Ideias para novas funções do editor do fórum

Sugestões para melhorar o site. Indicação de erros e problemas com as páginas. Outros assuntos relacionados com a DVD Mania.
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by JoséMiguel »

A minha primeira sugestão é muito simples.

Nós sempre tivemos o botão "Spoiler", que na prática funciona assim:
Teste
Eu propunha uma função idêntica, mas que não causasse confusão, e que por exemplo poderia ser chamada de "Mostrar mais" ou "Ver mais".

O interesse disto é que muitas vezes sou forçado a utilizar a função spoiler, para mostrar algo relacionado com o que estou a comentar, onde não queira "encher chouriço" (off-topic) no meio do que estou a escrever, outras vezes uso a função spoiler para mostrar vídeos ou imagens, que são extras e estão em demasia para o post em questão, algumas pessoas não entendem e não abrem o spoiler, julgando que é mesmo spoiler.

Vamos a um caso concreto e engraçado que acabei de escrever:

Escrevi hoje a crítica a um filme russo de 2011 que vi ontem, onde aparece um sujeito de cabeça rapada, com uma trança:

Image

e de seguida citei um comentário meu antigo:
JoséMiguel wrote:A Trilogia conta com forças militares lendárias e formidáveis, que marcaram para sempre os livros de História. Irei referir algumas...

Começo pelos Cossacos Ucranianos, com imagem de marca a cabeça rapada, com uma longa madeixa.

Image
Nos filmes da trilogia

Image
No séc. XXI, como animação turística

Breve História no wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Cossacks
Até aqui tudo bem, mas se houvesse a nova função de "mostrar mais", eu teria-a usado para explicar que o meu comentário sobre os cossacos faz parte da minha explicação história de uma trilogia polaca, e teria colocado links internos do DVD Mania, para os meus velhos textos, nomeadamente este: viewtopic.php?f=11&t=47061

Que até é um tópico muito giro em que falo de janissários fuzileiros otomanos e da Hussária, que era a cavalaria polaca com asas, de que o povo russo tinha muito medo.

A minha 2ª Ideia seria, a criação de um botão "Quote não visível", para evitar essa troca de chouriços dos membros do DVD Mania em que a pessoa x escreve um texto grande de 100 linhas, e um preguiçoso y cita o texto total (em vez de citar só a linha que pretende comentar, porque é preguiçoso e dá trabalho editar o quote), e depois o x arrelia-se e cita o comentário do y com as 100 linhas originais, mais a resposta de 1 linha do preguiçoso y, e a seguir surge o membro z que cita as 102 linhas, em resposta ao comentário que o y fez ao x. O resultado é poluição visual, de que eu até fujo de ler e abandono a leitura do tópico/discussão, porque em cada mensagem aparecem as mesmas 100 linhas citadas.

Ou seja, quando alguém preguiçoso (é importante eu referir o aspecto preguiça) quiser fazer quote, para responder a um membro, haveria um novo botão "Quote não visível", para a tal quote de 100 linhas estar oculta num botão chamado "mostrar quote".

Eu já fui vítima deste problema, porque escrevo tópicos muito grandes sobre cinema, e depois aparece um sujeito que me cita a crítica inteira, com vídeos do You Tube, e do Vímeo, e não sei mais quantas fotos que coloquei, apenas para comentar uma frase que eu escrevi lá no meio. Até tenho medo de responder, com receio que me crashe o navegador do Firefox... Grr:-) :-( mau-)

EDIT: Eu nem sequer pensei bem nestas duas sugestões. A ideia seria os membros do fórum darem a sua opinião sobre isto, porque se calhar as ideias até não são boas. O que é que os membros do DVD Mania acham disto? :-?
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by Rui Santos »

Só para dizer que algumas são interessantes.
Depois passarei por aqui para escrever mais um pouco, estou no telefone.
Mas a ideia do spoiler sem ser spoiler parece-me boa.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by Samwise »

x2

Em relação à outra alteração - a dos quotes gigantescos com propensão para "bola de neve" com re-quotes, talvez haja uma forma automática para limitar o número de linhas que aparecem dentro de uma quote. Tipo: acima de 20 linhas de texto (ou uma medida equivalente), o restante texto fica escondido dentro de um desses "spoilers que não são spoilers" --> "Mostrar mais".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by JoséMiguel »

Eu cheguei à conclusão de que a segunda sugestão é péssima, não faz sentido e não resolve nada. Peço que não a considerem. A função quote está boa como está, bem como o botão de "responder com citação". Criar um segundo botão ao lado de "responder com citação oculta" só iria baralhar as pessoas.

Quanto à primeira, até agora não me ocorreu nenhum inconveniente contra. O You Tube utiliza isso na descrição do vídeo, concretamente está lá escrito "Mostrar Mais", e era esse o texto que propunha para o clone do spoiler, que se podia chamar "Ocultar".

Rui Santos, não tenhas pressa com isto. Deixa o tema ficar em águas de bacalhau um mês, para ver se ocorre a alguém, algum inconveniente da ideia. E a ideia só estará em cima da mesa, se for algo fácil de implementar (em 10 minutos).
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by Rui Santos »

Expandir Texto
Esconde textos muito longos
Vê este botão se é mais ou menos dentro do que gostavas? (por acaso acho útil, depois poderei trabalhar um texto a explicar o uso de cada uma das funcionalidades)
Spoiler só para comparação
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by Rui Santos »

JoséMiguel wrote:A minha primeira sugestão é muito simples.
Expandir Texto
Nós sempre tivemos o botão "Spoiler", que na prática funciona assim:
Teste
Eu propunha uma função idêntica, mas que não causasse confusão, e que por exemplo poderia ser chamada de "Mostrar mais" ou "Ver mais".

O interesse disto é que muitas vezes sou forçado a utilizar a função spoiler, para mostrar algo relacionado com o que estou a comentar, onde não queira "encher chouriço" (off-topic) no meio do que estou a escrever, outras vezes uso a função spoiler para mostrar vídeos ou imagens, que são extras e estão em demasia para o post em questão, algumas pessoas não entendem e não abrem o spoiler, julgando que é mesmo spoiler.

Vamos a um caso concreto e engraçado que acabei de escrever:

Escrevi hoje a crítica a um filme russo de 2011 que vi ontem, onde aparece um sujeito de cabeça rapada, com uma trança:

Image

e de seguida citei um comentário meu antigo:
JoséMiguel wrote:A Trilogia conta com forças militares lendárias e formidáveis, que marcaram para sempre os livros de História. Irei referir algumas...

Começo pelos Cossacos Ucranianos, com imagem de marca a cabeça rapada, com uma longa madeixa.

Image
Nos filmes da trilogia

Image
No séc. XXI, como animação turística

Breve História no wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Cossacks
Até aqui tudo bem, mas se houvesse a nova função de "mostrar mais", eu teria-a usado para explicar que o meu comentário sobre os cossacos faz parte da minha explicação história de uma trilogia polaca, e teria colocado links internos do DVD Mania, para os meus velhos textos, nomeadamente este: viewtopic.php?f=11&t=47061

Que até é um tópico muito giro em que falo de janissários fuzileiros otomanos e da Hussária, que era a cavalaria polaca com asas, de que o povo russo tinha muito medo.

A minha 2ª Ideia seria, a criação de um botão "Quote não visível", para evitar essa troca de chouriços dos membros do DVD Mania em que a pessoa x escreve um texto grande de 100 linhas, e um preguiçoso y cita o texto total (em vez de citar só a linha que pretende comentar, porque é preguiçoso e dá trabalho editar o quote), e depois o x arrelia-se e cita o comentário do y com as 100 linhas originais, mais a resposta de 1 linha do preguiçoso y, e a seguir surge o membro z que cita as 102 linhas, em resposta ao comentário que o y fez ao x. O resultado é poluição visual, de que eu até fujo de ler e abandono a leitura do tópico/discussão, porque em cada mensagem aparecem as mesmas 100 linhas citadas.

Ou seja, quando alguém preguiçoso (é importante eu referir o aspecto preguiça) quiser fazer quote, para responder a um membro, haveria um novo botão "Quote não visível", para a tal quote de 100 linhas estar oculta num botão chamado "mostrar quote".

Eu já fui vítima deste problema, porque escrevo tópicos muito grandes sobre cinema, e depois aparece um sujeito que me cita a crítica inteira, com vídeos do You Tube, e do Vímeo, e não sei mais quantas fotos que coloquei, apenas para comentar uma frase que eu escrevi lá no meio. Até tenho medo de responder, com receio que me crashe o navegador do Firefox... Grr:-) :-( mau-)

EDIT: Eu nem sequer pensei bem nestas duas sugestões. A ideia seria os membros do fórum darem a sua opinião sobre isto, porque se calhar as ideias até não são boas. O que é que os membros do DVD Mania acham disto? :-?
E com este mesmo botão (neste momento chama-se expande, mas podemos mudar o nome para o que acharmos melhor... pode-se fazer o dois em um como aqui demonstro.

Basta que se faça:

Code: Select all

[quote=Jonh Doe][/quote]

[Expande]
Texto do quote escondido
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."

[/Expande]
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ideias para novas funções do editor do fórum

Post by JoséMiguel »

Rui Santos eu não usaria o termo "expandir texto" ("expandir", "ver mais" ou "mostrar mais", são pelo menos 3 outras hipóteses) porque uma das razões de eu ter sugerido esta função, é também no uso de mapas, fotografias e vídeos.

Bug: Fiz um teste com o preview e isto não está a funcionar bem, porque quando carrego no segundo "expande" ele actua sobre o primeiro "expande".

Exemplo:
Expandir Texto
Teste nº 1
Expandir Texto
Teste nº 2
Expandir Texto
Teste nº 3
Post Reply