Arte de Roubar (2008) - Leonel Vieira
Moderators: waltsouza, mansildv
Arte de Roubar (2008) - Leonel Vieira
O realizador Leonel Vieira apresentou hoje a comédia negra «Arte de Roubar», descrevendo-a como o filme que mais desejou fazer e cujo elenco conta com Nicolau Breyner, Magui Mira, Ivo Canelas e Enrique Arce nos principais papéis.
A longa-metragem, cuja rodagem começou há cinco semanas, foi apresentada numa conferência de imprensa em Lisboa, com a presença daqueles actores e ainda de Soraia Chaves e Flora Martinez, que também integram o elenco principal, bem como de representantes das produtoras Stopline, Nadie es Perfecto, e da SIC.
«Este foi o filme que mais desejei fazer», declarou Leonel Vieira aos jornalistas, comentando que é o tipo de cinema que gosta muito de criar, apesar de ser «um género pouco abordado, tanto a nível nacional como internacional».
O cineasta estreou este ano «Julgamento», a sua sexta-longa-metragem depois de «Um tiro no Escuro» (2005), «A Selva» (2002), «A Bomba» (2001), «Zona J» (1998) e «A Sombra dos Abutres» (1998).
O realizador e produtor manifestou grande contentamento com o projecto, assinalando que está muito satisfeito com o desempenho do elenco, com as condições de trabalho e com o apoio que obteve, concluindo que «Arte de Roubar» «tem tudo para funcionar bem junto do grande público».
Na acção estão envolvidos - Chico (Ivo Canelas) e Fuentes (Enrique Arce) -, dois amigos que vivem de pequenos roubos, golpes e contos do vigário, mas quase todos acabam por falhar, até que são desafiados por Augusto (Nicolau Breyner), um velho mordomo, a assaltar a herdade onde trabalha para roubar um quadro de Van Gogh no valor de cinco milhões de euros pertencente a uma Condessa (Magui Mira) para quem trabalha há mais de três décadas.
«O filme tem um final feliz, mas há muitas surpresas porque os bons da fita, afinal, acabam por revelar-se os mais maus», observou, apontando ainda que a história «é muito divertida, tem muito ritmo e acção, por vezes violência».
«Arte de Roubar» tem produção da Stopline Films (produtora de Leonel Vieira) e da Fado Filmes, e co-produção da espanhola Nadie es Perfecto, da SIC, Cinemate.
Leonel Vieira comentou que sente «mais facilidade» em criar filmes com uma forte componente de entretenimento e defendeu que «sendo o cinema uma arte muito cara, deve conseguir comunicar com muitas pessoas».
Adiantou que a pós-produção será mais demorada do que o habitual porque terá muito trabalho técnico em 3D: «Quero fazer um filme de patamar elevado, que esteja ao nível internacional», justificou sobre a atenção e sofisticação que pretende dar ao elemento técnico da longa-metragem.
Questionado pela Agência Lusa como foi conjugar no filme dois idiomas com o elenco que escolheu - que junta actores portugueses e espanhóis (Magui Mira, Enrique Arce) e a colombiana Flora Martinez (Lola) - o realizador adiantou que o filme terá três versões originais (em português, espanhol e inglês) que visam responder aos acordos de vendas internacionais da longa-metragem.
Leonel Vieira destacou ainda a participação de Nicolau Breyner, «um actor de grande talento» e em quem pensou de imediato para o papel de mordomo Augusto, e de Soraia Chaves, actriz que escolheu para encarnar uma mulher «triste e feia, totalmente diferente do que o público está habituado a ver nela».
Por seu turno, Nicolau Breyner comentou que teve muita sorte em ser escolhido para este papel, que considerou «um bombom, um desafio para fazer o jogo total que o actor pode fazer».
«Durante muitos anos fiz só comédia, depois drama, e agora aparece-me uma papel de malévolo que é aquele em que o actor mais pode mostrar do que é capaz», disse ainda.
«Arte de Roubar» tem direcção de fotografia de José António Loureiro, direcção de arte de João Martins, como figurinista Inês Liverato, direcção de produção a cargo de Cândida Vieira, assistente de realização Raul Correira e guião de João Quadros e o espanhol Roberto Santiago.
Com rodagem prevista para terminar a 01 de Dezembro, «Arte de Roubar» tem como cenários Lisboa, Mouchão do Tejo, Vila Franca de Xira, Pinhal Novo e Gaeiras, e deverá estrear em Portugal a 17 de Abril de 2008, seguindo-se Espanha, provavelmente no mesmo mês, estimou o realizador.
A longa-metragem tem um orçamento de cerca de dois milhões de euros, com um apoio de 650 mil euros do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e é uma co-produção da Nadie es Perfecto, da SIC, Cinemate e CCFBR.
Diário Digital / Lusa
-
- DVD Maníaco
-
- DVD Maníaco
Re: Arte de Roubar (2008) - Leonel Vieira
Com W. vi o trailer de Arte de Roubar pela primeira vez e fiquei espantado do filme ser falado em inglês! Por essa não esperava. É uma opção arriscada mas interessante da parte do Leonel Vieira. O trailer tá um espectáculo, espero que o filme tenha a mesma qualidade frenética do trailer, precisamos deste tipo de filme cá em Portugal. Parece uma versão portuguesa de um filme de Guy Ritchie. 
Essa cena de haverem 3 versões originais do filme, em português, inglês e espanhol não consigo perceber... No trailer, os actores estavam claramente a falar em inglês (não era dobrado). A não ser que tenham filmado cada cena 3 vezes....? Mas isso não faz sentido nenhum...
Vi também o trailer de Ensaio Sobre a Cegueira e também está um show! Vêm aí bons filmes!

Essa cena de haverem 3 versões originais do filme, em português, inglês e espanhol não consigo perceber... No trailer, os actores estavam claramente a falar em inglês (não era dobrado). A não ser que tenham filmado cada cena 3 vezes....? Mas isso não faz sentido nenhum...

Vi também o trailer de Ensaio Sobre a Cegueira e também está um show! Vêm aí bons filmes!

Aí está ele no youtube:lud81 wrote:Com W. vi o trailer de Arte de Roubar pela primeira vez e fiquei espantado do filme ser falado em inglês! Por essa não esperava. É uma opção arriscada mas interessante da parte do Leonel Vieira. O trailer tá um espectáculo, espero que o filme tenha a mesma qualidade frenética do trailer, precisamos deste tipo de filme cá em Portugal. Parece uma versão portuguesa de um filme de Guy Ritchie.
http://br.youtube.com/watch?v=NEreftQtQzA
De facto, está diferente a que estamos habituados cá, pena a falta ainda de alguns efeitos sonoros no trailer, mas o estilo está muito bom.

Fiquei muito curioso. E também gostava de perceber melhor isso do filme em 3 versões...
Enigma Files
Pois eu sou um fã de Leonel Vieira
.Não vi todos os filmes mas dos que vi nenhum deles é mau,falta-me ver dois filmes e há dois filmes sensacionais que eu sou fã e apesar de,na minha opinião,não serem Obras-Primas são filmes fabulosos dos melhores que se fizeram em Portugal.
Este meu "post",porém,tem uma razão de ser.
Acabei de ir ao cinema e fiquei surpreendidissimo:
O cartaz de "A Arte de Roubar" é simplesmente extraordinário
.
Fizeram um magnifico trabalho
.
Por acaso,à sessão que fui não deu o "trailer" e ainda bem:
Não gosto de ver trailers gosto de ser totalmente surpreendido.
Habitualmente é assim.
Neste caso,estou com muita curiosidade em ver o resultado final,isto é,o filme própriamente dito
.

Este meu "post",porém,tem uma razão de ser.
Acabei de ir ao cinema e fiquei surpreendidissimo:
O cartaz de "A Arte de Roubar" é simplesmente extraordinário

Fizeram um magnifico trabalho

Por acaso,à sessão que fui não deu o "trailer" e ainda bem:
Não gosto de ver trailers gosto de ser totalmente surpreendido.
Habitualmente é assim.
Neste caso,estou com muita curiosidade em ver o resultado final,isto é,o filme própriamente dito

"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Um comentário do You Tube:Enigma wrote:
Aí está ele no youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=NEreftQtQzA
De facto, está diferente a que estamos habituados cá, pena a falta ainda de alguns efeitos sonoros no trailer, mas o estilo está muito bom.![]()
"ontem vi o trailler no cinema e disse... TENHO de VER!!!!"
É disto que o cinema português precisa, meus senhores. As provas estão aí.
Quanto ao som do trailer no You Tube, a mim parece-me que falta ái qualquer coisa... As armas não fazem barulho, mas penso que no trailer que vi no cinema faziam (penso que teria notado nisso). Deve aí algum erro de codificação.
Estreia a 6 de Novembro:
Arte de Roubar
Chico e Fuentes são dois amigos que vivem de pequenos roubos, golpes e contos do vigário. Apesar de Chico se considerar um mestre do crime, quase todos os planos engendrados acabam por falhar. Ambos viveram a maior parte da vida nos EUA, Chico é emigrante português e Fuentes é espanhol. Uma vez que já estão “queimados” por terra do Tio Sam decidem vir para a Europa em busca do golpe perfeito. Portugal é o local perfeito devido às raízes lusas de Chico.
Já em Portugal e depois de nova tentativa de assalto, fracassada, à praça de touros de uma pequena localidade rural, onde Chico escapa com uma orelha cortada; os dois amigos são contactados por um velho e estranho Mordomo, Augusto, que os contrata para assaltar uma Quinta. Quinta essa que pertence a uma Condessa para quem ele trabalha há mais de trinta e cinco anos.
O objectivo do roubo é um quadro de naturezas mortas - As Pêras de Saint Rémy de Vincent Willem, aliás Vincent Van Gogh, no valor de cinco milhões de euros .
Desta vez o plano parece perfeito - Chico acredita que finalmente vai concretizar o seu maior sonho; dar o último golpe, escrever o seu nome na enciclopédia do crime. Mas o destino tem outros planos.
Na prisão, Gomes, um perigoso bandido acaba de ser posto em liberdade apôs dez anos a cumprir pena. Gomes tem apenas um objectivo, vingar-se do velho Mordomo, pois os seus dois irmãos foram mortos e ele preso depois de uma tentativa de assalto à Quinta. Fazendo uma dupla com um indivíduo conhecido como o Coxo, Gomes decide ir à Quinta cumprir a sua missão. O dia e hora coincidem com o plano de Chico e Fuentes.
Mas as surpresas não ficam por aqui. Os “nossos heróis” vão descobrir, talvez demasiado tarde, que a Condessa e o Mordomo são amantes sádicos que se divertem a matar ladrões que tentam assaltar a Quinta.
Tudo começou dez anos atrás, quando Gomes e os irmãos tentaram roubar a Quinta. Foi nessa noite, depois de todas essas emoções, que o Mordomo e a Condessa despertaram para uma intensa paixão.
Para eles, Chico e Fuentes não passam de mais uns “desgraçados” que vão servir como afrodisíaco para mais uma noite de amor, como todos aqueles que dormem agora o sono eterno na adega da Quinta.
http://www.artederoubar.com/
Ouçam só a música no site oficial, muito à Tarantino...
Arte de Roubar
Chico e Fuentes são dois amigos que vivem de pequenos roubos, golpes e contos do vigário. Apesar de Chico se considerar um mestre do crime, quase todos os planos engendrados acabam por falhar. Ambos viveram a maior parte da vida nos EUA, Chico é emigrante português e Fuentes é espanhol. Uma vez que já estão “queimados” por terra do Tio Sam decidem vir para a Europa em busca do golpe perfeito. Portugal é o local perfeito devido às raízes lusas de Chico.
Já em Portugal e depois de nova tentativa de assalto, fracassada, à praça de touros de uma pequena localidade rural, onde Chico escapa com uma orelha cortada; os dois amigos são contactados por um velho e estranho Mordomo, Augusto, que os contrata para assaltar uma Quinta. Quinta essa que pertence a uma Condessa para quem ele trabalha há mais de trinta e cinco anos.
O objectivo do roubo é um quadro de naturezas mortas - As Pêras de Saint Rémy de Vincent Willem, aliás Vincent Van Gogh, no valor de cinco milhões de euros .
Desta vez o plano parece perfeito - Chico acredita que finalmente vai concretizar o seu maior sonho; dar o último golpe, escrever o seu nome na enciclopédia do crime. Mas o destino tem outros planos.
Na prisão, Gomes, um perigoso bandido acaba de ser posto em liberdade apôs dez anos a cumprir pena. Gomes tem apenas um objectivo, vingar-se do velho Mordomo, pois os seus dois irmãos foram mortos e ele preso depois de uma tentativa de assalto à Quinta. Fazendo uma dupla com um indivíduo conhecido como o Coxo, Gomes decide ir à Quinta cumprir a sua missão. O dia e hora coincidem com o plano de Chico e Fuentes.
Mas as surpresas não ficam por aqui. Os “nossos heróis” vão descobrir, talvez demasiado tarde, que a Condessa e o Mordomo são amantes sádicos que se divertem a matar ladrões que tentam assaltar a Quinta.
Tudo começou dez anos atrás, quando Gomes e os irmãos tentaram roubar a Quinta. Foi nessa noite, depois de todas essas emoções, que o Mordomo e a Condessa despertaram para uma intensa paixão.
Para eles, Chico e Fuentes não passam de mais uns “desgraçados” que vão servir como afrodisíaco para mais uma noite de amor, como todos aqueles que dormem agora o sono eterno na adega da Quinta.
http://www.artederoubar.com/
Ouçam só a música no site oficial, muito à Tarantino...

A minha única questão é, porquê em inglês? Estaria mais entusiasmado se fosse falado em português do que naquele inglês com sotaque manhoso
No entanto continua a ser um passo na direcção certa

No entanto continua a ser um passo na direcção certa
Eu estranho, mas não questiono assim muito a opção do inglês, pois não é o primeiro realizador a fazê-lo. Ainda há bem pouco tempo Takashi Miike fez um western falado em inglês muito manhoso.
-
- DVD Maníaco
Sempre me pareceu que o Leonel Vieira teria uma importante palavra a dizer no que ao futuro próximo do cinema português diz respeito. O homem nem sempre acerta e às vezes faz filmes vergonhosos mas é uma pessoa que tem olho e sabe fazer bom cinema "comercial", de massas, capaz de cativar e agradar em igual dose. Não sei se o filme estará a ter promoção televisiva - e isso era importante - mas tanto os cartazes como o site estão muito bons e tem tudo para ser um filme de êxito nas bilheteiras. Além de que, como filme, vejo pouco do que habitualmente estamos habituados a ver no cinema português, o que só pode ser um bom sinal.
Parece-me que o Leonel Vieira e o Fernando Fragata serão sempre odiados pela crítica nacional, mas não faz mal nenhum ter cinema deste cá em Portugal. Aliás, recomenda-se vivamente. De há uns anos p'ra cá vejo filmes portugueses com alguma qualidade sairem cá p'ra fora com mais regularidade: "Os Imortais" e o "Call Girl" do António-Pedro Vasconcelos, "A Passagem da Noite", "20,13" do Leitão, "I'll See You In My Dreams" do Miguel Angel Vivas, "Kiss Me" do Cunha Telles e claro, o "Coisa Ruim", da dupla Guedes/Serra. Aliás, parece-me que passa por estes dois muito do potencial do cinema comercial de qualidade luso. Resta ao público encher as salas.
Parece-me que o Leonel Vieira e o Fernando Fragata serão sempre odiados pela crítica nacional, mas não faz mal nenhum ter cinema deste cá em Portugal. Aliás, recomenda-se vivamente. De há uns anos p'ra cá vejo filmes portugueses com alguma qualidade sairem cá p'ra fora com mais regularidade: "Os Imortais" e o "Call Girl" do António-Pedro Vasconcelos, "A Passagem da Noite", "20,13" do Leitão, "I'll See You In My Dreams" do Miguel Angel Vivas, "Kiss Me" do Cunha Telles e claro, o "Coisa Ruim", da dupla Guedes/Serra. Aliás, parece-me que passa por estes dois muito do potencial do cinema comercial de qualidade luso. Resta ao público encher as salas.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Epá, não metas o Leonel Vieira no mesmo saco que o Fernando Fragata! 

-
- DVD Maníaco
Eh! Eh! Eu não meti.lud81 wrote:Epá, não metas o Leonel Vieira no mesmo saco que o Fernando Fragata!

Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Então, ninguém foi ver ainda?
Eu fui esta noite e o filme é um bocado "meh". Mais uma vez, tem partes muito boas por si só, mas o todo não é grande coisa. Não me consigo alongar muito, mas há muito overacting e a língua inglesa não ajuda em nada o filme. A priori nem pensei na questão da língua, pensei que isso não interessasse. Mas passei o filme todo consciente de que estavam a falar inglês sem qualquer razão aparente. Todos os cartazes que aparecem no filme estão escritos em português, as matrículas dos carros são portuguesas, os nomes dos personagens são portugueses (alguns espanhóis), no bar a máquina de imperiais é da Sagres. Tudo isto me leva a perguntar "porque é que raio estão a falar em inglês??"
Desperado passa-se no Mexico e os personagens principais são todos actores não americanos/ingleses. Banderas é espanhol, Almeida é português, Hayek é mexicana. No entanto falam inglês. Mas na cena do bar, o néon diz "the customer is always wrong". Em inglês. É coerente.
E não consigo deixar de pensar que Arte de Roubar seria muito melhor falado em português. E não tenho qualquer dúvida disso, seria muito melhor e mais apreciável.
O pormenor que mais gostei no filme todo foi quando eles se vão embora da casa da irmã da Lola, quando Fuentes diz qualquer coisa como "Cuida-te" e a há uns planos magníficos com a câmara a rodar. É um daqueles pequenos pormenores que eu reparo porque gosto muito de fotografia em filme. De resto a fotografia é mesmo a melhor coisa do filme, Leonel Vieira sempre filmou bem e cada vez filma mais bem (sim, isto está bem escrito, "melhor" é superlativo de "bom" e não de "bem"
). Mas há ainda qualquer coisa que, pelo menos aos meus olhos, ainda impede os seus filmes de serem clássicos que marquem o cinema português. Seeste Arte de Roubar tivesse sido filmado em português, em vez de passarmos 2 horas a ouvir sotaques ingleses manhosos e 30 mil "fucks", talvez fosse um pouco melhor.
Toda a gente parece comparar este filme aos filmes do Tarantino. Eu pergunto-me como é que é possível as pessoas ainda não conhecerem o cinema do Tarantino... É que não tem assim muito a ver. Tem muito mais a ver com o Robert Rodriguez do que com o Tarantino. E embora esses dois sejam muito amigos e façam muita coisa em conjunto, têm estilos completamente diferentes na cadeira de realizador.
Eu fui esta noite e o filme é um bocado "meh". Mais uma vez, tem partes muito boas por si só, mas o todo não é grande coisa. Não me consigo alongar muito, mas há muito overacting e a língua inglesa não ajuda em nada o filme. A priori nem pensei na questão da língua, pensei que isso não interessasse. Mas passei o filme todo consciente de que estavam a falar inglês sem qualquer razão aparente. Todos os cartazes que aparecem no filme estão escritos em português, as matrículas dos carros são portuguesas, os nomes dos personagens são portugueses (alguns espanhóis), no bar a máquina de imperiais é da Sagres. Tudo isto me leva a perguntar "porque é que raio estão a falar em inglês??"
Desperado passa-se no Mexico e os personagens principais são todos actores não americanos/ingleses. Banderas é espanhol, Almeida é português, Hayek é mexicana. No entanto falam inglês. Mas na cena do bar, o néon diz "the customer is always wrong". Em inglês. É coerente.
E não consigo deixar de pensar que Arte de Roubar seria muito melhor falado em português. E não tenho qualquer dúvida disso, seria muito melhor e mais apreciável.
O pormenor que mais gostei no filme todo foi quando eles se vão embora da casa da irmã da Lola, quando Fuentes diz qualquer coisa como "Cuida-te" e a há uns planos magníficos com a câmara a rodar. É um daqueles pequenos pormenores que eu reparo porque gosto muito de fotografia em filme. De resto a fotografia é mesmo a melhor coisa do filme, Leonel Vieira sempre filmou bem e cada vez filma mais bem (sim, isto está bem escrito, "melhor" é superlativo de "bom" e não de "bem"

Toda a gente parece comparar este filme aos filmes do Tarantino. Eu pergunto-me como é que é possível as pessoas ainda não conhecerem o cinema do Tarantino... É que não tem assim muito a ver. Tem muito mais a ver com o Robert Rodriguez do que com o Tarantino. E embora esses dois sejam muito amigos e façam muita coisa em conjunto, têm estilos completamente diferentes na cadeira de realizador.