Volver (2006) - Pedro Almodóvar

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Post by p_alucinado »

Grande Guru wrote:p_alucinado, N percebi o teu comentário, ter piada pq? O gosto cinematográfico é uma "ciência" exacta tipo matemática onde 2 + 2 tem de ser 4?
Grande Guru, se calhar fiz mal a citação. Referia-me apenas à parte em que ele dizia que fazia falta a parte feminina e o burlesco (a parte final da citação, portanto.

Mas agora os filmes do Almodovar têm de ser todos iguais?? É o mesmo que dizer que num filme do Spielberg falta a parte de fantasia ou um judeu a pedir clemência a um nazi. cada filme é um filme e não deve ser comparado dessa forma a outros filmes, mesmo que do mesmo realizador.

Era apenas a isso que me referia!
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

p_alucinado, Ok, eu tb n percebi q era apenas sobre essa referência q estavas a fazer o teu comentário. yes-)
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Post by p_alucinado »

Grande Guru wrote:p_alucinado, Ok, eu tb n percebi q era apenas sobre essa referência q estavas a fazer o teu comentário. yes-)
:wink:
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Post by Strangelove »

Os filmes näo tem de ser todos iguais, mas acho que o Almodóvar revelou que näo sabe funcionar sem esses elementos.
Mas ele tinha uma história pessoal para exorcizar, portanto acho que fez bem, mesmo que como filme deixe algo a desejar.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Volver (2006) - Pedro Almodóvar

Post by Cabeças »

Image

Prosseguindo o ciclo dos filmes do Almodóvar, hoje vi também este. yes-)

Confesso que estava a precisar de fazer um descanso dos grandes blockbusters e do Cinema de entretenimento puro, por muito que goste, e de me tornar a voltar mais para o Cinema de autor. E em vez de me dispersar, resolvi começar a fazer cíclos. Por agora, estou com o Almodóvar, vi uns 5 filmes dele em dois dias, acho eu. Escrevi nos tópicos próprios.

Este filme também já tinha visto há uns dez anos, mas gostei imenso de o voltar a ver. É uma história de dramas familiares que se centram nas relações problemáticas de mulheres próximas, numa pequena localidade, com os respectivos maridos e diversas relações entre elas, tanto de família como de amizade. O filme tem na minha opinião uma boa estrutura e um argumento bastante interessante. Almodóvar tem-me conseguido surpreender sempre e este filme não foi excepção.

Lembrava-me pouco do filme ao início, embora com o tempo me viesse a lembrar de mais coisas. Mas havia pormenores que tinha esquecido completamente. Irritam-me estas coisas da memória humana não ter um espaço tipo "hard disk" para não estár sempre a perder dados. Ao que parece, guardamos muita coisa na memória RAM. É chato irmo-nos esquecendo de coisas. Mas o coleccionismo dá uma ajuda! :-)

É engraçado como ele constrói coisas tão interessantes como o aparecimento de
"fantasmas"
de um modo tão natural e com tanto humor. O filme é quase todo da Penelope, e da Carmen Maura, gigante.

E como sempre Pedro Almodóvar brinda-nos com momentos muito especiais. Gostei imenso de ver e ouvir a Penélope Cruz a cantar o tema que dá nome ao filme, a música "Volver".

É um filme dramático, mas onde o humor está presente. É um filme "forte" em termos de história, penso que não deixará ninguém indiferente. E é terrível pensar que o tipo de coisa relatadas passa-se mesmo, espero eu agora que bastante menos do que em tempos mais recuados.

Grande filme. Gostei imenso de o rever.

E o Rui Santos tem razão numa coisa que refere: há realmente algo muito de "familiar" nestes filmes do Almodóvar. Um sentir quase português. Faltou aqui o Fado. Penso que estaria presente se o Almodóvar fosse português. E sim, é pena não termos um Pedro Almodóvar.
Cabeças
Image
Post Reply