ATANARJUAT THE FAST RUNNER - "O Corredor"

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Al
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 303
Joined: December 10th, 2001, 2:06 pm
Location: Portugal
Contact:

Atanarjuat (2001) - Zacharias Kunuk

Post by Al »

Para quem gosta de cinema não posso deixar de recomendar este extrardinário filme vencedor a Camera D´Or de Cannes.
É um filme relizado por Zacharias Kunuk que nasceu no cirulo Polar Ártico sendo oriundo ele proprio de um familia esquimó.
O filme é sobre uma lenda esquimó que conta como Atanarjuat escapa a um atentado traiçoeiro levado a cabo pelo inimigo OKI fugindo NU durante Km e Km em pleno gelo Ártico e como ele se irá "vingar" dos seus inimigos.
O filme é falado na lingua original e é interpretado por esquimós eles mesmos. Tem uma fotografia deslumbrante.
*****/*****




http://www.ymdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
Os meus 20 filmes preferidos
Bruno Dias
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 458
Joined: May 16th, 2002, 2:28 pm
Location: Portugal

Post by Bruno Dias »

Al, lembro-me de ver uma referência a esse filme no Público mas ele nunca chegou a Coimbra, pois não?

Talvez ainda apareça numa sessão especial do Avenida. Esta semana vai passar o imperdível Playtime de Jacques Tati.

De "world cinema" ainda estou à espera dos filmes islandeses que passaram em Lisboa...
Al
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 303
Joined: December 10th, 2001, 2:06 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Al »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Al, lembro-me de ver uma referência a esse filme no Público mas ele nunca chegou a Coimbra, pois não<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Bruno,eu vi-o em DVD...

http://www.ymdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
Os meus 20 filmes preferidos
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: ATANARJUAT THE FAST RUNNER -

Post by JoséMiguel »

Waltsouza, correcção do título do tópico:

Atanarjuat: The Fast Runner (2001) - Zacharias Kunuk

Image



Site oficial do estúdio, com streaming ou download gratuito na modalidade de 720p, em formato MP4 de 5,8 Gb:

http://www.isuma.tv/fastrunnertrilogy

As legendas inglesas estão "hard-coded" na própria imagem, sendo que a resolução de 1080p já é obrigatoriamente paga.

Vou criar uma mensagem acerca deste estúdio e desta trilogia no meu tópico dos estúdios que oferecem os seus filmes gratuitamente.

O filme é excelente, e recomendo-o para quem gosta do estilo da "Guerra do Fogo":

Image

Nota: os óculos de aspecto futurístico que o esquimó usa na capa do póster, existem à milhares de anos, e suponho que sejam feitos de osso ou pedra. Aquele reflexo metálico no póster cheira-me a esperteza saloia de algum artista que quis abrilhantar o póster. :o

Aqui está um screenshot do filme com os tais óculos:

Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: ATANARJUAT THE FAST RUNNER -

Post by JoséMiguel »

Carreguei agora no You tube este excerto, que mostra o combate entre esquimós à mil anos atrás, nomeadamente cada homem fica quieto, à vez dentro do iglo, à espera que o outro lhe dê um murro na cabeça. Quem sofrer menos lesões cerebrais e traumatismos cranianos, casa com a rapariga! A podridão da espécie humana no seu melhor, semelhante ao desporto do Boxe.

Post Reply