Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by JoséMiguel »

- Ficha técnica provisória -

Image

Análise do poster (a re-escrever e mover para as curiosidades)
Pela primeira vez, desde que crio fichas fichas técnicas no DVD Mania, é obrigatório eu explicar e analisar o poster, com uma explicação histórica e política, para o publico português que não esteja familiarizado com o cinema soviético.

A escolha do aspecto obviamente retro associado aos posteres de filmes soviéticos, em vigor até à década de 1950, não se trata de uma opção artística para evocar a década de 1940. O povo russo está demasiado traumatizado com o que sofreu durante o regime do Estaline, para utilizar as regras artísticas impostas pelo regime soviético no visual de posteres de cinema, apenas para evocar a década de 1940 por algum motivo nostálgico-histórico.

Havia uma regra oficial e muito clara, de que a arte soviética deveria ter preferência por planos filmados num ângulo debaixo para cima, para se ver a cara da pessoa contra o céu, isto é algo que eu li no wikipedia traduzido do idioma russo, há anos atrás.

Sou obrigado a relatar três factores sobre este tema, na minha qualidade de autor do tópico oficial "Cinema de Leste" do DVD Mania, cujo cabeçalho é composto por mini-posteres onde este efeito não é visível e perceptível.

O primeiro factor, é que o meu entusiasmo pelo cinema soviético começa no cinema criado após a morte do Estaline, quase todos os filmes que eu apresentei foram feitos após a morte de Estaline, quando essa doutrina estética já não estaria em vigor. O segundo factor, é que eu possa ter escolhido um poster recente mais apropriado. Finalmente o terceiro factor é que os mini-posteres do meu tópico de cinema de leste, abrangem uma quantidade grande de filmes da Europa de Leste, ou de outras RSS's (Repúblicas Socialistas Soviéticas) que porventura não estariam sujeitas a esta doutrina oficial específica para a República Socialista Soviética da Rússia. Mas posso testemunhar que quando navegava no antigo site oficial em inglês da Mosfilm, em 2011, na altura em que a Mosfilm hospedava filmes no seu site, vi imensos posteres muito parecidos com esta opção de intervenção política, em tom retro/histórico, escolhida pela equipa do filme.

Dos exemplos posteriores que surgem no meu tópico, ainda no rescaldo desta corrente artística imposta pelo Estaline, apenas encontrei estes:



O terceiro poster é de um filme filmado em Portugal, acerca da PIDE, que ficou inacessível, devido à parceria com o You Tube.


Wikipedia / IMDB / Wikipedia (em russo)
Sinopse: A acção desenrola-se em Setembro de 1945, na localidade fictícia de "Kray" (Край), que era uma colónia de exilados na Sibéria, para cidadãos de nacionalidade soviética acusados de simpatizarem com os alemães.

O protagonista é um herói medalhado da 2ª Guerra Mundial, que tinha sido maquinista antes da guerra mas já não pode conduzir locomotivas, devido a um problema médico no crâneo, que lhe causa desmaios frequentes.

Numa ilha próxima ele descobre uma locomotiva que ficou abandonada em 1941, quando ruiu a ponte ferroviária que ligava a linha de comboio à mesma ilha, onde vive escondida uma rapariga alemã, que fugiu no dia em que a polícia política NKVD veio prender o pai dela, e o matou, aquando da invasão alemã da URSS. A rapariga traumatizada vive na floresta como um animal e não sabe que existiu uma 2ª Guerra Mundial entre a Alemanha e a URSS, nem porque o povo soviético a odeia.

Trailer oficial:



Prémios:

Vencedor de quatro águias de ouro e três nikas:

As Águias de Ouro são um prémio atribuído pela Academia nacional das artes e ciências da Rússia, equivalente aos Globos de Ouro norte-americanos.

O prémio russo Nika é o equivalente directo dos Oscares.


Águia de Ouro para melhor realizador, e Nika para melhor filme: Alexei Uchitel


Melhor actriz (Águia de Ouro): Anjorka Strechel


Melhor actor (Nika e Águia de Ouro): Vladimir Mashkov


Melhor actriz secundária (Águia de Ouro): Julia Peresild


Nika para melhor fotografia. O director de fotografia é o Yuri Klimenko, como não encontrei nenhuma foto dele, usei um screenshot muito bonito deste filme. O facto de na imagem surgir um urso sentado a ver um comboio a passar, não se trata de nenhuma tentativa de humor, mas sim de uma homenagem ao trabalho dele no filme.

- "Grand prix" e "Prix du public" no "Festival du cinéma russe à Honfleur". Este é um pequeno festival em França, dedicado exclusivamente ao cinema russo. http://festival-honfleur.fr/


Produção:

Image

Os caminhos de ferro russos "JSC Russian Railways" foram um dos produtores deste filme, tanto a nível de investimento financeiro, como a nível de consultadoria técnica, restauro de locomotivas, construção de linhas de comboio e apoio diverso de engenharia.

Localizei o comunicado de imprensa de 2010, no site oficial da empresa de caminhos de ferro, que lista as locomotivas utilizadas:
there are shown the real working steam locomotives restored and refurbished JSC "Russian Railways". This trade Eu 683-32 steam engine, built by Kharkov Locomotive Works in 1928, the trade SO18-2018 locomotive built Voroshilovgrad Locomotive Works in 1941, who participated in the Battle of Stalingrad, and the steam locomotive Ov 324 series, released Nevsky factory in 1905, more than 100 years ago!

Fonte: http://press.rzd.ru/news/public/ru?STRU ... 7&id=75538
Pela participação na batalha de Estalinegrado, será que se referem aquela cena inicial do filme ocidental "Inimigo às Portas", com o protagonista a chegar à margem Este da cidade, num comboio blindado, com vagões de artilharia? Fui investigar e não pode ser, porque o filme está completamente errado, do ponto de vista militar (a linha de comboio nem sequer chegava à cidade). Ver: https://www.warhistoryonline.com/war-ar ... tes.html/2

Sendo assim a locomotiva terá sido usada em combate, conforme os diversos usos de comboios blindados e armados: https://en.wikipedia.org/wiki/Armoured_ ... rld_War_II

Eu tentei procurar uma foto antiga da locomotiva, tirada na 2ª Guerra Mundial, para mostrar aqui ao lado de um screenshot deste filme, mas não consegui. :wink: :lol:

Image

Segundo o realizador, as filmagens com locomotivas são autênticas, sem recurso a efeitos especiais, e no filme é o próprio actor principal que conduz e opera a locomotiva, o actor Vladimir Mashkov insistiu nisso, porque quem em menino não sonhou em conduzir uma locomotiva a vapor? Podemos vê-lo do lado esquerdo da imagem acima.

Os caminhos de ferro russos ajudaram à construção da réplica da estação de comboios de 1945, completa com uma doca de reparação funcional, que podemos ver abaixo:

Image

A companhia ferroviária deu igualmente apoio na preparação da cena em que o peso da locomotiva faz ceder as vigas e pilares improvisados de madeira, que segundo o realizador a cena foi real, e que foi mesmo o peso da locomotiva que causou o colapso das vigas.

Image

Na minha opinião o que os engenheiros (suponho que tenha havido pelo menos um engenheiro civil ou mecânico a calcular esforços) poderão ter feito, é utilizado carris que sabiam que anguentariam no ar o peso da locomotiva com segurança, mas que ao mesmo tempo vergariam o suficiente para causar o colapso da estrutura de madeira.

Image

Eu acho que descobri um dos truques que eles usaram, observem a mesma cena de cima, mas agora um segundo antes, com a viga de madeira previamente rachada: :wink:

Image

Julgo que isto não é spoiler, pois na própria sinopse oficial é dito que ele regressa à aldeia com a locomotiva. Podem ler a sinopse oficial na página do filme, desta feita está mesmo em inglês e não tive de traduzir do russo:

http://www.rockfilm.ru/?q=node/65&language=en

Image

A Rock Films é um estúdio de cinema privado, fundado em 1991 pelo próprio realizador Alexei Uchitel. Durante a Perestroika (anos 80) já era possível a criação de estúdios de cinema privados na União Soviética. Poderão ir espreitar o site, que está muito bem feito, para procurarem sugestões de outros filmes criados por este estúdio, já que muitos dos filmes deles ganharam prémios de cinema, e não são muito conhecidos em Portugal.

Curiosidades:

- a elaborar -
Last edited by JoséMiguel on December 9th, 2016, 12:58 am, edited 7 times in total.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by technicolor »

Excelente filme este "Край / The Edge", difícil de encontrar no mercado como quase todos os filmes russos mas que alguém "generosamente" partilhou no tube em 720p (com legendas em inglês). Desempenhos muito bons por actores que estão totalmente fora do "star system" ocidental, um argumento original (sem "inspirações" sacadas , que eu tenha notado), fotografia, cenários naturais e design de produção, tudo excelente. Tinha-me cruzado com ele há alguns 5 anos atrás (uma daquelas cópias manhosas de 3 cincu erós :mrgreen: ) mas a cópia era tão má que desisti a meio; pressenti no entanto que estava ali um bom filme e agora reconheci o cartaz (poderoso), fui à procura e valeu mesmo a pena. Fica na minha lista de compras para depois do natal. Muito underrated no IMDb mas com um conjunto de críticas extremamente favorável, eu dou-lhe um 8.1/10. Obrigado José Miguel salut-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by JoséMiguel »

Ainda estou a construir a ficha técnica e não coloquei lá a versão oficial HD grátis do filme. Já tinha posto o link e comentado a minha primeira impressão no tópico recente dos Gulags:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51501
(...) Antes de falar desse conjunto de quatro filmes, aproveito para dizer que ontem vi o "Kray / The Edge" listado no IMDB, o tal exemplo que eu expliquei no cabeçalho, que era acerca de "corridas com comboios" (afinal não é nada disso), e eu não percebia se deveria ser incluído na listagem.

(...)

A resposta é não, porque não existe nenhum Gulag no filme, e essa keyword "Gulag" foi introduzida no IMDB em resultado de ignorância. No entanto o "The Edge" merece aqui uma menção honrosa, porque é perigoso confundir um Gulag com uma colónia de deportados em 1946 (outra criação estalinista).

Neste momento ainda não sei designar e descrever bem o que é isso de uma colónia de deportados, mas talvez depois de eu escrever uma crítica ao filme (que estou a preparar), o possa fazer. Já andei a traduzir informação do russo, acerca destas colónias.

Por exemplo temos a página do wikipedia, no idioma galego: https://gl.wikipedia.org/wiki/Desterro (que é sobre desterros em Espanha).

Este artigo em galego, está ligado ao artigo russo relevante no wikipedia, experimentem mudar o idioma para russo, nas outras línguas seleccionem o idioma "Русский". Se depois traduzirem com o Google irão aprender que colónias soviéticas de deportados eram estas. Não existe ligação directa no wikipedia para nenhum artigo em inglês.

Este "The Edge" é um dos melhores filmes que já vi, em múltiplas vertentes, e é gratuito no You Tube, através do canal da empresa Starmedia (em HD, legendado em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=x7FmBYKbvOM

(...)

Como estão a ver, para eu poder fazer uma futura crítica (daquelas análises muito grandes que eu antigamente fazia muito, e que hoje em dia, já não tanto), tenho de traduzir textos em russo. Já li críticas ocidentais ao filme, em que os críticos dizem que existe um "Gulag" no filme, o que para além de errado, é perigoso porque pode levar o leitor ao engano acerca de um assunto histórico sério.
Techicolor, por acaso estava à espera que alguém visse o filme para trocar opiniões comigo, neste caso é spoiler e não abram o spoiler antes de verem o filme:
A mulher soviética estava exilada pelo motivo de "ter uma relação amorosa com um alemão", mas quando ela revela que não podia ter filhos e que raptou o bebé alemão, durante a queda de uma cidade alemã, fiquei a pensar que se calhar ela era inocente e se auto-incriminou, aceitando o exílio, para poder ficar com o bebé, mentindo que ela teve um filho de um alemão.

Ela sabia que um bebé alemão era considerado um "puto fascista" pela NKVD, a polícia política soviética, conforme o que o filme até mostra no fim, e que a única maneira dela ficar com o bebé, era mentir e dizer que teve um filho com um homem alemão.

O filme não revela se foi este o caso, e eu dei por mim a pensar no filme, com dúvidas como esta.

Outra dúvida é como o oficial da polícia secreta soube disso? Suponho que ele tivesse informadores(as) e alguém estaria a escutar quando ela contou isso...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by JoséMiguel »

A ficha técnica está quase pronta e só faltam as curiosidades e o link para o filme oficial gratuito no canal da Star Media (existem duas versões oficiais, uma sem legendas que serve para quem não saiba inglês colocar lá legendas portuguesas, e outra com legendas inglesas hard-coded.

Eu tive muito trabalho com esta ficha técnica, mas acho que valeu a pena. Já tenho lá a secção sobre as locomotivas, e o apoio dos caminhos de ferro, ilustrada com screenshots meus, na secção "Produção", é uma novidade eu incluir esta secção. Outra novidade foi a ilustração dos prémios, em que usei o rimg do fórum para compor o tamanho das imagens. A imagem do urso sentado a ver o comboio a passar é lindíssima, aqui esta ela com a resolução 1280x720, vou utilizar spoiler apenas porque é grande demais e pode quebrar a formatação da página em certos ecrãs (não é spoiler):
Image
Acabo a ficha técnica outro dia...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by Samwise »

Segui a "sugestão" do technicolor e passei pelo youtube. A cópia existente, em óptimas condições e legendada em inglês, foi lá colocada pelo próprio estúdio, juntamente com uma série de outros filmes de acesso livre, como agora referes neste último post, José Miguel.

Gostei deveras deste filme. Foi uma boa surpresa. O contexto social da época está impecável, tudo parece autêntico e realista (*), e os pormenores que conheço sobre a vida na URSS daquela altura (e naquelas comunidades no exílio) batem todos certo, embora aquelas pessoas em concreto tenham tido a sorte de poderem viver em relativo sossego, e em condições minimamente dignas, mesmo que sujeitas de vez em quando a uma visita do oficial NKVD da zona.

Depois hei-de falar de um pormenor que achei estranho - e que certamente deverá ter uma explicação lógica face ao contexto das deportações.

(*) Ainda tens de ver o Heaven's Gate, José Miguel, que é o filme americano que conheço que mais se aproxima desta corrente realista, e que está assombroso nesta vertente.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by JoséMiguel »

(Isto é um pouco off-topic, mas terá interesse para alguns.)

A propósito do que o Samwise escreveu, na lista de reprodução de filmes (legendados em inglês) da Star Media, os filmes 33 ao 53 são todos do estúdio Rock Films, que criou este The Edge:

https://www.youtube.com/playlist?list=P ... cmf6AGURaT

O que se passa é quando estava a fazer a ficha técnica, andei a navegar no site do estúdio (que está em inglês) e aparecem lá tantos filmes de qualidade, que ganharam prémios. Eu não conhecia este estúdio, mas se 21 dos filmes deles estão legendados em inglês no You Tube, sugiro que visitem o site do estúdio:

http://www.rockfilm.ru/?language=en

Exemplo, eu olhei para a lista do You Tube e cliquei no Dry Valley de 2011, e a seguir fui procurar o filme no site do estúdio:

https://www.youtube.com/watch?v=PECLvrL ... cmf6AGURaT
http://www.rockfilm.ru/?q=projects/debu ... anguage=en

Filme baseado num romance histórico de um escritor que ganhou o prémio Nobel...ok! Fui ver o wikipedia do livro:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dry_Valley_(novel)

É uma história (escrita em 1912) sobre camponeses russos do século XIX, eu gosto de filmes históricos, em particular sobre o dia a dia de camponeses.

Por último li os comentários no You Tube, de quem viu o filme, cheio de elogios e dois comentários por americanos a dizer que os camponeses russos viviam ainda pior que os escravos negros americanos do séc. XIX.

Isto interessa-me e vai para a watch-list. :-)

Reparei que a star media coloca "the rock" no título do filme, de modo a identificar os filmes deste estúdio, como neste exemplo "The Dry Valley. Russian Movie. Drama. English Subtitles. The Rock Films. StarMediaEN".

Ver um filme grátis neste site, mesmo que tenham um ad-blocker activo, ajuda a promover o conceito de filmes gratuitos (porque os parceiros do You Tube deste calibre, também recebem dinheiro em função das visualizações e subscritores do canal) e pode ser que a moda pegue em Hollywood e no resto do mundo.

PS: Sam, o Heaven's Gate não está esquecido. E sim este "The Edge" é da tal corrente do "realismo" que eu costumo elogiar, eu não estava à espera disto num filme de 2010 e fui apanhado desprevenido. :wink: Na versão russa do wikipedia, o realizador explica que a actriz que sai a correr semi-nua do barracão da sauna em chamas, ficou mesmo queimada nas costas acidentalmente (é uma das curiosidades que irei colocar na secção que me falta da ficha técnica).

EDIT: Fui mesmo ver o Dry Valley (1º filme da realizadora Aleksandra Strelyanaya) e calhou-me na rifa um filme um bocado intelectual... :-? No entanto o filme tem muita qualidade e esta realizadora se calhar é fan-girl do Tarkovsky, da mesma forma que o realizador Alexei Uchitel deste The Edge pareceu-me ser fã da corrente do realismo. Eu confesso que não sou apreciador do Tarkovsky e nem sei se este Dry Valley é da mesma onda, porque aqui havia mais enredo. Ainda não decidi o que achei do filme, mas que é muito bonito do princípio ao fim lá isso é. O story telling é muito estranho e nada convencional. O filme é bom, e adorei vários aspectos dele, mas foi difícil de acompanhar o enredo e achei algumas partes aborrecidas. Eu depois comento-o no "último filme que viram".
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by technicolor »

JoséMiguel wrote:Ainda estou a construir a ficha técnica e não coloquei lá a versão oficial HD grátis do filme. Já tinha posto o link e comentado a minha primeira impressão no tópico recente dos Gulags:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51501
(...) Antes de falar desse conjunto de quatro filmes, aproveito para dizer que ontem vi o "Kray / The Edge" listado no IMDB, o tal exemplo que eu expliquei no cabeçalho, que era acerca de "corridas com comboios" (afinal não é nada disso), e eu não percebia se deveria ser incluído na listagem.

(...)

A resposta é não, porque não existe nenhum Gulag no filme, e essa keyword "Gulag" foi introduzida no IMDB em resultado de ignorância. No entanto o "The Edge" merece aqui uma menção honrosa, porque é perigoso confundir um Gulag com uma colónia de deportados em 1946 (outra criação estalinista).

Neste momento ainda não sei designar e descrever bem o que é isso de uma colónia de deportados, mas talvez depois de eu escrever uma crítica ao filme (que estou a preparar), o possa fazer. Já andei a traduzir informação do russo, acerca destas colónias.

Por exemplo temos a página do wikipedia, no idioma galego: https://gl.wikipedia.org/wiki/Desterro (que é sobre desterros em Espanha).

Este artigo em galego, está ligado ao artigo russo relevante no wikipedia, experimentem mudar o idioma para russo, nas outras línguas seleccionem o idioma "Русский". Se depois traduzirem com o Google irão aprender que colónias soviéticas de deportados eram estas. Não existe ligação directa no wikipedia para nenhum artigo em inglês.

Este "The Edge" é um dos melhores filmes que já vi, em múltiplas vertentes, e é gratuito no You Tube, através do canal da empresa Starmedia (em HD, legendado em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=x7FmBYKbvOM

(...)

Como estão a ver, para eu poder fazer uma futura crítica (daquelas análises muito grandes que eu antigamente fazia muito, e que hoje em dia, já não tanto), tenho de traduzir textos em russo. Já li críticas ocidentais ao filme, em que os críticos dizem que existe um "Gulag" no filme, o que para além de errado, é perigoso porque pode levar o leitor ao engano acerca de um assunto histórico sério.
Techicolor, por acaso estava à espera que alguém visse o filme para trocar opiniões comigo, neste caso é spoiler e não abram o spoiler antes de verem o filme:
A mulher soviética estava exilada pelo motivo de "ter uma relação amorosa com um alemão", mas quando ela revela que não podia ter filhos e que raptou o bebé alemão, durante a queda de uma cidade alemã, fiquei a pensar que se calhar ela era inocente e se auto-incriminou, aceitando o exílio, para poder ficar com o bebé, mentindo que ela teve um filho de um alemão.

Ela sabia que um bebé alemão era considerado um "puto fascista" pela NKVD, a polícia política soviética, conforme o que o filme até mostra no fim, e que a única maneira dela ficar com o bebé, era mentir e dizer que teve um filho com um homem alemão.

O filme não revela se foi este o caso, e eu dei por mim a pensar no filme, com dúvidas como esta.

Outra dúvida é como o oficial da polícia secreta soube disso? Suponho que ele tivesse informadores(as) e alguém estaria a escutar quando ela contou isso...

Também eu não percebi muito bem essa parte mas aqui fica a minha "teoria"

Sofiya a russa vivia numa zona da URSS que foi ocupada pelos alemães durante a WWII. Ela não é mãe do miúdo, apenas se limita a salvá-lo quando foge dos bombardeamentos durante a reconquista e depois mente dizendo que é seu filho e de um soldado alemão para o proteger e talvez por isso é condenada ao exílio na Sibéria dado que as autoridades entendem que "colaborou" com o inimigo. A única vez que ela menciona o facto de não poder ter filhos é numa conversa privada com Stepan o rival de Ignat. A origem da informação ao NKVD não é clara mas ou Stepan a trai por ciúme (e depois se arrepende quando a vê morrer) ou alguém desconhecido o faz simbolizando essa omissão o poder temível da tenebrosa polícia política de Estaline.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:
Re: Край / The Edge (2010) - Alexei Uchitel

Post by Samwise »

Não sabemos se ela revelou o assunto (que o bebé não era dela, e foi "adoptado de forma circunstancial") a mais alguém, mas não podemos excluir essa hipótese só porque a informação é passada ao espectador apenas no momento em que ela a revela ao Stephan.

Há o outro pormenor desconhecido: como é que ela foi ali parar conseguindo levar consigo a criança (e aqui, creio, ela deve ter apresentado o miúdo como sendo seu filho, não mencionando qualquer nacionalidade do pai, junto das autoridades soviéticas, e NKVD, senão teria tido logo outro destino....

A propósito disto, o pormenor que para mim é estranho é o facto de não haver mais crianças naquela comunidade. Mesmo que tivesse havido uma separação prévia entre pais e filhos (normal em algumas deportações), em 4 ou 5 anos de vida comum já teria havido tempo para a procriação - a actividade favorita do ser humano. :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply