a quarentena, apesar de os meus hábitos quotidianos terem mudado radicalmente. Se calhar agora consigo ter um pouco mais de tempo para gastar com filmes e séries, mas a consequência é a apenas uma ligeira aceleração na quantidade consumida. Até percebo que alguns produtos que mostrem cenários de crise pandémica possam parecer agora mais atractivos (embora sobre mim, sinceramente, não tenham qualquer efeito para mais ou para menos), mas tudo o resto se devia manter inalterado, digo eu... !?
Last edited by Samwise on April 6th, 2020, 11:38 am, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

José wrote: April 6th, 2020, 11:23 am The Deep End - Até ao Fim (2001), de Scott McGehee e David Seigel
https://www.imdb.com/title/tt0250323/?ref_=nv_sr_srsg_5

Remake do filme de 1949 "The Reckless Moment - Momento de Perdição", realizado por Max Ophüls (que teve por base a obra "The Blank Wall", de Elisabeth Sanxay Holding). Foi o filme onde descobri a excelente Tilda Swinton e estava com receio de o rever, que já não me impactasse tanto como o fez há largos anos, quando o apanhei na TV pela noite dentro. Nada disso, a sua densidade mantém-se por inteiro.

"The Deep End - Até ao Fim" é um neo noir que conta a história de uma mãe que, após encontrar o cadáver de um homem junto à residência da família no Lago Tahoe, decide livrar-se do corpo. Esta reacção instintiva deve-se ao facto dela saber das implicações do filho com a pessoa morta, querendo protegê-lo das investigações policiais. O problema adensa-se quando, pouco tempo depois, alguém lhe bate à porta… O filme é um stress constante, cheio de obstáculos atrás de obstáculos; é o reflexo da força de uma mulher/mãe em prol da protecção de um amor maior e da manutenção de qualquer tipo de normalidade no espaço familiar - mesmo sendo confrontada com circunstâncias extraordinárias que a ultrapassam largamente.

Já na recta final, dou a mão à palmatória ao admitir que perde-se um pouquinho de alguma singularidade e mestria que vinham a ser sustentadas com tanta sagacidade, mas não é nada de tão prejudicial assim; "The Deep End" é um exercício de género sempre muito estimulante e até comovente, com um elenco bastante uniforme.
Ahhh, o Max Ophüls, um dos verdadeiramente míticos (e bons! :mrgreen: ).

Eu vi o The Reckless Moment, mas já pouco me recordo dele. Não vi o remake, nem sabia que havia um... yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4860
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Pergunta inocente: há alguma razão para haver uma "lista de quarentena" que seja diferente de uma lista sem ser de quarentena?
Sim. A lista de quarentena serve para a pessoa que a faz estar entretida.
Last edited by nimzabo on April 6th, 2020, 11:48 am, edited 2 times in total.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by José »

Samwise wrote: April 6th, 2020, 11:37 am
José wrote: April 6th, 2020, 11:23 am The Deep End - Até ao Fim (2001), de Scott McGehee e David Seigel
https://www.imdb.com/title/tt0250323/?ref_=nv_sr_srsg_5

Remake do filme de 1949 "The Reckless Moment - Momento de Perdição", realizado por Max Ophüls (que teve por base a obra "The Blank Wall", de Elisabeth Sanxay Holding). Foi o filme onde descobri a excelente Tilda Swinton e estava com receio de o rever, que já não me impactasse tanto como o fez há largos anos, quando o apanhei na TV pela noite dentro. Nada disso, a sua densidade mantém-se por inteiro.

"The Deep End - Até ao Fim" é um neo noir que conta a história de uma mãe que, após encontrar o cadáver de um homem junto à residência da família no Lago Tahoe, decide livrar-se do corpo. Esta reacção instintiva deve-se ao facto dela saber das implicações do filho com a pessoa morta, querendo protegê-lo das investigações policiais. O problema adensa-se quando, pouco tempo depois, alguém lhe bate à porta… O filme é um stress constante, cheio de obstáculos atrás de obstáculos; é o reflexo da força de uma mulher/mãe em prol da protecção de um amor maior e da manutenção de qualquer tipo de normalidade no espaço familiar - mesmo sendo confrontada com circunstâncias extraordinárias que a ultrapassam largamente.

Já na recta final, dou a mão à palmatória ao admitir que perde-se um pouquinho de alguma singularidade e mestria que vinham a ser sustentadas com tanta sagacidade, mas não é nada de tão prejudicial assim; "The Deep End" é um exercício de género sempre muito estimulante e até comovente, com um elenco bastante uniforme.
Ahhh, o Max Ophüls, um dos verdadeiramente míticos (e bons! :mrgreen: ).

Eu vi o The Reckless Moment, mas já pouco me recordo dele. Não vi o remake, nem sabia que havia um... yes-)
Mítico, excelso, supremo! yes-) salut-)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Samwise wrote: April 6th, 2020, 11:29 am Pergunta inocente: há alguma razão para haver uma "lista de quarentena" que seja diferente de uma lista sem ser de quarentena?
Sim também tens razão, mas... eu por exemplo, nesta altura evito ver tudo o que tenha a ver com epidemias, vírus e outros que tais.
Digamos que prefiro filmes interessantes qb que me "aligeirem" o estado de espírito, (meu e da família).
Outros farão exactamente o contrário ...
mas concordo se calhar nem faz sentido, cada um saberá bem o que lhe mais interessa e agrada ver :wink:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Imagino (e compreendo) que seja para pessoal que assim do nada se vê no ponto de interseção destas duas rectas compressoras:

1 - Imenso tempo para queimar
2 - Necessidade de tirar a cabeça dos problemas que nos caíram em cima

Uma maioria das pessoas que, não sendo cinéfilos (i.e.: todos os maluquinhos que frequentam o fórum e se servem do Cinema para saciar a tola como da água para saciar a sede), não se preocupa normalmente em pensar no que é que quer ver a seguir.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16190
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

Samwise wrote: April 6th, 2020, 12:23 pm todos os maluquinhos que frequentam o fórum e se servem do Cinema para saciar a tola como da água para saciar a sede
:lol: :lol:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by rui sousa »

Serve pelo menos como um guia para gerir o tempo, para não o perder totalmente nas redes sociais e outros que tais! :D

Pus de parte uma série de DVDs para ver nestes tempos e geri a minha vida de forma a conciliar com música, leitura e os últimos episódios dos Sopranos.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

E pronto, as batatas já estão todas semeadas (sim sim é verdade, o technicolor é um rústico que trabalha na horta para descarregar o stress provocado pela quarentena ...e posso afirmar que comigo resulta :lol: :lol: ) fico agora com mais tempo para o cinema e outras actividades lúdicas em atraso.

Directo ao assunto o filme visto hoje:


Die Vermessung der Welt/ Measuring the World (2012) Detlev Buck

Uma produção germano-austríaca com um orçamento modesto (pelos padrões americanos) com rodagem parcial no Equador mas com uma qualidade inesperada. Tem caracteríticas "mistas" de filme de aventura com doc científico da PBS/ Canal História (mas nada chato) que conta as "peripécias" de dois cientistas do século XIX; Alexander von Humboldt geógrafo e explorador e Carl Friedrich Gauss matemático notável.
Com argumento adaptado do romance de Daniel Kehlmann (no qual espero poder em breve aprofundar esta fascinante história) achei interessante e bem realizado, excelentes actores, cenários magníficos, bela fotografia. Obviamente que não é filme a considerar pelos intelectos mais exigentes dado tratar a ciência de um modo algo... digest, mas para os apenas curiosos e menos exigentes (em termos de rigor e detalhe) como eu é plenamente satisfatório.

ah... e tem também os tais "toques de humor bem colocados" que nesta altura eu tanto valorizo. :mrgreen:

A pontuação no IMDb de 5.8 a mim não diz nada e até arrisco um 7.8 sem qualquer relutância.

https://www.imdb.com/title/tt1571401/
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4860
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Chicken
https://www.imdb.com/title/tt2420876/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/chicken
Excelentes interpretações e uma história com interesse num filme inglês.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4860
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Double Feature hoje.
Depois do Chicken vi ainda outro filme inglês jeitoso e curiosamente com a mesma duração: 1h25.

Shifty - Uma História Urbana
https://www.imdb.com/title/tt1104126/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/shifty
Amigos de infância que não se viam há um tempo, negócios de droga, relações familiares, problemas do passado, uns twists...
Vê-se bem.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

O Shifty não chama por mim, mas fiquei com algum interesse no Chicken. Nunca ouvi falar destes filmes.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Onward
https://www.imdb.com/title/tt7146812/

Animação bem feita na parte técnica, mas achei a história apesar das boas intenções bem simples, por isso daria uns 6,8.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by rui sousa »

Acabei de ver o The Cable Guy e fiquei impressionado.
O raio do filme tem piada, e o Jim Carrey é perfeito como um diabólico sociopata completamente fora do que então se queria dele. Esta comédia negra merece realmente ser bem apreciada. Foi o primeiro risco que Carrey tomou no cinema, afastando-se daquilo que o público queria para dar um tipo de humor diferente. Mais tarde viriam outras propostas interessantes, mas esta só recentemente é que começou a ser mais valorizada, e ainda bem.
Post Reply