Carmen (2003) - Vicente Aranda

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Carmen (2003) - Vicente Aranda

Post by JoséMiguel »

Carmen

Image

Sinopse (Wikipédia)

"Carmen is a 2003 Spanish drama film directed by Vicente Aranda. The script was written by Aranda and Joaquim Jordà adapting the classic romance of the same name by Prosper Mérimée. Director Vicente Aranda based the plot on Mérimée's original 1847 novella about jealousy and passion, not its famous operatic adaptation by Bizet from 1875, changing some details about the love story between Carmen (Paz Vega) and José (Leonardo Sbaraglia). As in the novella, author Mérimée (Jay Benedict) is portrayed as a French writer who finds the "real" Carmen in early 19th century Spain."
Comentário pessoal e análise da sinopse

Atenção que estamos perante uma adaptação de uma obra literária de um génio do Iluminismo e do Renascimento chamado Prosper Mérimée, e não confundir a sua obra literária "Carmen", com uma simplória, mas infelizmente mais famosa, adaptação musical para ópera.

Livro e escritor:

Image
Prosper Mérimée (1803-1870) - Escritor, Arqueólogo e Historiador.

Wikipédia: http://fr.wikipedia.org/wiki/Prosper_M%C3%A9rim%C3%A9e

Este escritor talvez seja mais conhecido pela sua obra Carmen, era um homem muito interessado em misticismo, história e o incomum ou estranho, foi ele quem traduziu para francês as obras russas de Nikolai Gogol, e tal como ele ou o Edgar Alan Poe, gostava de temas do fantástico.

Copiei o parágrafo anterior da minha ficha técnica do Lokis. Rękopis profesora Wittembacha, a excelente adaptação polaca de 1970, de outra obra literária do Prosper Mérimée, podem clicar no seguinte póster para ver essa crítica:

Para mim, o escritor Prosper Mérimée foi "um colega" do Conde Jan Nepomucen Potocki, autor do "Manuscrito de Saragoça", ambos escritores inteligentes e cultos, com fascínio pelo estranho e extraordinário, do qual escreviam com grande encanto, mas também com muita lógica e realismo.

O realizador espanhol Vicente Aranda é também autor do filme "Joana, A Louca", acerca da Rainha espanhola, irmã da Rainha de Portugal (esposa "d'el rey" dom Manuel I, na época dos Descobrimentos).

Image

Links e trailer para o Carmen

Wikipédia / IMDB

Trailer amador

Observação: Eu tenho bastante interesse em escrever críticas aos dois filmes historicos espanhóis, que vi (há um ano atrás) do realizador Vicente Aranda (este e a "Joana, a Louca"). Mas enquanto não o faço, fica esta pseudo ficha técnica (outra vez minada com comentários pessoais meus). :oops:

Como sempre, quem quiser pode e deve comentar o filme. yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Carmen (2003) - Vicente Aranda

Post by JoséMiguel »

Mais algumas curiosidades...

O personagem principal do filme e do livro, é mesmo o próprio escritor francês Prosper Mérimée, quando era novo e visitou Espanha. Para mim este é um aspecto insólito e muito interessante do filme (e livro). yes-)

Ainda terei de investigar no wikipédia (versões francesas e inglesas) o factor biográfico desta obra, poiis o pouco que li do trabalho do autor foi a propósito da crítica que escrevi acerca do filme polaco Lokis. No caso do Lokis, dei uma vista de olhos no livro original, mas não o li todo, e deste Carmen não li nenhuma secção do livro, e neste momento nem sei se esta moça espanholita Carmen é baseada em aguém que o escritor conheceu em Espanha...

Por outro lado criei um excerto erótico num bordel em Espanha, em que a Carmen não era prostituta mas conhecia a Madame que lhe alugava quartos. E no caso deste clip, penso que não existe perigo do You Tube o bloquear, uma vez que já é rentabilizado pelas empresas "Lionsgate" e "egeda", detentoras do copyright em diferentes regiões, que autorizam o meu excerto do filme, pois ganham receitas publicitárias quando alguém o vê. Portanto se o mesmo anormal religioso, que fez queixa do meu clip do filme francês "Marie Poupée", se atrever a abrir a boca, a Google ignora-o, pois o dinheiro fala mais alto. :lol: (mas estarei atento e curioso em ver o que sucede).

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Carmen (2003) - Vicente Aranda

Post by JoséMiguel »

Comentários sobre o filme e o autor do livro

Image

Esta famosa obra literária de 1845 foi escrita na primeira pessoa, e nela o personagem principal é o próprio escritor francês Prosper Mérimée a viajar em Espanha. No screenshot acima vemos o personagem Prosper Mérimée a partilhar salsichas com o namorado da Carmen, um bandido chamado Dom José Navarro.

Estive agora a verificar a sinopse dos capítulos do livro no Wikipédia (não conheço o livro), e a história do filme parece ser próxima (mas não exactamente igual). Seja como for eu gostei muito deste filme, porque estamos perante uma história muito interessante, escrita à 170 anos atrás, com uma execução cinematográfica rica, realística e belíssima. A palavra-chave é o realismo do filme.

Image

Um à parte a propósito de realismo, termo que utilizo bastante nas minhas críticas, estamos na época de transição, a meio do século XIX entre as duas correntes literárias antagónicas do Realismo e Romanticismo. Pelo que deduzi das minhas leituras biográficas desse grande escritor, ele tinha gostos parecidos com os meus, ou seja, ele gostava de temas do insólito, invulgar, oculto, sobrenatural, lendas e histórias, mas combinados simultâneamente com uma abordagem lógica, realística, matura e credível. Oficialmente ele é considerado um escritor da corrente do Romanticismo em tema, mas a mim parece-me que ele tinha a execução e lógica do Realismo.

Mas isto é só o meu palpite modesto, baseado em excertos do livro "Lokis" e na sinopse do livro "Carmen", que espreitei.

Image
Retrato do autor pintado em 1808 pela mãe dele, aos 5 anos de idade.

Este filme espanhol de 2003, pelo realizador Vicente Aranda, é um trabalho sério e de qualidade que está de parabéns, e não falta ao respeito ao espírito da obra literária ou do escritor.

Tal como na sinopse do livro que li no Wikipédia, também no filme podemos ver a cigana Carmen encantada com o relógio de bolso do escritor:

Image

Basicamente esta é a história de um jovem fidalgo de Navarra, que matou um homem e fugiu para Sevilha, onde se alistou nos dragões (soldados com função de polícia). A Carmen manipula-o sexualmente e faz dele o que quer. O excerto erótico que criei na mensagem anterior ilustra o realismo do filme, mas não julguem que isto é um filme "artístico" com argumento pobre estilo Pedro Almodôvar dos anos 1980. O filme não tem argumento pobre, o enredo é a obra desse grande escritor francês.

Image

Imaginem o famoso escritor William Shakespeare, o sujeito escrevia contos pseudo-intelectuais sem qualquer lógica ou realismo (ele era poeta), e os putos ingleses e americanos têm de gramar e ler o que ele escreveu, na escola. Eu pessoalmente não gosto nada da onda dele. Agora imaginem um conto como o "Romeu e Julieta", ainda mais intenso e dramático, mas escrito com uma lógica e realismo formidáveis... É a "Carmen", pela mão do Prosper Mérimée, um homem que escrevia com lógica, precisão, exactidão e realismo.

Image

Eu não sei mais o que dizer do filme... Já chamei a atenção e dei a conhecê-lo, mas nem toda a gente irá gostar do filme. Basicamente eu aconselho este filme espanhol a quem gosta do género "Costume Drama"/"Period Piece", combinado com uma abordagem realística.

A minha classificação: 9/10

Imagens engraçadas dos fidalgos a verem mulheres nuas a tomar banho no rio, com luneta:

Image

Image

Post Reply