It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by rui sousa »

Image

Chegámos ao mês de Dezembro, e por isso, estamos muito, mas muito próximos, da chegada da quadra que o caracteriza: o Natal. Mas penso que (e lá vou eu usar um cliché muito habitual que pode ser verificado, praticamente, nos escritos de toda a malta que deu ou dá opinião sobre a época natalícia) as pessoas não pensam no essencial da efeméride. E isto não tem que ver com religião ou qualquer tipo de crença que cada um de nós acredite: tem que ver com valores, com espírito que, apesar de ser um dever de todos nós não nos esquecermos ao longo de todo o ano, é ainda mais marcante no dia 25 de dezembro (é pegar na célebre frase: "vá lá, não faças isso que hoje é dia de Natal!" e não sei que mais - quem é que nunca ouviu isto, pelo menos uma vez em toda a sua vida?). O Natal é a época da paz e do amor, da alegria e da solidariedade, e que nos faz lembrar todas as coisas boas que poderíamos ter feito nos restantes 364 dias do ano e só não os fizemos por esquecimento ou comodismo. E é nesse contexto que surge «Do Céu Caiu Uma Estrela», um dos filmes mais amados pela população americana nas últimas décadas.

Este filme, realizado por Frank Capra (o cineasta "moralista", responsável por tantas obras de culto da Sétima Arte, como o poderoso «Peço a Palavra», o divertido «Não o Levarás Contigo» e o inteligente «Loucura Americana») é o clássico cinematográfico natalício por excelência. Não admira a sua enorme popularidade, de ano para ano, quando uma qualquer estação televisiva americana tem a ótima ideia de o retransmitir (bem melhor que toda a programação natalícia que o canal poderia produzir para festejar a quadra). «Do Céu Caiu Uma Estrela» foi um autêntico flop no box-office, mas conquistou um gigantesco grupo de admiradores quando, um belo dia, o pequeno ecrã (visto que o filme perdeu os direitos de autor e tornou-se do domínio público) decidiu aproveitá-lo para encher espaço na programação. A partir daí, o filme nunca mais perdeu o seu espaço na televisão (e mesmo cá em Portugal: eu vi o filme graças à gravação que tinha feito no ano passado. Tinha passado na RTP1 - pasme-se! - alguns dias antes do 25 - é estranho ver o primeiro canal a fazer serviço público de alta qualidade de vez em quando... mas é bom que o faça, ainda mais pelas incertezas todas em relação ao destino da RTP2...).

«Do Céu Caiu Uma Estrela» apresenta, também, um dos heróis mais carismáticos da sétima arte americana, George Bailey (interpretado por um ator não menos carismático: James Stewart), uma personagem que pode ser vista como uma espécie de pseudo-contrário de Ebenezer Scrooge (o famoso idoso avarento e resmungão de «O Cântico de Natal», o livro da autoria de Charles Dickens, e todas as adaptações que foram feitas sobre o mesmo), visto que é um homem que se preocupa com todos seus amigos e todas as pessoas que dele dependem a sua sobrevivência. Mas Bailey leva essa solidariedade à exaustão, não conseguindo preocupar-se consigo mesmo e esquecendo-se das coisas essenciais da vida. Daqueles pormenores que perfazem a existência de cada um de nós e que nos dão alguma felicidade, para cobrir as amarguras e problemas do dia a dia. O filme dá-nos uma perspetiva de todo o passado de Bailey, até chegar ao tempo "presente" da ação do filme ( véspera de Natal): a sua infância (em particular, o dia em que salvou o irmão de morrer afogado), a sua juventude, a desistência dos seus sonhos para o futuro para conseguir manter a empresa do Pai, o matrimónio, as pressões do seu emprego, entre tantas outras coisas. Mais não pretendo contar sobre o filme, porque penso que as constantes (e sempre diferentes) sinopses que existem pela internet podem ajudar-vos a conhecer melhor a fita, mas acho que ela fala por si mesma, além do facto que muitos desses textinhos sinópticos conterem um ou outro erro sobre a história do filme. Por isso, também prefiro não arriscar cometer alguma gaffe e estragar as fortes sensações com que fiquei depois deste visionamento.

Apenas acrescento que «Do Céu Caiu Uma Estrela» me fez lembrar, em parte, «Loucura Americana», um filme de Capra que se centra na banca e na forma como os americanos viam os problemas financeiros na época em que a obra foi feita. Esta semelhança será visível para quem vir um dos dois filmes e depois visionar o outro (vale muito a pena ver estas duas fitas. «Loucura Americana» sofreu muito de síndrome underrated nas últimas décadas...). Mas ao dizer semelhança, posso também associar o termo "complementaridade", visto que os filmes apresentam situações semelhantes vividas pelos seus protagonistas, e cujas mensagens morais e filosóficas que podemos tirar da forma como cada um deles vive são idênticas: o poder da amizade ("nenhum homem que tenha amigos é pobre") e como o trabalho em grupo pode ter porporções imagináveis (para o bem, obviamente), se cada ser humano decidir contribuir com a sua pequena parte para ajudar a resolver um problema.

«Do Céu Caiu Uma Estrela» é o filme que todo e qualquer ser humano devia ver (este e outros tantos, mas centremo-nos agora neste). No Natal, na Páscoa, no 25 de Abril, no 1 de Dezembro... ou mais simplesmente, em qualquer dia do ano que não seja o do feriado natalício. Independentemente que alguma televisão decida passá-lo ou não (e em horário "nobre", ou seja, entre as 23 e as 2 horas - o horário ideal para trazer filmes de qualidade, familiares e cativantes, como todos nós sabemos), todos os espetadores (amantes de cinema ou simples curiosos) deveriam investir duas horas da sua vida neste grande obra prima. Não se vão arrepender, garanto-vos! Esta é uma grande e profunda ode à humildade e à bondade do ser humano, mesmo nas situações menos propícias à solidariedade. «Do Céu Caiu Uma Estrela» é também um ótimo exemplo para contrapôr a sociedade do filme com a atual, onde a falta de valores e constantes egocentrismos de cada um de nós pretendem-se sobrepôr a todas as coisas. Uma obra essencial!

* * * * *
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by PanterA »

Belíssimo filme.
Está no meu top 100. :)
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by No Angel »

Nunca vi, mas ja li sobre ele. Parece interessante, mas ja tenho varios filmes para ver antes de poder ver este :-P
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by rui sousa »

Eu não tinha programado este para ver já, tinha cinco ou seis primeiro que queria ver. Mas estava a ver televisão, fui ver a lista de gravações da box e pensei «não é tarde nem é cedo...», e não me arrependi, vale mesmo muito a pena! :)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by Samwise »

Alguém se lembra do Gremlins? :mrgreen:

---

Não tem a ver directamente, mas fica a sugestão para o Rui (e para quem mais possa estar interessado), que anda a picar os clássicos todos um a um. salut-)

Na Cinemateca:
Qui. 6 dezembro 21:30 | Sala Dr. Félix Ribeiro

YOU CAN’T TAKE IT WITH YOU
Não o Levarás Contigo
de Frank Capra
com James Stewart, Jean Arthur, Lionel Barrymore, Edward Arnold, Ann Miller, Mischa Auer
Estados Unidos, 1938 – 125min / legendado eletronicamente em português

Clássico da comédia americana e um dos grandes êxitos da carreira de Capra, explora um dos seus temas prediletos: “o dinheiro não traz a felicidade”. YOU CAN’T TAKE IT WITH YOU opõe um feroz banqueiro, que quer realizar uma grande operação imobiliária, a uma família de boémios. Naturalmente, o filho do banqueiro (James Stewart) apaixona-se pela filha dos boémios e tudo acaba bem. O terceiro Oscar para Capra como realizador, e Oscar de melhor filme em 1938
NÃO O LEVARÁS CONTIGO – ECONOMIA E CINEMA

A série dedicada à discussão de temas encontrados na confluência entre a economia e o cinema encara o cinema como, também, “questão económica”, mas sobretudo o cinema como retrato e reflexo dos grandes problemas da economia, os eternos, os ocasionais, os recorrentes. A série foi concebida em estreita ligação com um conjunto de personalidades de reconhecida autoridade no tema, tendo a Cinemateca pedido a cada uma delas que escolhesse um filme (ou o filme) que na sua perspetiva melhor ou mais luminosamente exprimisse um olhar cinematográfico sobre a economia. Dezembro é o último mês do programa e para apresentar o filme de Capra que lhe deu o mote, a Cinemateca conta com Emílio Rui Vilar, atualmente administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by rui sousa »

Sam, por acaso lembro-me, mas mais da sequela (que vi mais vezes) do que o original. Mas são ambos filmes muito divertidos! :)

Recomendo o «Não o Levarás Contigo». Não é uma obra prima do Frank Capra, mas é uma comédia muito engraçada e que vale muito a pena! :)
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by Psico_Mind »

Gostava de saber quem foi o user deste fórum que ofereceu o DVD deste filme ao primeiro que respondesse e fui eu! Um grande membro, ainda pagou os portes e tudo!

Adoro o filme. Daqueles filmes que acho que nos enchem por dentro. Tornei-me fã do James Stewart depois disto!
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by rui sousa »

Psico_Mind, a edição que te foi oferecida é qual? Nacional? Se sim, é a da Unimundos ou da CineDigital? Queria ter o filme em DVD e não sei qual das duas é mais fiável... :/
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by p_alucinado »

Rui,

livra-te da da Unimundos. Nem as legendas vêm em português gramaticalmente correto. As frases nem sentido tê. Uma vergonha.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by Psico_Mind »

rui sousa wrote:Psico_Mind, a edição que te foi oferecida é qual? Nacional? Se sim, é a da Unimundos ou da CineDigital? Queria ter o filme em DVD e não sei qual das duas é mais fiável... :/
Tenho de confirmar se ainda o tenho por cá! Depois digo-te! Mas é nacional, sim.
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by rui sousa »

p_alucinado wrote:Rui,

livra-te da da Unimundos. Nem as legendas vêm em português gramaticalmente correto. As frases nem sentido tê. Uma vergonha.
Pois, mas queria saber era de alguém que tivesse a edição da CineDigital. Está a 7,99€ e queria ver se valia o preço ou não... :/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16383
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm
Re: It's a Wonderful Life (1946) - Frank Capra

Post by mansildv »

How “It’s a Wonderful Life” is More a Horror Film than Anything Else

http://www.tvovermind.com/movies/wonder ... thing-else

http://www.tvovermind.com/wp-content/uploads/2017/12/Wonderful.jpg

Post Reply