Film-Noir
Moderators: waltsouza, mansildv
Film-Noir
Quais são os vossos 'noir' favoritos?
Os meus:
<b>The Maltese Falcon:</b> Bogart, Lorre, Greenstreet, Astor. Escrito e realizado por John Huston, o Mestre, este filme é um dos mais influentes: vocês vêm pedacinhos dele desde <b>Chinatown</b> até <b>Sete Pecados Mortais.</b>
<b>Double Indemnity:</b> o melhor filme de Billy Wilder, na minha opinião; superior ao amado <b>O Crepúsculo Dos Deuses;</b> Barbara Stanwyck dá vida à melhor femme fatale na história do cinema [:D]
<b>Laura:</b> Otto Preminger no seu melhor; um filme muito esquecido mas sem o qual não haveria o <b>Vertigo</b> de Hitchcock nem o <b>Twin Peaks</b> do Lynch.
<b>Rebecca:</b> Hitchcock a fazer uso das convenções góticas; não o seu melhor filme, mas como a sua primeira produção para Hollywood, esteve muito bem. A história não é nada de especial, mas o personagem de Mrs. Danvers é um excelente vilão.
<b>Sunset Boulevard:</b> este filme é arrepiante; algo acerca de Gloria Swanson como uma semi-psicopata vivendo uma fantasia e que tenta controlar a vida de William Holden, que é simplesmente genial. O final é trágico, como um bom 'noir' deveria sempre ser.
<b>Kiss Of Death:</b> Tommy Udo foi um dos melhores vilões dos anos 40, com o seu sorriso sinistro e o seu sentido de vingança a qualquer preço. Talvez um pouco antiquado, mas ainda é agradável.
<b>Chinatown:</b> okay, não é preto e branco, e talvez seja mais um neo-noir, mas este filme reinventou o género nos anos 70 e Polanski fez deste filme um dos melhores de todos os tempos. O argumento, acredito que é um dos melhores dos últimos 30 anos. Merece uma menção honrosa só por ele. Faye Dunaway está excelente neste filme, e John Huston entra no filme como vilão... incrível!
Forget it, Jake; it's Chinatown!
Os meus:
<b>The Maltese Falcon:</b> Bogart, Lorre, Greenstreet, Astor. Escrito e realizado por John Huston, o Mestre, este filme é um dos mais influentes: vocês vêm pedacinhos dele desde <b>Chinatown</b> até <b>Sete Pecados Mortais.</b>
<b>Double Indemnity:</b> o melhor filme de Billy Wilder, na minha opinião; superior ao amado <b>O Crepúsculo Dos Deuses;</b> Barbara Stanwyck dá vida à melhor femme fatale na história do cinema [:D]
<b>Laura:</b> Otto Preminger no seu melhor; um filme muito esquecido mas sem o qual não haveria o <b>Vertigo</b> de Hitchcock nem o <b>Twin Peaks</b> do Lynch.
<b>Rebecca:</b> Hitchcock a fazer uso das convenções góticas; não o seu melhor filme, mas como a sua primeira produção para Hollywood, esteve muito bem. A história não é nada de especial, mas o personagem de Mrs. Danvers é um excelente vilão.
<b>Sunset Boulevard:</b> este filme é arrepiante; algo acerca de Gloria Swanson como uma semi-psicopata vivendo uma fantasia e que tenta controlar a vida de William Holden, que é simplesmente genial. O final é trágico, como um bom 'noir' deveria sempre ser.
<b>Kiss Of Death:</b> Tommy Udo foi um dos melhores vilões dos anos 40, com o seu sorriso sinistro e o seu sentido de vingança a qualquer preço. Talvez um pouco antiquado, mas ainda é agradável.
<b>Chinatown:</b> okay, não é preto e branco, e talvez seja mais um neo-noir, mas este filme reinventou o género nos anos 70 e Polanski fez deste filme um dos melhores de todos os tempos. O argumento, acredito que é um dos melhores dos últimos 30 anos. Merece uma menção honrosa só por ele. Faye Dunaway está excelente neste filme, e John Huston entra no filme como vilão... incrível!
Forget it, Jake; it's Chinatown!
-
- Especialista
- Posts: 1251
- Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
- Location: Lisboa/Sintra
The Third Man (O Terceiro Homem)
O jogo de sombras na noite de Viena, a trilha sonora de cítara do gênio Anton Karas, as interpretações magistrais de Orson Welles, Alida Valli e Joseph Cotten.
O Terceiro Homem é um daqueles filmes raros em que tudo raia a perfeição.
E depois aquelas cenas antológicas: a conversa de Welles e Cotten na roda gigante, a fuga pelos túneis de esgotos de Viena, e o seu final melancólico as portas de um cemitério.
"In Italy for thirty years under the Borgias they had warfare, terror, murder, bloodshed - but they produced Michelangelo, Leonardo da Vinci, and the Renaissance. In Switzerland they had brotherly love, 500 years of democracy and peace, and what did that produce? The cuckoo clock. So long, Holly." - Orson Welles in The Third Man
um abraço
O jogo de sombras na noite de Viena, a trilha sonora de cítara do gênio Anton Karas, as interpretações magistrais de Orson Welles, Alida Valli e Joseph Cotten.
O Terceiro Homem é um daqueles filmes raros em que tudo raia a perfeição.
E depois aquelas cenas antológicas: a conversa de Welles e Cotten na roda gigante, a fuga pelos túneis de esgotos de Viena, e o seu final melancólico as portas de um cemitério.
"In Italy for thirty years under the Borgias they had warfare, terror, murder, bloodshed - but they produced Michelangelo, Leonardo da Vinci, and the Renaissance. In Switzerland they had brotherly love, 500 years of democracy and peace, and what did that produce? The cuckoo clock. So long, Holly." - Orson Welles in The Third Man
um abraço
Eu acrescentaria mais alguns igualmente excelentes:
"Kiss me Deadly" de Robert Aldrich, apesar de não ser grande fã de Mickey Spillane e do seu detective Mike Hammer, este filme é um dos mais negros, pessimistas e estranhos filmes a que assisti, fabuloso.
"Out of the Past" de Jacques Tourneur, está lá tudo, uma das melhores mulheres fatais da historia do Cinema, traições a rodos, alguém que foge do seu passado... o passado que volta...
"The Killers" de Robert Siodmark, a partir de um conto de Ernest Hemingway, em que nos é apresentada a história de alguém que desiste de tudo... porquê? Atenção para o excelente início de filme.
"The Big Sleep" de Howard Hawks baseado no livro homónimo de Raymond Chandler.
"Night and the City" de Jules Dassin, um dos raros passados fora dos USA, com Richard Widmark e Gene Tierney.
"Kiss me Deadly" de Robert Aldrich, apesar de não ser grande fã de Mickey Spillane e do seu detective Mike Hammer, este filme é um dos mais negros, pessimistas e estranhos filmes a que assisti, fabuloso.
"Out of the Past" de Jacques Tourneur, está lá tudo, uma das melhores mulheres fatais da historia do Cinema, traições a rodos, alguém que foge do seu passado... o passado que volta...
"The Killers" de Robert Siodmark, a partir de um conto de Ernest Hemingway, em que nos é apresentada a história de alguém que desiste de tudo... porquê? Atenção para o excelente início de filme.
"The Big Sleep" de Howard Hawks baseado no livro homónimo de Raymond Chandler.
"Night and the City" de Jules Dassin, um dos raros passados fora dos USA, com Richard Widmark e Gene Tierney.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 8084
- Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
- Location: Portugal
Dos referidos, lamento dizer que vi poucos, sómente o "the third man" e "the big sleep", ambos excelentes.
Gostaria de acrescentar um pelo qual tenho uma especial preferência; "Alice in the cities" de Wim Wenders.
Excelente fotografia, excelentes interpretações. Uma história algo nostalgica em tom de viagem que faz sobressair cada momento, cada situação, de uma crucial importancia. Como se cada momento, uma vez passado, se tornasse automáticamente numa reliquia e igualmente intangivel.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
Gostaria de acrescentar um pelo qual tenho uma especial preferência; "Alice in the cities" de Wim Wenders.
Excelente fotografia, excelentes interpretações. Uma história algo nostalgica em tom de viagem que faz sobressair cada momento, cada situação, de uma crucial importancia. Como se cada momento, uma vez passado, se tornasse automáticamente numa reliquia e igualmente intangivel.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
- Francesco Zappa
- Fanático
- Posts: 595
- Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
- Location: por aí
Eumenides,
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard;
Eumenides e dawnfrost ,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard;
Eumenides e dawnfrost ,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
-
- Iniciado
- Posts: 115
- Joined: January 17th, 2004, 2:26 am
- Location: Portugal
Tudo com o Richard Widmark, para mim o vilao mais sedutor dos anos 40/50 (sim, o Tommy Udo dele no "Kiss of Death" e inesquecivel);
como incondicional que sou do Fritz Lang, tenho dificuldade em escolher um, mas opto pelo "Almas Perversas" (Scarlet Street), com a maravilhosa Joan Bennett e o meu "mauzao" preferido a seguir a Widmark, Dan Duryea (hoje totalmente esquecido...), a fazerem de Edward G. Robinson uma personagem quase tao patetica como a de Emil Jannings no "Anjo Azul" de Sternberg...
"Um roubo no hipodromo" (The Killing), o 1º filme do Kubrick, em 56, para mim o "ultimate heist movie", com um final desolador;
a Gene Tierney e a minha actriz favorita dos anos 40, mas prefiro o delirante "Amar foi a minha perdiçao"(Leave her to Heaven) ao "Laura";
ficava aqui a noite toda, porque o noir e o meu genero preferido, mas tenho que mencionar o mais surpreendente de todos quantos ja vi: "Detour" (Desvio), de Edgar G. Ulmer (45), serie B feito por tuta e meia e esquecido durante decadas, hoje justamente considerado o filme que cristaliza a essencia do filme negro, e onde a fatalidade (meu tema de eleiçao) e levada a niveis inimaginaveis. Se ainda nao viram, vejam-no urgentemente, que ainda me vao agradecer...[:D]
Guida, Lisboa
como incondicional que sou do Fritz Lang, tenho dificuldade em escolher um, mas opto pelo "Almas Perversas" (Scarlet Street), com a maravilhosa Joan Bennett e o meu "mauzao" preferido a seguir a Widmark, Dan Duryea (hoje totalmente esquecido...), a fazerem de Edward G. Robinson uma personagem quase tao patetica como a de Emil Jannings no "Anjo Azul" de Sternberg...
"Um roubo no hipodromo" (The Killing), o 1º filme do Kubrick, em 56, para mim o "ultimate heist movie", com um final desolador;
a Gene Tierney e a minha actriz favorita dos anos 40, mas prefiro o delirante "Amar foi a minha perdiçao"(Leave her to Heaven) ao "Laura";
ficava aqui a noite toda, porque o noir e o meu genero preferido, mas tenho que mencionar o mais surpreendente de todos quantos ja vi: "Detour" (Desvio), de Edgar G. Ulmer (45), serie B feito por tuta e meia e esquecido durante decadas, hoje justamente considerado o filme que cristaliza a essencia do filme negro, e onde a fatalidade (meu tema de eleiçao) e levada a niveis inimaginaveis. Se ainda nao viram, vejam-no urgentemente, que ainda me vao agradecer...[:D]
Guida, Lisboa
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Francesco Zappa</i>
<br />Eumenides,
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Acredita, não me estás a dizer nada que eu já não saiba [:)] Quando ainda estava a decidir se escrevia todos os títulos a português ou inglês, esqueci-me de passar esse para o título original.
[/quote]Eumenides e dawnfrost,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.[/quote]
Infelizmente nunca vi <b>Alice In The Cities,</b> mas <b>Sunset Boulevard</b> é considerado por <i>alguns</i> historiadores de cinema film-noir, e eu concordo. Mas nós podemos discordar [;)]
Forget it, Jake; it's Chinatown!
<br />Eumenides,
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Acredita, não me estás a dizer nada que eu já não saiba [:)] Quando ainda estava a decidir se escrevia todos os títulos a português ou inglês, esqueci-me de passar esse para o título original.
[/quote]Eumenides e dawnfrost,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.[/quote]
Infelizmente nunca vi <b>Alice In The Cities,</b> mas <b>Sunset Boulevard</b> é considerado por <i>alguns</i> historiadores de cinema film-noir, e eu concordo. Mas nós podemos discordar [;)]
Forget it, Jake; it's Chinatown!
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by dawnfrost</i>
<br />Em relação ao "Alice in the cities" o Francesco Zappa tem razão. pelo menos quando fiz um rápida pesquisa pela net verifiquei que não tem nada a ver.
Reconheço que estou bastante a "leste" deste género(que nem sabia que era um género). Acreditem que quando coloquei o meu primeiro post estava convencido que estavamos a falar de filmes a preto e branco género clássico. Enfim, as minhas desculpas pela confusão. A maior parte dos exemplos que foram dados não os conheço, se puderem, falem-me um pouco deste género "noir" que, antes deste fórum nunca tinha ouvido falar.
Desde já obrigado.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
<br />Em relação ao "Alice in the cities" o Francesco Zappa tem razão. pelo menos quando fiz um rápida pesquisa pela net verifiquei que não tem nada a ver.
Reconheço que estou bastante a "leste" deste género(que nem sabia que era um género). Acreditem que quando coloquei o meu primeiro post estava convencido que estavamos a falar de filmes a preto e branco género clássico. Enfim, as minhas desculpas pela confusão. A maior parte dos exemplos que foram dados não os conheço, se puderem, falem-me um pouco deste género "noir" que, antes deste fórum nunca tinha ouvido falar.
Desde já obrigado.
Cumprimentos
Ricardo Sendim, Coimbra, 32 anos.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
- Francesco Zappa
- Fanático
- Posts: 595
- Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
- Location: por aí
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Eumenides</i>
<br /><blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Francesco Zappa</i>
<br />Eumenides,
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Acredita, não me estás a dizer nada que eu já não saiba [:)] Quando ainda estava a decidir se escrevia todos os títulos a português ou inglês, esqueci-me de passar esse para o título original.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">Eumenides e dawnfrost,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.[/quote]
Infelizmente nunca vi <b>Alice In The Cities,</b> mas <b>Sunset Boulevard</b> é considerado por <i>alguns</i> historiadores de cinema film-noir, e eu concordo. Mas nós podemos discordar [;)]
Forget it, Jake; it's Chinatown!
[/quote]
Eumenides,
desculpa não foi com intenção, mas como referiste o Crepúsculo e depois o Sunset pensei que pudesses estar a confundir.
Quanto a discordar, claro que podemos [;)]
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
<br /><blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Francesco Zappa</i>
<br />Eumenides,
O Crepúsculo dos Deuses é o Sunset Boulevard<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Acredita, não me estás a dizer nada que eu já não saiba [:)] Quando ainda estava a decidir se escrevia todos os títulos a português ou inglês, esqueci-me de passar esse para o título original.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">Eumenides e dawnfrost,
o Alice in the Cities e o Sunset Boulevard não são Film Noir.[/quote]
Infelizmente nunca vi <b>Alice In The Cities,</b> mas <b>Sunset Boulevard</b> é considerado por <i>alguns</i> historiadores de cinema film-noir, e eu concordo. Mas nós podemos discordar [;)]
Forget it, Jake; it's Chinatown!
[/quote]
Eumenides,
desculpa não foi com intenção, mas como referiste o Crepúsculo e depois o Sunset pensei que pudesses estar a confundir.
Quanto a discordar, claro que podemos [;)]
----------------------------------------------------------------
Manuel Teixeira
"Virgin wool comes from ugly sheep"
----------------------------------------------------------------
-
- Iniciado
- Posts: 115
- Joined: January 17th, 2004, 2:26 am
- Location: Portugal
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by dawnfrost</i>
<br />[quote]<i>Originally posted by dawnfrost</i>
<br />Em relação ao "Alice in the cities" o Francesco Zappa tem razão. pelo menos quando fiz um rápida pesquisa pela net verifiquei que não tem nada a ver.
Reconheço que estou bastante a "leste" deste género(que nem sabia que era um género). Acreditem que quando coloquei o meu primeiro post estava convencido que estavamos a falar de filmes a preto e branco género clássico. Enfim, as minhas desculpas pela confusão. A maior parte dos exemplos que foram dados não os conheço, se puderem, falem-me um pouco deste género "noir" que, antes deste fórum nunca tinha ouvido falar.
Desde já obrigado.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
dawnfrost:
o "film noir" foi um termo inventado por criticos franceses para descrever um genero que marcou Hollywood nos anos 40/inicio de 50, caracterizado por um tom sombrio e pessimista. Os filmes centravam-se habitualmente no submundo do crime e da corrupçao, e os herois (mas tambem os viloes) eram personagens cinicas e desiludidas, com um passado de que nao se conseguiam desligar (e cujo futuro era normalmente inexistente). Os protagonistas masculinos eram com frequencia vitimas de mulheres fatais e de um destino inescapavel.
Em termos de estilo, sao filmes em que a noite impera, e onde a iluminaçao, com enfase nas sombras, acentua o fatalismo da historia.
Todos os filmes mencionados neste thread sao optimos, mas ha muitos mais que podes descobrir se estiveres interessado. Ha tambem titulos mais recentes: alem do muito citado "Chinatown" (Polanski,74), ha por exemplo o "Noites Escaldantes" (Body Heat, Lawrence Kasdan, 81) ou, mais recentemente, "A Ultima Seduçao" (The last seduction, John Dahl,94). De qualquer modo, aconselho-te vivamente os do periodo classico[^].
Desculpa se fui muito didactica, mas como ja disse, este e um genero da minha predilecçao, que estudei com alguma profundidade...[:)]
Guida, Lisboa
<br />[quote]<i>Originally posted by dawnfrost</i>
<br />Em relação ao "Alice in the cities" o Francesco Zappa tem razão. pelo menos quando fiz um rápida pesquisa pela net verifiquei que não tem nada a ver.
Reconheço que estou bastante a "leste" deste género(que nem sabia que era um género). Acreditem que quando coloquei o meu primeiro post estava convencido que estavamos a falar de filmes a preto e branco género clássico. Enfim, as minhas desculpas pela confusão. A maior parte dos exemplos que foram dados não os conheço, se puderem, falem-me um pouco deste género "noir" que, antes deste fórum nunca tinha ouvido falar.
Desde já obrigado.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
dawnfrost:
o "film noir" foi um termo inventado por criticos franceses para descrever um genero que marcou Hollywood nos anos 40/inicio de 50, caracterizado por um tom sombrio e pessimista. Os filmes centravam-se habitualmente no submundo do crime e da corrupçao, e os herois (mas tambem os viloes) eram personagens cinicas e desiludidas, com um passado de que nao se conseguiam desligar (e cujo futuro era normalmente inexistente). Os protagonistas masculinos eram com frequencia vitimas de mulheres fatais e de um destino inescapavel.
Em termos de estilo, sao filmes em que a noite impera, e onde a iluminaçao, com enfase nas sombras, acentua o fatalismo da historia.
Todos os filmes mencionados neste thread sao optimos, mas ha muitos mais que podes descobrir se estiveres interessado. Ha tambem titulos mais recentes: alem do muito citado "Chinatown" (Polanski,74), ha por exemplo o "Noites Escaldantes" (Body Heat, Lawrence Kasdan, 81) ou, mais recentemente, "A Ultima Seduçao" (The last seduction, John Dahl,94). De qualquer modo, aconselho-te vivamente os do periodo classico[^].
Desculpa se fui muito didactica, mas como ja disse, este e um genero da minha predilecçao, que estudei com alguma profundidade...[:)]
Guida, Lisboa
Oh meu Deus!
Tantos que aqui estão, e tantos que ainda faltam citar![;)]
Assim de repente lembro-me destes:
-Prisioneiro do passado (Delmer Daves, c/ Humphrey Bogart);
-Fúria Sanguinária (Raoul Walsh, c/ James Cagney);
-Madita Mulher (outra vez Humphrey Bogart);
-Anjo ou demónio (julgo que do Otto Preminger);
-Where the sidewalk ends (desculpem, não me lembro do título em Português; outra vez Otto Preminger);
-O carteiro toca sempre duas vezes (versão original, de preferência);
-Woman in the window (também não me lembro do título em Português; Fritz Lang)
e tantos outros que não me lembro (se me lembrar depois digo)[:D]
Um abraço
Bogey
Tantos que aqui estão, e tantos que ainda faltam citar![;)]
Assim de repente lembro-me destes:
-Prisioneiro do passado (Delmer Daves, c/ Humphrey Bogart);
-Fúria Sanguinária (Raoul Walsh, c/ James Cagney);
-Madita Mulher (outra vez Humphrey Bogart);
-Anjo ou demónio (julgo que do Otto Preminger);
-Where the sidewalk ends (desculpem, não me lembro do título em Português; outra vez Otto Preminger);
-O carteiro toca sempre duas vezes (versão original, de preferência);
-Woman in the window (também não me lembro do título em Português; Fritz Lang)
e tantos outros que não me lembro (se me lembrar depois digo)[:D]
Um abraço
Bogey