Gwoemul (The Host) (2006) - Bong Joon-ho

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

lud81 wrote:
No fim, isto também está sempre sujeito a gostos e opiniões. :-) Agora os efeitos especiais... isso é que não. Eram maus. Que ninguém me venha dizer que aquilo eram efeitos especiais "state of the art". Só se usaram tecnologia de ponta e escolheram dar-lhes um aspecto barato de propósito.
:-D :-D
O termo "state of the art" talvez tenha em comparação com os fx praticados em filmes coreanos (e asiaticos) e penso que deste ponto de vista os efeitos especiais sao avancados. Achei os fx pouco constantes , oscilando entre o muito bom (como disse achei o ataque inicial fabuloso) com o fraquinho. Estou me a lembrar por exemplo do The Promise , que antes de sair falava-se muito do salto qualitativo que o cinema asiatico ia sofrer apos a saida do filme e o que se viu no final foi , que para um dos filmes asiaticos mais caros de sempre , o cgi rocava o ridiculo que quase afastava o espectador (involuntariamente claro) do filme (o que acho que nunca acontece com o the host).

Quanto ao realizador , apesar de ter poucos filmes na sua filmografia recomendo altamente o Memories of a Murder , assim uma especia de Zodiac coreano (ainda nao vi o do Fincher , a comparacao é tematica). Um drama/thriller fantastico com uma fotografia belissima , sobre um assassino em serie que ataca numa pacata vila,
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Leão de Ouro
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: January 13th, 2005, 2:09 pm

Post by Leão de Ouro »

O problema é arranjar filmes do cinema asiático com legendas em portugues...eu raramento encontro algo de interesse. :roll:
dj_tiesto
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 188
Joined: December 22nd, 2006, 10:49 pm

Post by dj_tiesto »

Leão de Ouro wrote:O problema é arranjar filmes do cinema asiático com legendas em portugues...eu raramento encontro algo de interesse. :roll:
estás a falar em termos legais? :twisted:
Leão de Ouro
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: January 13th, 2005, 2:09 pm

Post by Leão de Ouro »

Por acaso estava, mas mesmo em termos não tão legais, tenho dificuldade em arranjar com as legendas em português... :evil:
dj_tiesto
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 188
Joined: December 22nd, 2006, 10:49 pm

Post by dj_tiesto »

Pois...isso tens tu e toda a gente...mas em inglês arranja-se sempre :-)
Edward Brock
Especialista
Especialista
Posts: 1500
Joined: April 30th, 2005, 9:48 pm

Post by Edward Brock »

Bom, visto que cirei um tópico desnecessário (e já trancado), vou apenas citar-me a mim próprio:
A mistura de acção, sátira, humor, drama e um dos heróis mais patéticos/humanos de sempre tornaram-no num dos melhores filmes que tive o prazer de ver nos últimos tempos. Adorei também o design da criatura, embora por vezes os efeitos deixassem um pouco a desejar. A quem o conseguir ver (o filme está em muito poucas salas), aconselho vivamente a que o faça.
(...)
Ah, e quem apreciar mensagens anti-americanas pouco subtis vai delirar com este filme. :lol:
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Já vi isto e, o que tenho a dizer é que, embora esteja bem filmado, o filme é muito fraquinho.

Muita cena em que nada acontece, actores fraquinhos, história basica e bons e maus efeitos especiais.

O filme, para mim, foi um longo bocejo salpicado aqui e ali por uma ou outra cena de acção razoavelmente bem feita.

As personagens são todas enfadonhas e bicho é engraçado.

De inicio até fiquei com ideia que o filme tinha pernas para andar. A meio apercebi-me que estava errado.

Considerei o filme banal até à cena em que o bicho morre. Os efeitos especiais do bicho a arder são tão maus que até doi.

A evitar, a menos que não tenham amor ao tempo e dinheiro.

3/10
diesel
Fanático
Fanático
Posts: 611
Joined: January 15th, 2001, 9:36 pm

Post by diesel »

Sim,tb o achei muito fraco.Talvez as minhas espectativas estivessem muito altas depois de todo a alarido á volta do filme.
Ao Leo
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 224
Joined: February 23rd, 2005, 10:34 am

Post by Ao Leo »

SPOILERS AHEAD!!

É sem dúvida um filme singular.

Vi o filme sem saber muito bem em que género o catalogar. Pode parecer pouco importante, mas a verdade é que todo aquele humor negro parecia a ser altura levar o espectador a assistir ao filme com um espírito mais light que depois outras cenas faziam contradizer. Acho que é muito aí que o filme falha. Ou bem que se iria para o tom de comédia levando o espectador a não encarar muito a sério alguns dos dramas que percorrem o filme, ou bem que se iria para um filme de terror. Ficou-se a meio, como que querendo juntar vários géneros no mesmo filme. O resultado não foi muito bom.

Lembro-me que aquele primeiro aparecimento do monstro ainda me fez lembrar o War of the Worlds do Spielberg, mas cedo percebi que era apenas uma leve aproximação. Aliás, Spielberg pode ser um bom exemplo para se discutir a tal discrepância entre o humor e o drama/terror. O realizador americano sempre conseguiu polvilhar os seus filmes com momentos de humor sem que isso influenciasse a forma como o espectador assistia ao filme (o Jaws é um bom exemplo disso mesmo). No The Host, falta subtileza ao humor.

Não é que fosse tudo mau. Há cenas realmente bem conseguidas, mas no global acho um filme falhado.

Em relação aos efeitos especiais, nem os achei maus, isto apesar da tal cena final em que o monstro arde que não convence.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Não sei bem como qualificar este filme. Acho q acaba por ser algo original, com uma mistura de vários estilos. Pelo menos diferente é.
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Post by Darkav »

Dou um 7.5/10. Adorei o filme! Não estava à espera de nada, e talvez devido a isso gozasse assim tanto.

Para quem não está habituado a filmes coreanos, deve achar este um bocado "off" em muitos aspectos. Aquela passividade/ingenuidade quase confundida com estupidez, típica dos personagens asiáticos, por vezes também me irrita um pouco.

Em relação à comédia, achei-a toda muito light, servindo apenas para estabelecer o ambiente. Mas houve uma cena que me parti a rir. Quando o tipo à beira da estrada escarra para o chão e passa um autocarro... :mrgreen:
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re:

Post by lud81 »

lud81 wrote:Eu vi o filme sem saber nada acerca dele ou do seu realizador (que pelos vistos é alguém respeitado)
Bem, acabei agora mesmo de ver o Memories of Murder, do mesmo realizador e agora sim compreendo porque é que o homem é respeitado! Adorei o Memories of Murder, excelente filme e sobretudo excelente final! E o final leva-me à pergunta:
Mas haverá algum filme coreano com um final feliz?? :-P Por mim não me importo, gosto de finais tristes e até inconclusivos.

Até acho que vou dar uma segunda hipótese a este The Host e tentar vê-lo novamente, com outros olhos. :-)
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Gwoemul (The Host) (2006) - Bong Joon-ho

Post by Cabeças »

Por acaso também achei o The Host um filme muito fraquinho. Na altura só devo ter visto até para aí a primeira meia-hora. E fiquei até chateado, por causa de todas as críticas e anúncios que diziam maravilhas.

Muito tempo depois, comprei-o por cinco euros em segunda mão (a capa está muito boa) e confesso que sempre pensei que devia vê-lo até ao fim, tentar novamente! A ver se arranjo tempo.

Abraços
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Gwoemul (The Host) (2006) - Bong Joon-ho

Post by mansildv »

Cabeças wrote: January 18th, 2009, 11:37 am Por acaso também achei o The Host um filme muito fraquinho. Na altura só devo ter visto até para aí a primeira meia-hora. E fiquei até chateado, por causa de todas as críticas e anúncios que diziam maravilhas.

Muito tempo depois, comprei-o por cinco euros em segunda mão (a capa está muito boa) e confesso que sempre pensei que devia vê-lo até ao fim, tentar novamente! A ver se arranjo tempo.

Abraços
Cabeças, chegaste a ver o The Host? :biggrin:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Gwoemul (The Host) (2006) - Bong Joon-ho

Post by mansildv »

Gwoemul (2006) - 8/10

Não é uma obra-prima, como li em algumas críticas, mas gostei bastante deste filme. Mistura na perfeição acção com comédia, que provém de uma família completamente disfuncional, tudo envolto num tom tipicamente sul-coreano, e o resultado final está impecável. Os efeitos já acusam o passar dos anos mas nada retiram ao filme. Do mesmo realizador recomendo o Salinui Chueok, esse sim, uma obra-prima!
Post Reply